Curiosidades

Patente da Apple prevê um iPhone com tela dobrável

Antes de começar, é importante deixar claro que registros de patentes não significam que isso irá se transformar em um produto real algum dia, apenas indicam que a empresa está trabalhando em possibilidades e estudando como isso ficaria no mundo real.

Acaba-se de ser descoberto uma patente que a Apple solicitou no ano passado, que descreve claramente um iPhone ou um tablet com tela dobrável.

Segundo a patente, o dispositivo seria uma tela dobrável, como uma pequena caderneta, em que aberta serviria como tablet, mas com a possibilidade de fechar e manter o aparelho menor.

Tela dobrável

Se você achou a ideia familiar, é porque outra empresa já desenvolveu um protótipo exatamente assim. Em junho do ano passado, a chinesa Lenovo apresentou ao mundo o seu projeto de dispositivos com telas dobráveis.

Tela dobrável

Não é parecido? É interessante notar que a patente da Apple foi depositada em maio de 2016, um mês antes portanto da apresentação pública dos protótipos da Lenovo. Recentemente, Samgung e Microsoft também registraram patentes muito similares.

Mas não é estranho várias empresas estarem patenteando a mesma coisa?
De fato, já se havia ouvido relatos de que a LG (que é a empresa que está bem avançada na tecnologia de telas dobráveis) estaria trabalhando com cinco grandes empresas de tecnologia, entre elas Apple, Microsoft e Google, para desenvolver produtos usando telas do tipo. Ou seja, a pergunta não parece ser SE, mas QUANDO teremos dispositivos do tipo em nossas mãos. A ideia está sendo usada por várias marcas, o problema é como transformar esta tecnologia em algo viável para o grande consumo.

Você pode estar se perguntando “Como assim? A tecnologia já existe, é só colocar nos smartphones, poxa!“. Mas a realidade é um pouco mais difícil do que a teoria. Começou-se a se falar de telas flexíveis ainda em 2007, ano que o primeiro iPhone foi lançado. A Sony apresentou suas primeiras amostras, deixando a todos boquiabertos.

Ou seja, há 10 anos a tecnologia está aí, mas há muitas questões a serem resolvidas antes, como conexão à bateria, sensibilidade ao toque, custo de produção em massa, entre outras. Aliás, já tínhamos comentado sobre isso ainda em 2013, aqui no blog (leia: Telas flexíveis deverão demorar ainda 3 anos para serem populares).

Ou seja, a tecnologia está aí, sendo desenvolvida e se tornando cada vez mais acessível. Agora basta ver quem ganhará a corrida para apresentar o produto mais adequado para o uso do dia-a-dia. Pois não basta apenas dobrar, se isso não se transformar em um benefício para o usuário.

via PatentlyApple

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Marcelo Ferraz de Souza

    Queria entender essa obsessão de empresas quererem dobrar telas…

    • paulotutu

      Infinitas possibilidades, principalmente para marketing.

    • Caio Ferreira

      Eu tambem, não consigo ver ainda algo que não canibalize um produto deles mesmo que seja realmente interessante

    • A.Lozzini

      Acho que para ter telas em todo “canto”. E ao cair, a tela não quebra. Ou quebra?

    • Moimás

      Ia comentar exatamente isso! hahhahahaha
      Não me imagino com um aparelho com tela dobrável, na verdade quando leio sobre penso “não compraria”

  • Daniel Vitor

    Enquanto isso, o pessoal da TechTudo já trabalhou uma matéria sensacionalista.

    https://uploads.disquscdn.com/images/22d5b18995614c76cfd8449beb59858c2e6f5aa259bfed8aa28fda562f85ee33.png

    • Santástico

      Esse site é o pior que já vi. Eles falam mal dos produtos da Apple, e, ao lado está uma propaganda de celulares da Samsung kkkkk

  • Virjão Geek [v2.0]

    O jogo virou. Samsung fazendo escola.

  • A menos que alguma empresa coloque um produto no mercado mostrando uma utilidade muito boa pra tela flexível eu continuo achando sem graça e não me atrai.

  • Ronilton Ayres

    Há rumores que o iOS 11 terá FaceTime em grupos ?

  • VInicios

    Alguem mais com Iphone 7 plus Preto fosco descascando? O meu com 20 dias de uso esta saindo a tinta, se passar a unha sai a tinta todinha, ficando o alumínio exposto..

  • Danilo

    Se a Apple colocasse em pratica 1/10 das patentes que registra, os smartphones já teriam evoluído 40 anos.

  • Alisson Rocha

    Tomara que nunca vire realidade mesmo.

    • LessTech

      Por quê?

      • Alisson Rocha

        Eu não vejo isso como algo útil. Não me vejo usando um troço qualquer que a tela dobre, e não entendo esta obsessão que se vê por aí em relação a isto.

        • LessTech

          Com uma tela dobrável você pode ter algo que caiba no seu bolso como um celular, mas que permita navegar e trabalhar como um tablet…

  • Henrique

    Eles não conseguem nem fazer tela de OLED quem dira uma tela dobrável… a APPLE vem batemde nessa mesma tecla de tela retina, que ja esta ultrapassada a ANOS ! Um celular que filma em 4k, mas não se vizualiza em 4k ? ….. quem sabe em 2035…

    • Evolução pela evolução é burrice. Ultrapassada porque concorrentes já oferecem telas em 4K?

      “Retina Display” foi um nome inventado pela Apple para definir não uma resolução específica, mas um conceito que se resume em: “densidade de pixels necessária para que, na distância em que determinado dispositivo é usado, não se consiga enxergar os pixels individualmente na tela”.
      O iMac de 27 polegadas tem resolução 5K e se enquadra no conceito de “Retina”, pois tem uma tela grande que geralmente é vista a uma distância maior que o celular. Faz sentido ter mais resolução.

      Mas num celular, se você não consegue enxergar os pixels de uma tela Retina, que diferença faz uma tela 4K, que a única diferença que possui é justamente ter mais pixels? Não se engane: mais pixels não significa “mais qualidade”, assim como mais “megapixels” em uma câmera fotográfica não significa fotos melhores, e sim “maiores”. Outros fatores como qualidade da lente, captação de luz do sensor e baixo ruído interferem muito mais na qualidade de fotos. Da mesma forma, saturação, brilho e contraste fazem mais diferença em telas do que enfiar a quantidade de pixels de uma TV de 50 polegadas dentro de um aparelho de 5,5. Existem telas melhores que a do iPhone no mercado? Sim, mas definitivamente não pela resolução maior que os concorrentes insistem em chamar empurrar por puro marketing.

      Grande parte dos aplicativos teriam que ser redesenhados para se adaptar a uma resolução maior. E conteúdo em 4K significa mais consumo de bateria, de processador, de dados celulares, de memória interna do aparelho, streaming de vídeo mais lento e tudo isso para uma diferença invisível ao olho humano? Não faz sentido pra mim.

      • Alexandra

        Excelente explicação! Aprendi várias coisas 🙂

  • Rasico

    De novo esse rumor de tecnologia inútil…

    • LessTech

      Talvez para você. Mas eu vejo muitas aplicações interessantes para uma tela do tipo.

  • Fabio Correa

    Achei interessante a matéria da CNBC que fala da patente aprovada da Apple para uma pulseira para o Watch, na qual seria possível conectar sensores, bateria, etc. Um grande avanço para o dispositivo.
    Bem que o Blog do IPhone poderia replicar esta matéria.

  • Sono…

    • LessTech

      Vai dormir.

  • Lembro dessa apresentação da Samsung, mas não me impressionou, não foi uma coisa que me fez ter vontade de ter. Vamos ver o que vem por aí e se alguma coisa revoluciona tudo de novo.