Curiosidades

A incrível semelhança entre o atual marketing da Apple e o da Microsoft

Havia um tempo em que o mundo dos computadores era dividido em dois times: de um lado, Apple, de outro, Microsoft. Steve Jobs e Bill Gates eram constantemente vistos como arquirrivais (apesar de manterem certa amizade na vida pessoal) e enquanto a MS dominava amplamente o mercado de sistema operacional, a maçã era vista como a empresa criativa e inovadora.

Porém, o mundo mudou. Apesar de a Microsoft ter vencido a guerra dos PCs, foi a Apple quem virou sinônimo da era pós-PC, tornando-se hoje uma das líderes do mercado mobile. E curiosamente elas parecem andar juntas lado a lado em diversos aspectos.

Este mês, tanto Apple quanto Microsoft lançaram dois novos modelos de computadores. E é impressionante como em cada um deles há algo da empresa concorrente. Essa semelhança pode ser vista até mesmo nos novos comerciais destes dois produtos. Confira uma montagem com cenas dos vídeos promocionais de ambas as empresas e perceba como a linha de comunicação é muito semelhante:

YouTube video

É bem verdade que a Apple já segue está linha de vídeos há algum tempo, mas não queremos discutir aqui quem está “copiando” quem, e sim comentar como as duas estão trabalhando de forma parecida.

Isso já foi notado por nós quando a Microsoft resolveu adotar a ideia da Smart Cover, melhorando-a ao acoplar um teclado e sem que a Apple reclamasse disso. Pelo contrário, ela mesma copiou a mesma ideia de capa-teclado para o iPad Pro. O tal Surface Studio toma a mesma ideia de uma antiga patente da Apple, enquanto que o Touch Bar do novo MacBook Pro já tinha sido idealizado pela MS.

patent1

patente2

Esta aparente simbiose entre as duas gigantes talvez não seja por acaso. Basta lembrar que ambas firmaram, há alguns anos, um acordo de compartilhamento de patentes que as permite desenvolver ideias uma da outra, de forma amigável. Apesar dos detalhes não terem sido amplamente divulgados (a informação foi revelada em um processo judicial), é notório que o surgimento de alguns produtos que lembram bastante patentes uma da outra não está abalando em nada o relacionamento das duas empresas.

Mas é bem curioso ver dois símbolos de uma antiga guerra caminharem juntos, em colaboração, pelo mesmo caminho hoje.

Botão Voltar ao topo