BDI News

Patente da Apple descreve o uso do Face ID e Touch ID no mesmo iPhone

O Touch ID foi introduzido no iPhone 5s em 2013 e rapidamente se estabeleceu como uma maneira confiável e rápida de desbloquear com segurança o iPhone. Mas com o iPhone X e o seu reconhecimento facial em 3D, o scanner de digitais foi colocado para escanteio, para a tristeza de muitos fãs da tecnologia (inclusive este que vos escreve).

Pois uma recente patente da Apple traz de volta a esperança de termos um dia o retorno do Touch ID, convivendo harmoniosamente com o Face ID.





Durante muito tempo, correram rumores de que a Apple estaria estudando maneiras de colocar um leitor de impressão digital sob a tela do iPhone. Estes boatos foram reforçados pela compra de algumas empresas especializadas nisso, conforme já comentamos aqui. 

Porém, o desenvolvimento se mostrou bastante complicado, principalmente porque a tela do iPhone possui uma camada extra, responsável por identificar a pressão do dedo (o chamado 3D Touch), e com isso era difícil implementar um leitor de digitais embutido. Como a empresa já tinha planos de lançar um iPhone sem bordas e sem botão frontal, ela precisaria escolher uma entre as duas tecnologias, pois as duas não poderiam habitar o mesmo dispositivo.

Os engenheiros na época estavam desenvolvendo uma outra tecnologia de segurança, que identificava o rosto do usuário de forma bastante precisa e segura. Visto que ela estava se saindo muito bem, decidiram adotá-la definitivamente como reconhecimento biométrico, substituindo assim o Touch ID.

Saudades do Touch ID

O Face ID é fantástico, mas há momentos que ele não funciona perfeitamente. Por exemplo, se o rosto não estiver em um ângulo perfeito ou na distância ideal, o sistema não reconhece-o. Eu mesmo tenho dificuldade em desbloquear meu iPhone logo quando acordo, ainda sem óculos e com o aparelho muito próximo do rosto (sou míope, preciso aproximá-lo para enxergar). Sempre tenho que repetir a leitura uma ou duas vezes, coisa que não acontecia com o Touch ID.

Outro momento em que o Face ID não funciona é quando o iPhone está sobre a mesa, fora do ângulo do rosto. O usuário é obrigado a elevar o aparelho e colocá-lo de frente, para a tela bloquear. Com o Touch ID isso não era necessário.

Mais uma vez: o Face ID é fantástico e funciona na maior parte das vezes em que ele é requisitado. Porém, há situações que seria perfeito se existisse também uma forma alternativa de autenticação, como o Touch ID.

Patente

As patentes da Apple não são garantia de que se transformarão um dia em um produto final, e isso nós sempre repetimos aqui. Elas apenas revelam o que os engenheiros da Apple estão ou estiveram trabalhando e estudando.

Segundo uma patente registrada na Europa na semana passada, as duas funções poderiam estar presentes no mesmo iPhone, para agir em situações em que uma delas falha. As ilustrações mostram ainda o design do iPhone 8, porém obviamente a ideia seria implementada em aparelhos que já possuam o Face ID, sem o botão frontal.

Esta patente traz uma pequena esperança para os que gostam do Touch ID e lamentaram a sua descontinuação nos iPhones e iPads. É uma tecnologia eficiente e relativamente nova para já ser descartada, e se a Apple conseguisse incorporá-la sob a tela frontal, seria sensacional.

Um dos supostos empecilhos para um scanner incorporado à tela seria o 3D Touch. Porém, coincidência ou não, a Apple parece estar caminhando para o abandono dele nos próximos anos e muitos até dizem que os iPhones de 2019 podem já vir sem ele.

O iPhone XR não possui mais 3D Touch e o iOS está incorporando diversas funções dele sem a necessidade de pressão física do dedo (leia: “Qual a diferença entre Haptic Touch e 3D Touch no iPhone?”). Se os próximos modelos fizerem o mesmo, seria uma porta aberta para a retomada dos estudos para a incorporação de um leitor de digitais sob a tela, permitindo que Face ID e Touch ID co-existam no mesmo dispositivo.

Será?

Via
Patently Apple
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Windsor Mac

    Touch id é bem mais importante que 3d touch. Não conheço ng q usa isso. Espero q a apple resolva esse conflito em benefício do touch id. Vou evitar ao máximo trocar o iPhone 8 pelos novos enquanto não tiver touch id. Ja testei o face id e apresentou exatamente os problemas do texto. Ele não funciona quando ta perto.. E em cima da mesa. Bem ruim

    • Estranho que ela removeu o 3D Touch do XR e não colocou o Touch ID sob a tela.
      Nao é um que impede o outro?
      Ou seja, neste aparelho ela poderia, finalmente, adotar algo revolucionario, mas não o fez.

      Jargaozinho velho mas válido:
      Se o Jobs estivesse na Apple…

      • Vinicius Alves

        Na minha percepção, nem se o Jobs estivesse à frente do projeto desses modelos, o XR teria o Touch ID. O XR foi pensado para ser um iPhone mais barato, sem muitas firulas que poderiam encarecer o produto por conta de tecnologias caras ou problemas de fabricação, já que com certeza o Touch ID sob a tela ainda seria um pesadelo para a foxconn, mesmo sem o 3D Touch. Na minha opinião o 3D Touch foi retirado mais para não ocupar ainda mais espaço dentro do aparelho do que qualquer coisa, visto que até a entrada Lightning teve q ser puxada para baixo para esse lcd gigante conseguir encaixar.

        • O XR não é mais barato, é “menos caro”, e penso que um iPhone de U$ 850,00 justifique com louvor o acréscimo de algum recurso revolucionário. Também penso que o 3D touch é besta, logo ele poderia sair do XR e do XS e todos eles terem Touch ID sem o 3D Touch que pode ser facilmente substituido por software.
          No fim, a gente vê o padraozinho da Apple de segurar na manga coisas já prontas, pra lançar qdo for mais conveniente. Nada errado do ponto de vista estratégico, afinal ela vive do lucro de suas boas estratégias (boas, no sentido comercial).

          Mas isso só mostra que a Apple desistiu de ser inovadora como era, sendo mais pé no chão pra garantir volume. Aquele efeito WOW morreu qdo o Tio Jobs deixou o seu comando pro cozinheiro.

      • Concordo com o Vinicius, não teria sentido colocar uma novidade desta magnitude em um modelo “mais simples” como o XR, sem poder incorporar também no XS.

        Retirar o 3D Touch foi só um ensaio, para no futuro apresentar a novidade como uma das características de novos modelos.

        • Lucas

          Sei que a minha pergunta não tem ver com essa reportagem, mas preciso de ajuda de vocês que tem IPHONE XS ou IPHONE XS MAX, por favor?

          Sei que o iPhone 6 até iPhone X tem um problema serio que a borda (ou moldura, náo sei qual o nome certo, rs) descansando nos modelos coloridos.

          Mas novos iPhone XS e XS Max em preto ou dourado, alguém percebe que está também? Sei que o branco nao tem porque nao tem tinta na borda/moldura.

          Vou viajar para EUA, preciso de ajuda de voces, por favor? Porque quero o iPhone XS Maz dourado…

          iLex, como vc tem iPhone XS Max, ne? Então sera que vc pode me responder? Por favor

          Obrigado

    • RWindows

      pq a apple colocou o 3D Touch pra ativar/ desativar na acessibilidade?

      • Drako

        Talvez por dificuldade motora que algumas pessoas possam ter.
        Se uma pessoa tem movimento reduzido na mão ela poderia ativar a função muitas vezes sem querer, e como usar o iphone sem o 3d touch é perfeitamente possível, seria uma opção.

    • Drako

      Eu não compraria um iphone sem 3d touch, mas compraria um sem touch id. Mas acredito que é só uma questão de gosto e de forma que a pessoa usa o celular.

      • Windsor Mac

        Com certeza é gosto. Mas desconfio que apenas 10% dos usuários de Iphone usam 3d touch. De toda forma a melhor solução seria manter as duas tecnologias… O que deve acontecer em breve

        • Lima

          Exato, a boa mesmo seria manter as duas tecnologias. Eu uso bastante o 3d touch (pra mim ele é como o botão direito do mouse) e não gostaria que ele deixasse de exsitir nos iphones. Toda ajuda é bem vinda.

        • Drako

          Verdade. Tem gente que tem iphones com 3d touch e nem sabe que ele existe. Já tentei ensinar algumas pessoas, mas talvez seja uma tecnologia pouco intuitiva mesmo, apesar de extremamente útil, pois mesmo depois que ensino o povo não usa 🙁

          E sim, com soma de funções raramente você tem algo negativo de retorno. Não contando o preço mais elevado, que sempre vem junto com soma de funções. (ouvi falar que a camera dupla do xs perde em qualidade de foto em algumas situações pra a câmera única do xr… mas a precisão de profundidade do xs permanece superior.. sei lá)

      • Mauricio

        Eu era usuário ferrenho do 3D Touch, digamos que fazia parte desses supostos 10% que usam, e eu usava mesmo, pra tudo. Estou com o XR e sinceramente me adaptei super bem. Só sentia falta no início de pressionar com força os ícones dos apps na home e abrir as funções de atalho, mas agora já me acostumei e não faz falta alguma. O “pop” das notificações foi reintroduzido via software no último update e o toque longo nas funções da central de controle funciona muito bem.

    • Daniel Vitor

      Sou usuário assíduo do 3D Touch… logo prefiro Touch ID mas quero também o 3D touch….

  • Gabriel

    Será q a gente vê um iPhone 9 por ai com ambas as tecnologias? Vo segurar meu 6S Plus até ver, pois essas pequenas coisas que chateiam do Face ID que me seguraram em trocar (e é claro, o iOS12 que deixou ele uma belezura)

  • 3D Touch é muito útil!! Pena que o XR não atende mais o que eu uso. Há gente que não acha importante, mas facilita bastante!!! Contatos favoritos, alguns apps do trabalho que foram incorporados os atalhos na tela inicial, abrir links em aplicativos sem precisar entrar nele e depois ficar parecendo sugestões de ads. Face ID é muito mais útil!!!!

  • Lima

    Estranho como meu iphone 8 tem um péssimo touch id enquanto o meu 6S nunca falhava…será que é defeito de frabrica? ( possuo ele a 11 meses )

    • Elcin

      Pode ser na hora de cadastrar as digitais, talvez seja interessante apagá-las e recadastrar.

  • Abner Jessé

    Eu não troco 3D Touch pelo Touch ID.

  • João Gonçalves

    Uma das coisas que me impedem de adquirar um XR é não tem o 3D Touch, acho q vou optar pelo X mesmo.

  • Pedro Augusto de Reis e Silva

    Alguém está conseguindo acessar o Fórum do (Blog) Iphone?

    • Daniel Carvalho

      Acredito que esteja desativado. Não consigo acessar fazem semanas.

  • Eduardo Sandi

    Pra mim o Face ID é muito superior. É algo automático. Olhou e foi. Fora que com a mão suada, luvas ou água o Touch ID não funciona. Já o Face ID só tem problemas com o iPhone em cima de uma mesa de resto é ótimo.

    • Anderson Camões

      Também nao funciona de oculos escuros, de boné, de casaco com capuz, etc… Mas até acho melhor mesmo que o touch id.

      • Rafael Anciães

        Funciona com óculos escuros sim e sem problema nenhum. De boné e de casaco com capuz nunca tentei.

        • MJuliani

          Depende dos óculos, o meu nunca funcionou (Ray-ban Aviator)

          • Rafael Anciães

            Possuo um Ray-ban Aviator também, inclusive com lentes polarizadas e nunca tive problema. Tenho um outro modelo de Ray-ban e um Oakley, os dois com lentes polarizadas também e, novamente, nunca tive problema.

            • MJuliani

              Só vai funcionar nesse caso se você desligar a opção ‘Exigir atenção para o Faceid’

            • Rafael Anciães

              Não, a opção no meu iPhone está ativa.

      • Rafael Anciães

        Até coloquei um boné pra testar agora. Funcionou perfeitamente.

        • Anderson Camões

          Testei aqui agora é funcionou. Mas nunca funciona quando estou na praia, que é exatamente de boné e óculos escuros. Não gosto de sal do rosto.
          Será que é quantidade de luz junto com essa alteração na face com o óculos e boné?
          Outra que não funciona, de capacete! ??‍♂️
          Se bem que não deveria usar o celular quando paro no sinal de ?, então não é tão relevante.

          • Rafael Anciães

            De capacete, tudo bem! Se funcionasse seria estranho mesmo. kkkkk
            De máscara cirúrgica também não funciona… mais uma pra lista.

            • Anderson Camões

              ????
              Sou fã do Face ID. Quando pego o iPhone da esposa (7plus) me enrolo todo. Já esqueci como usar.

      • Anderson Lopes

        Claro que funciona. Fiz teste com óculos escuros e boné ao mesmo tempo, eh sim claro que funciona.
        Em cima da mesa também!
        iPhone Xs Max
        Ao contrário do Touch ID sempre dava problemas…

  • Anderson Camões

    Os momentos que mais sinto falta do Touch ID são na moto (não reconhece de capacete e demora a pedir a senha) e na praia (óculos escuro e boné).

  • Rafael Anciães

    iLex, no 1º parágrafo você não quis dizer: “Inclusive este que vos escreve”?

  • Fabrício

    Quando um pedido de patente é depositado, ele permanece um período sob sigilo (em torno de 18 meses). Depois disso, ele é publicado. Talvez isso explique o design ainda do iPhone 8.
    Será o melhor dos mundos ver estas duas fantásticas tecnologias em um mesmo aparelho.

  • Elcin

    Gosto demais do Touch ID e do 3D Touch, bom mesmo se a Apple conseguisse manter os três.

  • Amilcar do Amaral

    Eu nunca engoli a “estória” de que o Face ID veio para substituir o Touch ID, pois não se trata de uma tecnologia ultrapassada (Touch ID), exemplo disso é a implementação em MacBook como feature nova!
    Foi dificuldade de implementação, então, por apelo comercial de trazer novidade realmente relevante no X é que fizeram a dura escolha entre um e outro, quando o melhor cenário seria as duas.
    O Face ID inegavelmente é um avanço, o que não quer dizer em polarização entre as duas tecnologias; como disse antes, o melhor dos mundos seria a coexistência. Imagino/torço que deva vir em 2019, penso eu, juntamente com a retomada do visual com bordas chanfradas, haja vista a adoção nos novos iPads. Aliás, o visual dos iPhones 4 à 5s, para mim, seguem sendo os mais bonitos de todos.

  • Yuri

    Se o haptic touch fizer tudo que o 3D touch faz, não tem problema tirá-lo. Porém não vejo empecilho nenhum em ter ambos, já que no iPhone 7/8, o botão home é exatamente assim, com touch ID e sensível à pressão.

  • Lucas

    Sei que a minha pergunta não tem ver com essa reportagem, mas preciso de ajuda de vocês que tem IPHONE XS ou IPHONE XS MAX, por favor?

    Sei que o iPhone 6 até iPhone X tem um problema serio que a borda (ou moldura, náo sei qual o nome certo, rs) descansando nos modelos coloridos.

    Mas novos iPhone XS e XS Max em preto ou dourado, alguém percebe que está também? Sei que o branco nao tem porque nao tem tinta na borda/moldura.

    Vou viajar para EUA, preciso de ajuda de voces, por favor?

    Obrigado

  • Eu acho que a Apple podia estudar mais a simulação do 3D Touch via software. O iOS é capaz de reconhecer a área do toque, e isso pode ser tranquilamente convertido em “força” (quanto mais força o dedo faz na tela, maior é a área do toque). Eu mesmo já fiz um pequeno app no Xcode testando a aplicação disso. Fico curioso para saber os motivos de não ver nada avançando nesse óbvio sentido.

Back to top button