Notícias

O iPhone X usa a mesma tecnologia do Kinect

Em 2009, a Microsoft apresentou o Kinect, uma nova tecnologia criada por uma empresa israelense, a PrimeSense, capaz de identificar formas e objetos em 3 dimensões projetando pontos infravermelhos e traçando assim um mapa virtual do espaço real. Na época, lembro de ter ficado furioso com Steve Jobs, pois esta tecnologia foi oferecida primeiro para a Apple, que a recusou, sendo licenciada e adotada mais tarde pela Microsoft (sim, várias vezes fiquei chateado com decisões de Jobs).

Bem mais tarde, em 2013, a Apple de Tim Cook simplesmente comprou toda a empresa PrimeSense, adquirindo para si a sua tecnologia. Muitos caíram no óbvio de achar que ela estaria pensando em um sensor de movimentos para uma possível iTV, porém, agora sabemos que isso originou o novo detector de rostos, o Face ID.

Graças à esta tecnologia da PrimeSense, basicamente criada na década passada, a Apple está conseguindo apresentar um sistema de detecção de rostos muito melhor e mais eficiente que a concorrência. Com os sensores frontais, a câmera traça um verdadeiro mapa do rosto da pessoa, detectando os mínimos detalhes e até aceitando pequenas diferenças como o uso de chapéu, boné, lenço e óculos, sem atrapalhar na identificação. Isso também permite algo fantástico, que é o Modo Retrato em selfies (fundo desfocado, como em fotos profissionais) sem precisar de uma câmera dupla na frente.

A tecnologia também permite brincadeiras como os Animojis, que movimentam personagens virtuais de acordo com as expressões de nosso rosto.

O Face ID e os Animojis são apenas o começo. Podemos esperar daqui para frente mais aplicações desta tecnologia, principalmente se imaginarmos que todos os próximos iPhones virão com ela.

Pena que levou 10 anos para isso acontecer. Mas antes tarde do que nunca.

Via
The Verge
Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

  •  lover

    Só acho um erro não ter essa mesma tecnologia na câmera principal. Não falo so do ponto de vista de desbloqueio mas de possibilidades reais de usar o máximo poder desses sensores(quem sabe para vídeos em fundo desfocado) pra melhorar fotos e fazer vídeos animados com personagens ou até mesmo para que devs possam criar apps mais imersivos. Acredito que o Face ID seja muito mais aprimorado em um segundo iPhone. Meu pé atrás com esses novos iPhones è que o iPhone 8 ao lado do X já se mostra muito antigo visualmente. Acho que eu prefiro esperar a Apple atualizar os conjuntos de câmeras e polir mais o Face ID.

    • Talvez não tenha implementado nos demais smartphones pois seria caro demais, e a Apple perderia a margem de lucro, mas agora com a fabricação intensa, o custo deve diminuir, possibilitando levas para os próximos iphones.

  • Hugo Cravo

    Só uma dúvida. Os novos iPhones já foram diponibilizados? Não vi nenhum review por aí ainda. Então como saber que essa nova tecnologia é, de fato, melhor que o da concorrência? Mesma coisa sobre a bateria. Como dizer que ela dura mais, sendo menor?

    • Alessandro Oliveira

      Sim. Já até estão a venda. Encontra em qualquer bazar de eletrônicos da sua cidade.

    • Não, o iPhone X só chegará ao mercado no dia 3 de novembro.

      • Stuart

        Quando será possível comprar a Apple TV 4K no Brasil?

      • Marlon Fuhlendorf

        E os comparativos de camera que ja tem no youtube, de canais americanos….é real?

    • Patrick Dill

      Os iPhones 8 estarão disponíveis dia 22 desse mês, já o iPhone X só mês que vem.

    • Lucas Ribeiro

      Só tem hands-on superficiais do dia do lançamento.
      Como as vendas do 8/8Plus iniciaram na sexta (15), os primeiro reviews só apareceram neste fds ou na semana que vem.
      Já com o iPhone X as vendas somente dia 27/10, portando o review do mesmo somente na primeira semana de novembro.

    • Gustavo Rezende

      Olá, @hugocravo:disqus!
      Eu mesmo nunca testei o sistema de reconhecimento facial da Samsung, mas disseram aqui no blog mesmo q eles conseguiram burlar o sistema usando apenas uma foto, e não sei se viu como o FACE ID funciona, mas ele é bem mais avançado, e este sistema infravermelho que faz um mapeamento 3D do rosto o torna muito mais difícil de ser enganado, então mesmo sem utilizar nenhum, apenas comparando estes pontos dos dois sistemas já dá para afirmar que o FACE ID é superior na minha opinião.

      Sobre a bateria, a própria Apple é quem informou essa autonomia, e como vem ocorrendo gradativamente, acredito que a cada geração eles consigam sim armazenar cada vez mais energia em menos espaço.

      • Lucas Souza

        Nesse momento a Apple acha mais viável otimizar o hardware e o software, desenvolvendo processadores mais eficientes aliados a otimização do iOS para manter a mesma duração de bateria, com quase a mesma capacidade da geração anterior mas com o dobro de poder de processamento, isso é bom, mas torço para que consigam fazer isso o que você sugere e que não demorem muito.

        • Gustavo Rezende

          Também acho que a Apple faz exatamente isto, mas também acredito que a eficiência das baterias melhora um pouco a cada ano. O “problema” realmente é q a Apple usa espaço liberado para adicionar hardware novo para funções extras. Então é a estória do cobertor curto, puxa de um lado e descobre do outro. A única solução q vejo seria ela aumentar a espessura do aparelho mesmo.

  • lordtux

    Tarde? Bom, tem que levar em conta que muita coisa depende da capacidade tecnologia da epoca, a Apple praticamente conseguiu embutir o kinect num sensor que cabe na palma da sua mão, isso é muita coisa. Ja da pra pensar em futuras aplicações como por exemplo conseguir interagir com apps usando apenas os movimentos dos olhos.

  • Leonardo Souza

    Minha única dúvida pra saber se o Face ID vale a pena é qual o ângulo de detecção do rosto em relação ao aparelho quando for desbloquear… se tiver q ficar apontando o celular pro rosto ou tendo que pegar ele da mesa pra desbloquear não vale a pena pra mim… com o Touch ID eu posso operar meu iphone 7 sem problemas sem precisar tirar ele de cima da mesa em momento nenhum.

    • Jhon

      Se tiver que levantar o iPhone pra desbloquear era melhor ter um Touch ID atrás.

      • Tiago Pimenta

        Sua lógica é boa Jhonw… Em vez de levantar para usar o Face ID, coloca o Touch ID atrás… Show 👍

      • Leonardo Souza

        Exato

    •  lover

      vc só tem que prestar atenção ( prq é um recurso, mas tem como desabilitar) ele aceita ângulos diversos, o pessoal da Apple disse que ele funciona em algulo natural, não vai presidir elevar nem nada

      • Leonardo Souza

        Só testado pra saber até onde vai esse “natural”

  • Caio Cartaxo

    Isso ficou um pouco claro na apresentação do iPhone X, se você assistir a apresentação do Kinect no modelo 360 do xbox verá que a tecnologia é praticamente a mesma de detecção. Porém a Apple conseguiu dar uma função mais real para esses sensores, afinal entre um kinect e um iPhone, o iPhone terá um uso bem mais pratico e funcional. Infelizmente o kinect daqui de casa está encostado até hoje…

  • Digoloureiro

    A cerca de 2 anos houve um roubo no condomínio onde moro e a empresa de segurança implementou um sistema de reconhecimento facial tanto fixo na porta de entrada como no portão da entrada de carros com uso de um celular nas mãos dos seguranças, o sistema é de uma empresa Israelense e várias dúvidas surgiram, como por exemplo se um irmão gêmeo, ou à semelhança dos orientais, como seria para o uso de óculos, chapéus, barba, etc.. o que posso dizer é que desde o primeiro dia e uma única foto, jamais algum morador teve problemas para entrar, já usei boné, com e sem barba, óculos de grau e tudo funcionou, e logo quando adotaram o sistema, pedi para meu irmão fazer um teste com a segurança e tentar entrar, claro que foi com o consentimento da equipe de segurança e ele apesar da grande semelhança comigo, não passou em nenhuma das entradas! Fizeram com alguns orientais beeeem parecidos e não passou! O negócio realmente é muito bem feito!

  • João Luiz Gomes Silveira

    Alguém sabe a diferença do face ID com windows hello presente nos Lumias 950, 950 XL e o HP Elite X3? Windows hello também faz uma biometria fácil, já que ele nasceu do Kinect também.

    • Posso estar enganado, mas o Windows Hello dos Lumia não funciona com scanner de Íris?

      • Leonardo Vedovate

        Os Lumias usam scanner de íris, já os Surfaces usam Intel RealSense 3D (scanner facial) e esse consegue diferenciar inclusive gêmeos e tudo mais.

    • Na verdade o Windows Hello combina reconhecimento fácil com leitura da iris. Windows Hello é o nome dado para autenticação. Não somente quando a leitura da câmera é utilizada.

  • Thiago

    que horas mais ou menos o iOS 11 será liberado amanhã? alguém sabe?

    • Daniel

      A partir das 14:00 no horário de Brasília

      • Thiago

        Blz, valeu!!

  • Mas quanto tempo deve levar para a Apple liberar as APIs dessa tecnologia para os desenvolvedores fazerem coisas mais incríveis ainda que os Animojis?

    •  lover

      Acredito que logo que o iOS estiver livre ela já deve liberar na medida do possível.

  • André

    Estou com a mão coçando para pegar o iPhone X em uma Apple Store mas não sei valerá a pena investir nele ou esperar algo do tipo: FaceID 2x mais rápido.

    • Diego Sampaio

      Aparelhos da Apple costumam a ter baixa desvalorização. Mesmo que você pague caro nesse, daqui um ano ele terá um custo de revenda muito bom. Com isso você só paga a diferença pelo próximo.

      • André

        Obrigado pelo seu comentário, Diego. É exatamente o que faço: revendo. Tenho um i7+ de 256GB matte black que não tem nem 1 ano de uso e com os acessórios originais sem uso e na caixa. Quando peço 3500 as pessoas reclamam. Não dá para desembolsar quase 4 mil por ano em um aparelho. Valeu!

  • Jonathan

    Tomara que seja melhor mesmo, na apresentação o primeiro iPhone não funcionou (rolou um constrangimento) e aí ele pegou outro iPhone…

    • É perfeitamente normal ocorrer, principalmente se vc considerar que em cima existiam luzes fortes. Por isso é seguro, se o sistema achar algum erro ele já pede o PIN. Ai entra o outro lado. Não adianta usar reconhecimento fácil com PIN 123456 ehehehhehe

  • Para ver como as coisas evoluem rápido. Temos um Kinect dentro do bolso. Curioso para ver como vai ser a vida da bateria.

  • Vou falar.. nessa hora eu queria que usasse a mesma tecnologia da Samsung.. o aparelho feio esse X.

    https://uploads.disquscdn.com/images/3d4af0c67c4e1539fab7c0de01b4730bba1407d23f51b4a50754187df744568d.jpg

  • Diego Bernardes

    Alguém sabe se o iPhone X terá a função Alcançabilidade (Reachability)?
    No atuais iPhone 7 e 8, com um “double tap” no botão Home, a ajuda é grande para evitar as manobras com uma mão só, principalmente nos modelos Plus.
    Alguém faz ideia de como isso vai ficar sem o botão Home, mas com a tela grande do iPhone X?