CuriosidadesOpinião

Uma ideia de como poderia ser bem mais prático o desbloqueio de tela no iPhone X

Quem já assistiu o vídeo que fiz sobre 5 coisas que não gostei do iPhone X, viu que uma delas é a burocracia adicionada no momento de desbloquear a tela. Enquanto no iPhone 8 (e anteriores) basta apenas colocar o dedo no Touch ID e a tela dos aplicativos já fica disponível, no X você obrigatoriamente precisa deslizar o dedo para cima toda vez, mesmo usando a autentificação biométrica pelo rosto. Isso atrasa um pouco o processo todo.

A Apple fez isso principalmente por causa das notificações não lidas na tela bloqueada. Como o Face ID é instantâneo, não daria tempo de ler as notificações se a tela desbloqueasse automaticamente apenas com o olhar. Esta etapa complementar foi necessária, apesar de ser um “passo para trás” na usabilidade.

Mas um desenvolvedor mostrou que, com um pouco de criatividade e boa vontade, este problema pode ser facilmente resolvido.

O dev independente Juan Carlos Perez criou algumas linhas de código do seu conceito, que infelizmente só podem ser aplicadas em aparelhos com jailbreak. Ele chamou o tweak de FastUnlockX e disponibilizou o código aberto (ainda em versão beta) no GitHub.

O que o tweak faz é justamente eliminar a etapa extra entre a tela bloqueada e a de aplicativos. Basta olhar para o aparelho e o Face ID destrava-o, já disponibilizando os apps de forma imediata.

YouTube video

Mas como ele resolveu o problema das notificações na tela bloqueada? Simples: quando há notificações não lidas, o desbloqueio não é automático (voltando a necessidade de deslizar o dedo para cima). Porém, quando não há notificações, a coisa fica muito mais prática e rápida, como deveria ser por padrão.

A ideia é excelente e torço para que a Apple a adote em uma atualização futura. O fato de adicionar uma burocracia a mais e obrigar o usuário a realizar um movimento extra foi uma regressão na interface de uso. É bem verdade que não é nada muito grave ou que mude completamente a experiência do usuário, mas a noção de evolução que temos é que as coisas melhorem com o tempo, não o contrário. Se a Apple retirar esta etapa complementar e solucionar a questão das notificações, será um benefício para todos nós. Ainda mais se o plano for mesmo o de abandonar o Touch ID e adotar o Face ID para todos os dispositivos futuros.

Botão Voltar ao topo