Dicas de iPhone e iPad

Como usar o Waze para saber onde a gasolina está mais barata na sua região

O Waze é provavelmente o aplicativo de navegação mais popular do Brasil. Além de ser gratuito, ele é capaz de calcular rotas mais rápidas considerando a intensidade do trânsito em tempo real, e isso é fantástico.

Mas ele também oferece uma função muito útil que nem todos conhecem: uma lista de preços de combustíveis nos postos da sua região, para você saber onde abastecer pelo menor preço.

Para acessar esta lista, siga os seguintes passos:


Passo 1: Abra o aplicativo Waze no seu celular. Se ainda não o tem instalado, siga este link.


Passo 2: No topo da tela do aplicativo, toque no campo de busca onde está escrito “Para onde“.


Passo 3: Toque no ícone da bomba de combustível. Como alternativa, você pode também digitar a palavra “gasolina” no campo de busca.


Passo 4: Você verá uma lista de postos mais próximos e os preços da gasolina em cada um deles. Se você decidir ir em um, basta tocar no escolhido e pedir para traçar a rota para você.

A ficha do posto também mostra os valores dos outros combustíveis disponíveis.

No ícone de engrenagem você ainda pode classificar a lista por preço ou por bandeira.


Para mostrar seu combustível preferido

A lista por padrão está configurada para mostrar os preços da gasolina comum. Mas se você usa um tipo diferente de combustível (etanol, aditivada, diesel) você pode alterar as configurações para que a lista mostre o que você usa. Siga os passos:

Passo 1: toque no símbolo de lupa na parte de baixo da tela.

Passo 2: Toque no botão de engrenagem no topo da tela.

Passo 3: Desça o menu até encontrar a opção Postos de combustível e preços.

Passo 4: Toque na opção Combustível preferido.

Passo 5: Escolha o combustível que você quer que apareça o preço na lista de postos.


Para alterar os preços

Se você chegou em um posto e os preços estiverem diferentes daquele que você viu no aplicativo, você pode atualizá-los. Para isso abra o Waze e toque no balão laranja de alertas.

Lá você verá a opção para atualizar os preços dos combustíveis. Ele só funciona quando você está no posto, não adianta você deixar para mudar mais tarde.


Essa é uma das coisas legais que a tecnologia nos proporciona. Para conhecer outras dicas de iPhone e iPad, basta conferir nossa seção especial.

Botão Voltar ao topo