AplicativosDicas

Saiba a pontuação que os motoristas do UBER dão a você

O Uber já está implementado em diversas cidades brasileiras e é uma alternativa bastante interessante de locomoção urbana. Nós aqui somos fãs dele e já até testamos o serviço (veja nosso artigo completo aqui). Nele, você chama o motorista, sabe a rota que ele irá fazer e pode sair do carro sem nem precisar tocar na carteira, pois o pagamento é feito diretamente no app. Você conhece diversos dados do motorista antes mesmo de embarcar, e como você o avalia no final, ele normalmente faz tudo para agradar você.

Mas você, quando usa o serviço, também é avaliado com uma nota. Se você tem curiosidade de saber quão bom passageiro você é, veja neste tutorial como descobrir a média de avaliação que os motoristas deram para você.

Você pode ver isso diretamente no aplicativo:


Passo 1 – Abra o aplicativo do Uber.

uber_passrate0


Passo 2 – Toque no menu de três linhas no canto superior esquerdo.

uber_passrate2


Passo 3 – Toque no menu Ajuda.

uber_passrate1


Passo 4 – Toque na opção Conta e Pagamentos.

uber_passrate4


Passo 5 – Toque em Definições de conta e avaliações.

uber_passrate5


Passo 6 – Agora abra a opção Como funciona o sistema de avaliação.

uber_passrate6


Passo 7 – É aqui que você vê qual a nota que deram a você. Basta tocar no botão azul com a escrita Enviar.

uber_passrate7

uber_passrate8

Você então verá a média de todas as avaliações que deram a você (de 1 a 5). Não é possível saber a nota individual que cada motorista deu a você, apenas uma média.

Eu já andei bastante de Uber, mas aparentemente algum motorista não me avaliou com 5 estrelas, o que me tirou 0,03 da média. Achei isso estranho, pois procuro ser sempre um bom passageiro e não muito cruel nas minhas avaliações. Será que vou ter que oferecer balinha para os motoristas agora???

Seja como for, este sistema serve para que o Uber conheça também os passageiros que atende. Se alguém costuma chamar motoristas quando está embriagado, faz algazarra, suja o carro ou começa a fazer coisas que não são compatíveis com o serviço, provavelmente este passageiro é mal avaliado e outros motoristas pensarão duas vezes antes de atender algum novo chamado dele.

Se você é um usuário normal que não causa problemas, não deve se preocupar muito com estas avaliações do aplicativo, que servem apenas para um controle interno. Mas se você sempre teve curiosidade para saber como os motoristas avaliam você, agora já sabe como. 😉

via iMore

Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

  • Wellington Alves

    Eu também recebi uma avaliação inferior a 5, mesmo não dando motivo. Um motorista me disse que eles estão fazendo isso para os passageiros que tem nota 5 para saberem que se trata de um cliente ativo e não de alguém mal intencionado que tenha criado um perfil apenas para fazer assaltos. Pois, quando o pagamento é em dinheiro, o aplicativo não exige cadastro de cartão. Então quando eles vêem que o passageiro tem nota 5, já imaginam se tratar de um perfil recém-criado e ficam com pé atrás.

    • Mas no app não é obrigatório inserir o cartão de crédito para realizar os pagamentos? Ao menos quando eu testei era obrigatório, e não tem ou não tinha a possibilidade de pagamento em dinheiro.

      • Quando não tinha a opção de pagamento em dinheiro era obrigatório cadastrar o cartão de credito, quando eu cadastrei também era obrigatório. Mas recentemente fiz o cadastro para meu irmão e você pode escolher dinheiro como a forma de pagamento principal, não necessitando do cadastro do cartão de credito.

        • Entendi, depois que testei não instalei mais o app, então não sabia dessa possibilidade, obrigado pela resposta!

          • Wellington Alves

            Exatamente. Com a mudança, qualquer um pode criar um usuário fake só para chamar o carro para uma emboscada. Vacilo da Uber. Já que são obrigados a aceitar pagamento em dinheiro, pois é lei, poderiam ao menos exigir o cadastro de CPFe RG. Do contrário os motoristas ficam muito inseguros.

    • Aline Thomasi

      Aconteceu isso comigo. O motorista do uber disse que ia me avaliar com 2 para minha nota subir aos poucos para os motoristas verem que sou usuária do bem. Eu tenho ido trabalhar numa área perigosa, onde tem bastante bandido e foi la que precisei chamar Uber, pois nesse dia estava passando muito mal. Pedi muito a Deus pra ele aceitar minha corrida. No dia ele ligou, falou comigo, acho que percebeu o qto eu estava doente e veio. Talvez ele tenha me dado essa nota pra garantir que se eu precisar de pegar Uber nesse local novamente, que me aceitem sem cerimônias. Acho que é isso

  • 4,79… mas eu mereço 🙂

  • Saulo Rogério

    Nota 5! ?

  • Diogo

    4.95… Queria saber quem é o motora FDP que me avaliou mal… hehehehehe

  • Diego Azevedo

    Achei que seria um 4.x já que vivo chamando Uber para passear com minha cadela (mesmo sendo adestrada, entendo que alguns motoristas não ficassem muito à vontade), mas era um redondo 5.0.

  • Gildo Callegon

    “acho” que sou bom usuário… Mas estou com medo de olhar minha nota…

  • Jefferson Soares

    4,83, sendo que utilizo quase todos os dias há um ano e sou o usuário mais exigente da Uber!? Nada mal. ?

  • André

    Difícil demais subir a avaliação para 5.0.

  • Daniel Maia
    • Você clicou na opção errada. É na opção acima dessa que você clicou.

      • Daniel Maia

        opa verdade ! Valeu.

  • Paulo Silva

    Motorista que presta o serviço do taxista é crime do artigo 47 LCP.

    Conheça o projeto de lei federal da Ordem dos Taxistas do Brasil publicado no YouTube.

    • Mas o serviço de taxista não é um serviço de transporte individual público, enquanto o exercido pela Uber é um serviço privado?

      • Paulo Silva

        Taxista no Brasil presta serviço privado de transporte individual de pessoas em veículos até 7 lugares, lei federal 12.468/11.

        Motorista somente poderá trabalhar como particular como empregado de pessoa física ou jurídica onde o veículo pertence ao patrão, mas jamais para prestar serviço ao público ou consumidor por qualquer meio de comunicação

  • Emmanuelle Dolan

    Ganhei nota 5 *-* haha

  • Pedro

    iLex como você coloca o blog do iPhone na sua Home?

    • Diego

      Vai no safari e abre uma página que queira colocar na Home, depois clique no ícone de um quadrado de onde sai uma seta para cima(aquele que serve para compartilhar o link por mensagem), depois clique em “Tela início”… Pronto, seu site aparece no iPhone como se fosse um app

      • Pedro

        Consegui! Valeu!!

    • É só tocar no botão central na barra inferior do Safari (Um quadrado com uma seta para cima) e selecionar “Tela de início” (ícone de um quadrado com o “+”). 😉

      • Pedro

        Deu certo aqui. Valeuu

  • Caio Cartaxo

    E complicado ser 5 estrelas quando se usa muito o Uber, sou parceiro e sei bem disso, A ferramenta de estrelas para clientes e usada no intuito de evitar clientes abusivos e apenas, tanto e que e raro algum parceiro negar corrida por pontuação baixa, mas fácil o cliente tomar essa atitude. De 4.50 para cima ja consideram 5 estrelas, porque sempre tem aquele que ou avalia errado ou avaliou menos por um detalhe besta.

  • Alana Correa

    Eu fiquei com 4,8 mas desconfio que seja por que uma motorista me xingou falando que eu devia ter perguntado sobre levar uma cadelinha pequena no colo por 2km. 🙁

  • Elizeu Soares

    pior é passageiro babaca que coloca endereço errado, e avalia o motorista mal.