Notícias

Apple libera antes do tempo na App Store um aplicativo do iOS 11

Durante a madrugada, a Apple deixou escapar uma das novidades que provavelmente veremos na apresentação de hoje: um aplicativo de gerenciamento de arquivos para o iPad. O app ficou no ar por alguns minutos e depois foi retirado às pressas, evidenciando que foi publicado antes do tempo.

O aplicativo chamado “Files” (não sabemos ainda qual nome ela escolherá para o português) não tinha nenhuma descrição ou imagem, e aparentemente era daqueles que fazem parte do sistema e podem ser apagados, ou seja, não tem como baixá-lo se não tiver instalado a versão apropriada do sistema.

Há muito tempo que os usuários clamam por um gerenciador de arquivos no iPad, no mesmo estilo que existe para computadores. Um lugar onde se possa centralizar arquivos de diversos aplicativos, possibilitando compartilhá-los mais rapidamente. A Apple tentou algo parecido com o iCloud Drive, mas o fato de obrigar a sincronização com a internet fez com que ele não fosse assim tão adotado pelos usuários para fazer este tipo de coisa (principalmente porque muitos não conseguem lidar com o pequeno espaço de 5GB gratuitos).

Outro spoiler que apareceu foi no aplicativo Feedback, presente nas versões beta do sistema. Nele, é possível ver uma nova opção no menu para relatar problemas, chamada de “Split View/Drag and Drop“. O Split View existe e permite dividirmos a tela do iPad em duas, para vermos dois apps ao mesmo tempo. Mas o Drag and Drop (arrastar e soltar) não existe no iOS 10 e não teria sentido estar ali a não ser que a Apple planeje introduzir a função no iOS 11.

Nós comentamos a função de arrastar e soltar alguns dias atrás, que permite transferir arquivos de uma janela para outra, apenas arrastando. Seria muito legal se a Apple finalmente adotasse isso, para deixar o iPad mais próximo de um computador.

Tudo isso são apenas pistas e precisamos ver se a Apple (que muda constantemente de ideia) vai realmente anunciar estas novidades ou não. A apresentação da abertura da WWDC acontece hoje e nós começaremos a transmitir aqui no blog a partir das 13h30. Não perca!

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Matheus

    Eitaaaaaaaaaaaaa

  • Nandico

    Deus ouviu minhas preces 🙏🏻!!! Se permitir abrir os arquivos e editá-los em outros apps sem ter que copiá-los pro app e depois copiar de volta pro Files vai ser o maior passo rumo à tornar o iPad realmente um substituto aos notebooks. Caso contrário é só mais um Documents só que feito pela Apple 🤔

    • Tarlan Brunet

      Realmente, você citou um ponto importante. E tomara que funcione assim.

  • Levi Pinheiro

    Eitaaaa… agora o ipad passa a ter um real diferencial em relação ao iphone, algo que possibilite fazer tarefas além do celular.

    • Mas ali na tela de download do app fala que foi desenvolvido tanto para iPad como para iPhone…

  • Caio Ferreira

    Isso é realmente muito bom ! Porem ainda falta bastante coisa pra realmente considerar trocar um mac por um iPad, mas isso tambem depende muito do tipo do usuário, que venha um iOS 11 bem recheado !

  • Wrecked Machines

    pelo que esta na descriçao é tanto para iphone q uanto ipad, sera que agora podemos copiar arquivos zip etc como no android?, kkkk meio bizarro isso e tal uma coisa tão simples e basica, mas enfim no mundo ios apple é novidade.

  • Não custava nada conferir esse recurso também ao iPhone. Eu acreditei que isso fosse ser implementado ano passado no iOS 10, então até que não era um delírio.

    • Há anos é uma lenda. Todos os anos dizem que vai ter, a diferença é que desta vez acertaram.

      • kkkkkkkk então o moral da história é que de legends of the fall podem surgir realmente os sonhados recursos… sinto uma split screen vindo para o iPhone no iOS 12 e o PIP.

    • Alex iPilot

      Provavelmente estavam esperando pela plataforma exclusivamente 64bits…

  • Augusto Rodrigues

    Tomara que fique mais fácil de gerenciar meus arquivos no Airport time capsule

    • Rozenildo Florencio Ferreira F

      Sim com certeza

  • Rozenildo Florencio Ferreira F

    I agora ficou muito bom

  • Lu Lu

    O iCloud Drive não permite nem selecionar vários arquivos pra salvar no iPhone! Horrible!

  • Lu Lu

    O que precisa mesmo é de um modo “Usuários ou convidado” No iPad. Sempre que vou deixar ele com alguém e vou sair de casa,(aqui em casa e amigos todo mundo usa)tenho que desligar o safari nas restrições,desativar o email,bloquear notas pessoais,deslogar contas,uma trabalheira só !

    • Gustavo Rezende

      O sonho do multiusuário! Sei o q é esse trampo aí, tb passava por isso, agora meu iPad é apenas um brinquedo.