2012AplicativosARQUIVO

Aplicativo Google Maps volta ao iPhone, através da App Store

O rei voltou.
Para quem estava esperando desde setembro, esta deverá ser a melhor notícia da semana: o aplicativo oficial do Google Maps já está disponível na App Store, permitindo que os usuários de iPhone e iPod touch voltem a usá-lo no sistema iOS 6.

A retirada dos mapas do Google do sistema do iPhone foi o ponto mais polêmico do ano, gerando muita dor de cabeça para Tim Cook e sua diretoria, que acabou sendo reformulada recentemente por causa disso.

O novo aplicativo traz de volta tudo o que tinha no antigo Maps e que faltava nos da Apple: situação do trânsito, transporte público e Street View. Mas é o que não tinha antes que impressiona. Muita coisa do que o Google segurava para os usuários de iOS, agora ele liberou (e isso devemos à Apple, amigos): mapas vetoriais e, principalmente, navegação curva-a-curva com voz em português! :)

A navegação (assim como todo o aplicativo) necessita de conexão à internet. Segundo alguns usuários, mesmo os mapas sendo em vetor, eles ainda consomem mais banda que os da Apple. Mas esta parece ser uma versão inicial do aplicativo, feita para ser lançada logo. Em uma futura atualização, melhorias devem vir.

Ao chacoalhar o iPhone com o mapa aberto, é possível enviar sugestões de mudanças de eventuais erros nos mapas (como a Apple já fazia). Isso possibilitará que eu mude o nome da minha rua, que ainda está errado nos mapas do Google.

Depois de toda esta confusão (e stress de muitos) pode-se dizer que finalmente temos um Google Maps melhor no iPhone. Isso só reforça um texto que escrevemos aqui ainda em setembro, em que dizíamos que o Google boicotava os usuários de iOS. Agora sim, podemos dizer que temos um Google Maps completo no nosso iPhone. Se é uma coisa que se pode dizer, é que toda essa pisada de bola da Apple serviu para alguma coisa.

O aplicativo é gratuito e está disponível, por enquanto, em versão apenas para iPhone e iPod touch (link).

Botão Voltar ao topo