CuriosidadesOpinião

Uma ideia de como poderia ser bem mais prático o desbloqueio de tela no iPhone X

Quem já assistiu o vídeo que fiz sobre 5 coisas que não gostei do iPhone X, viu que uma delas é a burocracia adicionada no momento de desbloquear a tela. Enquanto no iPhone 8 (e anteriores) basta apenas colocar o dedo no Touch ID e a tela dos aplicativos já fica disponível, no X você obrigatoriamente precisa deslizar o dedo para cima toda vez, mesmo usando a autentificação biométrica pelo rosto. Isso atrasa um pouco o processo todo.

A Apple fez isso principalmente por causa das notificações não lidas na tela bloqueada. Como o Face ID é instantâneo, não daria tempo de ler as notificações se a tela desbloqueasse automaticamente apenas com o olhar. Esta etapa complementar foi necessária, apesar de ser um “passo para trás” na usabilidade.

Mas um desenvolvedor mostrou que, com um pouco de criatividade e boa vontade, este problema pode ser facilmente resolvido.

O dev independente Juan Carlos Perez criou algumas linhas de código do seu conceito, que infelizmente só podem ser aplicadas em aparelhos com jailbreak. Ele chamou o tweak de FastUnlockX e disponibilizou o código aberto (ainda em versão beta) no GitHub.

O que o tweak faz é justamente eliminar a etapa extra entre a tela bloqueada e a de aplicativos. Basta olhar para o aparelho e o Face ID destrava-o, já disponibilizando os apps de forma imediata.

Mas como ele resolveu o problema das notificações na tela bloqueada? Simples: quando há notificações não lidas, o desbloqueio não é automático (voltando a necessidade de deslizar o dedo para cima). Porém, quando não há notificações, a coisa fica muito mais prática e rápida, como deveria ser por padrão.

A ideia é excelente e torço para que a Apple a adote em uma atualização futura. O fato de adicionar uma burocracia a mais e obrigar o usuário a realizar um movimento extra foi uma regressão na interface de uso. É bem verdade que não é nada muito grave ou que mude completamente a experiência do usuário, mas a noção de evolução que temos é que as coisas melhorem com o tempo, não o contrário. Se a Apple retirar esta etapa complementar e solucionar a questão das notificações, será um benefício para todos nós. Ainda mais se o plano for mesmo o de abandonar o Touch ID e adotar o Face ID para todos os dispositivos futuros.

Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

  • Gustavo

    Por isso e outras que eu detestei este face id ….😭

  • Tenho visto mais “contras” do que “prós” para a aquisição do iPhone X….
    Tenho o 7Plus e até pensei em pegar o 8 ou 8plus… mas pelo que tenho visto, é “chover no molhado”… a única coisa que está me fazendo pensar em adquirir um novo iPhone, é essa questão do corte de processamento para rendimento de bateria… Mas confesso que estou juntando as moedas para ter a experiência com o X!! =P

    • João Victor Lopes

      Nao se preocupe com isso, provavelmente nas futuras atualizações existirá uma opção para desativar o corte no desempenho. E outra, futuramente esse corte tampem chegará no iPhone 8 e 8P, então é somente uma questão de tempo. So deve valer a pena se voce for para o X.

    • Principalmente do preço. Rsrsrs

    • Jonas

      Antes vc pagar 150 e trocar a bateria, que pagar 8000

    • Júlio Liza

      Não vai se arrepender… o problema é o preço extorsivo que cobram pelo X aqui no Brasil. Se der, compre fora…

    • Fabio Salgado

      Cara eu tenho o X e achei sensacional, corpo de iphone 6,7 ou 8 com tela do plus dos modelos, eu estou gostando bastante da experiência.

    • Fabio Salgado

      Sobre pegar o 8, se você tiver condições vá para o X direto, eu fiz isso e não me arrependo.

    • Vou dizer uma coisa … fiz a loucura e meu “up grade” do 7Plus para o X!!! kkkkkkk
      Como muitos disseram, realmente, depois de algumas HORAS (não dias) você realmente esquece o touch ID… nussa!! o faceID é muito rápido e preciso (pelo menos não tive problemas!).. a bateria é realmente um diferencial e a velocidade que os apps abrem me surpreenderam! A qualidade das fotos me surpreenderam tbm, outro nível!!! Só ainda não acostumei 100% com o tamanho, pois eu usava um plus… mas isso está sendo superado… 😛 … os gestos para mudar de um app para outro e fechá-los tbm já estão no automático!! uma coisa que adorei, por gostar da privacidade, foi o fato de não aparecerem as notificações de forma aberta, só depois de desbloquear com o faceID… enfim, a princípio, está sendo uma boa experiência. Comprei por um preço bom tbm, menos de 5K e ainda botei o 7plus no “jogo”.. então meu investimento financeiro ficou em torno dos 2K.

  • Douglas Knewitz

    Podiam criar um ajuste q desbloqueie primeiro e a pessoa possa configurar a tela de notificações (ou a Home) como a primeira coisa que vai ver.

    • Gustavo

      Exato é simples, mas a Apple não colocou ….😂

      • Douglas Knewitz

        Mas é tão simples, basta dar ao usuário a opções de querer ler notificações ou ir pra home. Eu não gosto de ler notificações, pra mim é um atraso de vida esse swipe up.

        • Gustavo

          Concordo plenamente , mas a Apple não pensou nisso ou pensou e deixou para fazer isso no iOS 12 somente para dizer que mudou alguma coisa 😂

          • Douglas Knewitz

            O ive disse que no iOS 12 o iPhone X vai fazer muito mais coisas que hj não são possíveis, tomara que essa seja uma delas!

  • Pedro Soares

    Só uma contribuição: e se eu quiser apenas olhar as horas? Se desbloquear toda hora que olho pra ele perde o propósito da tela inicial. Não vejo dificuldades em desbloquear movendo a tela pra cima, um hábito que já virou rotina pra mim

    • Bom ponto.

    • Alexandre Pinho

      Fácil de resolver, tbm! Era só ser assim: desbloqueava automaticamente quando o usuário apertasse o power e fizesse a identificação pelo Face ID (como o vídeo sugere). Ou, caso quisesse apenas ver a hora e as notificações, dava-se dois toques na tela, e ela acenderia sem desbloquear! Aliás, muitas pessoas não sabem que a tela do X ativa dando esses dois toques!

      • Michel

        um toque apenas basta para ativar a tela.

        • Alexandre Pinho

          Exato!

      • Pedro Soares

        Ta aí um outra ideia boa!

        • Alexandre Pinho

          Valeu Pedro!

      • Junior

        Entre o movimento de deslizar para cima e um toque no botão power, acho mais cômodo o modo implementado pela Apple. Acho que as pessoas gostam de reclamar rs. Porque hoje em dia eu prefiro o movimento de deslizar para cima do que pressionar o botão home para desbloquear o celular.

    • Edley Santana 

      Quando eu quero ver só as horas, só toco na tela e ela acende. Normalmente eu não estou em posição pra desbloquear…

    • Paulinho Henrique

      Sò fechar um olho e olhar com o outro uahsuashu. brincadeira

    • Júlio Liza

      Não entendi muito bem a questão: as horas aparecem automaticamente só de você olhar para a tela…

    • Fabio Salgado

      Foi o que eu disse acima, as vezes eu quero só ver as notificações, se tem alguma mensagem importante, o fato de eu olhar pro celular não significa que eu quero fazer algo, as vezes to na rua e só bato o olho pra saber se tenho alguma mensagem importante, email ou algo do tipo.

  • Igor Alves

    Já pensei nisso também, seria ótimo e super simples de implementar. Não vejo uma razão para não implementar, alguém vê algum problema nessa solução?

  • Felipe Augusto Schiquetti

    Obviamente eles irão concertar essa cagada no ios 14, quando enfim implementarem um always on display, e dai eliminar de vez a lockscreen.

  • Daniel Prado Pereira Lima

    Concordo com a abordagem original da Apple.

    Não acho a solução do tweak consistente. Afinal, hora, por alguma razão, a tela é desbloqueada automaticamente outra hora não é. Isso poderia ser confuso para o usuário, mais uma informação para Knowledge Base.

    Outro ponto é a efetividade. Quantas das vezes que se desbloqueia a tela e ela está de fato “limpa”, sem notificações? É uma margem significativa?

    E pra quem quer ver simplesmente a hora, o relógio? Como será? Hora consegue, hora não?!

    • Marccus Phillipe

      Exato. Atualmente eu tenho o iPhone 8 e o touchID dele é muito rápido, e isso me gera dificuldades pra apenas passar/voltar a música no Spotfy. Se essa “solução” viesse à público, teria mais dificuldades ainda em apenas tentar passar/voltar/pausar a música na tela de bloqueio.

  • Diego

    E viva o Jailbreak!

  • Alexandre Pinho

    A propósito, ou fora dele: iOS 11.2.5 liberado para todos!

  • Juliano

    Acho q a necessidade de ter que deslizar para cima vai mais além do que simplesmente a questão das notificações. Por exemplo, e se o usuário quer apenas conferido à data/hora na tela do aparelho? Se ele pulasse logo para a tela de aplicativos tb não daria tempo de conferir essas informações. Para quem n tem o costume de usar relógio, a forma atual de funcionamento do desbloqueio é a ir-se-ão. Além disso, tem tb o papel de parede Live da tela bloqueada. De novo, se o aparelho fosse direto pra tela de app após o desbloqueio pelo rosto, vc n teria a oportunidade de usar o papel de parede Live.

  • Henrique Mafra

    Mas por padrão teria que precionar o botão e não ir para a Home diretamente. Ativa essa rapidez no touch iD pela acessibilidade se não me engano.

  • Fernanda Costa

    O legal é pagar 7 mil num celular e ter coisinhas chatas nele…por esse preço ele tinha até que voar kkk
    Mas sério, tenho que trocar meu 6 e fico pensando se ainda vale a pena investir tanta grana num iphone. Nuca pagaria isso num celular. Antes eu via diferença, agora é sempre mais do mesmo. Besteirinhas pra cobrar sempre muito mais, IOS que vive travando, bugando…
    Tá difícil…

    • Justamente pela questão preço, alguns amigos migraram do 6 ou 6s para o 7plus e estão adorando a experiência!! Mas se quiser algo a mais (por conta do material) pega o 8/8plus.

    • Marcos Mendonça

      Paga-se 7K quem tem dinheiro sobrando ou rasga dinheiro fácil, eu comprei um X 256GB por 4700,00 aqui no Brasil de importador (AT&T) .. meu ultimo aparelho era um 6S e a diferença é enorme em TUDO e para finalizar use qualquer celular com Android desatualizado por 60 dias e voltara correndo para o IOS e nunca mais sairá dele.

  • Poderia ser mais simples, se você olha com algum dedo em contato com a tela o iphone fica na tela de bloqueio para ver as notificações e aí vc desliza pra cima, o dedo já vai estar na tela mesmo, se olha sem nenhum dedo em contato com a tela, ele pula a tela de bloqueio e vai direto para a home. Você decidiria o que quisesse… as vezes mesmo com notificações não quero ficar esbarrando com a tela de bloqueio.

  • Alexandre Pinho

    Repostando a minha ideia sobre essa dinâmica:

    Fácil de resolver! Era só ser assim: desbloqueava automaticamente quando o usuário apertasse o power e fizesse a identificação pelo Face ID (como o vídeo sugere). Ou, caso quisesse apenas ver a hora e as notificações, dava-se um toque na tela, e ela acenderia sem desbloquear! Aliás, muitas pessoas não sabem que a tela do X ativa dando esse toque!

  • Victor França

    Ora, nos outros iphones de toda forma é necessário colocar o dedo no botao home para desbloquear a tela (mesmo que seja somente pra ler a digital).. entao qual a “etapa a mais” que o iphone X tem?? Quando vc ver o iPhoneX eles ja está desbloqueado, puxar pra cima pra abrir os apps é um gesto apenas diferente do gesto de ter que colocar o dedo no home..

  • Marccus Phillipe

    Mas e quando eu quiser apenas olhar as horas, data e/ou mudar de música no app? Toda hora iria desbloquear e eu teria que puxar a central de controle ou abrir o app pra passar/voltar a música.

    • Matheus

      Exato, pensei a mesma coisa.

  • Leonardo F. M.

    Pra mim Face ID é lixo perto do Touch ID.
    Mas já que quiseram fazer essa merda, a ideia dessa cara é tão óbvia q me faz pensar qual é a capacidade das dezenas de cabeças que se “dedicam” no desenvolvimento do iPhone!

    • Luciano Assunção

      Você tem um iPhone X? Não tenho nada a reclamar do Face ID, que tem melhorado cada vez mais. E a ideia não é “óbvia”, aliás, eu achei ate bem ruim se fosse dessa maneira. As vezes eu quero só olhar o horário ou pular a música, então nesses casos ter a tema dedvlkqueada daria mt mais trabalho. Fora que como um outro usuário disse, no Touch ID você tinha que colocar o dedo no botão, no Face ID você precisa apenas fazer a mesma coisa e arrastar. Qual a diferença? Arrastar?

  • Victor Wagner

    Nenhuma inovação irá agradar a todos, nunca. Se desbloqueasse direto, muitos iriam reclamar tb. O ideal seria ter opções de ajustes para que cada usuário pudesse configurar de acordo com seu uso, nesse caso o SO iria aumentar o tamanho e também geraria reclamações. Outro ponto é sobre os custos de aparelhos Apple, EU levo muito em conta o valor de revenda e com isso o ganho é bem superior do que outros fabricantes. Enfim, recordes de vendas, alta nas ações, índice de satisfação altíssimo… Será que a empresa está mesmo no caminho errado?

  • Pergunta…
    Vcs que já possuem o X, como está o uso ao dirigir??
    O meu é o 7plus… coloco no suporte veicular e o touch ID é uma mão na roda para ver as notificações ou desbloquear e dar uma olhada rápida em notificação… como está sendo esse USO na prática pelos usuários do X?

    • Júlio Liza

      O que eu mais uso ao dirigir é o Google Maps. Fixo ele no adaptador no painel e funciona normalmente, isto é, não fecha. Estou adorando o iPhone X!

  • Júlio Liza

    Eu curto o Face ID! Acho um avanço diante do touchID, ( já estranho muito ter que usá-lo no iPhone 8 Plus da minha esposa…). E essa solução encontrada via jailbreak seria muito bem vinda, caso a Apple a adotasse. Estou muito satisfeito com meu 10 e como já tive, no passado, experiências desagradáveis em usar firmware não oficial da Apple, tô fora de qqr jailbreak…👎

  • A.Lozzini

    Não, gente, não. Deixa isso para depois. Primeiro ela precisa remover os “chifrinhos”.