iOS

iOS 10.2 trará modo SOS de Emergência no iPhone

Além de novos Emoji e wallpapers, o futuro iOS 10.2 trará também uma nova maneira de chamar números de emergência de forma rápida.

A função SOS de Emergência permitirá que se faça uma ligação para o 911 (ou 190 no Brasil) apenas apertando o botão lateral do iPhone 5 vezes. Confira o vídeo:

Ao apertar 5 vezes seguidas o botão de força do aparelho, uma contagem é iniciada, com um alerta sonoro (que funciona mesmo se o aparelho estiver no silencioso). A chamada pode ser cancelada antes da contagem acabar, para a ligação não ser realizada.

Isto será uma nova opção nos Ajustes do Sistema, que permitirá inclusive um contato ser notificado automaticamente quando aquela pessoa ligou para pedir socorro.

sos1

No segundo beta que foi liberado hoje para desenvolvedores, a função ainda está em inglês.

A função é como um Botão do Pânico e servirá para emergências. O governo indiano quer obrigar todos os celulares vendidos no país a possuírem algo do tipo incorporado, o que pode explicar a razão da Apple ter introduzido isso agora no sistema.

O iOS 10.2 ainda não tem data definida para ser disponibilizado ao público, mas acredita-se que possa acontecer ainda em dezembro.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • PedroGearhead

    Interessante. Em situações de emergência, segundos podem ser a diferença entre a vida e a morte. Eu diria que já até passou do tempo para que esta função, com esta praticidade e importância, fosse lançada.

  • Leonardo Damasceno

    Não entendi o porquê do sinal sonoro obrigatório. Se a pessoa estiver sendo assaltada em casa ou sendo sequestrada?

    • Na verdade não é obrigatório. Você pode desativar esse sinal sonoro nos Ajustes.

      • Leonardo Damasceno

        Verdade. Não tinha reparado no print

    • Juda Benhur

      Aqui no JP, existe há muito anos, um celular próprio para crianças, chamado “okosama keitai”, onde tem um pino de emergência, ao ser retirado do aparelho, simulando, por exemplo, uma agressão à criança, ele dispara um alarme muito agudo e alto, fazendo com que o agressor, saia em pânico para não ser apanhado.
      Esse “keitai”, tem gps embutido, apenas 4 teclas com números pré programados. Muito bom e útil.

  • Gustavo Greco

    Ótima função, porém 5 toques??? acho que 3 seria o ideal pra uma emergência

    • Luciano Assunção

      3 é pouco, faria o serviço ser ativado o tempo todo. Acredito que cinco vezes rápido é o suficiente.

  • Rob Simões 

    Mesmo recurso e mesmo som que já temos no Apple Watch. Faz sentido colocar no iPhone também.

  • Henrique Lima

    O serviço SOS não funciona em todos os países … aqui na Alemanha, não funciona no momento.

    SOS works in Australia, Belgium, Brazil, Canada, China, France, Hong Kong, India, Italy, Japan, Russia, Spain, UK, and US.

  • Tiago Pimenta

    Quando eu sofri o meu último acidente de moto, não conseguia desbloquear a tela por causa da adrenalina, da tremedeira das mãos, etc… Imagina ter que ficar apertando 5 vezes uma “porcaria” de botão !!! A Apple as vezes caga viu !!!

    • paulotutu

      Qual seria a sugestão? A Siri ver que está sendo assaltado/acidentado e ligar pra policia/emergência? Ou você desbloqueia a tela e liga (já existe) ou você usa um atalho pra isso (está sendo desenvolvido).

      • Tiago Pimenta

        Sugestão para o que ? Não sei qual o problema que a Apple viu para implementar essa “nova” ligação de emergência.. Primeiro eu preciso saber do problema que ela viu no que já existe para sugerir algo melhor. O que posso fazer, é diante do que foi apresentado, e mediante ao que eu já vivi/sofri, é dizer que isso não vai funcionar no caso de uma queda ou de um acidente mais grave, sendo que nem desbloquear uma tela que é algo banal, foi “fácil”.

        • paulotutu

          Mas em um caso de uma queda ou de um acidente mais grave nada vai funcionar mesmo kkkkk são tantas variáveis: perder/quebrar as mãos, perder consciência, etc… Essa função não está sendo apresentada como a solução final para evitar ou salvar pessoas de acidentes. É uma ferramenta a mais para AJUDAR em casos de emergência em que você consegue utilizar o celular, seja lá qual for essa situação. É só fazer o teste. Muito mais rápido apertar X vezes um botão do que fazer todo o processo de ligação. Muitas vezes esse tempo economizado ao pedir ajuda pode salvar uma vida. Além do mais, desbloquear/acessar as chamadas/digitar numero/confirmar continua funcionando igualzinho.

          • Tiago Pimenta

            Não sei se você é novo no mundo iOS Paulo, mas a várias versões do iOS não é necessário desbloquear, acessar as chamadas, digitar numero e confirmar para fazer uma chamada de emergência… Na tela de desbloqueio, em vez de você digitar a senha ou usar o touch id, tem um botão de “Emergência” já nessa tela, ou seja, com 2 cliques somente, você já consegue fazer uma ligação de emergência.

    • Diego Azevedo

      Você continua com a maneira tradicional disponível, mas em situações que exigem discrição para chamar o socorro, ganhou um aliado importante. Não vejo como isso é cagar algo.

      • Tiago Pimenta

        Até um certo ponto, sua ideia quase teve lógica, porém vamos imaginar então uma situação em que você precisa chamar socorro e tenha que ser discreto: 1. Assalto, 2. Sequestro, 3. (Mais alguma situação) ??? Bom, tanto em um assalto ou em um sequestro, me diga como você faria para apertar 5 vezes o botão lateral discretamente ? Em um assalto e um sequestro, a primeira coisa que você fica sem é o celular !!!

        • paulotutu

          Vamos dizer que você tenha a possibilidade de usar o celular numa situação dessas, seja por descuido dos assaltantes ou você está no fundo do restaurante e tem tempo pra isso. É mais “fácil” apertar 5x o botão lateral (usando uma mão só é perfeitamente possível, é só testar) ou pegar o cel e fazer todo o processo de desbloqueio/digitar/confirmar? De qualquer maneira a situação é uma merda, com ou sem esse atalho, é fato, mas isso é uma ferramenta A MAIS para facilitar em situações de emergência. Não vai sobrecarregar o aparelho, não vai retirar funções nem inutilizar nada no iPhone. É uma adição. Você é livre pra querer usar o atalho ou não. Espero nunca ter que usar ela em uma situação real, mas se precisar, com certeza seria uma ajuda e tanto.

          • Tiago Pimenta

            “Vamos dizer que você tenha a possibilidade de usar o celular numa situação dessas” <<< Não… não tem !!!

            • paulotutu

              É, já deu pra notar que você culpa a Apple por não conseguir ligar no seu acidente. Boa sorte com a sua “lógica” na vida.

            • Tiago Pimenta

              E eu já tinha notado o seu perfil no seu penúltimo comentário…

        • Diego Azevedo

          Ok, você pode até achar que o atalho é pouco funcional, visto que não cobre algumas situações. Mas existem casos, como um sequestro no carro, que seria mais viável apertar um botão 5x do que discar 190. Uma vítima de estupro, onde o criminoso não está interessado no celular, poderia talvez chamar um socorro mais facilmente. Ainda assim, continua havendo a possibilidade de discar o número de emergência normalmente.

          Eu sinto muito que, no seu acidente, você não tenha tido como utilizar seu celular. Talvez essa função tivesse ajudado na época, ou talvez não. Mas descartar completamente com um “A Apple caga” quando foi inserida uma nova função que pode sim ajudar pessoas em situações de risco, mesmo que não em todas, por causa de uma experiência passada… Não faz sentido. Não foi removida nenhuma funcionalidade, só criado um atalho que você pode ou não usar.

          • Tiago Pimenta

            “Talvez essa função tivesse ajudado na época” << Qual a lógica que você usou para achar que apertar uma área bem menor que a da tela do celular me ajudaria ???

            E outra, eu disse "A Apple AS VEZES caga"… Não distorça minhas palavras, ok ?

  • Juliano

    Esse recurso é só um atalho ou serve como uma comunicação automática do evento? Quero dizer, o sujeito tem que conversar com um atendente? Porque assim, n vejo diferença para o métido de discagem tradicional.
    O ideal é que a polícia já soubesse automaticamente a localização da chamada também. O sistema da polícia e do celular poderiam trocar informações da localizaçào, daí eles iriam rapidamente para o local.

    • paulotutu

      Por ex: você está em um restaurante e assaltantes entram. O que é melhor? (menos pior kkk)

      1) Você dar na cara que está usando o celular ao olhar pra baixo para desbloquear, acessar o app de chamadas e discar;

      2) Apertar o botão X vezes, discretamente, sem ninguém notar;

      A chamada iniciará e o/a atendente ficará na linha, ouvindo os assaltantes ou você pedindo ajuda em caso de acidente. O resto é com a polícia/serviço de emergências.

      • Pivatt0

        Com certeza a numero 2, só quem já viveu uma situação parecida pode ser lucido pra entender… o outro ali querendo comparar um acidente de moto com assalto, sem noção…

        Eu mesmo as vezes tenho dificuldade de desbloquear a tela (com touch id) devido ao suor das mãos.

        Em um dos assaltos que eu estava presente isso ajudaria de alguma forma, pois eu teria o tempo de apertar o botão 5 vezes, pois eu estava no fundo do local quando os assaltantes entraram, com certeza seria mais fácil e discreto que desbloquear a tela, isso se o suor da mão no momento de tensão não impedisse.

        Acho que antes das pessoas criticarem, elas devem considerar o uso dessa funcionalidade em situações específicas, claro que não tem como ajudar tudo e todos em qualquer situação, é uma feature adicional, isso é o que importa.

  • Tô meio Alice já mas espero que a bateria pare de drenar no 6S. E sim, já fiz até restauração limpa pelo iTunes but…

  • Alessandro Mira

    Já estou usando o modo de emergência no iOS 10.2 beta 2

    • Carlos Magno Duarte

      Vc testou a funcionalidade que manda a localização para contatos de emergência?

  • Bruno Vieira

    Tiago, acho que essa nova não vai substituir a atual da tela de bloqueio. A questão é que para fazer essa chamada a pessoa pode apenas colocar a mão no bolso e apertar o botão 5 vezes sem chamar muita atenção. Isso é, do meu ponto de vista, especialmente útil para mulheres que andam sozinhas na rua.

  • Daniel Ricarte

    Não tem essa opção no meu iPhone :S