Notícias

[análise] Microsoft faz evoluir o conceito de Smart Cover

Raramente falamos da concorrência aqui, mas neste caso, há pontos interessantes a se destacar. Como muitos de vocês já sabem, ontem a Microsoft apresentou de surpresa o seu novo tablet, o Surface. E junto com ele, um acessório fortemente inspirado na Smart Cover da Apple, mas de forma melhorada: o Touch Cover.

Sempre pregamos aqui que imitar sem fazer evoluir, não é nada interessante para os usuários. O que a Microsoft apresentou ontem foi um exemplo de como a concorrência pode fazer evoluir o mercado sem precisar apenas copiar. Diferentemente dos tablets com Android, a empresa de Steve Ballmer entrou no mercado dominado pela Apple, mas seguindo seu próprio caminho.

O Touch Cover usa o mesmo princípio da Smart Cover, com ímãs que grudam no aparelho. Mas além de proteger a tela, ele traz um teclado super fino para ser usado com o tablet. Genial.

Esta é a diferença de copiar e evoluir uma ideia. Quando a Samsung lança uma cópia descarada da Smart Cover, sem propor nada de novo, o mercado perde com isso, porque não evolui. Se todos copiarem a Apple, ficaremos eternamente dependentes do que ela propor ou não.

Já o caso do teclado em forma de capa, foi a evolução de uma ideia. A Microsoft usou sim o conceito criado pela Apple, mas propôs algo melhor. Aliás, isso é exatamente o que a Apple sempre fez: pegar ideias já existentes e propor uma visão melhor delas. O próprio conceito de tablet, por exemplo, já era trabalhado pela Microsoft desde 2001, mas só se tornou realmente popular quando a Apple propôs uma forma melhor de usá-lo.

Palmas para a Microsoft, por ter nos apresentado algo diferente do iPad. São concorrentes assim que todos precisamos para fazer evoluir o mercado.

Mas isto quer dizer que o Surface será um concorrente à altura para o iPad? Não necessariamente.
Treino é treino, jogo é jogo. Por enquanto, ele só foi anunciado (não lançado) e ainda deverá passar pelos testes da vida real para saber se é tão bom quanto o tablet da Apple. Afinal, na propaganda, todo o produto é perfeito.

Até mesmo esta capa-teclado terá que ser testada na vida real. Se ela foi pensada para pessoas que precisam de um teclado físico, será que uma película fina assim (quase como se fosse um teclado virtual) agradará este público?

Só o tempo dirá.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Diego Chiquito

    No aguardo dos testes!!

  • Mvcmendes

    O John Gruber fez o melhor comentário a respeito dessa capa: “A Microsoft venderia muitas dessas capas se fizesse uma versão pro iPad”

    Por outro lado, o Kickstand faz o tablet parecer um video-cassete daqueles que você encaixava o VHS por cima. Feim.

    De qualquer forma, certeza que a Samsung já está trabalhando no seu protótipo de SmartKeyboardCoverCase.

    • Raphael Vinicius

      De qualquer forma, certeza que a Samsung já está trabalhando no seu protótipo de SmartKeyboardCoverCase².

      Como eu sempre digo, a Samsung NUNCA inova. Sempre copia e melhora o Hardware. Nada de novidades.

      Mas isso que a Microsoft fez é realmente fantástico. Vi alguns aqui falarem de fantástico no brilho do botão de volume do IOS 6… Pelo amor de Deus, isso não é nada que melhore a integração do usuário com o sistema, apenas perfumaria. Já o que a Microsoft acabou de fazer…. Te cuida Apple. Se que ainda falta muito para que alcancem o iPad, porém, se continuar desse modo, a apple sem novidades como iphone 4S e IOS 6, logo logo será superada.

      • Claudio Bauer

        Concordo plenamente. Por enquanto a água está só nas canelas. É bom a Apple começar a ouvir o mercado. Se não…

      • Marco

        Concordo totalmente com você, gosto muito da apple, mas atualmente ela está precisando INOVAR!

      • Anderson Luis

        Estao falando que a samsung ja estao nos trabalhos para copiar essa smart cover da MS, porem fiko me imaginando … os designers da apple devem estar se remoendo de raiva por naum terem tido uma ideia taum basica que e a integracao de um teclado a cover! poxa larga a mao de falar mal da samsung ..reconheco que seus tablets sao quase a maioria uma merda, tenhu um galaxy s2 e um novo ipad e adimiro muito a apple mais vamos nos focar apenas no post ok?

    • Leandro Reis

      kkkkkk. Malditos Coreanos!

    • Daniel

      Não sei se esse teclado daria tão certo com o iPad, não pelo menos nessa ideia de “capa-teclado sem sobra”. A tela do Surface é bem mais larga (10.6″, 16:9), e se esse teclado não tiver a mesma largura de um padrão, é 98+% da mesma. Com a largura do iPad ficaria aquela sensação de teclado de netbook…

    • Vinicius

      A Apple sempre quis provar que o teclado do iPhone inicialmente e depois do IPad eram apropriados para o uso e substituiriam o teclado físico, se alguém mostrasse isso pro Jobs ele mandaria pro lixo rapidamente por ser contra o que pregou inicialmente. Isso é ter coerência, até no caso de Balmer que sempre disse que teclado virtual era inviável de usar e agora lança o tablet com teclado, para não precisar de teclado virtual.

      • Cesar

        Iria fazer o mesmo comentario, Apple não iria aceitar uma proporta desta pois eles iriam sair dos principios. Mas eu tenho curiosidade de ver como esse Tablet ira ser, espero poder brincar com um quando sair.

    • Vitor

      Ninguem vai lembrar dessa capinha ai se a Apple colocar a tecnologia touch ta Tactus (que forma um botão físico na tela)… Espero que ela faça isso. 🙂

  • Sergio Lima

    Teclado genial? Mas só existirá esse teclado nesse tablet? Isso é um tablet ou um netbook?

    • Dênis Corte

      Vai ter o teclado na tela, assim como no iPad, e duas versões diferentes desse teclado na capa. Você usa qual preferir!

    • Overlord

      Teclado, trackpad, multitouch e stylus… o Surface suportará tudo.
      Fica a teu critério o quê e quando usar.

      Eu achei esta idéia do teclado na capinha sensacional.
      É uma revolução?
      Não, não é… pois a Apple surgiu com a idéia da capinha com ímas primeiro e já existiam cases (feitos por outros fabricantes) para iPad com teclado.

      Mas é uma evolução das Smart Cases… e bem vinda. Especialmente para quem gosta de digitar bastante texto no tablet.

      Acredito que poucas pessoas hoje em dia utilizem seus tablets sem capinha. 🙂
      Então, porque não unir o útil ao agradável?

    • Daniel

      Esse é só um acessório. Anunciaram também o Type Cover (capa um pouco mais grossa, mas com teclado “real”), e claro que você pode usar qualquer outro teclado bluetooth do mercado, ou o teclado virtual.

    • Bruno Henrique Harada Carvalho

      Serao duas versoes do surface… uma “mais tablet” com ARM e outra PRO “mais ultrabook” com intel ive bridge

      Com varias outras diferenças de peso, espessura, OS, conectores, etc…

    • Lucas Pacheco

      Na verdade isso é a substituição do PC, a Microsoft desenvolveu esse tablet pra ser o novo PC em pouco tempo, tanto que a versão PRO, conta com windows e com a interface que conhecemos e processador i7. Ela está sendo muito inteligente, quem irá de Ultrabook se um tablet desse na versão PRO lida bem com tudo?

      • Diego

        O maior problema vai ser a bateria. Tablet sem autonomia não dá

  • Diego Lima

    Parabéns pelo texto iLex. Mesmo sendo um blog específico de produtos da Apple, você demonstra imparcialidade ‘like a boss’.

    Excelente.

  • Lucas

    achei SHOW

  • Juliano do Prado

    LOL
    quando vi a foto pensei: “como a Apple não pensou nisso?”
    ficou mto bom!

    • Dil

      Tenha certeza que a Apple já pensou nisso. O problema é que a Apple “guarda” suas descobertas para lançá-las todo ano com os seus “novos” iPad, iPhone etc. É a chamada Obsolescência Programada. Coisa que a própria Apple foi processada, anos atrás, no caso das baterias de iPods. As baterias rapidamente “perdiam” sua capacidade de funcionamento e quando as pessoas iam na assistência para substituí-las, sugeriam trocar pelo “novo” iPod pq sairia mais barato. Muitas coisas que vcs falam de novidade nos novos aparelhos da Apple são coisas que poderiam ter sido “lançadas” anteriormente. Vimos que isso funciona muito bem pois muitas pessoas vão trocar seu iPhone 4S, recém-lançado, se no final do ano o iPhone 5 chegar.

  • Lailan Rogério

    Realmente foi interessante essa proposta da Microsoft. Vamos esperar para saber se será tão bom quando o prometido.

  • Danilo Sato

    Achei muito bom maaaaasss não é nada mágico e nem novidade.
    E o Surface é mais um ultra ultrabook do que um tablet. Mas o que nos resta é esperar.
    Pode bater de frente com o Macbook Air (duvido que seja melhor), mas temos que aguardar testes antes de dizer qualquer coisa!

    • bernaction

      O PRO vem com intuito de ultrabook/MacAir mas o RT vem para os tablets

  • Guilherme Chagas

    Tomara que a MS não patine e faça desse mais um Zune….. Não dar detalhes do produto pode ser um erro… ainda mais quando é pra entrar na briga com concorrentes já consagrados…

  • Márcio

    Na verdade gostei dos dois, mas a capa a primeira vista impressiona muito pela criatividade, showwww.

  • Thy

    Assisti ao vídeo da apresentação e gostei…claro que como dito, na apresentação tudo é perfeito..
    Desde o Win7 a Microsoft é outra empresa!!! Tomara que isso sirva de combustível a Apple pois em 2011 esperava mais que um iPad2 B e um iPhone4 B.

  • Vinicius

    Ultimamente tudo da Microsoft é fantastico e o que é da Apple é Magico …

  • Marcelo

    Não acho que essa capa substituiria um teclado “de verdade” pra quem vai escrever um livro.. + ela ja deve ser melhor que escrever na tela num chat ou algo assim.. e levando em conta que ela ja é a capa do aparelho.. vc nem vai ta precisando carrega algo a mais…

    E penso o mesmo que vcs… eu mesmo tendo iPad/iPhone quero q a microsoft faça o melhores concorrentes possiveis pra Apple… com ideias novas.. não copias… só assim o segmento evolui…

    • Arlys

      Quem pretende escrever um livro, COM CERTEZA usará um computador (seja desktop, notebook, ultrabook, whatever) pra fazer isso.

    • Felipe Drumond

      Não substitui um teclado de verdade, mas mesmo assim é muito melhor que digitar num teclado virtual, que você não sente o toque. Não é muito produtivo digitar no iPad, principalmente quando você não tem onde apoiá-lo. Com uma capa destas, o problema desaparece, e você consegue aproveitar mais o aparelho.

  • jorge alexandre

    Chupa Samsung!!!!
    isso sim é criatividade e nao ficar copiando a apple!!!

    se bem que é uma smart cover né….rsrsrrs

    mas…. gostei da evolução!!!

  • Guga

    “Evoluir” ideias já existentes. Historicamente a Microsoft faz isso muito bem.

    • Leandro

      A Apple não faz não né?

    • Leandro

      Acho que agora sim a apple terá um concorrente a altura.

    • JanjaBoy

      Oi?

  • Nello

    Genial!
    Simplesmente, genial.

    A Apple tá chatiada por não ter criado isso.

    • @ReiVersuri

      Está nada, são estratégias diferentes além que já existiam capas com teclados para o iPad.

  • Alex Damaceno

    Tá aí um tablet que deu vontade de comprar… Será que vai dar pra salvar arquivos de mídia nesse tablet (diferente do iPad?)

    • Luís

      Certeza que sim. E ele vem com uma porta USB 2.0 na versão ARM e 3.0 na versão x86.

      Aliás, a versão que realmente me interessou foi a x86, com Windows 8 Pro. Ele será compatível com o software já existente para Windows e isso por si só já abre um campo enorme de possibilidades.

  • Douglas

    Palmas para a Microsoft, não apenas por lançar mais um tablet mas por fazê-lo com evolução, além do teclado na capa deve-se lembrar que a MS não optou pelo caminho fácil de copiar o IOS também.

    O SO que ela desenvolveu para os smartphones da marca tem muito mais fluidez e beleza do que o IOS, que com excessão de pequenos ajustes – muitos deles para atender pedidos dos usuários desde o lançamento – continua “parado” desde a primeira versão do iPhone.

    Olhar para a Springboard do meu iPhone ou iPad enquanto segura um smartphone (seja nokia, samsung, lg ou qquer outra marca) rodando este windows me faz ter a impressão de que estou com um aparelho velho (com excessão do design exterior), em um tablet então a diferença deve ser brutal, neste ponto faltou evolução para a Apple que pegou um SO desenvolvido para um telefone e simplesmente “portou” ele para o tablet o que na minha opinião traz um sub aproveitamento do tamanho da tela.

    Enfim, espero que este lançamento da MS incomode a Apple pelo menos nesse ponto, o do SO, pq a qualidade do hardware (não a sua capacidade) continua impecável.

    • Bruno Henrique Harada Carvalho

      A interface do windows phone 7.5 já acho mto bonita, mais ate que o iOS… se o sistema da micosoft fica tao bom no desempenho qnto o da apple… a maça tera problemas =P

    • MAURICIO

      Rapaz tenho a mesma impressao que vc… tenho um Lumia 800 e aposentei meu iPhone… a diferenca que senti quando sai do meu N95 para o iphone, foi a mesma que senti quando sai do iPhone para o Lumia… Tenho um 4s e nao vi nada de estupendo com relacao ao 3g… so perfumaria, como dizem as pessoas daqui do blog…

      obviamente o Microsoft precisa evoluir rapido, pois o grande diferencial de qualquer sistema atualmente esta nos desenvolvedores comuns… e na evolucao dos MarketPlaces… imaginemos agora que este tablet da Microsoft tenha total integracao com os software para desktops… seria uma evolucao e tanto do ponto de vista dos desenvolvedores (que teriam que tornar seus softwares mais compactos e eficientes, proporcionando a mesma experiencia de uso nos tablets e nos desk)… isto para mim eh evolucao… e pelo que demonstra a Microsoft, isto nao ira demorar muito para acontecer…

    • patrickgouy

      Douglas, eu nao poderia DISCORDAR mais de voce.

      Quando uso um Android ou Windows Phone, sinto as vezes como se o springboard estivesse “poluido”. Tamanha a quantidade de informacoes, icones de diferentes tamanhos, wallpapers que se movem e outras BIZARRICES de UI que me fazem lembrar do MySpace, por ex. Os widgets sao uma boa ideia, mas implementados de forma TERRIVEL nestes sistemas.

      A UI do iOS merece sim uma reformulacao, mas o caminho com certeza NAO é o do Android ou Windows Phone. Ainda é DE MUITO LONGE o SO mais padronizado, facil de usar e pratico.

      Nao quero daqui a alguna anos acabar com um desktop de PC no meu tablet!

  • Ney Matsumura

    Gostei do posicionamento do blog que, apesar de tratar quase exclusivamente da Apple e seus acessórios e App’s, comentou com grande profissionalismo uma grande inovação da concorrente Microsoft, que por sua vez, fez por merecer tais comentários.
    Parabéns Microsoft pelo que “parece ser” um grande produto e concorrente a altura para os iPads e
    Parabéns BDi pelo profissionalismo ao tratar do assunto.

    PS.: Eu compraria fácil uma smartcover destas se fizerem para o iPad.

  • Marcus

    O problema se a Apple fizer uma nesse estilo eh que so a smartkeyboardcover custaria 500 dolares.

  • Flavio R

    Muito legal mesmo, é uma pena que a maldição da Microsoft sempre a persegue no lançamento de seus produtos, eu estava acompanhando pelo Twitter Geoff Keighley que estava na apresentaçãp e escreveu “Tablet just failed. Microsoft exec had to replace it on stage”. Eu diria hilarious, isn’t?

  • Jeferson

    Pelomenos em termos de criatividade e inovação acho q a Apple tem uma concorrente. E isso é bom para todos pois agora cada vez mais teremos novidades no mercado. Acho q quem esta mais preocupado com esse lançamento é os Androidianos da vida, pois acredito que o Windows 8 tera uma serie de vantagens em relação ao Android. A principal vantagem da MS é o Office q sera nativo. A briga sera boa e o Android perdera muito mercado!

  • Leonardo H.

    Acho que o objetivo da Microsoft foi tirar o teclado da tela, ganhando assim algum espaço. Mas a sensação de teclado toutch vai continuar, o teclado não tem movimento como um teclado de computador.
    Acho que a apple nao ta investindo nisso porque ela no médio prazo, nao quer que voce tecle no tablet, mas converse com o seu tablet… Tenho muitas expectativas quanto ao suporte em português para a siri 🙂

    • Madmediphone

      Bem observado Leonardo.

    • Arlys

      Sei lá, eu sou meio cético com esse lance de ficar conversando com eletrônicos. Numa conversação, por exemplo, não dá pra ficar ditando o texto, caso você queira um pouco mais de privacidade e tal…

    • Overlord

      Eu acho interessante a entrada de dados via voz.

      Mas acredito que a tecnologia precisa melhorar MUITO para que a velocidade de entrada por voz se compare à via digitação (quer seja em teclado físico ou virtual).

      Primeiro, a Siri terá que entender mais línguas… depois, sotaques, dialetos, gírias… e, ainda por cima, fazer este reconhecimento muito mais RAPIDAMENTE e SEM ACESSO À INTERNET!

      Afinal, ter que estar conectado à Internet (por causa da Siri) para ditar qualquer coisa, seria algo bem chato… no mínimo (ainda mais aqui no Brasil). Para mim, seria uma involução.

  • Rafael

    Análise perfeita.

    A Microsoft está de parabéns por não ter seguido o caminho da Samsung. Se inspirar no que já existe e fazer algo melhor é perfeitamente aceitável. Copiar descaradamente, não.

  • Rodrigo

    REPETINDO O QUE DISSE NOSSO AMIGO NEY MATSUMURA
    “Gostei do posicionamento do blog que, apesar de tratar quase exclusivamente da Apple e seus acessórios e App’s, comentou com grande profissionalismo uma grande inovação da concorrente Microsoft, que por sua vez, fez por merecer tais comentários.”

    Sou usuário do iPhone e iPad, na minha opnião são os melhores do segmento para meu uso.
    Por outro lado utilizo para trabalho o sistema Windows, pois meus softwares não funcionam no OS X e também o Xbox para diversão.

    Resumindo, admiro as duas marcas, Apple e Microsoft e gostaria de reforçar que somos nós usuários os maiores beneficiados das evoluções tencnológicas.

    Parabéns ao BDI e também a Microsoft pelo novo produto.

  • Daliton

    O mais importante foi o posicionamento da Microsoft de criar algo diferente, e não se conformar em simplesmente copiar a apple

  • Leandro

    Olha o que vi: “Nós acreditamos que qualquer intervenção entre o homem e uma máquina pode ser feita de melhor forma quando hardware e software estão integrados”, argumentou Steve Ballmer, diretor-executivo da Microsoft, durante a apresentação.
    Quem diria heim?!

  • Amanda P.

    A ideia é genial, realmente, e como falaram, os que mais ganham com essas evoluções somos nós.
    Aguardando ansiosamente por uma ‘resposta’ da Apple.

  • Rickman

    Não acho que seja um concorrente para o iPad e sim para o Mac Book Air, a Microsoft simplesmente não entende o conceito de computação que não envolva o PC, até antes do iPad, Tablet lia-se um PC com tela giratoria de toque pra usar Stylus, e isso não é diferente no Surface (produto novo com nome de tecnologia antiga) que tbem vai receber um Stylus e rodar oq? Windows! com uma tela html (metro) mais tbem com o mesmo desktop do windows q todos estamos acostumados, o Post esta corretissimo em destacar a ideia da capa/teclado mas a microsoft dizer que isso é um tablet…. ta mais pra um ultrabook.

    Força a todos.

    • Gilberto Filho

      É aí que entram os méritos à Microsoft, ela lançou um tablet com poder de uso de um ultrabook. Isso não é bom? Um tablet com usabilidade de um ultrabook é fenomenal!

  • Hugo

    Excelente! A Microsoft está de parabéns. Conseguiu evoluir naquilo que já era bom.

    Espero que a Apple faça o mesmo…. Se essa capa funcionar mesmo como promete, a Apple deveria evoluir em cima dela e fazer uma pro iPad. Um teclado assim faria muitos trocarem o seu NetBoot por um tablet.

    Imagina um tablet com um teclado desses e pacote office… Excelente para trabalhar!

    Abraços e excelente post!

    • @ReiVersuri

      Existem muitas capas para iPad que possuem teclados já.

    • @ReiVersuri

      O Touch Cover do Surface é muito bom mas já existia várias capas para iPad com teclado, a Microsoft somente evoluiu isso (como a Apple faz).

  • Leo

    Achei uma solução realmente fantástica.
    Note que esse tablet é mais estreito que o iPad. Na vertical ele possui uma área para teclado virtual, mas na horizontal não. E foi solucionado com sua smart cover, mantendo o design estreito, menor e leve.
    Aplausos!

    • Leo

      O público Windows que não embarcou nos tablets pq “não tem teclado” (gente que ainda não entendeu a diferença entre um aparelho de produção pra um aparelho de consumo de informação) vai adorar isso. E é exatamente o público que “sobrou”!
      Apesar de reanimar a idéia de colocar “tablets x laptop” (voltando a idade-da-pedra nesse tópico), o público restante são os que ainda tem esse questionamento e acham que tablet deveria ser um laptop mais barato. Belo conceito para esse público restante. O difícil vai ser agradar esses que não sabem direito o que querem.
      Mas não cuspamos no prato que já comemos.
      Boa caçada, Microsoft!

      • Chucrute

        Falou tudo Leo.

        • Leo

          😉

      • Overlord

        Sinceramente, conheço muita gente que sabe bastante a diferença entre um hardware de produção e outro para consumo de informação e só comprou o iPad por, feliz ou infelizmente, era a única solução decente possível.

        Eu fui um.
        Se eu puder ter uma máquina poderosa com toda capacidade e versatilidade de um notebook mais a praticidade, tamanho, leveza e adaptabilidade de um iPad em apenas um aparelho: TAKE MY MONEY, BABY!
        Independentemente de marca, cor, credo, raça e religião… 😉

        Mas só o futuro dirá… deixa este Surface chegar e veremos as próximas novidades da Apple. 🙂

  • Serginho Pereira

    Samsung copiando a Miscorsoft em 3, 2…

  • Rakdos

    Eu adotei o tablet por questão de simplicidade., pois precisava de algo facil de carregar pra faculdade., que não ocupe espaço na minha mesa. Acho que a ideia é boa, mas pra armar este circo todo na mesa, compro um notebook de uma vez.

    • Arlys

      O fato de ter um teclado físico não vai te impedir de usar teclado virtual, oras…

      • Ricardo

        Tablet é Tablet, Netbook é Netbook – Hardware bom, sozinho nao faz nada, se os aplicativos do sistema operacional nao forem muitos e praticos nada adianta. O windows 8 para tablets é tao cru quanto o android pois os aplicativos do windows 7 nao rodam nele.

      • Rakdos

        Mas esse formato de tela faz o teclado virtual ocupar espaço demais na mesma. Fica ruim pra editar textos ou planilhas.

  • Luis Alberto

    Ilex parabéns pelo tópico, para quem acha que você é imparcial quando se compara com produtos de outras marcas com da Apple.
    Seu texto esta perfeito, realmente esta capa ficou de mais.
    Abraços

  • Rickman

    Piadinha: Eles adicionaram teclado pra vc poder pressionar Ctrl+Alt+Del 😛 Vejam o fail no video de apresentação o bicho trava no IE

    • Daniel Gmrs

      Em qual intervalo de minuto exatamente ocorre o #fail ?

      • Aos 14 minutos do vídeo.

      • Luiz

        13:35 ele abre o IE e da uma travadinha, rsrs

        ele continua explicando mas depois quando volta a mexer no tablet aos 14:10 ele nao consegue fazer mais nada, e vai e troca o tablet por outro.

        x)

        • Marcus Malacarne

          Hahahahaha….. Windows é e sempre será windows….

          Deixando a zoação um pouco de lado, deve ser muito tenso você fazendo uma apresentação desse nível e acontece algo do tipo.

          • Caio Cartaxo

            Não se se notaram também, mais vi metade das pessoas ai assistindo com o macbook no colo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Melo Júnior

      Hilário!!!

    • Leandro

      O mais massa é ver a cara dele se desesperando…

    • Dorinha

      Deve ter sido um vírus 😀

    • Guilherme Malacarne

      kkkkkkkkkkk #fail

    • Lucas

      Apresento-lhes o revolucionário tablet da Microsoft, o Poker face.

    • iJunior

      Pensou se acontece uma BlueScreen bem na hora!?!? kkkkkkk

    • Clovis

      Fase alfa ainda esse hardware. Achei meio doido eles apresentarem isso agora, quando tá tão verde. Mas sei lá, devem ter boas razões pra isso

    • Clovis

      Torço pra dar certo, mas x86 num tablet, sei não. Torço pra dar certo, mas falta saber muita coisa ainda.

      Detalhe é que tem dois tipos de “cover”: um normal e um pro, o último com botões de verdade. Interessante ter as opções.

      • Clovis

        Lugar errado. Era pra ter saído lá embaixo. Mal aí.

  • @ReiVersuri

    Creio que o Surface vai afetar mais as vendas de notebooks do que de Tablets.

    Há pessoas que consideram os Tablets não totalmente funcionais e usam notebooks, o Surface vai suprir isso entregando um Tablet mas com o poder de um SO completo, entrou no meio termo entre Tablet e Notebook.

    Meu receio é como o Windows 8 se comportará e a que preço chegará ao mercado.

    Achei muito boa o teclado na capa, falta o teste para saber se é realmente boa.

    Nota: O teclado tem o famoso CTRL + ALT + DEL

    • NoStack

      Nope.

      Não é assim, esse surface roda o Windows RT não o Windows 8, que é uma versão para processadores arm cheio de limitacoes. Não pense que vc vai poder instalar seu amado programa windows nele.

      • patrickgouy

        E a versão PRO ?

    • NoStack

      O que parece é que a versão “pro” vai ser como carregar 1 kg de arroz no braço e com SSD limitado. Em questão de “uso” está mais para competir com o MacBook Air, com a vantagem de poder interagir com a tela.

      É uma boa desculpa para a Apple finalmente trabalhar em uma solucao de touch para os seus macBook (Ou alguma outra coisa mais revolucionaria).

  • Marcos

    Evolução foi um blog de fans da Apple abrir uma exceção e escrever um artigo neutro, reconhecendo um bom trabalho da Microsoft.
    Espero que um dia os fanboys (Apple, MS e Google) consigam ter uma visão mais clara a respeito dos concorrentes.

    Parabéns iLex!

  • Parabens iLex, eu achei você bem imparcial! Por isso leio o Blog! Sempre!

  • Thom

    O fato é: Desde o Win7 a Microsoft é outra empresa…

  • Algus Helm

    Muito legal a iniciativa da Microsoft. Vamos esperar pra ver o preço e o que pode ser feito nele. Não troco meu iPad por um Android, mas se o Surface for melhor pro meu uso, quem sabe?

  • Ednilson Rosa

    O conceito da capa com teclado, achei muito bom! A MS está de parabéns! Quanto ao tablet (na verdade, aos tablets, já que é mais do que um) não estou tão certo. Essa coisa de fazer dois modelos, um com processador ARM e outro com processador INTEL, e ainda com dois S.O. diferentes em cada um deles (Windows 8 pro Intel e Windos RT pro ARM) achei muito confusa e pode atrapalhar bastante a estratégia de vendas, já que ambos se chamam Surface. O usuário final não técnico ficará confuso e pode haver fragmentação (aplicativos que funcionem em um modelo e não no outro). Vamos ver como a Microsoft vai lidar com essas questões.

  • Fatima

    Parabéns iLex pela ótima matéria enriquecendo ainda mais o blog com um jeito diferente de gerenciar um blog com noticias que realmente nos agrada e nos faz ter vontade de acessar o blog e saber que vamos ter uma noticia sempre agradável e colocada num jeito agradável de ler … Valew iLex !!! :d

  • Melo Júnior

    Chamar isso de evolução é, no mínimo, sem graça! A evolução de verdade, que já dá seus passos iniciais com a Apple, é com a interação através de comandos por voz (“dictation” e Siri). Fico imaginando a pessoa com essa “tablet” da Microsoft sem uma mesa, ou onde apoiar, como vai usar este teclado “genial”.

    • Raphael

      Para de ser burro.

      Se a pessoa não tiver numa mesa ela usa o teclado digital.

      Pensa um pouco cara, para de ser troll.

      • Melo Júnior

        “Para de ser burro” -> “Pára” tem acento agudo! Começa a escrever corretamente, “para”(preposição, sem acento), daí, poder postar algo de valor!
        Quanto ao uso, estava referindo-me ao fato de uma “tablet” ser algo extremamente portátil. Este, ao meu ver, é mais “um” produto querendo ser “dois”. No fim, não será nenhum!

        • Alexandre Castro

          CoMcordo com o Raphael 😛

        • Xi, Melo, antes que alguém venha te trollar, o “pára” perdeu o acento com a nova ortografia…

          • Luiz Martini

            “ao meu ver” está errado. O correto é a meu ver. 😛

          • Thiago

            Fail!

          • Thiago

            iLex,

            Há duas versões da “capa/teclado”: uma como a nossa Smart cover, mais fininha e que acompanha o tablet com Windows RT; e outra mais robusta, com teclas “normais”, que acompanha o tablet com Windows Pro.

            Acompanha em termos, porque não se sabe se será parte do produto ou vendida como acessório.

        • Henrique

          Na verdade, com a nova regra ortográfica, “para” não tem mais acento ok, antes de mandar alguém escrever certo, veja se você mesmo está ok?

  • Mark

    Gostei do ZunePad…..

    • @guzz_

      tambem gostei da evolução do ZUNE …. sucesso !

    • @guzz_

      qual é a lógica de ter um teclado em um dispositivo que foi criado pra ser touchscreen ? alguém ?

  • Joao

    Tem algum video q mostra o funcionamento da capa?

  • Daniel Gmrs

    Acho que a apple nunca lançaria uma ideia como esse pois desde o lançamento do iphone, é objetivo dela acabar com teclado físico em dispositivos portáteis, pois cada aplicação terá “seu próprio teclado”, ou seja, com teclas de atalho diferente..

    Mas é interessante a ideia da microsoft realizar algo assim, já que eles dividiram em RT(tablet comum) e Pro(como um ultrabook).. Vamos esperar pra ver..

  • iRon

    O conceito é muito bom, achei melhor que o laser projetor de teclado.
    Meu pai usou meu IPad hoje e detestou o teclado virtual por ser digitador profissional.
    Será que esse atende aos profissionais ou só aos catadores de milho?

  • Rael

    A quem interessar…

    O Microsoft Surface for Windows RT estará disponível em versões com 32 ou 64 GB e “preço comparável aos tablets Windows 8 com processadores ARM” (estima-se que cerca de US$ 500). O Microsoft Surface for Windows 8 Pro chegará às lojas 3 meses depois, em versões com 64 ou 128 GB e “preço compatível ao dos Ultrabooks” (estima-se que cerca de US$ 800).

  • BurN

    Até que fim alguém teve uma visão correta, e teve a coragem de dizer isso!!!!!
    Quem ganha com essas “Evoluções” é agente e ganhamos muito tanto em Tecnologia quando no preço na hora de Comprar!!!

  • Sniper

    iLex, chamar de evolução colocar teclado e touchpad ficou exagerado! Vamos contextualizar, a Microsoft não sabe fazer nada sem teclado e mouse, esse é o modelo que eles conhecem. Eles nunca vão embarcar na “Era Pós-PC” porque eles não sabem viver nessa era!

    Ah, tá bom, ficou bem sacado colocar isso na capa, mas termina aí…

  • Renato

    Muito bom! A Apple vai começar a perder espaço se não continuar inovando (de verdade !!!)

  • Copeta

    A Apple vai inovar mais ainda na sua versão 🙂

  • Douglas

    Acho que o ponto não está nesse produto em si, mas em toda uma estratégia que a MS está desenvolvendo em torno do Windows8 que irá integrar todos os seus hardwares.
    Já viram os esboços do que será o Xbox720?

    Há toda uma integração entre este hardware com o smartphone, console, tablet e desktop/notebook, nos esboços está previsto até um óculos de realidade aumentada compatível com o smartphone (concorrer com o Google Glass?) e console, quanto aos comando por voz que substituiriam o teclado físico vejam que a MS já tem uma certa experiência nessa área com os comandos por voz no kinect.

    O futuro vai ser bem interessante, só espero ter $$ para comprar todos estes gadgets, será que a Apple não pensa em lançar um console de videogame no futuro? 😉

  • SamuEX

    iLex, que matéria ótima!
    Aproveito para lembrar, não para defender mas para ser justo como você foi neste post, que a Microsoft decidiu realmente inovar em toda sua gama de produtos móveis. O Win8 mobile é a prova maior disso, pois diferente do Android, ele é um sistema único, com características e ideias proprias.
    Ainda não brinquei com ele direito, e ele na prática pode ser 10x pior que que o iOS (o tempo dirá), porém é muito, muito bom ver uma empresa jogando limpo neste mercado em que só existe Control+C e Control+V.

  • Ricardo

    É…dessa vez temos bater palmas pra microsoft, mto bem sacado esse teclado..pois nos por inumeras x nos encomodamos com as marcas de dedos na tela…

  • Augusto

    Eu falo que tem alguem trabalhando na microsoft, tenho um 4S e até agora o unico smartphone que me despertou curiosidade foi o lumia, é uma interface diferente. Claro que não trocaria meu iphone mas acho interessante

    Agora a samsung pode lançar o galaxy s15 com o hardware mais fodido que não me apetece..

  • Hahahahahahahahahahahaha… O Tablet da MS travou durante a apresentação. Hahahahahahahahahahahaha…

  • tiago tozetti

    O mundo vai acabar mesmo a microsoft tendo uma boa idéia…….

  • Ricardo

    Verdade seja dita:

    A MS está inovando desde o Xbox360. Não há ainda plataforma de game on line que seja tão interativa e tão divertida quanto a Live.
    O Windows 7 trouxe uma grande evolução, e é hoje o sistema operacional mais usado no mundo (ultrapassando já o Windows XP – claro, isso dentro da legalidade, com licenças ativas). A verdade é que além de mais belo, o Windows 7 se tornou mais funcional. E parte disso concerteza a MS copiou da Apple.
    O grande problema da MS se dá a sua plataforma se adaptar à tantos hardwares e não possuir uma “configuração específica” como os iGadgets.
    Vejamos um exemplo: Um Macbook dificilmente trava (não adianta vir dizer que não trava por que é mentira!!), em 99% de sua utilidade ele irá funcionar perfeitamente, afinal sua arquitetura foi desenvolvida para trabalhar assim. Todos os seus componentes foram criteriosamente testados e esta arquitetura foi desenvolvida para funcionar naquele hardware específico. Com o Windows fica mais complicado, dadas as conhecidas “montagens” que a maioria das pessoas fazem com para rodar Windows.
    Um exemplo de plataforma fechada (como os computadores da Apple) da Microsoft que deu certo, repito aqui é o Xbox 360. Nele funciona tudo fluentemente, acesso à Live, jogos, interatividade, o próprio Kinect (que ainda caminha a passos lentos, mas já é uma grande evolução, pois assim como muitos dos produtos Apple, ninguém pensou ou lançou algo assim antes).
    Estou com uma cópia do Windows 8 Developer aqui, e lhes digo que é uma evolução gigante. Talvez, até ficar pronto (em setembro) e com a evolução dos hardwares, quem sabe ele possa ser tão bom quanto o Mac OS. E assim esperamos, pois teríamos benefícios na lei da oferta e procura, e quem sabe a Apple se torne mais acessível ao grande público.
    O que quero lhes dizer é que podemos trazer benefícios nesta guerra entre as gigantes. Ambas crescendo, concerteza teremos benefício.

  • Joaquim Sargaco

    Concordo com as observações sobre a genialidade do teclado, mas… é preciso ter uma MESA para apoiar o tablet e o teclado.
    Sob esse aspecto é PIOR que um ultrabook, que funciona bem no colo. FAIL…

  • Bruno

    Nenhum fabricando third party fez um teclado para iPad como este pois o iOS não reconhece TRACKPAD. Isso faz uma grande diferença pois utilizar o teclado mas ter que tocar a tela para cada comando não é nada ergonômico. É o mesmo conceito do Asus Transformer, e ele pôde fazer isso pois o Android reconhece trackpad.

  • Augusto Bort

    Genial, Simplesmente (:

  • Marina

    Mesmo caminho que os WP, bom, bonito, mas falta de Apps dedicados ao touch, se for usar comuns eu compro um ultrabook. Mas sinceramente, estou mais feliz de Mac OS X do que quando usava W7

  • bruno

    kkkk vocês ficão aplaudindo isso ai, kk a apple esta perdendo território, estamos vendo que o povo etão aqui pra brigar . que vença o melhor., mas q a apple nao esta inovando em nada isso e verdade, ou vocês acham que um mapa em 3D e o máximo? nao adianta ter raiva da sansung pois ela no momento e a melhor. vamos ver se iphone 5 nao for bom , desistirei de iphone, afinal esta sempre as mesmas coisas, e dou sim Palmas pra Microsoft.

  • JanjaBoy

    Como falou o iLex, treino é treino e jogo é jogo.
    Fico imaginando….. …..será que lançar dois (2) modelos é legal? Um tablet de 1k é legal ou melhor um Noltbook? Rodando Windows vai usar antivírus? 🙁

  • Fernando Foks

    A idéia foi muito boa, parabéns para eles.

  • Caio

    Finalmente um tablet que pode concorrer com o ipad. E não os genericos da sasung.

  • Mario Ueno

    Touch Cover, Genial! Travadinha na apresentação não tem preço!!! 🙂

  • Celso F. Araujo

    1.- A idéia até que é boa mas para usar o teclado o tablet tem que estar apoia sobre uma mesa, por exemplo, aí perde a portabilidade que um iPad oferece.
    2.- Mais um tablet para aumentar a concorrência e, talvez, forçar a queda de preços por parte da Apple, é sempre bom.

  • Carol

    Eu achei muito interessante e bonita também.
    Não sei se funciona legal,mais eu com certeza compraria!

  • Andrey Lanhi

    O Surface ontem travou na apresentação, o cara ficou falando e tentando destravar o tablet até que BUMMM teve que pegar outro aparelho…

    Não me fale que apenas a tela retina é um diferencial, o iOs avançou muito e nunca trava, tenho um iPad a 2 anos e nunca travou.

    ESSA É NOSSA VELHA MICROSOFT !!!!

    • Luiz Chiaradia

      Vai me desculpar mas trava sim. Tenho um iPhone e um New iPad e ambos já travaram. O iPhone tive que dar boot para resetar para modo de fábrica, pois ele entrou em loop na inicialização.

    • Felipe

      Vejo o pessoal ai falando que as iCosas nunca travam, nunca dão problema e etc….

      Acho que eu sou um sorteado, meu iPad as vezes trava ( tenho ele a 4 meses e já tive que reiniciar ele umas 6x ) …. ontem tive que limpar o cache do safari para um link aqui do blog funcionar no meu iPhone.

      Tenho o mesmo tanto de problemas no meu pc com w7, na verdade nem lembro a ultima vez que meu pc travou.

    • Douglas

      Nem vem com essa história de Apple não trava.. Direto meu iPhone ou iPad fecha apps do nada, o iPhone já me obrigou a forçar o desligamento algumas vezes e até o Mac às vezes em aplicações simples sou obrigado a forçar o encerramento de um app.

      Os crashes no IOS ou MasOS podem até ser menos catastróficos mas que travam, travam!

      • Andrey Lanhi

        O que posso falar ou eu dei sorte ou vocês azar… Bom isso né 😛

        • Rogerio

          Trava tanto quanto o Windows. Pra falar a verdade meu Windows 7 nunca travou. E só ter hardware de ponta que isso nunca vai acontecer. Tenho um iMac e ele ja travou algumas vezes. A Apple tem muito o que melhorar em questão de os.

          • Andrey Lanhi

            Falo novamente, ou eu dei sorte ou vocês azar, de qualquer forma é melhor pra mim 😉

    • Carlos

      Pois é cara
      o meu já travou uma vez, o meu problema é que já tenho Vários APPS vou perder los brevemente

  • Dorinha

    Boa matéria iLex, muito boa esta idéia que ele tiveram, eu mesma até que gostaria de ter umacaa desta com teclado integrado no meu novo iPad 🙂

    É vamos aguardar a final, porque, treino é treino e jogo é jogo como iLex mesmo disse. 😉

  • joao Victor

    Agora resta a duvida, qual antivirus usar ?

  • Diego

    feinho.

  • Isaac

    Acho que esses teclados que você acopla ao iPad ou mesmo esse da Migrosoft fojem da ideia do tablet. Desse jeito vira um netbook touch 😛

    • JanjaBoy

      Se “fojem”, você deveria dizer “geito” 😛

  • Eli Judson

    tablet da Mi mi mi mi microsoft,

    opa, desculpa.. travou.
    hehehehehehehehe

  • Claudio Langner

    Gostei do projeto. O ideal, pelo menos para as minhas necessidades, seria o hardware do Surface, rodando iOS.

  • Luiz Chiaradia

    Lendo os comentários aqui fica claro que a microsoft acertou em cheio. Todos ficaram surpresos com o teclado e quem já deu uma olhada no Windows 8 com a interface Metro sabe que a Microsoft não veio para brincar.

  • Guilherme Poleto

    Alguém aí já testou as covers com teclado da Logitech? Tem até uma ultrathin…

    http://www.logitech.com/en-us/tablet-accessories/ipad/ultrathin-keyboard-cover

  • Thom

    Nossa achei q fosse o fail épico até voltei pra ver se eu perdi algo… fail foi o Win98 aquilo sim foi épico

  • Lissandro

    Primeira vez q me interesso por um tablet, não vejo a minima graça no iPad, pra mim é uma versão grande do meu iPhone, estou usando o W8 no meu note e achei muito bom, fico imaginando em um tablet, parabéns ao blog pela qualidade, e chega a ser engraçado esses doentes em apple que não admite uma coisa boa de outra empresa(inveja), pra mim o Surface já nasce melhor que o iPad.

    • INORBIT

      Concorrência é sempre bem vinda, problema é o seguinte, esse troço funciona? Na apresentação #fail. A capa com teclado é uma bela ideia, mas aposto que vão surgir para iPad nem que seja pelos xingling, não é motivo suficiente para escolha de produto. Segurança? Preço? A Apple ao menos lança produtos prontos e reais, a MS já vi lançar coisas que nunca foram ao mercado, não faz muito tempo fizeram uma dessas, na hora de produzir viram que a ideia era cara demais e não teve aquela reação, desistiram ainda no conceito (mas que já havia sido anunciando). E não adianta ser genial apenas, o Kinect é genial, mas tem meia dúzia de games, em geral para crianças e alguns para mulheres, um acessório imprestável na prática que só ocupa espaço na sala, ainda bem que economizei a compra de um em função do desconto. É isso, parece um ótimo produto, inovador, contudo, funciona, tem preço justo e conteúdo adequado? Se responder sim para as três dá para pensar em comprar.

      • Lissandro

        Se funciona ou não, saberemos com o tempo, eu no meu ponto de vista acho que se o preço não for exorbitante será um belo tablet, que vai atrair muita gente, como eu que nunca viu graça nesse tipo de equipamento, uso o W8 e não tenho travamentos no note e olhe que é beta, se vai ser bom em um tablet só vamos saber com o tempo.

        • Rogerio

          Concordo com vc! Tenho iPad e vou comprar este surface também! Fora isto em termos de desenvolvimento de jogos e aplicativos vai ser muito mais fácil pros desenvolvedores.

  • Rodrigo

    Sei não, acho que no final das contas o fator preço decidirá…todo tablet com o mesmo preço ou maior que do iPad, tenderá ao fracasso.

  • Ikarus

    Bom mas a Microsoft tinha que dar uma das suas né, assim como no lançamento do Windows 98 que travou na frente de Bill Gates, o tablet travou na frente de todos kkkkkkk, a Microsoft precisa é ivoluir o seu sistema, afinal cover com teclado já existe desde o iPad 1. Se não trava, não é Microsoft. 😛 kkk

  • Iuri André Stona / Francisco Beltrão / PR

    Não é só pelo smartcase com teclado, que o surface é diferente do iPad. O surface se propoem a ser um tablet que se transforma em notebook. O Windows 8 também irá se comportar assim, essa é a grande diferença.

    Quando a Apple lançou o iPad ninguém acreditou nele, pq justamente faltava ter acesso a tudo o que se tem no notebook.

    A Apple mudou o conceito de tablet na época, dizendo que não, tablet é diferente de notebook. Agora a Microsoft apresenta o surface dizendo que sim, é possível ter um tablet e um notebook no mesmo produto.

    É muito provável que, caso a microsoft entregue o que promete, quem ainda não comprou um tablet e usa windows (e olha que é muita gente) irá comprar um tablet, se não o surface, algum modelo com windows 8.

    Será que vai rodar tudo o que eu gostaria, será que vou me acostumar, não seria melhor comprar um notebook? São essas perguntas que as pessoas fazem antes de decidir comprar um tablet. A microsoft apresentou um novo conceito: um tablet que também pode ser um notebook.

  • Rodrigo Diniz

    Nao posso negar que sempre fui Apple ate debaixo d’agua, mas ontem fiquei tentado com esse SURFACE.
    Processador Intel i5 (creio que sim!), memoria interna de ate 128GB, touchcover, windows 8, entrada USB, cartao de memoria… eh… se tivesse a mesma interatividade que existe entre computadores e igadgets como existe na Apple, ousaria dizer que ate iria buscar um smartphone com Windows Mobile…

  • Victor Carvalho

    Uau iLex, estou orgulhoso de você. Muitas pessoas ainda criticam o Surface sendo que nem o tocaram. Diferentemente deles, você deu uma opinião bastante real, humilde e digna de “Oscar”. Só porque usa um sistema operacional Windows ou seja da Microsoft não significa que seja ruim. Depende do gosto, óbvio, mas para mim, uma pessoa que critica de forma ruim algo que ainda não chegou a manusear, é pura ignorância.
    Para mim, um Windows 8 seria melhor que iOS, pois uso esse SO há tempos e tem mais interatividade com o XBOX e com o pacote Office que uso dia a dia. De qualquer forma, parabéns por sua opinião e análise, realmente me surpreendi!

  • Raphael
  • Fernando Marques

    Eu tenho Iphone e Ipad e trabalho em sistemas Microsoft e realmente, o Windows 8 foge muito do padrão que estamos habituado. Se não tivesse o nome Windows, inicialmente ninguem saberia o que é de tão diferente que ficou. E ficou muito bom!!!

    Simples e objetivo como um tablet, extremamente fluido e divertido, isso numa versão beta. A versão Final deve ficar ainda melhor. Independente das travadinhas que tanto gera piada aqui.

    E bom pra nós galera, que a tecnologia avança e não ficamos a mercê de apenas uma empresa. A Apple não está conseguindo mais surpreender como antes, pois todos esperam algo novo e totalmente impensado e não é assim…

    Mais que um “case com teclado”, quem tem um Windows Phone ou mexeu na versão beta do Windows 8, sabe o quão diferente ficou, além de muito atrativo.

    Estou sim, ancioso pelo lançamento do sistema, pois depois d mexer no Win8, mesmo não possuindo uma fraçaõ de apps do iphone, ele me fez olhar pro meu iphone 4 e achar uma velharia.

    Que venha a nós ótimos produtos. Para fazer valer o gasto nosso suado dinheiro!

  • Thom

    Estou curioso para ver o corpo de magnésio…achei legal por ter entrada usb e saída hdmi. Não consegui ver a resolução da tela, tomara que seja próximo à tela retina… Finalmente eu me empolgo com um lançamento desde o iphone4… Que venha o Surface!!!

  • Eduardo Cativo

    Essa evolução da Smart Case que a Apple tinha que ter feito como opção para o usuário. Não tem a cara da Microsoft, mas que seja, e que a Apple aprenda. Daqui a pouco vai ter o Blogdasurface hein Ilex? Eu achei sensacional queria uma para o meu iPad. Mas, como que ela se conecta com a tablet? como carrega?

  • Alex iPilot

    Hummm… Um tablet (decente) rodando Windows, sem “restrições”, com “tudo o que tem direito”, incluindo portas USB, MS Office, etc…

    Sei não, Apple…

    • TiãoGavião

      Concordo em grau, numero e gênero 😉

      • Alex iPilot

        E agora fica explicado o porquê da PequenaMole não ter lançado uma versão do Messenger para o iPad…

        (Sei não, Apple…)²

        • TiãoGavião

          Acredito que esse possa ser a futura evolução dos laptops, coisa que o iPad tá longe de ser 😉

  • TiãoGavião

    Podem esperar um concorrente a altura do iPad, não subestimem a Microsoft 😉
    Pelo que pudemos observar é a evolução do laptop que o iPad esta longe de ser, surpreendente é a palavra.
    Aguardando para ver….
    PS: ótimo artigo iLex 🙂

  • Iuri André Stona / Francisco Beltrão / PR

    Agora, tenso é não existir nenhuma imagem com o surface na vertical…

  • Iuri André Stona / Francisco Beltrão / PR

    Já estão dizendo que a microsoft incluiu teclado no surface pra ser possível o ctrl + alt + del

  • vitor bastos

    ótimo artigo!! concordo 100% parabens microsoft pela melhora e não pela copia como outraS (AMSUNG) fazem… rsrsrs

  • Paulo Rocha

    Hardware legal, sistema horroroso e ultrapassado, win 8 nem de graça!

  • Rodrigo

    Perceberam que tem um touchpad no tecladinho? Tão até vendo a opção de desligar a interface metros usar a interface original do win8 com detinha do mouse e virar um NetBook touch ou uma nova classe antiga de gadgets… Os net-touch…Microsoft fail!

    • Helder B. de Freitas

      Você não entendeu nem um pouco a proposta da versão Pro do Surface.

  • João Paulo

    Muito legal essa nova proposta da microsoft !! E sinceramente se a microsoft conseguir fazer esse tablet mesmo que copiado mas com melhorias iguais a essa do “smart cover natural keyboard” funcionar bem com vários aplicativos e abrindo todos os sites java flash e etc… sem essas frescuras do IOS !!! Sou um forte candidato a utilizar o tablet!! Adoro meu ipad meu iphone !!! mas fico muito p… quando preciso ter que sair da cama para ir no meu PC com Windows abrir um site que não abre no Ipad ou Iphone !!!
    PS: Android quando abre !! abre tudo bagunçado sem encaixe ou não abre!!
    Vamos ver se microsoft windows e tablet vai dar certo!!

  • Tiago Fernandes

    Eu comprei um tablet e não net ou notebook.
    Pode ser uma idéia genial, porém acho que o tablet é algo mais virtual, mais rápido e sem parafernália para carregar.

    E quanto ao Fail, eles sempre serão fail, e ficou terrível ocorrer em plena apresentação.

    • Isaac

      Concordo!

  • Isaac

    Não tirando o mérito de um produto que não conheço “pessoalmente”, mas só o Fail da apresentação já deu uma palinha de como será. O cara que estava apresentando precisou trocar de tablet no meio do evento. E o público? Se o seu Surface travar, poderá trocar também?

    Ao meu ver o produto, até onde vi, tem algumas falhas bem feias.

    Essa aba que deixa o aparelho em pé, por exemplo, PARECE ser uma maravilha para quebrar.

    Não sei se alguém chegou a pensar nisso também, mas essa Touch Cover parece não girar, a impressão que tenho é que quando chega na angulação do teclado ela simplesmente para. Deve ser muito chato ter que remover a capa toda vez que for usar o aparelho. Além de ser inteiro, ou seja, não dobra, assim como as Smarts.

    Outra coisa que ME incomoda bastante é esse conceito da microsoft de fazer um Tablet mais puxado para PC. Não sei se o objetivo é atrair um novo público, que tenha uma foco diferente do público do iPad e afins. NA MINHA OPINIÃO, o tablet tem um conceito meio que retrogrado, não sei se as pessoas gostaram, mas não me agradou.

    Olhando por outro lado, a microsoft trouxe novidades, ou seja, incentivo maior à concorrência. Não sei o que vai ser. O Kindle fire veio com a mesma proposta, de trazer algo novo e diferente, foi chamado de iPad Killer. Em propaganda, apresentações, e coisas do tipo ele parecia ser , finalmente, um oponente à altura do iPad, mas deu no que deu e hoje tenho a impressão que ele foi pra vasta lista dos tablets esquecidos.

    Não dá pra formar nenhuma opinião por agora. Detalhes importantíssimos não foram colocados na apresentação, mas enfim, em uma primeira impressão, acho que o tablest ainda está bem longe de concorrer com o iPad.

  • Homero

    Não sei pra que tanta discussão. Gente isso é apenas um tablet com teclado (por sinal horrível). Pra que serve um teclado num tablet???
    Os adeptos do windows já estão dizendo que é o fim da Apple.
    Quem viver verá.

  • JanjaBoy

    Antigamente mais ou menos em 2006/2007 o surface era esse:
    http://video.popularmechanics.com/services/player/bcpid932579976?bclid=932553050&bctid=933742930

    Achava melhor. 😛

    • Claudio Langner

      Fala Janja,

      Não abre o video no iPad… Chama o Surface!

      • JanjaBoy

        Eu estava no iMac quando mandei o link, sorry….. 🙁

  • Klimberg

    Não acho que foi uma evolução…
    Já vi mt “xingling” por aí, com uma idéia bem parecida…

    Se for pra ter um tablet com teclado e mouse e tal, prefiro ficar com meu notebook…
    A “essência” de tablet acaba dessa forma… ( Nada contra com quem usa )
    Apenas demonstrando o meu ponto de vista….

    E eu ri mt com o erro na hora da apresentação…

  • Sillas

    Fico imaginando daqui uns anos quando o Tablet da MS estiver mais maduro, e com total compatibilidade com Windows, amigos sentando na mesa da sala pra jogar um jogo em rede usando mouse bluetooth e o teclado Touch Cover. Claro, isso pra um futuro.

    Mesmo a Apple estando há anos luz da MS em questão de Tablets, ainda não consigo imaginar reunir a galera pra cada um usando seu iPad jogar um bom jogo multiplayer.

  • Luiz Paulo

    É assim que a tecnologia evolui,uma empresa lança uma coisa inovadora ou revolucionaria outra vem e copia(Samsung será?)e laça algo melhor,e nessa busca pela perfeição quem ganha somos nós!
    Espetacular essa capa,com certeza em um futuro proximo a Apple vai desenvolver uma capa assim mas claro do jeito dela caaaaaaara e bem fina.Adoro a Apple mas a Microsoft merece os parabens!

  • Ivan M. Jr.

    Mas tem um problema que vai demorar muito para ser resolvido neste tablet …

    … ele roda windows. Nada a ver com fanatismo com a apple, mas o windows ainda tem muitos problemas, principalmente nos portáteis.

    • Wesley N Souza

      É? Então vc testou esse windows ai pra saber se ele tem problema? É cada uma mesmo…

  • Ismar

    Oi pessoal.
    Gosto muito de tecnologia apensar cara as vezes, mesmo assim procuro sempre estar a par do que está chegando. Mas uma coisa me chama muito a atenção, “somo cobrados ou cobramos demais” no sentido do que está por vir e se o que veio é perfeito ou que deveria ser melhor, não sei se foi claro.
    Diante dessa novidade, só acho que é mais um elemento para “confundir” as outras cabeças, talvez a minha não, sabe por que? porque me lembro direitinho e acho que todos aqui lembra muito bem como era um celular antes do iPhone, o responsável por toda essa discussão, porque depois do seu surgimento mudo o conceito do teclado, ninguém imaginava em ter um teclado virtual, eu particularmente sou muito lento para digitar em um teclado virtual, talvez aqui nesse blog não tenha tantas pessoas que consegue digitar um texto como esse que estou escrevendo sem ter que olhar nas teclas, digito com os 10 dedos plantados no teclado e só olho mesmo no teclado por caus dos números e acentos, no mais, todas as letras eu digito sem olhar. Então um teclado virtual já seria impossível e até acho que esse no verso da capa ainda não seria a solução para mim, mas não por isso que eu veria isso como um ponto negativo, afinal toda essa revolução que tivemos é INCRÍVEL, então se eu tiver que escrever algo assim, eu espero o momento de chegar ou em casa no meu PC ou no trabalho, ou se for algo muito urgente então o negócio correr em uma LanHouse. O que eu sinto mesmo que a solução para o teclado físico é algo compacto dobrável e Blueethou, só um teclado assim para ser perfeito pois um tablet com capinha mais grossa que tenha um tecaldo “quase físico” não me surpreende.
    Valeu!!

  • Andre

    Só estou esperando sai pra eu trocar meu new iPad. Só de ter o office já mata qualquer tablet.

  • Daniel Soares

    Cara, eu comecei a ler os comentários, mas tem tanto fanboy caçando defeito que eu larguei pra la. O título fala sobre a smartcover que os caras criaram, e a idéia é ótima, PONTO.

    Ficar nessa de “agora é ver se vai ser bom”, blablabla é hipocrisia demais. O fabricante revolucionou a informatica mundial e tem nego que adora cuspir no prato que já comeu um dia, porque eu DUVIDO que alguém aqui nunca foi dependente da microsoft.
    Não sou fã de nenhuma fabricante, a não ser do meu bolso/gosto de consumidor. Idéias boas são as que evoluem o mundo e a vida das pessoas, isso é bem vindo. Quem fez, como fez, aonde fez, é mero detalhe.

  • Edilson

    Sei lá, acho que eu sou meio antiquado. Se o camarada quer um tablet com teclado físico, por que raios então não investe num ultrabook?? O cara compra um iPad, enche ele de acessórios porcaria, e pra quê? Para deixá-lo como o seu notebook ?!?!?!?!

    Parece aquela mesma situação de anos atrás, o cara pagava os tubos pra ter um Palm, e depois ficava comprando teclado pra poder usar ele como se fosse um netbook de hoje, e o notebook guardado na mala pendurada nas costas…

    Sinceramente não dá pra entender.

  • @grind_

    Tanto bafafa por algo que ja existe desde o jurassico…

    http://www.mci.org.br/micro/microdigital/tk82.html

  • Rferreira

    Se isso for feito do mesmo material dos teclados flexiveis será horrivel. São duros demais.
    Espero que não pois a ideia realmente é boa.