Apple TVDicas

10 dicas práticas para quem usa a Apple TV

Em 2015 a Apple TV sofreu uma reformulação, se tornando um dispositivo que oferece uma gama de possibilidades, graças ao fato de se poder instalar aplicativos da App Store que ampliam enormemente as suas funcionalidades.

Mas há algumas dicas que, apesar de não podermos dizer que estão “escondidas”, também não são óbvias para todo mundo. Por isso, destacamos hoje 10 delas que melhorarão sua experiência com as novas Apple TVs.


Controle Remoto

Antes de tudo, é importante você conhecer bem a nomenclatura dos botões do seu controle. A Apple TV 4K e a Apple TV (4ª geração) vêm com o mesmo controle remoto no mundo todo. Em países e regiões compatíveis com a Siri, ele é chamado de Siri Remote. Nas demais regiões, é chamado de Apple TV Remote.

O mais importante é você entender que o botão Início é aquele com o desenho da TV. Ele nos será bastante útil ao longo dessas dicas.


1. Entrar rapidamente em repouso

Depois que você assistiu seu filme ou série na Apple TV, você pode colocá-la rapidamente em repouso, apertando por 1 segundo o botão Início do controle.


2. Acionar a multitarefa

Assim como o iPhone e o iPad, você pode visualizar quais aplicativos estão abertos (ou em repouso) em segundo plano. Para isso, basta apertar 2 vezes rápidas o botão Início do controle, para as janelinhas dos apps aparecerem.

E como fechá-los? Tão simples quanto no iPhone. Usando a superfície touch do controle, arraste a janela para cima, até ela desaparecer.


3. Mover ícones dos aplicativos

Se depois de instalar vários aplicativos você quiser organizá-los melhor para que os que você mais usa fiquem na parte de cima da tela, você pode.

Selecione o ícone do aplicativo que você quer mover e pressione a superfície touch do controle durante 1 segundo. O app começará a chacoalhar, indicando que já pode ser deslocado. Basta arrastá-lo para onde você quiser.


4. Apagar aplicativos

Selecione o ícone do aplicativo que você quer apagar e pressione a superfície touch do controle durante 1 segundo. Quando ele começa a chacoalhar, aperte o botão de Reproduzir/Pausar do controle, para abrir a opção de Apagar. Você verá que poderá também jogar o aplicativo dentro de uma pasta.

Há outra maneira mais prática se você quiser apagar vários aplicativos em sequência. Vá em Ajustes > Geral > Gerenciar Armazenamento, e você verá a lista de aplicativos instalados. Clique no símbolo de lixeira e apague rapidamente todos que você quiser.


5. Forçar o reinício da Apple TV

Se algum aplicativo travar e você não conseguir mais sair de alguma tela, você pode facilmente forçar o reinício do aparelho. Para isso, basta apertar durante 5 segundos o botão Início e o botão Menu (os dois ao mesmo tempo) e soltá-los. Isso irá reiniciar a Apple TV.


6. Use seu iPhone ou iPad para digitar

Talvez você não saiba, mas dá para usar o seu iPhone ou iPad quando precisar digitar algo na Apple TV. Basta selecionar um campo de texto na TV e uma notificação aparecerá imediatamente no seu iPhone e iPad. Tocando nela, ela permite que o que você digitar apareça na Apple TV. Isso é muito pratico para senhas e logins.

É importante frisar que, para a mágica acontecer, é preciso que o iPhone/iPad esteja conectado na mesma rede Wi-Fi da Apple TV.


7. Ativando o descanso de tela

Se você não for mais usar a Apple TV e quiser ativar o descanso de tela, isso pode ser feito apertando por 1 segundo o botão Menu do controle remoto.


8. Avance ou retroceda em 10 segundos o vídeo

Quando você estiver assistindo um vídeo, basta tocar e pressionar na lateral da superfície touch para adiantar ou retroceder 10 segundos.


9. Ver as configurações do vídeo

Ao assistir um vídeo, arraste o dedo de cima para baixo na superfície touch para descer uma cortina com diversas informações do vídeo.


10. AirPlay do iPhone/iPad sem rede Wi-Fi

Se você costuma levar a Apple TV em viagens ou para apresentações em que não possui acesso a uma rede Wi-Fi, você pode mesmo assim conectar seu iPhone ou iPad via AirPlay, para que a imagem apareça na tela da televisão. Tudo isso usando a conexão direta entre aparelhos pelo Bluetooth+WiFi.

Para isso acontecer, nem sua Apple TV, nem o seu iPhone/iPad (ou Mac) podem estar conectados à alguma rede Wi-Fi existente. Você vai precisar manter as conexões Wi-Fi e Bluetooth do seu aparelho ativas, sem estarem conectadas a nada. Se houver alguma conexão Wi-Fi em um dos dois dispositivos, o AirPlay entre eles não funcionará.

Se for preciso, toque na opção “Esquecer Esta Rede“.

Com isso, você deverá conseguir visualizar a Apple TV no AirPlay do seu iPhone ou iPad. Se não conseguir, reinicie ambos os dispositivos e certifique-se que nenhum deles está conectado a nenhuma rede Wi-Fi.

Lembrando que esta conexão direta (sem rede internet) só funciona a partir da Apple TV de 3ª geração (Rev. A), com iPhones e iPads com iOS 8 ou posterior.


Essas foram algumas dicas para você aproveitar melhor a sua Apple TV. Se você conhecer alguma mais, compartilhe conosco aqui nos comentários.

Leia também:

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Marcos Tulio

    Gostei das dicas. Muito boas mesmo. Algumas já conhecia. Mas infelizmente, não foi desta vez que me convenceu a voltar ter uma 😉

  • Eu queria uma dica de como ainda usar a minha Apple TV segunda geração 🤪

    • Christian Tavares

      Jailbreak é uma boa pedida.

      • Valeu! Eu nem sabia que existia Jailbreak para a Apple TV!

  • Luiz

    Estava tentado a querer comprar uma Apple TV. (rs)
    Mas claro, queria uma 4K. Infelizmente, o preço é proibitivo para mim, ainda mais porque a TVs que tenho, são Smart, além disso, tenho uma Mi Box. CASO venda essa Mi Box, talvez me aventure a comprar uma e testar…

  • gnc03

    Acho que a ultima dica só funciona a partir da Apple TV 3 (Rev. A) lançada em 2013, não? 🤔

    • Sim.

      • Cayo Cesar Borges

        Número do modelo: A1469
        para ser mais específico.
        Tenho o modelo A1427, e não sabia identificar o que significava Rev A! (ps: Não funciona na A1427)

    • Tenho o Apple TV3 a anos e não sabia desse recurso!
      Em casa vou testar, caso seja Rev A mesmo

  • Fábio Vasconcelos

    Eu adorei!
    Mas, na verdade, eu gostaria de ativar a Siri na minha Apple TV de 4 geração. Nem o suporte da Apple Brasil conseguiu me ajudar a resolver esse problema.

    • Wrecked Machines

      ue, que estranho, localização ta certa? ja tentou restaurar de fabrica?

  • Renan Rosa

    Bacana as dias. Uma dúvida. As vezes quando volto a usar após um período de repouso, fica sem audio. Então tenho de ir em ajustes / vídeo e audio / modo de áudio / e alterar do modo automático para 16 bits. As vezes nem precisa alterar de fato, só alternar os dois modos que o áudio volta ao normal. Mais alguém com esse “problema”? Sabem como posso resolver? Obrigado.

    • Tiago Albuquerque

      Tenho esse problema e a solução é desligar e ligar… as vezes mais de uma vez. Testarei sua dica.

  • Anderson Santos

    Alguém consegue usar a Apple TV 4 com Dolby Digital ligado? Sempre fica sem áudio, sendo forçado a utilizar a função básica Estéreo.

  • SemBrigas

    Gostaria de uma matéria com dicas de apps para a Apple TV no Brasil

    • Vinícius Biagioni

      São poucos que funciona, comprei a minha essa semana, basicamente tem, futebol, HBO, globo play, telecine, fox play, incluindo fox esportes, canal interativo também tem. Para outros canais, vou testar essa semana o espelhamento via iphone e MacBook. Se funcionar bem, ai fica perfeito, adeus operadoras de Tv a cabo.

      • Wrecked Machines

        e como rodaria os outros canais via iphone?

  • Wrecked Machines

    Cara como eu curto minha Atv, realmente valeu o investimento trouxe de fora a 4k saiu uns 628 reais, não me arrependo, o que mais uso e o Plex que ficou excelente o aplicativo, vejo meus filmes e series através do meu servidor, em seguida vem Netflix, HBO go, GloboPlay, Premiere, e o FOX, alias os outros canais bem que poderiam lançar um aplicativo como este da fox, da para ver todos os canais ao vivo, a Globo Play funciona ao vivo em apenas algumas cidades,, ainda não sei o motivo de não funcionar em curitiba, Ainda pra finalizar temos o apple music que uso bastante quando faço um churrasquinho ou algo do tipo, deixo uma lista de musica ou videoclipes rodando ali, (ainda espero um aplicativo do spotify), e de extra ainda tem os jogos pra distrair naqueles momentos de bobeira não vou lembrar de todos, mas tenho uns 9 jogos que gosto de jogar na atv. Realmente acho um bom investimento ate o momento não tem nenhuma outra setub box que ofereça tudo isso e com uma qualidade igual a da atv, a performance posso estar assistindo um filme pelo plex, se quiser posso alternar para algum jogo enquanto alguem sai da sala por exemplo, fico esperando jogando algum jogo kkkk. Enfim vale a pena,.

  • Gleidson Aguiar

    Até hoje, nem mesmo o suporte da  conseguiu me explicar como baixar o volume da AppleTV , sem baixar o da tv com o Siri Controller.
    Se alguém ai souber, ficarei agradecido!