Curiosidades

A incrível semelhança entre o atual marketing da Apple e o da Microsoft

Havia um tempo em que o mundo dos computadores era dividido em dois times: de um lado, Apple, de outro, Microsoft. Steve Jobs e Bill Gates eram constantemente vistos como arquirrivais (apesar de manterem certa amizade na vida pessoal) e enquanto a MS dominava amplamente o mercado de sistema operacional, a maçã era vista como a empresa criativa e inovadora.

Porém, o mundo mudou. Apesar de a Microsoft ter vencido a guerra dos PCs, foi a Apple quem virou sinônimo da era pós-PC, tornando-se hoje uma das líderes do mercado mobile. E curiosamente elas parecem andar juntas lado a lado em diversos aspectos.

Este mês, tanto Apple quanto Microsoft lançaram dois novos modelos de computadores. E é impressionante como em cada um deles há algo da empresa concorrente. Essa semelhança pode ser vista até mesmo nos novos comerciais destes dois produtos. Confira uma montagem com cenas dos vídeos promocionais de ambas as empresas e perceba como a linha de comunicação é muito semelhante:

É bem verdade que a Apple já segue está linha de vídeos há algum tempo, mas não queremos discutir aqui quem está “copiando” quem, e sim comentar como as duas estão trabalhando de forma parecida.

Isso já foi notado por nós quando a Microsoft resolveu adotar a ideia da Smart Cover, melhorando-a ao acoplar um teclado e sem que a Apple reclamasse disso. Pelo contrário, ela mesma copiou a mesma ideia de capa-teclado para o iPad Pro. O tal Surface Studio toma a mesma ideia de uma antiga patente da Apple, enquanto que o Touch Bar do novo MacBook Pro já tinha sido idealizado pela MS.

patent1

patente2

Esta aparente simbiose entre as duas gigantes talvez não seja por acaso. Basta lembrar que ambas firmaram, há alguns anos, um acordo de compartilhamento de patentes que as permite desenvolver ideias uma da outra, de forma amigável. Apesar dos detalhes não terem sido amplamente divulgados (a informação foi revelada em um processo judicial), é notório que o surgimento de alguns produtos que lembram bastante patentes uma da outra não está abalando em nada o relacionamento das duas empresas.

Mas é bem curioso ver dois símbolos de uma antiga guerra caminharem juntos, em colaboração, pelo mesmo caminho hoje.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Eduardo Melo

    A semelhança é impressionante, até mesmo ressaltando aspectos que nem consideraríamos tão importantes, mas que as duas empresas resolveram dar destaque, como aquele modo de exibição das pastas no sistema…..

    Esse tipo de colaboração e competição amigável é de se estranhar no mundo da tecnologia……..mas…….após um primeiro momento de estranheza com a situação, acho que é de se parabenizar as duas empresas, pois o resultado disso é progresso e inovação no mercado.
    😉

  • Alex iPilot

    Essa guerra só existiu para a imprensa, para o público… Steve Jobs e Bill Gates admitiram isso, em entrevista juntos, com direito a piadas e exemplos, como as suítes Office de ambos, desenvolvidos em conjunto…

  • Felipe Assunção

    A musica do video do surface é top demais, até arrepia

    • Achei essa versão da música sensacional também! Eu já gostava da original “Come With Me (Pure Imagination) – Karmin”, mas essa ficou ainda mais incrível!

    • 9L

      Também achei.

    • 9L

      Fiona Apple – Pure Imagination

  • Carlos Muniz

    O novo CEO da MS mudou radicalmente a empresa, para melhor. O Windows 10 é muito estável, a empresa passou a ter seu hardware e tudo tem sido bem visto e recebido.

    • O Nadella tem levado a MS para um rumo sem precedentes.
      Se ele tivesse assumido a MS ha 10 anos, hoje sem dúvida teríamos um mercado mobile muito mais competitivo, e não o Android dominando absoluto e o Windows Phone com menos de 1,5% de participação.

      • Carlos Muniz

        E o Windows Mobile 10 está muito bom também, tenho um Lumia 640XL e é ótimo; pena que a MS parece não querer investir nele e tirar a polarização iOS x Android.

        • Eu tenho minhas dúvidas qto a não querer.. Acho que a Microsoft está é preparando um novo modelo hibrido que vc tem o windows qdo liga o smarthone em um monitor ou TV mas de um modo bem mais aprimorado do que existe hoje. E com o Surface Studio, passei a acreditar ainda mais nisso.

      • Igor

        Sei não… embora agora use iPhone como meu aparelho principal, sou usuário mobile da Microsoft há quase 5 anos. Nadella tem sido bom em uns pontos, como nuvem e serviços, e até está à frente de boas novidades como Surface Studio e Hololens. Mas no mobile… ele é péssimo! Datas descumpridas, atualizações demoradas e sem significância, bugs não corrigidos, mentiras para usuários… hoje o W10M e WP amargam menos de 0,3% de participação no mercado de SO mobile, e isto incluindo as novas OEMs que estão lançando aparelhos com a patlafotma. A derrocada do mobile da Microsoft se deve a ele. Fora que alguns louros que ele colhe é graças ao Ballmer, que embora mais conservador, foi quem bateu o pé para a Microsoft seguir em frente em relação aos hardwares (e o mobile vendia bem mais na gestão dele).

        • Cara, acho que esse é mais um assunto pra ser discutido ao vivo, num Starbucks da vida.
          Explico:
          Nao vejo as coisas de forma tão simples.
          A MS vendia mais mobile quando concorria em gadgets como os Handhelds (com PalmOS, e etc). Era “legal” na época, mas ao mesmo tempo ridículo tentar usar o Windows CE, com menu iniciar e tudo mais, numa tela de 2 ou 3 polegadas, algumas nem touch eram (como era meu saudoso celular motorola).
          Entao a MS reinava em cima de um mercado medíocre e atrasado já pra época.
          O Ballmer fez um mal danado pra MS subestimando de forma infantil a concorrência e batendo pé mais no ego do que em novas ideias.
          Ele tem alguns méritos (como a visão de investir pesado em developers, developers, developers) mas nao vai muito além disso. A MS andou pra trás com o Ballmer.
          Quando o Nadella entrou ele pegou um bonde de problemas, uma ideia revolucionária porém mal executada (interface Metro), um Windows que pra engolir foi pior que sapo de perna aberta (Windows 8 SEM INICIAR!!!), a desnecessária compra da Nokia (hoje vemos isso com mais clareza) resultando em lançamentos sem pé nem cabeça.

          Nadella em pouco tempo tem recuperado o respeito da MS, endireitando a casa voltando pra ela o que funciona, matando projetos ruins e investido em coisas novas.
          Tao certo que hoje a MS já voltou a ser simbolo “cool”.
          Meu… isso é um baita feito!

          Enfim… ainda tem mto assunto.
          Mas é um papo bem legal.

          • Igor

            Seria assunto para horas em uma Starbucks… iriamos deixar uma grana lá.

            A questão é que os Lumias e o Windows Phone (agora Windows Mobile) estava sendo impulsionado na gestão do Ballmer. Basta ver que em 2013 a Nokia (que estava sendo vendida para a Microsoft) fazia vendas anuais na casa de 20 e pouco milhões de dispositivos. A base de usuários crescia (foi a 50 milhões) e chegou a ficar à frente do iOS no Brasil.

            Já com Nadella? Estão batalhando para vender 7 milhões de dispositivos este ano. Estão longe até mesmo da previsão deles para este ano, que já era baixa. Estão em queda em todos os mercados, a base de usuários é ridiculamente baixa e a plataforma está cada vez mais sendo abandonada. Menos de 0,3% do mercado… imagina isto? As vendas de dispositivos com Windows Mobile estão no patamar da BlackBerry no início deste ano. E o caminho do setor mobile está sendo o mesmo da BlackBerry: a saída do setor.

            Não falo que Ballmer era perfeito. O próprio episódio de subestimar o iPhone em 2007 foi um erro colossal dele (que, inclusive, já reconheceu). O Windows 8 foi outro erro. E nem que o Nadella seja o pior gestor que a Microsoft teve. Mas é fato que a Microsoft está quase zerando sua participação no mobile graças a “estratégia” (se é que podemos falar assim) do Nadella de “matar” os Lumias (e que está carregando junto o SO. Veja o HP Elite X3: um aparelho com grandes configurações, já com suporte ao Continnum, dentro da estratégia da MS de embarcar seu SO em outras OEMs… e não vende nada! Ou seja: nem para outras OEMs o Windows 10 Mobile está servindo!

            É só observar as projeções que se faziam na gestão Ballmer. IDC, Gartner, Kantar… todas prevendo boa participação no mercado em 2017 e 2018, chegando a colar no iOS. Na gestão Nadella? IDC prevendo 0,1% em 2020. Isto se sobreviver até lá…

            O que falo é que o Nadella está sendo bom em alguns pontos, principalmente naquilo que ele focou de verdade (nuvem e serviços). Mas mobile? Uma bomba atômica para a Microsoft!

            E para terminar esse enorme comentário, é de se lembrar que se hoje o Nadella pode anunciar as novidades do Surface (Book e Studio), é graças ao Steve Ballmer ter batido o pé sobre a Microsoft se manter com hardware.

            Um abraço e haja café para a gente… kkkkkk

  • Rodrigo Alineri

    Desde que foi fundada, a Microsoft SEMPRE fez escola com a Apple. Nos últimos anos a MS tem feito produtos excelentes. Essa semelhança não só na comunicação, mas também na concepção de seus produtos nos leva a crer que a Microsoft colocou seu trem no mesmo trilho da Apple, que agora precisa se preocupar em não perder o seu público mais importante. O criativo.

  • Marcelo

    Esse vídeo foi editado pra mostrar as semelhanças ou são os vídeos exatos?? pq até o tempo pras coisas aparecerem nos vídeos é semelhante.. como se tivessem uma “receita” de como montar um vídeo de apresentação de um novo produto.. x segundos de introdução, depois mais x segundos pra mostrar a tela, depois mais x segundos mostrando hardware e depois vai pras novas features..

  • Vocês não sabem, mas esse vídeo do post é da Samsung.
    (Entendedores, entenderão. :D)

    • Rodrigo Alineri

      Até as máquinas de lavar dela tão explodindo e fica botando lenha na fogueira dos outros para desviar o foco…Ai ai ai

  • Enquanto isso, fãs se descabelam pelo mundo, com direito a puxões de cabelo, discussões acaloradas e ameaças de morte!

  • João Vitor

    Toda vez que eu vejo esse comercial da microsoft me dá vontade de mudar de carreira só pra justificar o investimento nessa máquina.

  • Eu vi o video de anuncio do Surface e depois quando lançou o Macbook e vi o video do macbook corri no youtube pra ver os dois ao mesmo tempo, e mostrei para diversos amigos. Incrível a semelhança.

  • se não tem Jony Ive falando sobre o produto, não tem graça. chora MS.

    • Acho que quem está chorando é justamente a Apple heim…

    • Rasico

      Sinceramente, a voz daquele cara falando mole já está me embrulhando o estomago. Passou da hora de inovarem nesse aspecto. Quem sabe em 2029…

      • HAHAHAHAHAHA eu adoro ele, cara, a forma como ele fala dos produtos me encanta, mesmo quando não tem nada demais e o sotaque Britânico, amo!

  • Jeff

    Não adianta fazer comercial bonito e apresentar hardware lindinho… o conjunto da obra é que conta (hardware + software + serviços).
    Sendo assim Apple bate de lavada…

    • Usou a útlima versão do Windows?

  • Balela. O Surface Pro e o Surface Studio esta muito a frente da Apple.

  • Rodrigo S. Brandão

    Na questão de inovação, esse não foi o ano da Apple e esse Surface Studio veio para bater de frente e conseguiu

  • S.c

    Olha não queremos dizer aqui quem está copiando quem, mas já que está o mundo inteiro dizendo que a microsoft foi inovadora com o surface studio dela vamos mostrar que ela não é tão inovadora assim e que ela copiou tanto quanto a apple, assim defendemos a apple sem parecer que somos cego.

  • iJr

    A semelhança e de mais impressionante, ate nas imagens exibida nos computadores pra ressaltar a qualidade da imagem e a mesma… Mais pra mim sei la eu vejo certos produtos da microsoft e acho ate eles bonitinhos e tal mais sempre fico com 2 pés atrás em vários aspectos, fico muito feliz por ver que ela a microsoft está abrindo seus olhos pra novos horizontes e querer cada vez mais está presente no mercado com novos produtos, e não ficar dependendo de outras empresas pra alavancar suas vendas. Mais sei la eu não coloco muita credibilidade quanto a funcionalidade talvez seja pelas grandes decepções passadas com o Windows e até com o Windows Phone. Ou talvez seja meu lado Apple Maniaco que sempre se arrepia ao ver um simples comercial de iDevices ou de MacDevices rsrs

  • 9L

    Lembrei-me de uns comerciais do Surface Pro veiculados em 2014. Achei bem agressivo na época. Há muitos outros tão agressivos quanto.
    Bem, Se as duas gigantes estão adotando estratégias de marketing semelhantes ou não, eu não sei. Pode ser que estejam mudando. Mas prefiro não polemizar. Até mesmo porque, não é o tema da matéria.
    https://www.youtube.com/watch?v=1jP4O7rEHQ8

  • hhrocha

    Com isto tudo pena a Apple a cada ano que passa estar a adormecer cada vez mais e a deixar de inovar e apresentar coisas boas…

  • mmcaldeira

    A verdade é que a Apple anda estagnada e a Microsoft está em uma excelente fase criativa. Hoje a Apple vem perdendo a aura de “empresa cool”, tornando-se uma empresa que vende tecnologia que já não é mais top de linha, porém a um preço que beira o proibitivo.

    Enquanto isso, a Microsoft vem inovando e aparecendo cada vez mais como a tal “empresa cool”…

    É inegável que Jobs deixou um enorme legado e “muita gordura para queimar”, mas aparentemente o Cook já queimou toda essa “gordura tecnológica”.

    Financeiramente, CLARO, a Apple continua muito bem. Porém, em termos de mercado, é inegável também que houve perdas.

  • Luis Gustavo

    sobre os comerciais, N900 da NOKIA e seu comercial de 2009 dizem: first rsrsrsrsrs
    https://youtu.be/kYnx0PUX7Do