Um número por enquanto bem limitado de usuários está reclamando do fato de começarem a aparecer, do nada, partes descascadas no alumínio do iPhone 7 e 7 Plus. Este tipo de fenômeno já aconteceu com o iPhone 6s e nós chegamos a comentar isso aqui no Blog.

Apesar do número crescente de casos, parece não ser algo que aconteça em todos os dispositivos (em termos proporcionais, é uma minoria bem pequena) e as causas ainda são desconhecidas.

O caso foi destacado pelo site 9to5mac, apontando o número de reclamações no fórum de suporte da Apple. Mas diferentemente do que afirma o blog americano, não é apenas com a cor Preto Fosco que está acontecendo, mas há casos também de descascados em Preto Brilhante (Jet Black).

Em nosso fórum, desde janeiro já aparecem casos de manchas e pequenas marcas na pintura do iPhone 7 preto. Curiosamente, entre os brasileiros que se manifestaram em nosso fórum não há casos de descascamento, apenas de manchas na pintura.

Segundo os relatos, os sinais aparecem poucas semanas depois da compra, sem motivo aparente.

Apesar de muito similar ao que acontecia com o iPhone 5, o caso parece ser bem diferente. No antigo modelo, o processo de pintura era realmente frágil e os arranhões aconteciam facilmente com todos os aparelhos, não apenas alguns. Na época, bastava um pouco mais de cuidado para afastá-lo dos arranhões. No caso atual, parece que é a carcaça de alumínio que começa a sofrer micro-decomposições, como acontece no iPhone 6s.

Mas estranhamente, isto não está acontecendo com todos os aparelhos, apenas com um certo número. Nas unidades de iPhone 7 que analisamos nas últimas semanas, nenhuma mostrou nenhum sinal do problema. Qual seria a razão? Temperatura? Ácido úrico do usuário? Zona de maresia? Ninguém ainda possui uma resposta para o fenômeno.

Apesar de serem ainda poucos casos (em relação ao número total de aparelhos vendidos), quando acontece com a gente é algo terrível. E o pior é que a Apple não considera isso como um problema coberto pela garantia. O suporte oficial dá a mesma resposta que dava para os mesmos problemas do iPhone 6s, visivelmente traduzida de um texto em inglês:

Recentemente a Apple foi alertada, de fato, sobre esse problema por alguns usuários. Pode-se constatar sobre isso e acabou confirmando que isso acontece por conta das condições que o iPhone é usado. Isso pode incluir a capa usada, o ambiente, usar a mão suada… etc. O aparelho antes de ser comercializado passa por uma série de testes de qualidade e resistência que comprovam que o mesmo está apto a utilização sobre condições normais. Como isso não interfere no uso do iPhone e é somente algo estético não há um serviço de garantia que cubra esse conserto. Mas caso isso te incomode ao ponto de querer que seja consertado, podemos usar um serviço fora da garantia para que isso seja solucionado.

O que muitos alegam (com uma certa lógica) é que o processo de anodização usado no Alumínio Série 7000 do iPhone 6s e 7 acaba deixando-o mais frágil à se decompor com o tempo (explicamos isso mais detalhadamente neste outro artigo). Com isso, mesmo que a Apple faça “uma série de testes de qualidade” antes de colocá-lo no mercado, isto é algo que aconteceria apenas com o passar do tempo. Mas esta teoria ainda não foi confirmada, pois permanece a pergunta: por que isso não acontece com todas as unidades, apenas com uma pequena parcela?

É claro que quem pagou uma pequena fortuna pelo seu iPhone e agora está encontrando manchas aleatórias nele tem toda a razão para ficar indignado e completamente insatisfeito. Não é o tipo de qualidade que todos esperamos de produtos da Apple. Somos da opinião de que a Apple deveria dar um suporte maior nesses casos, ou pelo menos investigar a fundo o que está acontecendo.

A empresa até agora não quis se manifestar sobre o assunto e não acredita que o problema seja do material usado.

Se você está passando por este tipo de problema, mostre pra gente aqui nos comentários. Se puder, poste fotos e sempre diga a cidade onde você mora (para analisarmos se o ambiente é algo que influencia). Também é importante que quem possua um iPhone 7 preto e não tenha nenhuma mancha ou descascado se manifeste também e nos conte que não está com problemas, para termos uma noção de quantos estão ou não sofrendo com isso.