iOS

iOS 11 traz um nivelador para tirar fotos perpendiculares ao chão

O iOS 11 traz diversas novidades, algumas tão discretas que quase não são percebidas. Uma delas é um nivelador para a câmera, que facilita a tomada de fotos de cima ou de baixo.

Se você já tentou tirar uma foto de algum objeto em uma mesa ou no chão, deve ter percebido que não é fácil encontrar a posição correta para que o iPhone fique exatamente perpendicular ao chão, para que o ângulo não distorça a imagem. Talvez muitos nem notem (ou se importem com isso), mas isso acontece ao tirar foto de uma caixa, por exemplo.

Por mais perfeito que você tente ser, o ângulo dificilmente será exato para que a imagem não fique retorcida. E se você não percebeu ainda estas distorções, veja abaixo ao colocarmos uma linha de referência:

Existem aplicativos que ajudam a reduzir distorções (como o ótimo SKEW), mas até então não havia uma maneira de reparar isso no momento em que a foto é tirada.

No iOS 11, é possível ativar um nivelador que permite tirar fotos de cima (ou de baixo), com o iPhone paralelo ao nível do horizonte. Duas cruzes na tela aparecem, e você só precisa deixá-las na mesma posição para que o iPhone fique nivelado. Confira no vídeo como funciona:

YouTube video

As cruzes só aparecem quando você aponta a câmera para o chão ou para o teto. Assim, fica bem mais fácil nivelar o aparelho ao tirar uma foto.

Por padrão, esta função não vem ativada no iOS 11. Para usá-la, basta ir em Ajustes > Câmera e ativar a opção Grade.

Botão Voltar ao topo