Notícias

Apple e Microsoft fazem pressão para remover o Emoji de rifle

O Unicode é um consórcio formado por várias empresas de tecnologia, inclusive com a Apple e a Microsoft tendo direito a voto. E foram justamente as duas que vetaram a adição da imagem de um rifle na mais nova atualização do padrão de Emoji.

No início deste mês, o Unicode aprovou o novo padrão 9.0, que adicionou 72 novos Emoji para que as diversas plataformas começassem a adotar. Muitos deles eram referente a esportes olímpicos, com a aproximação dos jogos do Rio, em agosto. Teremos emoji para handboll, polo aquático, esgrima e outros, além das medalhas de ouro, prata e bronze.

emoji9

Porém, um dos esportes que seriam incluídos na atualização, simbolizado por um rifle de tiro, acabou não indo para a versão final. Durante as reuniões de decisão, a Apple foi fortemente contra, dizendo que não daria suporte ao ícone em suas plataformas caso fosse aprovado. A Microsoft acabou concordando e também sendo contra.

Apesar da intenção ser representar simplesmente um esporte olímpico, a ideia de adicionar o símbolo de um rifle gerou polêmica e protestos de grupos contra o armamento. Nos Estados Unidos, atualmente esta é uma discussão bastante ativa, principalmente depois do ataque à boate na Flórida.

Os Emoji hoje se tornaram tão populares que viraram padrão em todos os aplicativos de mensagens. Por isso a preocupação de algumas entidades em limitar ao máximo as más influências, mesmo quando a intenção é apenas homenagear um esporte olímpico.

fonte: Buzzfeed

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados