Notícias

Homem é preso no aeroporto de Recife com 56 iPhones 7 escondidos na mala

Um paraibano de 29 anos foi preso nesta quinta (29) no Aeroporto Internacional de Guararapes, em Recife, PE. Ele tinha acabado de desembarcar no país vindo de Miami, e tentou passar pela fiscalização da Receita Federal sem declarar, trazendo na mala nada menos que 56 unidades do novo iPhone 7. Mas ele acabou sendo descoberto.

Trazer iPhones comprados em outro país não é algo contra a lei, desde que seja em uma quantidade que não caracterize intenção comercial. Inclusive a legislação atual permite que o viajante traga sem declarar um smartphone, desde que esteja sendo usado pelo passageiro. O que claramente não foi o caso.

O cidadão trazia os iPhones e seus acessórios fora da caixa original, envoltos por saquinhos individuais. Estima-se o valor de R$149 mil (em preço dos Estados Unidos) por toda a mercadoria, que seria revendida por um preço bem maior. Ele declarou ser dono de uma loja de produtos eletrônicos em João Pessoa, onde revenderia os aparelhos por um preço elevado, visto que o modelo ainda não chegou oficialmente no país.

Todos os iPhones foram apreendidos pela Polícia Federal e o comerciante foi autuado por descaminho, que é caracterizado por deixar de recolher o imposto devido quando entra no país e ocultar mercadoria em proveito próprio. Ele pagou fiança de R$5.000 e foi solto, mas pode ainda ser condenado a pena de 1 a 4 anos de reclusão.

via G1 PE – Foto de Marlon Costa

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Os filhos dos federais agradecem ?????????

    • Gustavo Zanandrea

      Exato no natal tem os amigos secretos na receita e eles agradecem ???

      • Hahahahaha amigo secreto generoso e gordo hahaha papai Noel é super generoso com eles hahahahahaha

    • Guilherme Paviani

      Claro foi o que eu ia dizer. Mais nao se preocupe aqui no Brasil sao todos honestos. Jamais alguem faria uma coisa dessas kkkkkk #sqn.

    • Leonardo

      exatamente, vim nos comentários só pra dizer isso…. adianta tanto essa justiça (sono) brasileira

  • Bruno

    Eu queria um só… rssss

  • E a curiosidade que não tem fim: Pra onde vão esses iPhones?

  • se chegar 5 desses iPhones no leilão vai ser muito. os feds vão fazer a festa!

  • Alex Bastos

    E pra onde vão os iPhones?

    • como estamos no Brasil, provavelmente pra os federais e suas famílias, mas o correto seria ir para o leilão da receita.

      • Helbert

        O correto mesmo era a mercadoria ficar com o dono. Ele pagou por estes produtos!
        Imposto é roubo!

        • Anderson Ribeiro

          Também acho que deveriam ficar com o dono, já que a policia pegou o cara, devolve os aparelhos mediante o pagamento de todos os impostos, dai cabe ao dono se vai pagar ou não.

          • Francisco Nascimento

            Nesse caso não dá. Como os produtos foram trazidos com clara intenção de comercialização, ele teria que ter sido importado por uma empresa (CNPJ), cumprindo todos os requisitos de importação legal. O imposto na alfândega de aeroporto diz respeito á bagagem acompanhada. Se ele tivesse trazido, por exemplo, dois iPhones, ele passaria sem problemas pagando o imposto do SEGUNDO iPhone, pois ele conseguiria provar que um é de uso pessoal. Mas, ele fez com intuito comercial. Aí é descaminho mesmo. A Receita (lei) entende que acima de 10 unidades de um determinado item é considerada importação comercial. Nesse caso, não permitido vir em bagagem de passageiros.

            • André Freire Fragoso

              Hj hj 5 unidades de um determinado produto acima de U$4,99 é considerado importação comercial.

            • Helbert

              Ah, sim. O estado, que nada produz, te impede de exercer o livre comércio.
              O livre comércio é ilegal por não pagar impostos e, sem impostos, quem vai bancar a mordomia dos políticos e partidos?

          • Titanium

            imagina se tudo saiu por 149 mil sem impostos, ele iria ter que pagar quase meio milhão a mais só em impostos, não vale a pena

          • Monique Mongenot

            Concordo!!! Agora eles vão pro bolso dos próprios federais de graca!! ???

      • Felipe

        Yep, é o que mais acontece. Já tive o desprazer de conhecer um cara que era fiscal da receita e “pegou emprestado” uma bicicleta em uma dessas apreensões. O certo é ir para o leilão, mas são iPhones 7 novinhos…

      • Demian Schiavinatto de paula

        Imagina lkkk sao honestos, acha que fariam uma coisa destas?

    • André Freire Fragoso

      O correto é : primeiro se faz um laudo de apreensão onde os aparelhos são contabilizados.
      Depois disso eles vão para um depósito e ficam lá até serem auditados e depois liberados para leilão. Agora se o depósito for controlado por empresas terceirizadas o risco da maioria desses aparelhos “desaparecerem” é gigante. Vi isso em apreensões de mercadorias pela receita federal em Foz do Iguaçu fronteira com Paraguai e Argentina

  • Helbert

    Imposto é Roubo!

    • Imposto é roubo… já dizia Robin-Hood…

      É revoltante mesmo pagar tanto imposto e não ter retorno disso, mas a solução não é sonegar ou fazer coisas fora da lei, e sim votar bem. Só isso vai mudar alguma coisa.

      • Leonardo

        Vc q me desculpe, mas no Brasil “votar bem” é conversa pra boi dormir. Político no Brasil não trabalha pra população, trabalha por si próprio. Vc acha MESMO q votando bem vão diminuir os impostos? Nosso país é ridículo, um circo. Votar bem se não tem nenhum candidato q preste? isso non ecziste

        • São empresários da iniciativa pública.

        • Felipe

          Pra isso que tem reforma política ai pra se fazer, mas não, cagam na hora de votar pra deputado e senador, ai ninguém liga pra isso.
          A solução é votar e cobrar sim, e não roubar contra o roubo gerando mais roubos.

          • Helbert

            Sonegação não é Roubou! Roubo é o imposto! Sonegação é Legítima Defesa!

        • Paula Prado

          E quando se fala de reforma política a população acha de outro mundo, e sempre fica por isso mesmo… É preciso mudar nossos conceitos e lutar por um país mais equalitário! Temos que começar a quebrar barreiras quanto ao voto, se compra não presta, se votei ou não posso protestar contra medidas absurdas, se votei ou não tenho que fiscalizar… Enquanto isso somos massificados pelas lutas diárias de sobrevivência mesquinha, e não lutamos por um todo para todos. E vamos ficando cada vez mais alienados! :/

      • Lembrando que o surgimento da Carta Magna, que abriu caminho para a Constituição, que se deve justamente por questão de abusividade de impostos na época em que o personagem de Hobin Hood teria vivido, durante o reinado de João Sem-Terra, irmão de Ricardo coração de leão.

        • Voto não muda nada, o que muda é a educação de qualidade, você diz.
          Aí você nem liga para a política e os corruptos continuam no poder, piorando ainda mais a educação. Percebe como o sistema colocou na sua cabeça uma maneira de nada mudar e continuar sempre a mesma coisa?

          O voto não é uma solução imediata ou que vá trazer resultados rapidamente. Como já disseram aqui, as opções que temos para eleger são terríveis. Sem falar que, não adianta nada eu votar bem, se a massa manobrada é muito maior e continua votando nos corruptos.

          Mas é um começo. Ou a gente desiste de tudo e partimos para o caos social, com quebradeira, roubos, estupros coletivos, violência desenfreada, ou então resolvemos fazer alguma coisa com a consciência de que vai mudar só a longo prazo, conhecendo melhor em quem vota, cobrando posições ativamente e tentando construir um lugar decente para se viver.

          O meio termo que não é possível. Não dá para ser justo e direito descumprindo a lei.

          • Helbert

            Violência, Roubos, Estupros Coletivos e Violência Desenfreada resolveria boa parte dos nossos problemas, desde que os alvos fossem os políticos e seus familiares =)
            Estão muito confortáveis na proteção de seus gabinetes, vestindo seus terninhos comprados com auxílio paletó e morando em seus apartamentos funcionais, com voos ilimitados para suas bases estaduais…
            Nossas leis são ridículas!
            Nossa carga tributária é uma piada para o resto do mundo…

        • Jonatas Brisotti

          Voto não muda nada… Esquece essa falácia de achar que um dia vai ter um político bom honesto que vai conseguir fazer as coisas sem … Mesmo que ele exista o sistema é podre… Esse tipo de legislação só serve para criminalizar o cidadão por não estar se submetendo ao controle do estado. Se ele tivesse passado e vendido os aparelhos e ganhado dinheiro e gasto esse dinheiro e movimentado a economia é bem capaz que fosse até melhor para o bem comum do que ter sido preso… Só que o governo te faz pensar ao contrário.

      • Monique Mongenot

        Exato! ??

  • Francisco Nascimento

    Se a Policia e a Receita estão certas ou não, não me cabe julgar. Se imposto é alto, infelizmente tá na lei. Ele fez isso assumindo o risco. Quis economizar uma passagem e foi pego. Se tivesse ido por Guarulhos, que recebe DEZENAS de voos vindo dos EUA todos os dias, sendo um volume maior de passageiros, consequentemente teria menor chance de ser chamado pela alfândega. Ele preferiu vir por Recife, onde tem no máximo 2 voos para os EUA. Isto é, facilitou o trabalho da alfândega. Quem já passou por GRU em horario de pico sabe que a chance de ser chamado para abrir a mala é bem menor do que em aeroportos com menos movimento.

    • Quem dera a lei valesse pra tudo mundo. E quem dera o problema alfandegário brasileiro fosse por conta de pessoas que viajam de avião. Só país de terceira faz controle de aduana em aeroporto hoje em dia.

  • Fabio Freitas

    Alguém já foi pego trazendo 2 iPhones? Vou pra Ny em novembro (não vou levar o meu cel) e pretendo trazer um 7 pra mim e um pra minha namorada. Será que corro muito risco?

    Volto por Guarulhos e dessa vez estou com receio, visto que na maioria das vezes sou parado pra passar com a mala no Raio X …

    • Francisco Nascimento

      Quanto ao seu, fica tranquilo. Faz um backup no iCloud e assim que comprar o seu, vc restaura e traz ele em uso. Minha modesta sugestão quanto ao outro, para evitar correr risco… compra com a nota e, se você tiver trazendo apenas esse iPhone “a mais”, vá no Bens a Declarar. você vai pagar 50% de imposto do que exceder de US$ 500.00. Um iPhone de US$ 650.00 te dará um imposto de US$ 75.00 (metade de US$ 150.00). Você vai pagar em torno de R$ 280,00 de imposto e não vai correr risco algum. Se você passar no Nada a Declarar e for pego, você vai pagar 150% (100% de multa e 50% de imposto) do que passar de US$ 500.00, o que daria US$ 225.00 de imposto.

    • Alex Vause

      Fui para Inglaterra mês passado com meu iPhone e comprei outro lá. Joguei a caixa fora e vim utilizando ele e deixei o velho na minha bolsa. Não me pararam nem nada. E eu tbm estava com meu laptop e minha câmera fotográfica na bolsa tb e não falaram nada. No aeroporto de Guarulhos mesmo.

      • Mateus

        Opa! Isso é crime de descaminho. Lei 13.008/14

        Art. 334. Iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria

        Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos.

        E você assume publicamente? Bom saber….rs

  • Rene Fraga
  • Antonio Frederico

    Certa vez fui na casa de um delegado da receita federal instalar uma internet. Nem a mulher dele era de procedência nacional.

    • KGB07

      Uma vez tb fui na casa de uma amiga que o marido era PRF. Tudo quanto era eletrônico de última geração ele tinha em casa. Era época de lançamento do PS2, não estava nem sendo vendido no Brasil ainda e ele já tinha.

  • Juliano

    Será q consigo meus R$10 mil de volta? ?

    • hecnpo

      Não.

  • André

    Que preju!

  • Juliano Huzalo

    que baita prejuizo

  • Bárbara Godoi

    Coitado, que preju, kkkkkkkkkkkkkkkk. Mas também né, ao invés de ser mais discreto, trazer uns 10, trás logo 60 de uma vez, ahahahahahaha.

  • Ronaldo Fonseca

    E os iPhone’s?

  • Como compramos estes iphone apreendidos?

  • Jefferson Soares

    Esse vai pagar caro de imposto para retirar esses iPhones.

    • Jeferson

      Pior que nem pagando o imposto ele consegue retirar os iPhones :/

  • Sergio Sevilhano Junior

    Olha tem gente que vai ganhar iphone 7 antes do Natal

  • Márcio de Jesus

    Sabem o que vai acontecer? Acredito eu que ele irá pagar pelos impostos com uma multa e tals… e será liberado a mercadoria, pois por direito é dele, se ele pagou um valor desse, pagar mais o imposto não será impossível, e já que ele iria vender por um valor elevado, com certeza irá encarecer mais um pouquinho. Caso fosse o meu caso eu brigaria até o fim.

    • paulotutu

      Brigaria em vão. Descaminho não tem o que fazer. Perdeu tudo.

      • Márcio de Jesus

        O descaminho corresponde, muitas vezes, ao crime de sonegação fiscal. Ocorre quando há a entrada ou saída de produtos permitidos no país sem que os mesmos recolham impostos ou sejam submetidos aos trâmites burocráticos necessários nessas operações. Diferentemente do contrabando, o crime de descaminho pode ser sanado com o devido pagamento dos impostos pelas mercadorias importadas ou exportadas, enquanto que no contrabando, não há fiança.

  • André Almeida

    Pessoal, noticia sempre se espalha com modificações que deturpam o que realmente aconteceu, e quem lê toma como verdade. Salientando que não estou querendo dizer que não foi “errado” o que ele fez.
    Mas ele vinha de um voo nacional com origem em São Paulo. E adquiriu os aparelhos, mesmo sendo importados, na cidade de São Paulo. E o mais importante, os aparelhos não estavam escondidos na mala, eles apenas estavam na mala, sem nenhum artificio para serem camuflados.

    • Vin Diesel

      Vôo nacional não amigo. A gente despacha a mala e depois pega ali na esteira quase na porta de saida em qualquer aeroporto. To sempre tão de olho que ninguem confera a siada, que se alguem ali resolver levar a bolsa de alguem junto, se fu pra pessoa. Segurança zero no nacional. Então, verifica ai a sua fonte que não procede.

  • acid boy

    o cara não manja dos paranauê, se tivesse se hospedado em foz e feito um trabalho de formiguinha ia no paraguai e passava na fronteira com um ou dois iphones de cada vez é bem mais provavel que só pagasse imposto de um ou dois iphones e resto passaria sem ser taxado

    • Demian Schiavinatto de paula

      Quem tem pressa come cru não é mesmo? ?

  • Ruan

    Ahannnn sei !
    De 100 sobraram 56 rsrsrsrsrs

  • Rogério Faustino

    Leilão da receita ai vamos nós ? hahahahahahah duvido

  • Arley Martins

    Muita hipocrisia a receita pegar isso, agora pegar esses políticos a declaração de imposto de renda desses políticos nem pensar….

    • paulotutu

      O que uma coisa tem a ver com a outra?

  • Dennis

    Só aqui mesmo……somos roubados por quem deveriam nos defender! Bando de invejosos e mortos de fome que não tem a oportunidade de ir comprar um lá fora! Que ao menos deixassem essa pessoa pagar os impostos necessários (ROUBO) para adentrar no país…

    • paulotutu

      Qualquer pais é assim, pesquise. Se não quer “perder”, declare a pague os impostos na entrada. Se não o fez, é por que a intenção era de trazer ilegalmente, ou seja, pela sua lógica primeiro deve-se tentar burlar o sistema e se não der certo ai sim se paga os impostos devidos? Claro. “Sertinho”.

      • Dennis

        Você que esta tirando suas conclusões….. Faça você mesmo, tente ir comprar vários aparelhos e trazer para o Brasil legalizando! Por mais que você seja bem sucedido e diga na alfandega que você comprou todos esses celulares para dar aos seus familiares!

        • paulotutu

          Você pode trazer 320 iPhones, desde que declare na entrada e pague os impostos devidos. O problema está em NÃO declarar, não na quantidade comprada.

  • André Piacentini

    O natal dos ‘servidores’ será mais feliz esse ano. E não vem me dizer que será leiloado que não vai!

  • Leonardo

    Ridículos do caralho removeram meu comentário só pq eu disse a verdade sobre essa bosta de país. Vão todos tomar no cu, bando de filho da puta q paga de interessado no país mas só se importa em comprar o próximo iPhone pra mostrar no blog, hipocritas. Vc “iLex” é um trouxa