Rumores

Apple pode estar criando um sensor no Watch para realizar a glicemia nos usuários

Esta semana surgiu um rumor que pode ser bastante interessante para quem sofre de diabetes. Segundo a rede norte-americana CNBC, a maçã teria já uma equipe de 30 pessoas trabalhando em uma maneira do Apple Watch conseguir medir os níveis de glicose no sangue, através de um sensor especial, sem a necessidade de picadas ou amostras de sangue. O projeto, também segundo o relatório, teria sido planejado pelo próprio Steve Jobs antes de sua morte.

Segundo a CNBC, há 5 anos a empresa mantém uma pequena equipe de engenheiros biomédicos para pesquisarem maneiras de identificar os níveis de açúcar no sangue sem a necessidade de métodos invasivos, como acontece hoje. Este é um desafio antigo em que diversas empresas já tentaram e falharam. Porém, seria a primeira vez que uma gigante da tecnologia (com rios de dinheiro nos cofres) investiria nisso.

Se for verdade e esta equipe “secreta” conseguir resultados concretos, poderemos ter no futuro um Apple Watch capaz de monitorar constantemente a glicemia em diabéticos, o que iria revolucionar a forma como eles hoje realizam estas medições, se tornando algo tão normal quanto contar os passos ou medir os batimentos cardíacos.

Mas claro, se a Apple realmente mudar a característica do seu relógio, ele passaria a ser considerado um instrumento de aferição médica, precisando para isso passar pela aprovação de agências reguladoras de saúde, como a FDA nos EUA ou a Anvisa no Brasil. E sabemos que, no caso brasileiro, isso poderia fazer com que o lançamento por aqui atrasasse mais de um ano. Em 2014, mostramos aqui um caso em que o dispositivo acabou chegando ao mercado brasileiro com um conector que tinha sido já abandonado pela Apple, tudo por culpa da enorme burocracia e demora da Anvisa.

Agora é ver o que a Apple tem para nos apresentar no futuro. Se ela conseguir, irá mudar a vida de muita gente.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados