Apple WatchNotícias

Entenda como funcionará o ‘Modo Cinema’ no Apple Watch com watchOS 3.2

Desde o final do ano passado, rumores afirmam que o iOS 10.3 traria um modo especial que no início se chamaria “pipoca“, para adaptar seu aparelho a situações em que você estivesse no cinema ou no teatro. Com a versão beta chegando em nossas mãos, logo descobrimos que isso não seria uma função do iPhone, mas sim do Apple Watch.

Nós mexemos um pouco com ela e detalharemos aqui como ela funciona.

O novo Modo Cinema (traduzido erroneamente por alguns sites brasileiros como modo Teatro) é voltado justamente, como o nome diz, para que seu relógio não atrapalhe outras pessoas quando você estiver no ambiente escuro de uma sala de cinema ou de um teatro. Ele faz com que a tela do dispositivo não se acenda quando você erguer o braço para colocar uma pipoca na boca, por exemplo. Afinal, não tem nada mais inconveniente do que o vizinho do lado estar com a tela do celular ou do relógio acessa enquanto você tenta ver o filme.

Ele também silencia todo e qualquer som originado do relógio.

A ativação dele é muito simples e rápida. Basta puxar a Central de Controle do relógio (arrastando o dedo de baixo para cima na tela) e tocar no botão de máscaras. Aparece então um outro botão e um texto explicando o que é a função e quando você apertá-lo, o modo fica ativo. No mostrador do relógio uma pequena máscara aparece no alto da tela para indicar que a função está ativada.

Mas e se você receber uma mensagem enquanto isso? Bem, as vibrações no pulso continuam existindo sempre que você receber uma mensagem ou ligação, mas a tela só se acende se você tocar nela ou apertar a Coroa Digital. Claro que se você estiver no cinema, só deve fazer isso se estiver esperando alguma mensagem realmente importante.

A iniciativa da Apple é interessante e serve para deixar o Watch menos incômodo em situações em que você precisa ficar no escuro com mais gente. Não é, obviamente, nada de revolucionário, mas é uma mudança positiva. E mudanças positivas são sempre boas. 🙂

O watchOS 3.2 está atualmente em fase de testes (beta) e acredita-se que deva chegar aos pulsos dos usuários entre março e abril.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rodrigo Bolsoni

    Mas e se o iPhone estiver no modo não perturbe, o Watch recebe notificações mesmo assim?

    • Mauricio Lopes

      pertinente!

    • Não recebe, mas se você levantar o braço (para comer pipoca, por exemplo), a tela acende automaticamente. Essa é a diferença do modo Cinema.

  • Lucas

    Será bom para o caso de você necessitar poupar energia.

  • Saulo Rogério

    Achei essa idéia do modo cinema no iPhone um pouco desnecessária, até porque já tem o não perturbe, pra que uma outra função fazendo a mesma coisa? A questão de usar o celular no cinema na hora do filme vai da educação da pessoa, só pessoas mal educadas fazem isso.

    • Fabrício Resende

      Mesmo que não receba notificações, o ato de comer pipoca pode acender a tela do relógio, o que é inconveniente. A função “Não Pertube” não resolve este problema.

  • Ricardo

    Pessoal, vocês tem o relógio? recomendam?

    • LeandroN

      Tenho a primeira versão, sem GPS…..é bem legal sim, uso diariamente…a melhor parte é receber as mensagens (e respondê-las por voz, caso esteja em ambiente propício), lembretes, alarmes no pulso, atender chamadas em casa, no carro, principalmente na rua, quando não sentia o celular vibrar no bolso muitas vezes (enquanto estava andando)….se vc pratica esportes, corrida, ciclismo ou até uma caminhada, fica mais interessante ainda, pois já vem com aplicativo para isso (e a versão atual do relógio já conta com GPS interno, não dependendo mais do iphone para medir a distância com precisão)…………..agora……………a parte de aplicativos (tirando os nativos) é razoável, são lentos, precisam carregar dados do iphone via bluetooth, as vezes falham, chega a irritar um pouco….

      É isso!!!

      • Ricardo

        Caraca aí sim em.. Muito obrigado…

        Mas então o novo para medir corrida não precisa do iPhone…

        • LeandroN

          https://support.apple.com/pt-br/HT205547

          Não precisa! O aplicativo interno de exercícios já faz isso, não sei como está a evolução dos apps de terceiros, mas acredito que alguns também já possam usar o GPS…

          De quebra, você pode até nadar com o novo, já que ele é a prova d’Água (não serve para mergulho, que fique claro)…

          Você pode sincronizar musicas do aplicativo “música” do iPhone e usar um fone Bluetooth para ouvir direto do relógio, sem precisar do iPhone (isso o meu faz também…kkkkkk)…..

      • Acho que você resumiu perfeitamente o Watch. Tenho um e tenho exatamente as mesmas impressões. Os apps acho ruins também, são lentos, porém tem uns bacanas que eu uso que são o Sleep++(monitorar o sono), Swarm(checkings rápidos), Deezer (principalmente na esteira hehe), Vitals, Cardiogram, ETA, Seven, Remote (controlar a apple TV).

        • LeandroN

          Correto, um ou outro valem a pena principalmente em casos específicos (como na esteira), mas a sua vezes para coisas simples acabo pegando o iPhone mesmo que é mais rápido….por exemplo, pra pegar o nome de uma música no Shazam, haja paciência rsrsrs….

          • Rob Simões 

            No caso do Shazam a culpa é dos devs mesmo. O app no Watch é um lixo, é apenas um “controle remoto” do app do iPhone e usa o microfone do iPhone, quando o correto seria usar o microfone do próprio relógio como outros apps já fazem.

        • Guilherme

          Juliano, é verdade que assinando o Deezer dá pra baixar músicas offline pro Apple Watch? To emputecido com o Spotify por não ter feito um app para o relógio ainda.

          • Guilherme eu dei uma fuçada aqui mas não achei nenhuma opção para sincronizar musica com o Apple Watch! Inclusive até pareei um fone bluetooth com o Watch e mesmo assim ao dar o play, tocou no iPhone! =/

          • Max Oliveira

            oii, tem como ouvir musica do deezer offline ?

      • Rob Simões 

        Eu tive o primeiro (Series 0) e agora tenho o novo Series 2. Os apps de terceiros sempre foram ruins, mas depois do watchOS 3 e do Series 2 a coisa melhorou MUITO.

    • Alex iPilot

      Eu recomendo a primeira geração (ou sem GPS) que agora está muito mais barata! O Series 2 com GPS só oferece vantagem real caso você pratique natação e queira medir distâncias, ou pratique corrida ou pedale sem levar o iPhone contigo. Se você corre ou pedala ouvindo música no iPhone então o GPS do Watch é absolutamente desnecessário!

      • Ricardo

        Legal pessoal, valeu pelas dicas… como eu faço natação, creio que o serie2 seja melhor, mas o preço infelizmente está muito salgado para mim .. 🙁

    • frederico

      Estou ultra satisfeito com o apple watch series 2. Tive dificuldade de comprar em orlando porque está vendendo muito. Mas com o “série” 1 já havia melhorado minha condição física e reduzir meu triglicerídeo a metade. Com o série 2 estou nadando 3 x por semana e fazendo exercício todo dia. Ontem queimei 1200 calorias só de exercícios. Ele é otimo para nadar, mede o tamanho da piscina sozinho, mede o tipo de modalidade se vc nadou de costas, crau ou misto por exemplo. pulsação metros nadado. Enfim é o relógio.

      • Ricardo

        Caraca, essa aí de medir a piscina e tal é mtoooooooooo top em… Até balancei kkkk

  • paulogrego

    Visto que o ícone são as máscaras, até faz sentido a tradução como “modo teatro”, fica mais coerente 😉

    • Vinicius Alves

      Na verdade, sim e não. Theater significa tanto teatro quanto cinema em português, nesse ponto, a tradução não está errada. Entretanto, o público do cinema é astronomicamente maior que o do teatro, o que poderia causar confusão nas pessoas ao ver a função pela primeira vez. Por isso faz mais sentido comercialmente falando traduzir como “modo cinema” do que “modo teatro”.

  • Moimás

    Como eu já tinha comentado em outro portal de notícias, estou com muita vontade de comprar um e essas atualizações me dão mais vontade ainda hahahaha
    Só esperar mais uns 3 meses pra pagar as contas de começo de ano e comprar um Série 2.

  • Esse Modo Cinema, embora simples, vai ser perfeito pra mim pois toda noite antes de dormir, eu tenho que entrar em ajustes e desabilitar para acender a tela quando movimenta o braço pro relógio não ficar acendendo toda vez que mexo na cama.

    • Victor França

      Pensei na mesma coisa!! Vai ser muito útil pra ativar quando for dormir.. Sempre faço isso tbm

  • Fabio Correa

    A Apple deveria permitir ler as mensagens, porém com luminosidade super reduzida para não atrapalhar no cinema.

    • Curte o filme, cara! Se desligar um pouco do online é sempre saudável! 😄

  • Rodrigo Sanches

    É só entrar em ajustes geral desativar o “despertar tela”. Outra função é o “Não perturbe”, que inclusive ativa o do iphone também. Não entendi a dificuldade de alguns..
    Agora me espantei quando descobri que tem gente que dorme de relógio.. Não acredito que a pessoa acorda no meio da noite pra ver uma notificação…

    • frederico

      Tem aplicativos de monitorização do sono e que medem a frequência cardíaca. Além disso ele pode desligar o despertador do iphone mesmo com ele distante.Tambem tem despertador próprio que pode ser em modo vibração, assim não precisa acordar a esposa também. Estes são alguns dos exemplos para se dormir com o apple watch.

      • Rodrigo Sanches

        Ah… da licença kkkk. Se eu dormir com meu Watch, minha esposa fala pra eu dormir só com ele.

    • Guilherme

      Deixa eu formular melhor os teus passos: clica no Crown/ “scrolla” até o ícone de Ajustes / clica em Ajustes / espera carregar / scrolla até Geral / clica em Geral / clica em Despertar Tela / muda a config.

      Em vez de : puxa pra cima / clica em Modo Cinema.

      Realmente, muda nada. 🙂

  • Igor Alves

    Eu passei um aperto duas semanas atrás por conta disso, tive que enfiar meu braço dentro do casaco. :p

    • Guilherme

      Minha técnica era assistir o filme de braços cruzados tampando o Watch. kkkk

  • Sei que não é o assunto aqui, mas talvez alguém possa me ajudar.

    Comprei um Apple Watch recentemente e, desde que atualizei pro OS 3.1.3, não consigo fazer funcionar no watch:
    • Ditado
    • Siri
    • Ao receber chamadas, a pessoa que liga, não escuta oq eu falo

    Pensei que poderia ser algum problema no microfone, mas o Shazam continua captando as musicas pelo Watch normalmente.

    Alguma sugestão do q fazer?

    Abraço

    Alguma

  • Wagner Veloso

    Huuum. Ainda acho que será chamada Modo Teatro. O pessoa da MM não costuma errar. Kkkkkk

  • Gustavo

    “Só deve fazer isso se estiver esperando mensagem importante” ou você pode NÃO IR AO CINEMA se tá esperando algo importante