Apple TVDicas

10 dicas práticas para quem usa a Apple TV

Em 2015 a Apple TV sofreu uma reformulação, se tornando um dispositivo que oferece uma gama de possibilidades, graças ao fato de se poder instalar aplicativos da App Store que ampliam enormemente as suas funcionalidades.

Mas há algumas dicas que, apesar de não podermos dizer que estão “escondidas”, também não são óbvias para todo mundo. Por isso, destacamos hoje 10 delas que melhorarão sua experiência com as novas Apple TVs.





Controle Remoto

Antes de tudo, é importante você conhecer bem a nomenclatura dos botões do seu controle. A Apple TV 4K e a Apple TV (4ª geração) vêm com o mesmo controle remoto no mundo todo. Em países e regiões compatíveis com a Siri, ele é chamado de Siri Remote. Nas demais regiões, é chamado de Apple TV Remote.

O mais importante é você entender que o botão Início é aquele com o desenho da TV. Ele nos será bastante útil ao longo dessas dicas.


1. Entrar rapidamente em repouso

Depois que você assistiu seu filme ou série na Apple TV, você pode colocá-la rapidamente em repouso, apertando por 1 segundo o botão Início do controle.


2. Acionar a multitarefa

Assim como o iPhone e o iPad, você pode visualizar quais aplicativos estão abertos (ou em repouso) em segundo plano. Para isso, basta apertar 2 vezes rápidas o botão Início do controle, para as janelinhas dos apps aparecerem.

E como fechá-los? Tão simples quanto no iPhone. Usando a superfície touch do controle, arraste a janela para cima, até ela desaparecer.


3. Mover ícones dos aplicativos

Se depois de instalar vários aplicativos você quiser organizá-los melhor para que os que você mais usa fiquem na parte de cima da tela, você pode.

Selecione o ícone do aplicativo que você quer mover e pressione a superfície touch do controle durante 1 segundo. O app começará a chacoalhar, indicando que já pode ser deslocado. Basta arrastá-lo para onde você quiser.


4. Apagar aplicativos

Selecione o ícone do aplicativo que você quer apagar e pressione a superfície touch do controle durante 1 segundo. Quando ele começa a chacoalhar, aperte o botão de Reproduzir/Pausar do controle, para abrir a opção de Apagar. Você verá que poderá também jogar o aplicativo dentro de uma pasta.

Há outra maneira mais prática se você quiser apagar vários aplicativos em sequência. Vá em Ajustes > Geral > Gerenciar Armazenamento, e você verá a lista de aplicativos instalados. Clique no símbolo de lixeira e apague rapidamente todos que você quiser.


5. Forçar o reinício da Apple TV

Se algum aplicativo travar e você não conseguir mais sair de alguma tela, você pode facilmente forçar o reinício do aparelho. Para isso, basta apertar durante 5 segundos o botão Início e o botão Menu (os dois ao mesmo tempo) e soltá-los. Isso irá reiniciar a Apple TV.





6. Use seu iPhone ou iPad para digitar

Talvez você não saiba, mas dá para usar o seu iPhone ou iPad quando precisar digitar algo na Apple TV. Basta selecionar um campo de texto na TV e uma notificação aparecerá imediatamente no seu iPhone e iPad. Tocando nela, ela permite que o que você digitar apareça na Apple TV. Isso é muito pratico para senhas e logins.

É importante frisar que, para a mágica acontecer, é preciso que o iPhone/iPad esteja conectado na mesma rede Wi-Fi da Apple TV.


7. Ativando o descanso de tela

Se você não for mais usar a Apple TV e quiser ativar o descanso de tela, isso pode ser feito apertando por 1 segundo o botão Menu do controle remoto.


8. Avance ou retroceda em 10 segundos o vídeo

Quando você estiver assistindo um vídeo, basta tocar e pressionar na lateral da superfície touch para adiantar ou retroceder 10 segundos.


9. Ver as configurações do vídeo

Ao assistir um vídeo, arraste o dedo de cima para baixo na superfície touch para descer uma cortina com diversas informações do vídeo.


10. AirPlay do iPhone/iPad sem rede Wi-Fi

Se você costuma levar a Apple TV em viagens ou para apresentações em que não possui acesso a uma rede Wi-Fi, você pode mesmo assim conectar seu iPhone ou iPad via AirPlay, para que a imagem apareça na tela da televisão. Tudo isso usando a conexão direta entre aparelhos pelo Bluetooth+WiFi.

Para isso acontecer, nem sua Apple TV, nem o seu iPhone/iPad (ou Mac) podem estar conectados à alguma rede Wi-Fi existente. Você vai precisar manter as conexões Wi-Fi e Bluetooth do seu aparelho ativas, sem estarem conectadas a nada. Se houver alguma conexão Wi-Fi em um dos dois dispositivos, o AirPlay entre eles não funcionará.

Se for preciso, toque na opção “Esquecer Esta Rede“.

Com isso, você deverá conseguir visualizar a Apple TV no AirPlay do seu iPhone ou iPad. Se não conseguir, reinicie ambos os dispositivos e certifique-se que nenhum deles está conectado a nenhuma rede Wi-Fi.

Lembrando que esta conexão direta (sem rede internet) só funciona a partir da Apple TV de 3ª geração (Rev. A), com iPhones e iPads com iOS 8 ou posterior.


Essas foram algumas dicas para você aproveitar melhor a sua Apple TV. Se você conhecer alguma mais, compartilhe conosco aqui nos comentários.

Leia também:

Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

Back to top button
Close