Notícias

iOS 10 permitirá inscrição do usuário no cadastro nacional de doadores de órgãos

O iOS 10 chegará com mais uma novidade para o aplicativo nativo Saúde. A ferramenta, que cria relatórios sobre a saúde do usuário, contará com um botão que incluirá o usuário automaticamente no registro nacional de doadores de órgãos do Estados Unidos. O recurso será liberado de forma limitada em alguns aparelhos.

Segundo Tim Cook, a função foi idealizada para suprir a carência no número de doadores de órgãos nos EUA. Em recente entrevista para a Associated Press, o CEO afirmou que sentiu na pele a falta de doadores durante um insuportável período de espera do amigo Steve Jobs, que teve um fígado transplantado em 2009. “Vê-lo todos os dias esperando sem saber quando conseguiria me deixou com uma sensação que nunca vou esquecer“. Na mesma entrevista, Tim Cook afirma que, na ocasião, se ofereceu como doador, mas que a possibilidade foi rapidamente recusada por Jobs.

Vale lembrar que aplicativo Saúde já permite acrescentar se o usuário é doador. No entanto, a informação não é sincronizada com nenhuma entidade de saúde, ficando registrada apenas no aplicativo.

Instituições americanas que defendem a doação de órgãos têm se mostrado empolgadas com a nova ferramenta. A expectativa é de que o novo método seja assimilado pelos mais jovens. “Os jovens americanos não têm se registrado como doadores como faziam no passado“, disse David Fleming, presidente executivo da Donate Life America, instituição sem fins lucrativos que vem trabalhando com a Apple nos últimos anos.

Inicialmente, a Apple deve liberar o recurso de forma limitada para alguns usuários, mesmo antes do lançamento do iOS 10, que ocorrerá em setembro. Quando for lançado oficialmente, o botão será liberado apenas para os aparelhos baseados nos Estados Unidos. Ainda não há informações sobre quais outros países poderão utilizar a ferramenta no futuro.

Fonte: Associate Press

Tags
Mostrar mais

Marvin Costa

Jornalista carioca apaixonado por cultura pop, fotografia, instrumentos musicais e produtos da Apple. Sempre que pode toca guitarra com amigos e utiliza seu iPhone como segundo instrumento.

Artigos Relacionados

  • Luis gustavo

    Acho muito boa a iniciativa

  • Pelo titulo, entrei na matéria achando que era no Brasil… :/

    • Alex iPilot

      Se aqui o iOS conseguir ligar 190 dê-se por satisfeito! Rsrsrs…

      • Estanislaw Duarte

        kkkkkkkkkk

    • Ramon Damasceno

      Aqui no Brasil não adianta registrarmos, em vida, que somos doadores. Segundo a lei, cabe à família a decisão, após a morte do ente famíliar.

    • Edu

      Pois é. Por que não “…no cadastro AMERICANO…” ou algo assim?

  • Anderson Campos

    E aí, será que desta vez o app vai salvar dados na nuvem?

  • bem vindo Marvin Costa! Legal ver novos editores no BDI 🙂

  • Tuaregue

    Ainda bem que em Portugal é ao contrario do estados unidos, ou seja, todos são doadores de órgãos, a não ser que esteja numa base de dados em que não quer que seja doador de órgãos

  • Estanislaw Duarte

    O mundo é capitalista, as empresas são, todos precisam se sustentar. Mas são essas iniciativas que fazem nos apaixonarmos por empresas, mesmo que seja marketing ou intencional, isso faz TODA a diferença. A política verde, as causas sociais, o chamado para problemas de saúde pública, facilidade de acesso para Ficha Médica, são essas características que tornam o iOS tão inovador. A Apple precisa trazer esse sentimento para o sistema novamente, a mágica do uso e importância de um simples smartphone.

  • Nestor Nogueira de Albuquerque

    Boa… Louvável a iniciativa, e assim que tiver a versão 10 aqui eu me inscreverei – a incentivo a todos a fazerem o mesmo! Afinal, vamos virar comida de minhoca mesmo, não é?… Melhor então que ao menos parte de nós ainda possa ajudar outros a viverem mais.
    Bora lá cadastrar, galera!