Dicas

Como usar o Waze para saber onde a gasolina está mais barata na sua região

O Waze é provavelmente o aplicativo de navegação mais popular do Brasil. Além de ser gratuito, ele é capaz de calcular rotas mais rápidas considerando a intensidade do trânsito em tempo real, e isso é fantástico.

Mas ele também oferece uma função muito útil que nem todos conhecem: uma lista de preços de combustíveis nos postos da sua região, para você saber onde abastecer pelo menor preço.

Para acessar esta lista, siga os seguintes passos:


Passo 1: Abra o aplicativo Waze no seu celular. Se ainda não o tem instalado, siga este link.


Passo 2: No topo da tela do aplicativo, toque no campo de busca onde está escrito “Para onde“.


Passo 3: Toque no ícone da bomba de combustível. Como alternativa, você pode também digitar a palavra “gasolina” no campo de busca.


Passo 4: Você verá uma lista de postos mais próximos e os preços da gasolina em cada um deles. Se você decidir ir em um, basta tocar no escolhido e pedir para traçar a rota para você.

A ficha do posto também mostra os valores dos outros combustíveis disponíveis.

No ícone de engrenagem você ainda pode classificar a lista por preço ou por bandeira.


Para mostrar seu combustível preferido

A lista por padrão está configurada para mostrar os preços da gasolina comum. Mas se você usa um tipo diferente de combustível (etanol, aditivada, diesel) você pode alterar as configurações para que a lista mostre o que você usa. Siga os passos:

Passo 1: toque no símbolo de lupa na parte de baixo da tela.

Passo 2: Toque no botão de engrenagem no topo da tela.

Passo 3: Desça o menu até encontrar a opção Postos de combustível e preços.

Passo 4: Toque na opção Combustível preferido.

Passo 5: Escolha o combustível que você quer que apareça o preço na lista de postos.


Para alterar os preços

Se você chegou em um posto e os preços estiverem diferentes daquele que você viu no aplicativo, você pode atualizá-los. Para isso abra o Waze e toque no balão laranja de alertas.

Lá você verá a opção para atualizar os preços dos combustíveis. Ele só funciona quando você está no posto, não adianta você deixar para mudar mais tarde.


Essa é uma das coisas legais que a tecnologia nos proporciona. Para conhecer outras dicas de iPhone e iPad, basta conferir nossa seção especial.

Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

  • Daniel Luz

    É possível mudar o preço na lista, sim! Mas ele fica na tela de configurações, seção “Postos de combustível e preços”. Na minha opinião faria muito sentido ficar na engrenagem da listagem de preços, mesmo, demorei um pouco para encontrar esta opção. https://uploads.disquscdn.com/images/acbc97b56d7e507692f870c14036e860c369de6aa6702c46c07c3ce0d8cbe7e9.jpg

    • Sim, incluímos a dica no artigo, obrigado!

  • hecnpo

    Era bom se tivesse um para mostrar postos com gasolina confiável, o que se tornou uma raridade.

    • Eu penso que se existisse a opção de filtrar por bandeira, já ajudaria muito. Na minha região, por exemplo, que é interior de SP os postos Ipiranga e BR são geralmente os mais confiáveis. Então no meu caso eu filtraria para ver apenas estes.
      Alem disso existem os programas de fidelidade de cada bandeira, o que nos leva a priorizar a bandeira que nos da beneficios por isso.

    • Alex iPilot

      E não deve ser tão difícil porque no site da ANP há um banco de dados para consulta pública.

  • Tinho Tenório

    Ainda intrigado sobre a Apple não liberar o Waze para o Carplay, é uma dos motivos quais penso em mudar para o Android

    • hecnpo

      Nem o Mapas da própria Apple ela libera no Brasil, é uma vergonha!

      • Tinho Tenório

        pode crer. Waze hoje é uma ferramenta de extrema importância. o android auto dá de 10×0 no carplay, é o motivo que me fez trocar de celular.

      • Alex iPilot

        Foi a minha maior decepção quando comecei a (tentar) usar o Carplay, e na época do lançamento ainda havia uma versão tosca por aqui, com imagens de baixíssima resolução.

    • Paulo Henrique

      O Waze é da Google (por isso o Waze só funciona no AndroidAuto). Por esse motivo provavelmente o Waze nunca funcionará no CarPlay (a menos que a Apple queira pagar muito caro por isso e a Google tenha interesse). O que é vergonhoso é a Apple nunca ter liberado nem a navegação por voz no Brasil do seu mapa nativo.

    • Eduardo Edu

      O Maps não é lá grande coisa, mas serve para ver os congestionamentos pelo menos.

  • Leandro Maeda

    Só faltou a opção para Gasolina Premium (Podium).

    • Alex iPilot

      O que seria muito interessante porque não são todos os postos que tem… Em alguns lugares é raridade!

  • Andersson DeGaspari

    Os donos de postos alteram para o seu ser mais barato. Vc chega e descobre que o preco eh muito maior que o do Waze.
    A ideia ‘e boa, mas a falta de um ranking para classificar o uploader do preco destroi tudo.

  • Marco Souza

    Meu iPhone 7 quando vejo vídeos pelo Facebook ele fecha mas alguém esta com esse
    Bug, de um uno pra cá anda anda tendo muitos bugs

    • Fernando

      Cara, nada a ver com o artigo, mas eu tb, após a última atualização do face, o app fecha sozinho ao ver um vídeo. Isso nunca tinha acontecido. Uso num iPhone 8 plus e iOS 11.2

      • Marcus Malacarne

        No iPhone 6 está acontecendo a mesma coisa. Deve ser algum bug com o app do Facebook.

    • Estou exatamente com o mesmo problema no meu iPhone X.

  • Marcus Malacarne

    Interessante a função, não conhecia. Inveja de quem paga 3,77 na gasolina, abasteci hj na minha cidade e paguei absurdos 4,19…

  • idvaldo Salazar

    Como sugerir que o waze diferencie Diesel comum de S10? O e-mail deles parece que não leêm as sugestões!!!

    • Rodrigo Melo

      Já fiz isso também no contato padrão, e não tive resposta.
      Inclusive, outro fato que questionei é quando uso essa função de buscar os postos, e os primeiros da lista (patrocínios) são os que não vendem diesel por aqui (embora a configuração esteja com diesel como combustível preferido)… rsrs

    • Eduardo Vieira

      Email? Entra no fórum do waze Brasil que é mais válido… já tem um topico sobre isso e já estão trabalhando nas próximas versões…

  • Eduardo Vieira

    Bom, eu só abasteco em alguns postos que sei a qualidade do combustível, o cara vai por preço mais barato e acaba caindo em gasolina formulada ou adulterada… infelizmente no Brasil isso não funciona…

  • Marily Vissicaro

    Bom dia Pessoal… Eu tenho um Iphone 6S Plus, estou com um problema, meu waze fica apenas informando sem sinal GPS – Mostrando localização aproximada… Muitas vezes ele até funciona, mas o sinal depois de minutos escapa… acabei de redefinir as configurações de rede para ver se funciona, alguém tem alguma sugestão? Obrigada.

    • Claive Dias

      Olá Marily, tenta redefinir somente as configurações de rede. Já tive problemas com iPhone 6s com iOS 11 e resolveu com esta redefinição, sem precisar zerar o aparelho todo.
      abcs.

  • Leandro Soares

    Boa Tarde! iLex, nada a ver com a matéria, mas preciso de ajuda sua ou de algum amigo aqui do Blog…
    Eu comprando o iPhone 8 Plus 1864, correrei risco de ter o aparelho bloqueado pela Anatel, por não ser o modelo homologado por ela (1897).
    Muito Obg!

    • só serão bloqueados aparelhos piratas que não tiverem nenhum tipo de homologação ou que tenham o imei irregular ou adulterado. se o celular comprado no exterior for certificado por alguma organização internacional do setor da qual o Brasil faz parte, não tem problema

  • Fabiano Pereira

    Desculpem o off topic, mas a dúvida me corrói! O meu cadastro financeiro (cartão de crédito) na app store (conta do Brasil), não pode mais ser mais utilizado, consequentemente, a assinatura do Icloud que eu tinha (200GB) foi cancelada, bem como, as assinaturas dos aplicativos Flight Radar PRO (Gold) e Infiniti Flight (Global). Como não disponho de outra forma de pagamento (outro cartão de crédito internacional), e o Itunes/AppStore não aceitam outra forma de pagamento (cartão de débito ou boleto), a unica alternativa que me sobra são os cartões de presente (Gift Cards)? Ou existem outras alternativas? pesquisei a respeito e ví que os Gift Cards só funcionam em uma conta de AppStore dos USA, isso é verdade? Já pesquisei na internet e percebi que esses cartões presentes, não são vendidos pela Apple, mas apenas no Mercado Livre, OLX e em alguns sites de games específicos (mandam o código por e-mail após a compensação do pagamento), esses locais são confiáveis para a compra? A mudança de conta da AppStore do Brasil para a dos EUA, é um processo simples e reversível? Pode ser feita desde o Brasil (país onde resido)? Desde já agradeço as respostas!

  • Leandro Fonseca

    hahahaha gasolina a R$ 3,790… Aqui onde eu moro já passou dos R$ 4,50! Viva o Brasil!!!