Aplicativos

Como aprender do zero a criar aplicativos para iPhone e iPad, de forma gratuita

Uma história real de um autodidata determinado

É normal termos a ideia de que ser um desenvolvedor que cria aplicativos para serem publicados na App Store é algo difícil e longe de nosso alcance. Imaginamos que é preciso anos de formação e pagar cursos caros para aprender. Porém, mesmo para quem não sabe nada de código, sempre é possível aprender do zero, e o melhor: de forma gratuita.

O nosso leitor Fábio Sousa é um exemplo disso. Em poucos meses ele conseguiu não só aprender a programar, mas já está com dois aplicativos disponíveis na loja da Apple para o mundo inteiro baixar.

Contaremos neste artigo a história do Fábio, e como ela pode ser inspiradora para você também.


Fábio vive em Portugal e formou-se em gestão, algo que não tem muito a ver com informática ou programação. Criar aplicativos era um sonho distante, que em seu conceito era algo bem difícil de alcançar.

No dia 4 de março de 2018 (ou seja, há menos de um ano), nascia Vera, a sua filha. Em Portugal os pais tem direito a 5 semanas de “licença paternidade”, para dar apoio à mãe no árduo trabalho que é ter um novo bebê em casa.

Entre uma fralda e outra, Fábio pensou que poderia se arriscar a matar um pouco de sua curiosidade estudando o material gratuito oferecido pela Apple, chamado “Everyone can code” (Todo mundo pode programar). O material é composto de livros e vídeos gratuitos que ensinam as noções básicas de programação para iOS.

O Fábio nos contou emocionado como foi o início:

“Nunca vou esquecer a minha primeira linha de código: print(“Olá mundo”) já da praxe para novos programadores como acabei por descobrir. E a data não esqueço porque abri o playground do XCODE dia 4 de abril, no dia que a minha filha fez 1 mês.”

A partir daí, Fábio passou a ler e treinar todos os capítulos, ficando mais entusiasmado com os resultados a cada dia. Ele ainda não tinha definido que tipo de aplicativo faria, e por isso passou a anotar uma lista de ideias de coisas que poderiam ser úteis para ele e para as outras pessoas.

Foi em seu ambiente de trabalho que ele percebeu que havia uma oportunidade: seus colegas viviam pedindo a ele ajuda para calcular quanto receberiam de salário líquido no final do mês. O salário deles não é fixo, o que faz com que as taxas mudem todos os meses. E apesar de haver diversas calculadoras do tipo na internet, nenhuma é intuitiva o bastante para ser usada no dia a dia. Foi então que ele resolveu mergulhar no projeto e, depois de 3 meses de muita pesquisa no Google e resolução de diversos bugs, o aplicativo ficou finalmente pronto.

[appbox appstore 1402259944]

Em poucas semanas, o app atingiu o 3º lugar na lista de Top Pagos na App Store portuguesa. Isso de alguém que, poucos meses antes, nunca havia programado na vida.

Após esse sucesso pessoal, Fábio partiu para seu segundo projeto, aproveitando todo o conhecimento adquirido com o desenvolvimento do primeiro aplicativo.

Sabe quando você vai ao supermercado e encontra promoções de pacotes de produtos? Por incrível que pareça, nem sempre o pacote maior é o mais econômico. Faça a conta quando for comprar água mineral ou papel higiênico e tente dividir pela unidade. É bem comum (pelo menos no Brasil) o pacote maior não compensar tanto quanto aquele que vem com menos.

O Fábio sentiu isso na pele ao comprar fraldas para a Vera. Como ele sempre usava a calculadora do iPhone para fazer manualmente as contas, ele resolveu criar um aplicativo que faz isso para ele de forma mais prática, e ainda registra a economia feita para você ter ideia de quanto economizou no mês. Sensacional!

Assim nasceu o app O mais barato. Ele é gratuito na App Store e você pode baixar no link abaixo. O usuário só tem que escrever o preço e quantas unidades esse preço equivale, e o aplicativo (ou aplicação em Portugal) faz todo o resto e indica imediatamente qual a promoção é a mais barata.

[appbox appstore 1438244496]

Fábio é modesto e diz que ainda é um aprendiz em crescimento. Porém, achamos a história dele incrível e inspiradora, para que mais pessoas possam ser estimuladas a começarem a programar por si mesmas.

Tudo o que ele aprendeu foi com o material grátis oferecido pela Apple. Há livros tanto em português como em inglês que dão uma noção por onde começar:

Livros

Vídeos

Tudo de graça!
Então o que você está esperando para começar a criar seus próprios aplicativos para a App Store? O Fábio é a prova viva de que realmente todos podem programar, sem precisar pagar por curso nenhum. Basta dedicação e força de vontade.

Por isso, mãos à obra! Se seu aplicativo ficar bom, teremos o maior prazer de divulgá-lo aqui no blog. ;)

Coragem e bons estudos!

Botão Voltar ao topo