DicasTutoriais

Como gerenciar a autenticação de dois fatores do ID Apple em dispositivos antigos

Eis a situação que muitos usuários passam: compram um novo iPhone, porém continuam usando um dispositivo antigo, como um iPad 2 ou um iPhone 4, que não possibilita atualizar o sistema além do iOS 8. Aí, por causa da autenticação de dois fatores, não consegue mais conectar a conta do iCloud no dispositivo antigo, mesmo introduzindo a senha correta. No aparelho mais novo, mensagens incessantes aparecem, dizendo que há um outro dispositivo tentando se conectar na conta, mas ao autorizar e visualizar o código de autenticação, não sabe onde digitá-lo no aparelho antigo.

Neste artigo, explicaremos a você a razão disso acontecer e como solucionar facilmente este problema.


Diferença entre o método antigo e o novo

Em 2013, a Apple resolveu reforçar a segurança das contas do iCloud com a técnica de Verificação em Dois Passos. Ela consiste em enviar um código de autenticação via mensagem SMS toda vez que você tentar conectar na sua conta.

No iOS 9, ela resolveu melhorar o recurso, integrando-o diretamente no sistema. Com um novo nome (Autenticação de Dois Fatores), basta o usuário ter um outro dispositivo Apple de confiança para que o código apareça nele automaticamente, sem envios de SMS.

Problemas em dispositivos com sistema antigo

Desde o iOS 10.3, a Apple passou a praticamente “forçar” o usuário a ativar a autenticação de dois fatores em contas registradas no iPhone e iPad. Isto é ótimo para a segurança, pois impede que estranhos que descobrem a sua senha consigam entrar na sua conta iCloud (como no caso de aparelhos roubados).

Porém, para quem ainda possui um outro dispositivo com sistema anterior ao iOS 9, esta autenticação não é identificada, causando avisos inconvenientes e não permitindo conectar o Apple ID naquele aparelho.

Por mais que você digite a senha correta de sua conta, o sistema antigo não consegue se conectar e avisos continuam a aparecer nos seus outros dispositivos. A situação chega a ser irritante e o usuário normalmente se sente frustrado, achando que não poderá mais usar aquele dispositivo com sua conta Apple.

Isso acontece com todos os dispositivos que não atualizaram para sistemas a partir do iOS 9.

Como resolver

A solução que a Apple arrumou não é nada intuitiva e requer muito estudo aos documentos de suporte. Nós pouparemos você desta busca de informações, contando aqui o passo a passo para você autenticar um dispositivo com sistema antigo:


Passo 1: Ligue seu dispositivo (iPhone, iPod touch, Apple TV ou iPad) com o sistema antigo e aguarde aparecer o aviso para você introduzir a senha do ID Apple. Se não aparecer, entre nos Ajustes e conecte-se na sua conta iCloud.


Passo 2: Pegue seu dispositivo de confiança mais recente e vá em Ajustes › Sua conta › Senha e segurança e toque na opção “Receber o código de verificação“.


Passo 3: Você agora vai adicionar este código de verificação no final da senha do Apple ID no dispositivo antigo. É importante você digitar a senha correta junto com o código de verificação, sem espaços.


Pronto! A partir deste momento, você conectou a sua conta Apple no seu dispositivo antigo. Faça isso com todos os seus dispositivos antigos ou toda vez que precisar introduzir a senha de sua conta Apple. Lembrando que isso só é necessário em contas com a Autenticação de Dois Fatores ativa.

Guarde este artigo em seus favoritos e compartilhe com parentes e amigos, pois de tempos em tempos sempre tem alguém com esta dificuldade.

 

Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.
  • sgumz

    Engraçado é sempre mostrar SP minha localização de login, sendo que estou em Blumenau, SC

    • É, a localização GPS da Apple é meio falha na autenticação de dois fatores…

      • Marcelo Ávila

        Aqui em Salvador, registra como Belo Horizonte

    • André Pelegrini

      Achava que era geral, aqui no DF também aparece como SP

    • Vinicius Alves

      O sistema de rastreio da autenticação é feito com base no endereço IP, e algumas provedoras usam faixas de IP registradas em outras regiões, por isso aparece com o endereço errado.

      • Caio Soares

        Exatamente.

  • Ricardo Otalara

    Outro problema “sem” solução, como comprar APP´s(gratuitos) sem cadastrar um cartão de crédito nas versões atuais do iOS?

    • Herbert Júnior

      Uma amiga comprou um iphone ontem, fiz a conta ela gratuita, sem cartão de crédito, e baixei apps gratuitos, sem precisar cadastrar cartão de crédito!

      • Ricardo Otalara

        @Herbert , realmente, quando inicia uma nova conta funciona. O problema ocorre quando você já tinha um cartão cadastrado e ele vence. A partir daí quando você muda para Sem cartão, quando tenta “comprar” algo gratuito, ele pede para cadastrar novamente um cartão mesmo a compra sendo grátis .

        • Caio Soares

          Isso ocorre geralmente quando tem pendendipcompa Apple, tipo uma assinatura etc.

          • Ricardo Otalara

            @[email protected]:disqus , aí realmente pode ser. Tenho uma assinatura que cancelei a renovação automática mas ainda tenho período de uso dele até o ano que vem. Se for isso, ainda assim não deixa de ser incômodo pois você não consegue comprar mais nada.

  • Vitor Gyn

    Tenho uma outra dúvida e eu não seí se já foi respondida pelo site. Consigo logar a conta de outra pessoa no meu iphone, baixar os apps dela, deslogar a conta e manter os aplicativos?

    • Vinicius Alves

      Sim, consegue, mas só vai conseguir atualizá-los se estiver logado na conta que foram comprados.

      • Tenho 2 contas no meu iPhone, uma americana (que usava cartões adquiridos na Best Buy) e depois uma conta Brasil. Até hoje tenho as duas (mesmo porque na conta americana ficou um resquício de centavos de dólar). Sempre que adquiro um novo iphone, uso a minha conta nacional para ativar, mas logo depois logo com a americana, baixo os app’s que comprei na época e depois volto para a conta Brasil. E tudo funciona muito bem. Quando tem atualização, ele somente pede para digitar a senha da conta americana, ou seja, eu não preciso deixar essa conta como ativa!

        • Vinicius Alves

          Sim sim, mas você vai precisar da senha da conta toda vez que quiser atualizar um app. Geralmente quem faz isso de baixar de outra conta, usa a conta de amigos que já compraram o app. Nesse caso, a não ser que você saiba a senha, não vai conseguir mais atualizar.

        • Vitor Gyn

          Obrigado pela dica, tenho uma conta e meu irmão também. Tava querendo pegar o jogo Bully dele, sem pagar kkkk

  • Wardney Martins

    Eu não estou conseguindo desativar essa &;[email protected]:@. Uso iPhone 7, já entrei pelo pc no gerenciamento de Id Apple e não aparece o botão pra desativar.

    • Não, a Apple retirou o botão de desativar, justamente porque considera que a Autenticação de dois Fatores é importante para a segurança. Se você realmente quiser desligar, vai ter que ligar para a Apple e pedir para que a função seja desativada.

      • Wardney Martins

        Consegui desativar. No e-mail que recebemos quando ativa a função, tem um link de “arrependimento” que tem validade de 7 dias. Aí ele volta as configurações anterior.

  • Claudio

    “A solução que a Apple arrumou não é nada intuitiva” isso é uma baita de uma gambiarra para só alterar o WS do servidor, não o código do iOS. Lixo.

  • André Pelegrini

    Valeu, estava precisando exatamente disso! iOS 6 ainda por aqui hahaha

  • Christian Tavares

    É verdade, não é muito intuitivo. Coleciono aparelhos da Apple e sempre que compro um iPhone, iPad e iPod Touch antigo me deparo com esse problema. Até porque, mesmo fazendo o procedimento com uma certa frequência, eu acabo esquecendo do procedimento. Ótima matéria, vai pros favoritos.

  • Juliano Benedito Ferreira

    Ainda bem que topei com esse artigo, acabo de voltar para o iOS (me sentindo em casa depois de anos usando Android rs) e quase ativei essa função, vou esperar mais um pouco pq ainda uso um iPad de 3ª geração 🙂

  • Caio Soares

    iPad 2 vai até o iOS 9.3.5.