AplicativosDicasTutoriais

Como fazer o backup do WhatsApp no iPhone

Não há dúvidas que no Brasil o aplicativo de mensagens mais popular é o WhatsApp. Por isso, saber como guardar o histórico de conversas e como recuperá-lo quando precisa é algo importante para muita gente.

Neste artigo, mostraremos algumas formas de você fazer um backup das conversas e grupos do WhatsApp, para caso troque de celular ou precise recuperar algo que apagou sem querer.

Aqui abordaremos os seguintes tópicos:


Fazendo o backup das conversas

Quando você faz o backup geral do sistema no iTunes ou iCloud, ele guarda os dados de todos os aplicativos, inclusive os do WhatsApp. Mas há também a possibilidade de fazer um backup só dele, internamente.

Ambos os tipos de backup (o do sistema ou o interno do app) gravam exatamente o mesmo conteúdo. Por isso, se você já faz o backup do sistema inteiro, não há necessidade de fazer separadamente o interno, pois seria ocupar o dobro do espaço para a mesma coisa. Este recurso é mais para quem precisa guardar um histórico atual e não pode, por alguma razão, fazer naquele momento o backup do sistema.

Confira os passos necessários:

Passo 1: Abra o WhatsApp e vá em Ajustes.

Passo 2: Toque no menu Conversas.

Passo 3: Toque em Backup de Conversas.

Passo 4: Nesta tela, você pode realizar um backup imediato e até programar backups automáticos periódicos, o que é aconselhável. Você pode escolher se quer que os vídeos em anexo sejam guardados também no backup ou não; caso o faça, lembre-se que ele ocupará muito mais espaço.

Estes backups são gravados no iCloud Drive e, por isso, a função precisa estar ativada no sistema. Se não tiver, você verá um aviso lhe comunicando isso:

Outra coisa para prestar atenção é o perigo destes backups automáticos gastarem sua rede de dados se você não estiver conectado a uma rede Wi-Fi. Por isso, o ideal é que você desligue o acesso aos dados para o iCloud Drive. Veja como fazer:

  • Até o iOS 10.2.1: Nos Ajustes do iPhone, vá em iCloud » iCloud Drive » Usar Dados de Celular » Desligar.
  • A partir do iOS 10.3: Nos Ajustes do iPhone, vá em Celular e, no final da tela, desligue a opção para o iCloud Drive.

 


Recuperando o backup

Toda vez que você instala novamente o aplicativo do WhatsApp, ele pergunta se você quer recuperar algum backup pré-registrado no iCloud.

Aliás, a única maneira de recuperar o backup de conversas é apagar e reinstalar o app. Se você, sem querer, tocou no botão Pular ali em cima, terá que refazer o processo tudo de novo.


Transferindo conversas do Android para o iOS (e vice-versa)

Uma das perguntas mais comuns de quem acabou de trocar de plataforma é: Como recuperar o backup do Android no iOS?

A resposta curta é: não tem como aproveitar o backup feito em uma plataforma diferente. Se você estava no Android e veio para o iOS (ou vice-versa), não conseguirá restaurar no aplicativo os mesmos grupos e histórico de conversas que tinha na plataforma anterior. O backup só funciona na mesma plataforma em que é feito, ou seja, se o fez no Android, só vale para outro dispositivo com Android; se fez no iOS, só poderá ser recuperado em outro iPhone.

O que dá para fazer é exportar e guardar as conversas em formato texto (.txt), para consulta futura. Ele não será incorporado pelo aplicativo do WhatsApp, mas pelo menos você poderá consultar no futuro, caso sinta necessidade.

Para fazer isso no iPhone, vá até a lista de conversas e deslize para a esquerda aquela que você deseja exportar. Um menu aparecerá, com a opção “Mais“.

 

Ao tocar no “Mais“, aparecerá a opção “Exportar Conversa“. Toque nela e escolha onde quer salvar: pode enviar por email, salvar no app Notas, no Dropbox, iCloud Drive, em em diversos lugares da sua escolha.

Para fazer isso no Android, vá na tela inicial do WhatsApp, toque em Configurações » Conversas » Histórico de conversas » Enviar histórico de conversa. Selecione a conversa que deseja enviar por e-mail e aí o seu histórico será anexado a uma mensagem de email como .txt para você enviar.

Para saber mais dicas de iPhone, confira este link.

Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

  • Luis Cesar

    Seria tudo tão mais prático se as pessoas usassem o Telegram. Cansei de mostrar as vantagens do aplicativo e ainda assim o pessoal só quer “zap”. Se não pode com eles…

    • Saulo Rogério

      Cansamos brother, eu também o acho incrivel mais não tem jeito de mudar as pessoas.

    • Bruna C. C. de S. Wojtenko

      Escuto isso em todos os lugares, e para quem conhece bem o app, uso.
      É uma pena que a massa não vem.

    • Wesley

      Eu até uso bastante, pra pessoas novas por exemplo eu falo que não uso o WhatsApp. Mas mesmo assim, meus contatos antigos insistem em não migrar e ficar com o WhatsApp. Lamentável.

  • Artur

    Todas as vezes que eu tento fazer o backup informa que meu celular não tem espaço livre, mas eu quero fazer o backup no iCloud não no celular!!! no iCloud tenho 40GB livre.

    • Marcio Bezerra

      O backup é gerado primeiro no celular, então transferido para a nuvem e a cópia do celular apagada. Então você sempre precisará ter espaço livre no celular.

  • Lindemberg Martins da Silva

    e nao existe um programa no pc pra fazer esse backup ?

  • Marcio Bezerra

    É bom frisar que o backup interno do WhatsApp é redundante e desnecessário para quem já tem configurado o backup do celular inteiro no iCloud. Só vai ficar ocupando espaço.

    Outra coisa importante de frisar é que o backup vai ficar consumindo (e muito) a Internet do celular, pois por padrão o iCloud Drive funciona também no 3G/4G e não apenas no Wifi. Dependendo da quantidade de conversas que você tem salva, verá sua franquia mensal de dados ir embora em apenas 1 dia. E se configurar para o iCloud Drive para funcionar apenas no Wifi, impactará outros aplicativos, e não é o mais recomendado.

    Enfim. Não usem o Backup do próprio whatsapp e dêem preferência ao backup do telefone completo.

    • Lucas

      Cara, sempre tive essa duvida e ninguém nunca soube me responder se tinha diferença entre os dois backups. Então posso deixar só o do próprio iCloud q já vai salvar tudo? E cancelar o do whats app mesmo? Porque para ficar ocupando espaço duas vezes não dá né hahaha

      • Mauricio

        Também adoraria obter essa confirmação. Porque pra quem tem um iPhone de 16GB que nem eu, espaço é ouro. Alguém saberia responder?

        • Marcio Bezerra

          resposta acima.

      • Marcio Bezerra

        Se o usar o backup do iPhone (opção completa, que é a padrão), então inclui tudo que existe no seu aparelho, inclusive o WhatsApp. Nesse caso, voce não precisa do backup interno do WhatsApp.

        • Tarlan Brunet

          De qualquer modo o Backup no iCloud se faz necessário no caso de uma instalação limpa do iPhone, coisa que muita gente faz eventualmente. Então se você configura um iPhone do 0, o único jeito de recuperar as conversas do WhatsApp é mediante o Backup no iCloud. Agora no caso de uma instalação com uma recuperação de Bacukp, sim, o backup a parte torna-se redundante. Pelo menos até onde sei, é assim que funciona.

          • Eduardo Cunha

            Perfeito. Por isso acho melhor o backup interno, para as “instalação limpas”. Entao a pergunta que fica tudo o que aparece em geral-armazenamento e icloud-gerenciar armazenamento – documentos e dados- pode apagar o que for do whatsapp?

  • Alisson Rocha

    Ale, o passo 2 não seria o item “Conversas”?

    • Ops! Arrumado, obrigado!

  • Renê

    Pq em documentos e dentro do meu whatsapp diz q meu bckp tem 1gb e dentro do icloud 3gb (meu exemplo)?
    nao deveria ter o mesmo tamanho?

  • Guilherme

    Gente estou com problema ao restaurar o backup do What’s, quando instalo ele é jogo meu número, o próprio Whats’s não acha meu backup na minha conta iCloud, porém quando entro na minha conta iCloud, o backup do What’s está lá, alguém pode me ajudar nesse problema?

    • Tiago Saldanha

      comigo acontece a mesma coisa. conseguiu resolver?

  • Miguel de Lima

    boa tarde, em relação a migrar conversas whatsapp do android p/ iphone, sugiro que atualizem o post. Pois existem formas de fazer instalando aplicativo no android e puxar diretamente do backup do itunes. Espero que tenha contribuido, abraço

  • Liza

    Boa noite, ficou uma dúvida que não encontro em site algum… Meu iPhone estava cheio, sem espaço para backup, então apenas exportei algumas conversas do whats para o iCloud Drive e e-mail, após instalar o whats ele vai perguntar se desejo restaurar de um backup anterior (sendo que tenho um antigo, de meu iPhone anterior, porém, com mais gb que o atual), ele irá restaurar mas não terá espaço e ficara aguardando para liberar tanto de espaço para restaurar mídia OU pular a etapa… Por fim, eu restaurando, mesmo ficando pendente a restauração das mídias das conversas, é possível importar novamente as conversas exportadas para e-mail ou iCloud Drive, de volta ao whats?

  • João Daniel Navarrete

    Não consegui restaurar o whatsapp no iphone X a partir do backup! Mostra que fiz o backup no dia anterior mas quando tento restaurar, ele começa carregar mas termina com a mensagem “não foi possível restaurar o histórico de conversa”
    Alguém já passou por isso?
    Já formatei o iphone, desinstalei e instalei novamente o app e nada.
    Alguma dica?