iOS

Função SOS do iOS 11 permite desligar temporariamente o Touch ID

No ano passado, falamos aqui de uma função que tinha aparecido no beta do iOS 10.2, que incluía um modo SOS de Emergência no iPhone. No final, ela acabou não ficando disponível para todos, apenas para habitantes da Índia (devido a uma lei local). Porém, o novo iOS 11 traz nativamente esta função para todos os usuários.

E seu modo particular servirá também para desabilitar o Touch ID, caso queiramos que o iPhone seja desbloqueado apenas por senha.

SOS de Emergência

A função serve para ser ativada em momentos que precisamos de ajuda rápida. Ao apertar 5 vezes seguidas o botão de repouso (lateral) do iPhone, o sistema entra no modo de emergência, mostrando três opções: desligar, ficha médica ou SOS de emergência.

Deslizando a terceira opção, o iPhone fará imediatamente uma ligação ao número 190 (ou outro número de emergência se estiver em outro país). No caso desta ligação ser cancelada, ele envia um aviso com localização por SMS para seu contato de emergência (registrado previamente na Ficha Médica).

YouTube video

A função sem dúvidas pode salvar vidas, mas também serve para momentos em que você não quer que seu Touch ID fique ativo.

Desligamento temporário do Touch ID

Ao ativar a função, você também desliga automaticamente o desbloqueio do aparelho pelo Touch ID. Com isso, o aparelho só pode ser acessado se for digitada a senha.

A intenção é que seu iPhone não fique desprotegido caso você fique inconsciente e alguém tente desbloquear o dispositivo pegando o seu dedo.

Claro que há outras aplicações para esta função. Digamos que você more com outra pessoa e não quer arriscar que ela desbloqueie seu iPhone à noite, usando seu polegar enquanto você dorme. Neste caso, basta apertar 5 vezes o botão lateral, cancelar todos os avisos e pronto, seu iPhone só poderá ser desbloqueado com a senha.


O lançamento público do iOS 11 está previsto para setembro, mas ainda não tem uma data definida.

 

Botão Voltar ao topo