CuriosidadesHistória

A história por trás da foto mais famosa de Steve Jobs

Albert Watson conta como foi fazer o retrato de um dos mais importantes personagens do mundo tecnológico

Poucos sabem, mas a foto que ilustra a conhecida capa da biografia oficial de Steve Jobs não foi feita especialmente para o livro e sim para uma revista que iria fazer um artigo sobre as pessoas mais poderosas dos Estados Unidos em 2006.

O conceituado fotógrafo Albert Watson conta em uma entrevista a sua versão de como conseguiu captar a expressão do rosto de Jobs que ficou eternizada na história.

YouTube video

Albert conseguiu algo incomum: teve direito a ocupar 1h do tempo de Steve Jobs para fazer essa foto. Antes dele chegar, um assessor adiantou: “Jobs odeia fotógrafos“.

Quando Steve chegou, o fotógrafo tratou logo de usar a psicologia a seu favor, adiantando que o trabalho não deveria durar mais de 30 minutos. Isso de cara já conquistou a simpatia de Jobs, que ficou assim mais disponível.

A força do olhar

Albert decidiu que faria uma foto estilo passaporte, com o fundo branco, limpa e minimalista como ele sabia que o CEO da Apple gostava. Mas precisava que a imagem tivesse uma expressão significativa.

Ele então pediu a Jobs: “Olhe diretamente para a câmera e pense no próximo projeto que você está trabalhando. Imagine como se estivesse em uma mesa com 4 ou 5 pessoas. Estas pessoas discordam de você, mas você sabe que está com a razão“. Nisso, Jobs respondeu:

É fácil, faço isso todos os dias.

O leve sorriso que ele parece estar dando na foto, segundo Watson, significa “não questione o que eu estou fazendo”. Interessante notar que, na época, o projeto que Jobs estava trabalhando era justamente o do novo iPhone, que só conseguiu virar realidade (e revolucionar a telefonia mundial) graças à determinação e teimosia dele.

No fim, a foto ficou pronta antes do combinado, após 20 minutos. Steve Jobs chegou a dizer que foi a melhor fotografia dele que alguém já tinha feito.

Anos depois, a imagem foi usada tanto na biografia oficial quanto na página da Apple após a morte de seu fundador.

Fotografia Albert Watson
Fonte
Profoto
Botão Voltar ao topo