Curiosidades

iOS 10.3 permitirá que aplicativos tenham um ícone alternativo

A próxima atualização do sistema que move nossos iPhones e iPads irá possibilitar que os aplicativos criados por desenvolvedores modifiquem seus ícones por um outro alternativo de acordo com a situação. Mas o que isso significa exatamente?

Bem, é fácil de ilustrar um exemplo quando o próprio sistema já possui nativamente um recurso do tipo. Se você olhar agora para o ícone do aplicativo nativo Calendário, verá que ele mostra exatamente a data de hoje e isso não é por acaso. O ícone muda de acordo com o dia. O do app Relógio também muda, de forma ainda mais intensa, mostrando hora, minuto e segundo sem nem precisar abri-lo.

É este tipo de coisa que a Apple irá permitir que os desenvolvedores façam com aplicativos normais distribuídos na App Store, mas de uma forma bem menos intensa. Não existirá tanta liberdade assim justamente para evitar que nossa tela de apps vire um carnaval piscante, mas ela já anunciou nos documentos do atual beta que os devs poderão aplicar ícones alternativos segundo a situação. Ainda não há muitas informações a respeito, mas até o momento (estamos ainda no primeiro beta) o desenvolvedor só pode indicar um único ícone alternativo.

Podemos imaginar exemplos, como um jogo em que o ícone muda de cor quando um baú ou gemas forem liberados, ou então o ícone de um app meteorológico, que aparece uma nuvem quando o dia na região estiver nublado.

Apesar de parecer um detalhe bobo, é uma mudança positiva que traz mais interatividade entre os apps e o usuário. Claro que dependerá do bom senso e criatividade do desenvolvedor, mas é possível que se crie utilidades interessantes para esta nova função.

Os apps com esta característica só começarão a aparecer quando a Apple liberar a versão final para o público, coisa que não deve acontecer antes de março. É possível que antes disso, nos próximos betas, a Apple amplie a função com mais recursos para os desenvolvedores.

Confira em nosso outro artigo outras novidades do futuro iOS 10.3. Estamos testando o beta e assim que descobrirmos novidades, publicaremos aqui no blog.

Botão Voltar ao topo