Curiosidades

Veja mais alguns exemplos de Realidade Aumentada que o iOS 11 irá proporcionar

Muitos dizem que a Apple demorou para adotar a Realidade Aumentada (AR), mas parece que agora que ela decidiu entrar no jogo, a tecnologia está dando passos bem mais largos do que estava dando com as outras empresas, principalmente porque propõe uma solução sem o uso de óculos ou acessórios extras..

Uma das grandes novidades do iOS 11 é o ARKit, que são ferramentas que ajudam os desenvolvedores a criarem mais facilmente aplicativos do tipo, e mesmo antes da versão final ser lançada, já é possível conferir o que alguns estão fazendo. E a criatividade não é pouca.

Momento A-Ha

O grupo A-Ha foi um grande sucesso pop da década de 80 e um dos seus maiores hits foi a música Take On Me. O videoclip dela misturava cenas reais com desenho, para representar uma história em quadrinhos (dê uma olhada nele antes de continuar). E um desenvolvedor resolveu mostrar que isso é possível, em tempo real, no iPhone. Confira:


Medindo a casa

Algo que já suspeitávamos em outro artigo, a Realidade Aumentada poderá nos ajudar a tomar medidas de nossa casa ou de qualquer construção, de forma fácil. Neste exemplo, a pessoa consegue calcular os m² de uma peça.


Testando móveis virtuais

Imagine você poder ver como uma cadeira ou mesa de uma loja na internet ficaria na sua sala ou quarto? Ou então poder estudar o design de uma sala antes mesmo de comprar os móveis? Isso poderá ser possível já no iOS 11. Confira alguns exemplos:


Minecraft na rua

Que tal jogar Minecraft usando o seu quintal como cenário?


Jogando na mesa

Com o ARKit, “jogos em 3D” ganham um novo sentido. Você pode usar até mesmo uma mesa de casa para jogar, confira:


Pode-se dizer que o iOS 11 irá trazer o mundo da realidade virtual para o resto de nós. A Apple mesmo afirma que, com a gigante base de usuários que tem, ela já será a maior empresa de AR/VR do mundo com a introdução do novo sistema, sem ninguém precisar comprar óculos para isso.


A.R. × V.R. × M.R.

Para deixar a informação mais precisa, um esclarecimento. Por definição, Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) são coisas diferentes. Na AR, imagens do mundo real são enriquecidas com informações digitais. Na VR, imagens digitais são sobrepostas às reais, simulando um mundo virtual. E existe ainda a Realidade Mista (MR), que são imagens reais com adição de imagens virtuais. O ARKit pode ser usado para os três tipos de imagens e todas foram representadas nos vídeos acima, porém, para simplificar a comunicação, chamaremos tudo de AR (pois se refere ao ARKit da Apple). Sabemos que esta definição nem sempre será precisa e gostaríamos que você também soubesse disso.


O iOS 11 ainda não tem data oficial para ser lançado, mas a previsão é que chegue para todos na segunda metade de setembro. Os aplicativos feitos com o ARKit serão compatíveis apenas com dispositivos que tenham processador a partir do A9.

Para ver outros exemplos do que poderá ser feito, confira nosso outro artigo.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Matheus

    Cara que incrível!

    O exemplo dos móveis é animal.

    E o ultimo vídeo do jogo 3D, nem se fale!

    BRUTAAAAAL!

  • Junior Holy

    Que perfeição!
    Não vejo a hora disso se tornar normal e as lojas online se adaptarem, como tudo no Brasil é lento acredito que lá pra 2022 vou poder entrar na maioria das lojas online e ver como fica uma mesa na cozinha 😍

  • f.u.

    Uáu! Tecnologia alienígena ao nosso alcance…

  • Denys Volpe

    Já nao existia um app de medição de casa?

    • Tiago Lima

      Sim! Measure e o Measure Pro, que pelo viso vai ser melhorado com as correções propostas pelo ARKit

      • KB

        O video lembra o Magic Plan…

  • BS

    Pow, esse do A-Ha é muito louco! O desenvolvedor deve ser muito bom pra conseguir fazer um negócio deste!!!!! Muito legal!!

  • Leonardo F. M.

    Agora começa a fazer sentido um iGlass Quando essa tecnologia estiver madura!

    •  lover

      Tem um vídeo de ARkit no iPhone dentro de um cardboard, muito legal. Agora imagina isso em um óculos com a câmera dupla pra simular os olhos + o sensor 3D, nossa vai ser fantástico, os objetos vão poder ser mais realísticos.

  • Um outro nível de jogos pelo celular, vai ser muito bom se bombar

  • Anderson Campos

    Ta ficando sinistro… Curti muito…

  • Na minha opinião, a Apple está planejando um óculos, e logo. AR incorporado com o VR seria espetacular, e daria ainda mais sentido para esse investimento da Apple na tecnologia. Um óculos com 2 lentes deixaria a tecnologia ainda mais precisa, e o ambiente virtual seria exatamente igual ao ambiente real do usuário, mas com elementos adicionados. Isso abriria um mundo de possibilidades ainda maior para jogos e apps, muito além do que ficar limitado à exibição do resultado na tela do celular. Disponibilizando o ARKit antes e incentivando desenvolvedores, ela já estreiaria o óculos com centenas de aplicações compatíveis.

    A Apple pode estar, inclusive, fomentando todos esses rumores sobre o i8. Um gimmick, dessa forma ela desvia a atenção da grande novidade.

    Meu palpite? Um iGlasses está vindo aí. 😉

  • M Barbosa

    Muito Bom, a ideia dos Games é incrível ! ficaria melhor se a Apple lançasse óculos VR pra jogos assim.

  • Bruno Amorim

    Eu que nunca vi graça alguma em VR, me interessei bastante. Fantastico as possibilidades