Dicas

Como editar um vídeo vertical no iMovie do iOS, sem cortes na imagem

O iPhone e iPad vem de fábrica com um ótimo aplicativo gratuito para editar vídeos caseiros, chamado iMovie. Ele é excelente para realizar montagens nos vídeos que você grava no celular, cortando o que não interessa e adicionando textos, músicas e efeitos para deixá-lo mais divertido de assistir.

Mas quem já experimentou, percebeu que ele não suporta edições em vídeos gravados com o aparelho na vertical, cortando a parte de cima e de baixo da imagem.

Felizmente existe uma maneira de editar um vídeo vertical no iMovie do iOS, caso um dia você precise fazer isso.



Sim, já sei o que muitos irão dizer: “Blasfêmia, nunca se grava vídeos na vertical!“, “Isso é coisa de iniciante!“, “Onde já se viu uma coisa dessas!“, “Oh, meu sais!“. Porém, por mais que o William Bonner avise para filmar sempre na horizontal, há muitos casos de pessoas que, na pressa ou na distração, acabam gravando com o iPhone em pé.

É muito mais comum do que muitos imaginam e muitas vezes foi o registro de um momento único, que não volta mais e nem é possível refazer. Nesses casos, não há o que fazer, é preciso ficar com o vídeo na vertical mesmo.

O problema é que, se você precisar editar algumas partes deste vídeo (retirar algum trecho longo, embaraçoso ou até mesmo desnecessário, além de incluir uma trilha musical), o iMovie do iOS irá cortar a imagem, deixando-a quadrada, com bordas laterais pretas. Ele parece se esforçar em penalizar você por ter gravado na vertical.

Apesar disso, não se culpe. Abaixo, veremos como contornar isso.


Editando no iMovie do iOS

Abra o aplicativo iMovie no seu iPhone ou iPad, inicie um Novo Projeto › Filme e importe o vídeo vertical que você quer editar (ou os diversos que existirem).

Você irá perceber que ele aparecerá como um quadrado, com partes da imagem cortadas. Você terá que girá-lo para conseguir editar sem estes cortes. Isso é relativamente fácil e você pode fazer com a ponta dos dedos, girando o vídeo na tela na direção que você quer, dentro do próprio iMovie.

Ele vai ficar deitado e é assim mesmo. Feito isso, você agora pode cortar e editar partes do vídeo, incluir efeitos e transições, sem perder nenhuma parte da imagem.

Ao finalizar a edição, seu vídeo está pronto para ser gravado. Porém, há um problema: o vídeo está “deitado” e é bem provável que você queira girá-lo de volta para a forma inicial para que possa ser visualizado do modo normal. Se você fizer isso dentro do iMovie (usando a ponta dos dedos como na dica inicial), ele irá finalizar o vídeo cortando a parte de cima e de baixo, e isso você não quer. Então, teremos que gravá-lo “deitado” mesmo e girá-lo depois, com outro aplicativo.

Toque em OK no campo superior esquerdo da tela, e no menu de compartilhamento, toque no botão “Salvar vídeo“. Ele então ficará no seu Rolo da Câmera.

O iOS não possui uma funcionalidade nativa para girar vídeos (como faz com as fotos, por exemplo). Então, você será forçado a baixar um aplicativo que gire o vídeo que você fez, para que a visualização fique normal no iPhone. Entre os diversos existentes, nós aconselhamos o RFV. [link App Store]

Ele é gratuito e apesar de apresentar alguns banners publicitários, faz bem o seu papel. Ele gira videos e é ótimo para quando você quer arrumar vídeos na vertical. Neste caso, iremos transformar o seu filme horizontal em vertical.

Abra o vídeo editado no RFV e gire-o para a visualização normal. Salve o vídeo.

Pronto, seu vídeo vertical foi editado no iMovie, sem você precisar comprar nenhum aplicativo extra para isso. 🙂


Edição alternativa

Há também uma outra forma de editar vídeos verticais no iMovie, de uma maneira que fique em um formato que passe normalmente em uma TV, sem cortar partes.

Com o iMovie, você pode enquadrar toda a altura do vídeo vertical, deixando partes pretas nas laterais. Assim como nas instruções anteriores, abra o aplicativo no seu iPhone ou iPad, inicie um Novo Projeto › Filme e importe o vídeo vertical que você quer editar.

Se você tiver feito tudo certo, verá seu vídeo vertical, em formato quadrado com partes da imagem cortada. Desta vez, não gire-o.

Selecione o clipe na timeline e você verá que irá aparecer uma lupa no lado da imagem. Ela permite que você dê um zoom out com os dedos e enquadre toda a altura do vídeo no quadro.

Assim, você terá um vídeo no formato horizontal padrão, mostrando a imagem sem cortes, mas com as laterais em preto. Esta é outra maneira de editar vídeos verticais sem perder nada.


Gostou da dica? Há diversas outras que melhoram a sua experiência com o iPhone e iPad neste link. Se conhecer outras maneiras melhores de editar vídeos na vertical, compartilhe aqui nos comentários. 🙂

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Fertonan

    Bom saber!

  • Lucas

    Sei que a minha pergunta não tem ver com essa reportagem, mas preciso de ajuda de vocês que tem IPHONE XS ou IPHONE XS MAX, por favor?

    Sei que o iPhone 6 até iPhone X tem um problema serio que a borda (ou moldura, náo sei qual o nome certo, rs) descansando nos modelos coloridos.

    Mas novos iPhone XS e XS Max em preto ou dourado, alguém percebe que está também? Sei que o branco nao tem porque nao tem tinta na borda/moldura.

    Vou viajar para EUA, preciso de ajuda de voces, por favor? Porque quero o iPhone XS Maz dourado…

    iLex, como vc tem iPhone XS Max, ne? Então sera que vc pode me responder? Por favor

    Obrigado

    • No meu Max até agora não descascou nada.

    • O meu iPhone X tinha bastante marcas nas bordas, agora o XS Max tá normal.

  • Lucas Ribeiro

    Passei por este “perrengue” no mês passado. Utilizei a mesma gambiarra, mas o aplicativo que utilizei para girar foi o RotateVideo!.

  • Na verdade, se você postar um video nos stories do Instagram, vai ter que ser na vertical. Se quiser guardar esse mesmo video pro futuro, vai ter que manter na vertical. Ou seja, os próprios apps estão nos forçando a gravar da forma que o William Bonner não gosta! 🙁

  • Bryan

    So esqueceu de mencionar que, editando o video “deitado”, não tem como adicionar nenhum efeito de texto, pois esses efeitos não contam com opcao paa girar.

  • Na mesma pegada do Premier. Não tem muito pra onde fugir. Mas, legal pelas dicas e instruções.

  • Diego

    Simples, não faça vídeo na vertical

  • Marcelo Julião

    A dica é boa para uma edição básica, pois não rola inserir texto por exemplo, ele ficará desajustado depois quando você virar, e na hora de inserir só da pra inserir em uma orientação. Resumindo, boa dica, mas não pode inserir data, local, nomes, enfim, nada escrito.

  • João Pedro Lopes Gallo

    Ótimo tutorial!

    Mas cara, estamos em 2019 e o iMovie não dá esse suporte de girar vídeos dentro do app.
    Que mundo estamos??

Back to top button
Close