Curiosidades

iOS 10.3 permitirá que aplicativos tenham um ícone alternativo

A próxima atualização do sistema que move nossos iPhones e iPads irá possibilitar que os aplicativos criados por desenvolvedores modifiquem seus ícones por um outro alternativo de acordo com a situação. Mas o que isso significa exatamente?

Bem, é fácil de ilustrar um exemplo quando o próprio sistema já possui nativamente um recurso do tipo. Se você olhar agora para o ícone do aplicativo nativo Calendário, verá que ele mostra exatamente a data de hoje e isso não é por acaso. O ícone muda de acordo com o dia. O do app Relógio também muda, de forma ainda mais intensa, mostrando hora, minuto e segundo sem nem precisar abri-lo.

É este tipo de coisa que a Apple irá permitir que os desenvolvedores façam com aplicativos normais distribuídos na App Store, mas de uma forma bem menos intensa. Não existirá tanta liberdade assim justamente para evitar que nossa tela de apps vire um carnaval piscante, mas ela já anunciou nos documentos do atual beta que os devs poderão aplicar ícones alternativos segundo a situação. Ainda não há muitas informações a respeito, mas até o momento (estamos ainda no primeiro beta) o desenvolvedor só pode indicar um único ícone alternativo.

Podemos imaginar exemplos, como um jogo em que o ícone muda de cor quando um baú ou gemas forem liberados, ou então o ícone de um app meteorológico, que aparece uma nuvem quando o dia na região estiver nublado.

Apesar de parecer um detalhe bobo, é uma mudança positiva que traz mais interatividade entre os apps e o usuário. Claro que dependerá do bom senso e criatividade do desenvolvedor, mas é possível que se crie utilidades interessantes para esta nova função.

Os apps com esta característica só começarão a aparecer quando a Apple liberar a versão final para o público, coisa que não deve acontecer antes de março. É possível que antes disso, nos próximos betas, a Apple amplie a função com mais recursos para os desenvolvedores.

Confira em nosso outro artigo outras novidades do futuro iOS 10.3. Estamos testando o beta e assim que descobrirmos novidades, publicaremos aqui no blog.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Se não me engano, os apps quando entram pra campanha RED™, sai uma atualização apenas pra alterar o ícone pro vermelho e outra pra voltar ao normal. Deve ter sido uma das influências para essa implementação.

  • Bimat, caçador de fórmulas

    Alguém está tendo problemas em atualizar apps? O meu está extremamente lento, sem comparação. Oq antes levava 2 minutos, agora leva 3 horas…. frustrante isso

    • Aqui também está assim. Porém, somente na Wi-Fi (não é problema da rede porque aconteceu em casa e no trabalho, ambas com conexão estável e rápida), ao atualizar no 4G, foi na velocidade normal.

      • Mahmud Ali Neto

        Ramon, eu perguntei isso no outro posto e um rapaz, Guilherme Germano, me ajudou, segue aí o comentário dele:

        “Mahmud, pode ser o DNS do seu provedor de internet. Tente usar esses:

        Primário: 84.200.69.80
        Secundário: 84.200.70.40

        Eu também estava com o mesmo problema e para mim, resolveu.

        Abs!”

        Abraço!

        • Jean Lavallé

          Não gosto de usar DNS que eu não conheço, pra não causar IP Spoofing. Você está crente que está no site do seu banco, mas é um endereço falso. Jamais use servidores DNS que não sejam de sua operadora.

          • Leandro Silva

            Eu usei o DNS do Google (imagino que deva ser seguro) e deu certo aqui está atualizando os aplicativos normalmente.

          • Mahmud Ali Neto

            Verdade Jean, tem que ter esse cuidado mesmo!

          • Guilherme Germano Klapper Juni

            Jean, concordo com você em relação ao spoofing, mas nunca passaria um DNS sem procedência. O informado anteriormente é da DNS.Watch. Testei vários e o do Google, por ex., não resolveu para mim (tenho Vivo Fibra). Recomendo também o DNS da VeriSign:

            Primário: 64.6.64.6
            Secundário: 64.6.65.6

            Abs!

    • Pedro

      A mesma coisa comigo. Não acho que seja problema de rede não. E sim da Apple Store

      • Mahmud Ali Neto

        Para mim, deu certo trocar o DNS. Tenta também, voltou ao normal aqui

    • Bruno Mello

      Os meus nunca mais atualizaram automaticamente… Não sei mais o que fazer

      • Mahmud Ali Neto

        Isso eu nunca fiz, Bruno, sempre deixei manual o procedimento para economizar bateria. Mas se não estou enganado, basta ir em:
        Ajustes <App Store e selecionar a opção "Apps"

        • Bruno Mello

          O meu já está configurado pra atualizar sozinho :/
          Não sei o que acontece, mas valeu!

    • Rui Camargo

      realmente esta muito lento para atualizar aplicativos. leva mais de hora

      • Mahmud Ali Neto

        Rui, tenta fazer o procedimento do DNS

    • Matheus

      Cara aqui tb tava um lixo, eu acho que a minha internet (vivo fibra) tava limitando os downloads nos servidores da apple. Tava tudo lento, download e atualização de apps, baixar musicas no apple music tava ridículo, baixava umas 3 musicas em 10 min. Ai eu ativei a VPN e magicamente os downloads começaram a voar. #VaiSantos

    • Thiago

      cara meu 5s tá absolutamente lento pra baixar tudo, o ios de 60MB tá levando 3h pra baixar, mto irritante isso.

      • Mahmud Ali Neto

        O meu estava ruim no iPad tb, alem do 5s.
        Thiago, vc está percebendo a bateria ruim tb no iOS 10?

        • Thiago

          cara, estou sim! não aquela diferença que noossaa, mas tá aparente que no iOS 9 durava mais a bateria. Apple nao arruma porque não quer, pq com certeza eles são capazes.
          Como você fez para voltar a velocidade normal? Procedimento passo a passo..

          • Mahmud Ali Neto

            Então, o meu está com um tempo de cerca 6,5 horas, será que está normal? Com Wi-Fi e etc… menos jogos e Localização.
            Passo a passo:
            Ajustes << Wi-Fi << Rede da sua casa << desce e encontrará DNS. Digite o número do Google 8.8.8.8 ou 8.8.4.4 Pronto

            • Thiago

              Olha, se você fica com o celular o dia inteiro na mão tá normal sim kkk, o meu dura um dia com o iOS 10 de boa… agora se vc não mexe o dia todo, procura restaurar, redefinir as coisas ai, se não voltar recomendo tu levar na assistência da Apple pra eles dar um check no seu iPhone; inclusive na bateria vlw!!!

            • Mahmud Ali Neto

              Acho que vou fazer isso mesmo, valeu pela dica!

            • Thiago

              É nós!

            • Estan Duarte

              Quando você restaurar, no primeiro boot, o iOS vai baixar configurações regionais de idiomas, APNs e alguns dados segmentados do iOS, isso vai aquecer o seu dispositivo, e durante algumas horas ou dias ficará instável e consumirá mais bateria. Os dados variam de 70-700MB. Dependendo da sua rede, poderá concluir em até 1h. É importante restaurar com o celular carregado e desconectado da tomada, pra evitar super aquecimento. Abraço.

  • Doctor Taliesin

    Apple, sua doida!!! Lançando isso tudo no iOS 10.3, vai sobrar o que para apresentar na Keynote do iOS 11? 😛

  • edmilson

    O app tempo deveria mudar o ícone de acordo com a previsão local ou de uma cidade específica pelo usuário.

  • Jean Lavallé

    Como sempre, nada que justifique uma troca de versão, só coisinhas. Vai permitir que um app só seja usado com o Touch ID? Vai permitir que eu grave ligações? Vai permitir que eu mude as funções da Central de Controle, com mais funções? Vai colocar uma função que só permita desligar o aparelho com a senha, para o ladrão não desligar seu aparelho e você poder rastreá-lo? Não vai. (obs: com jailbreak, tenho tudo isso)

  • Acho engraçado que, muitas pessoas querem tantas coisas no iPhone, reclamam de tantas outras, aí eu paro e penso, “porque não muda de aparelho logo?”, poxa, algumas pessoas querem que o iPhone seja um clone do Android, mas sendo da Apple, querem a liberdade, querem funções, querem isso ou aquilo, se ambos sistemas fossem idênticos mudando apenas a marca, aí essas mesmas pessoas estariam reclamando: “Ah porque é tudo igual e bla bla bla”, poxa, não está satisfeito, vá comprar o que lhe satisfaz, acho muito plausível que ambos sistemas tenham suas diferenças, pois ambos tem seus pontos positivos e negativos, e isso que deixa a coisa toda mais interessante!!! #prontofalei

    • Stéphanie Keys

      Mas é um pouco chato querer uma coisa de uma marca tão boa e conhecida, não ter simples coisas que as vezes tem no Android. Se a pessoa quer o iPhone e queria mais funções, é direito dela dar a opinião ou reclamar

      • Uma coisa é dar a opnião e reclamar, outra é ficar pedindo exatamente as mesmas coisas que a concorrente tem (que nem sempre é algo realmente bom e útil), isso sim é chato.

        • Jean Lavallé

          Eu dei acima uma lista de de coisas boas e úteis que a Apple não coloca. O que eu gosto do iPhone: a qualidade do hardware, a padronização na plataforma. O ruim: ser tudo fechado, tudo é proprietário, na contramão dos sistemas abertos intercambiáveis. Por exemplo, se dependesse da Apple, jamais teria existido a Internet, que é um protocolo aberto. Aí ela tem bluetooth, mas um bluetooth dela. Um conector, mas é um conector dela, etc. Aí vem gente e radicaliza e fala “Então vai pro Android!”. Existe uma frase da ditadura que é exatamente isso, “Brasil, ame ou deixe-o”. Ou seja, aceite sem reclamar a Apple, ou vá embora. Não tem que ser assim, né?

  • Mahmud Ali Neto

    Kkkkk eu tb tô com vivo fibra e estava horrível mesmo, sem comparação a melhora depois

  • Stéphanie Keys

    Esses dias eu estava vendo um post sobre como ter o negócio do 3g/4g na barra de notificações, mas para isso precisa de um app. Isso é uma das coisas que me entristece, uma coisinha tão simples e a Apple ainda não aplicou isso no iPhone enquanto em vários Androids já existe isso a muito tempo.

    Gostaria que tivesse uma função parecida no iPhone, tanto a do 3g/4g quanto do Wi-Fi :/
    ****Estou falando da opção de MAIS CONFIGURAÇÕES e de poder escolher a rede****

    Pode ser uma coisa boba pra alguns mas pra outros não, acho desnecessário ter que ter um app pra usar esse tipo de função enquanto no Android já vem pronto. Esperando uma boa atualização pra poder ir pro iPhone.

    https://uploads.disquscdn.com/images/11b2edf7e91d9b01656296b9ea136a2e5d6ea3ea6ba8415f127924aa867e3095.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/2e76370372753475c2015d0c09bd942ccafedd447edec7c51ce37fff26df1958.jpg

  • Rui Camargo

    que vpn vc usa matheus ??

    • Matheus

      Eu uso o TunnelBear.

  • Moimás

    São esses pequenos detalhes que me mantem no iOS.
    Como esse sistema é lindo e bem optimizado!

  • Marlons Cardones

    Notei uma diferença na minimazação de algum app, da uma trancadinha antes de abrir todos os apps da home. (5s)

  • Jonas

    concordo plenamente

  • VInicios

    Alguem mais com Iphone 7 plus Preto fosco descascando? O meu com 20 dias de uso esta saindo a tinta, se passar a unha sai a tinta todinha, ficando o alumínio exposto…

  • Filipe Abrão

    Alguém pensou no ícone antigo do Insta? Eu simmmmm!!!!!

  • Geraldo Dal Berto Jr.

    Permitir que bloqueie chamadas sem ID. Isso faz falta.

  • Quem mais lembrou das Live Tiles do Windows Phone 7 toca aqui ✋…