Rumores

iPhone Special Edition: o rumor mutante

Quem nos conhece já sabe que nós aqui não gostamos muito de publicar “não-notícias” de produtos que ainda não existem e que muitas vezes são apenas especulações ou rumores gerados de uma pequena informação. Um exemplo disso é o tal iPhone menor, de tela de 4 polegadas (mesmo tamanho da tela do 5c e do 5s), cujos rumores atiraram para todos os lados nos últimos meses. Claro que há quem goste da montanha russa dos boatos e não vemos nada de mal nisso, questão de gosto.

Conforme a data de lançamento vai ficando mais próxima, as informações vão ficando mais precisas e aí sim já se pode conversar com mais elementos, sem fazer o leitor ficar confuso com tantas informações divergentes. Então vamos conversar mais profundamente sobre o provável novo modelo de iPhone com tela “menor”, que pode ser apresentado na próxima segunda.

Nos últimos anos (principalmente depois da morte de Steve Jobs), temos visto diversos vazamentos de produtos antes do seu lançamento oficial. Quando a Apple faz um evento, geralmente já sabemos antes os produtos a serem lançados, com seu design e características, inclusive com fornecedores chineses criando capinhas antes mesmo dele existir. Um exemplo claro disso foi quando pegamos na mão duas maquetes do iPhone 6 um mês antes da Apple apresentá-los para o mundo, que acabaram se mostrando parecidas com a realidade.

Ou seja, os rumores se tornaram uma fonte interessante de informações nos últimos tempos. Mas isto não significa que todo e qualquer rumor deva ser automaticamente considerado confiável. Pelo menos não é assim que o bom jornalismo deveria funcionar.

Estamos vivenciando um caso em que até poucos dias antes do evento da Apple ainda não se sabia exatamente como o produto será apresentado. Não houve vazamentos significantes que demonstrassem como ele será e até os sites de rumores estão incertos sobre o que será apresentado. Será que a Apple está conseguindo esconder melhor as informações?

iPhone de 4 polegadas

Não é de hoje que a Apple está pensando em lançar um iPhone de tamanho menor que os atuais, voltando ao que era no iPhone 5, 5c e 5s. Os boatos começaram em 2014 ainda, logo após o lançamento dos “gigantes” iPhone 6 e 6 Plus. Nós até discutimos aqui sobre isso, em um artigo que teve um grande número de comentários.

Algum tempo depois, como se quisesse “testar” as reações, a Apple colocou “sem querer” em seu site uma imagem de um iPhone 5c com Touch ID. Ali já parecia clara a sua intenção de manter o visual antigo, mudando apenas as especificações internas, para oferecer a opção de 4 polegadas (para quem não gosta de telas grandes) sem deixar o aparelho defasado. Afinal, o iPhone 5s já está fazendo 3 anos agora em 2016 e em breve algumas modernidades dos futuros iOS deixarão de funcionar nele.

Mas o tempo passou e a Apple acabou não lançando uma versão mais moderna do seu iPhone menor. O que fez renascer, diversas vezes, o rumor que ele um dia viria.

Rumor mutante

Com a ideia fixa de que “a Apple estaria pensando em reviver o iPhone 5s“, surgiram vários boatos, que mudavam a cada semana. Já em dezembro se falava de um iPhone 6c que seria lançado em fevereiro, todo colorido. Poucos dias depois, os boatos já mudavam, dizendo que o lançamento seria no meio do ano, não mais em fevereiro. Pouco depois, as manchetes já apontavam para um iPhone 7c para abril.

rumor1

rumor2

O provável nome chegou a mudar diversas vezes: iPhone 6c, 7c, 5e, 5se e agora meio que se chegou à conclusão que poderá se chamar iPhone SE, enfatizando que é uma edição especial (Special Edition) do celular, de tamanho menor.

iphone-6c_iphones_silver

O design dele também foi bem controverso e foram “noticiados” diversos deles. Ora alguém dizia que teria as laterais arredondadas, igual o atual iPhone 6/6s, ora vinha outro e dizia que teria bordas retas, como o iPhone 5s. Na China, capas de diversos tipos foram feitas, ao contrário dos outros anos em que os fabricantes já sabiam com antecedência como seria. Umas foram feitas com o botão de repouso em cima (como o iPhone 5s), outras no lado (como o iPhone 6), mostrando a grande indefinição que pairava no ar.

rumor4

Repare na protuberância da câmera fotográfica nesta maquete frankeinstein, com visuais do iPhone 6, mas com botões arredondados. #misturebarumor3

Até vídeo noticiaram, mostrando um suposto iPhone 6 em miniatura. Mesmo sem ser ligado ou tendo outra evidência de que aquilo não era apenas mais um clone chinês, vários sites acharam que valia a pena divulgar aquilo como notícia.

Resumindo, há poucos dias do evento da Apple, foi um dos rumores que mais mudou ao longo do tempo, criando incertezas no que será apresentado na segunda-feira. A Apple realmente está fazendo um bom trabalho em embaralhar os rumores.

O que se espera

iPhone 5s

Na noite passada, o site norte-americano 9to5mac revelou o que ouviu de algumas de suas fontes. O site é bastante conhecido por adiantar boas informações antes dos eventos da Apple, então é algo que geralmente vira realidade.

Eles dizem que o design externo será muito similar (praticamente idêntico, segundo eles) ao do nosso conhecido iPhone 5s. A diferença mais marcante seria as laterais foscas, para evitar arranhões. As cores seriam as mesmas dos atuais iPhones: prata, cinza-espacial, dourado e rosê.

O que muda (e muito) é seu interior, muito próximo do iPhone 6s: processadores A9/M9, com NFC para pagamentos do Apple Pay, câmera fotográfica de 12 megapixels e até capacidade de filmar em 4K. Haveria também melhoria nas antenas de celular e Wi-Fi. Enfim, um iPhone novo, em um corpo já conhecido.

Só saberemos se tudo isso é verdade na segunda-feira, quando a equipe de Tim Cook confirmar no palco.

Qual a razão de um iPhone de 4 polegadas?

Você pode estar se perguntando: Por que a Apple iria querer “voltar atrás” e fazer um iPhone menor? As telas grandes não são a tendência? Não estão vendendo bem?

Se você está se perguntando isso, talvez não ache mais graça as telas menores e até estranhe quando pega na mão um iPhone mais antigo, achando-o “minúsculo“. Porém, nem todo mundo gosta de telas maiores, e até preferem uma que os dedos possam alcançar com apenas uma mão, sem fazer malabarismos. Confira as razões:

  • Há um público que ainda prefere o tamanho do iPhone 5s. Estima-se que em 2015 foram vendidos entre 15 e 17 milhões de unidades.
  • Este público poderia começar a usar o Apple Pay, que necessita de hardware mais atual para funcionar (NFC).
  • Um iPhone com um preço menor que os tops de linha melhoraria a penetração em mercados emergentes, como Índia e até mesmo o Brasil.

Razões há para investir nisso. Só não dá para entender porque a Apple demorou tanto para tomar essa decisão.


A cobertura completa de tudo o que for apresentado no evento especial da Apple você acompanha aqui no Blog do iPhone, nesta segunda. Não perca!

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • André

    Melhor esperar o evento do que acreditar nesses rumores.

  • Frederico Louzada

    Bom

  • Israel Ponte

    Nao teria chance de ser apresentado o novo Apple Watch? ?

    • Pois é, foi lançado em abril passado, seria uma surpresa “One More Thing” no final, hehehe.

    • Hades666

      Vc não acha que não tem necessidade em um Watch que ainda tem muito para evoluir em software e apps?!

    • 199X KID

      acho que um Watch novo vai acontecer na WWDC ou só em abril do ano que vem

  • Samuel Wendell

    Sou a favor das tela menores, mas também sou mais favorável ainda que o iOS fique adaptado para esse tamanho menor. É frustante tentar usar o touch no iPhone 5S, sem falar nos textos… A sensação é que nada foi adaptado depois que saiu o iPhone 6.
    Atualmente eu uso o 6, e quando pego um 5S fica quase impossível utilizar (eu sei que com o tempo é a sua visão que se adapta a tela, não falo disso). Acredito que seria muito viável a Apple fazer uma versão do iOS dedicado a telas menores. A prova disso é quando você pega um iPhone 4S com o iOS 6, ele ainda é muito funcional, já da versão 8 em diante não.

    • Samuel, acredito que isso seja pelo fato do costume ao tamanho da tela sim. Não nos “desacostumamos” com o iOS 6 em uma tela de 3,5 polegadas porque nunca vimos esse iOS em uma tela maior.

      Digo isso pois, tecnicamente, nada mudou nas dimensões do sistema. Os ícones, distâncias, fontes, altura do dock, altura das barras superiores, a Apple manteve o padrão em todos os iOS, até onde eu me lembro. Obviamente sobra um espaço maior quando tiramos a barra de status, a barra de navegação e uma “tab bar” em um dispositivo com tela maior. Na tela reduzida, essa diferença é sentida, principalmente quando “voltamos” para um tamanho menor depois de nos acostumarmos com mais espaço. As excessões à regra são, claro, os recursos que foram adicionados posteriormente, como a Central de Controle e a aba “Hoje”, da Central de Notificações. Para esses casos não existe muita solução, já que a tela é pequena e fontes menores prejudicariam ainda mais a usabilidade.

      Um palpite meu é que, talvez, e apenas TALVEZ, o skeumorfismo utilizado no iOS 6, com mais sombras e degradês, dê um aspecto menos “apertado” para o sistema. Mas isso é apenas uma ilusão de ótica: todos os tamanhos são iguais, em todos os dispositivos (por exemplo, o dock da Homescreen tem 97 pontos de altura, e sempre foi assim em todos os iOS e dispositivos).

      • Samuel Wendell

        Concordo que realmente pode ser uma ilusão ótica por parte dos usuario, mas quis dizer que algumas coisas mereciam uma readaptação para continuar funcional em telas menores (por exemplo, o teclado).
        Cheguei a essa conclusão utilizando Apps antigos (que não recebem mais atualizações), percebo que eles são bem mais funcionais, mesmo no iOS 9.
        Mas.. eu posso está equivocado, hehe.

  • Daniel Souza

    SE de Special Edition? Não vejo nada de tão especial assim nesse de 4″ (se realmente for lançado). Talvez SE seja de Smaller Edition? Pra mim faria mais sentido…

    • Marco Aurélio Chilá

      Acho que seria mais para Starter Edition…

  • gabriel dias

    eu sempre achei perfeito o tamanho de tela do 5s.

    • Francis

      Somos dois.!!

    • Vinicius Bond

      somos muitos

  • Leonardo VimpriO

    “voltar atrás” e fazer um iPhone menor? Não senhor, eu mesmo não passo do 5S, vou ficar com ela até ficar defasado. Não uso uma tela maior que 5”. Já queria deixar de usar o iphone por causa desse tema ridiculo do iOS 7, agora é o fim.

    • Cezah Renato

      Leonardo
      Estou seu parceiro!! Acho o visual do IOS 7 um desaforo!! Jobs idealizou e projetou o IOS para ser uma simulação da realidade!! Para o usuário usar o Notas como um bloco de notas amarelo com linhas… A barra inferior como uma mesa de vidro, com sombra, dando a idéia de uma “prateleira” do usuário !!
      Contatos, como a agenda de papel!! Aquele botão do leitor de texto no Safari [leitor], para qquer um que nunca usou, saber que ali se clica para ter apenas o texto do site!! Daí substituíram todo esse encantamento, num visual alegadamente “moderno” e mais leve, equiparando o IOS com a concorrência e retiraram a graça e o tratamento amigável que se tinha antes!!
      Isso sim foi um retrocesso na Apple !!

      • Estanislaw Duarte

        Sem falar naquela estabilidade, aquelas animações e botoes coerentes. O que diabos é essa lista 3D em carrossel que aparece nos Menus dos sites da web? Que vergonha. O maior poder do iOS era ele responder ao toque de forma homogênea… Hoje ele é seco e cheio de micro delays, mesmo em aparelhos atuais. Isso é resultado de um sofrware preguiçoso, mal otimizado, e a cada versão fica pior. Esse iOS 9 come bateria pra porra, nem se compara, o sistema ficou mais veloz e performático, porem a bateria… E nem adianta usar aquele gargalo de Economia de Energia.

  • Wesley de Souza

    Acredito que esse novo iPhone deverá ter exatamente as mesmas especificações do iPhone 6, tendo apenas o tamanho e design diferentes, que no caso viria para substituir o iPhone 5s como “Celular de entrada”. De qualquer forma é sempre bom escutar o que a Apple tem a dizer sobre novidades.

    • Estanislaw Duarte

      A7 e A8, única diferença é consumo de energia, em performance sintéticas apresenta 15% de melhora, ja em uso prático, se mostra igual.

  • Andrsonsp

    Gosto do que vocês escrevem!!
    Tem público sim, conheço bastante gente que não trocou para o i6, eu troquei mas estou ansioso para voltar a usar o tamanho de 4p

  • Luan Nogueira

    Acho bem difícil vir com um preço menor, até porque as especificações técnicas são de um aparelho top de linha numa carcaça “old school”, ao meu ver nada que justifique a queda de preço.

    • Vinicius Alves

      Provávelmente virá por $100 ou $50 a menos, assim como o plus veio $100 mais caro. A tela do iPhone é uma das coisas mais caras nele, especialmente com o 3D Touch.

  • Vitor Hugo

    Sinto falta de um celular menor e com hardware de ponta. Talvez esse suposto 5 SE seja uma opção para eu considerar, ainda mais se o preço estiver mais baixo… Se bem que ainda acho que ele vai vir caro.

  • Gustavo Zanandrea

    Eu tinha um 4s e pulei pro 6 e depois fui pro 6S plus. Estou adorando a tela maior para games , web, vídeos é fantástica.
    Outro dia cheguei a pegar na mão meu 4s e não acreditei como eu conseguia jogar nele e navegar com uma tela tão pequena. Acredito que esse 4″ vai ser uma opção a mais para quem tem mãos pequenas, não é meu caso, é que prefere tela menor.
    O 6S plus é fantástico e na primeira semana você estranha um pouco, ainda mais se tinha um modelo 4 ou 5. Mas depois você vê as vantagens de uma tela maior eu particularmente, nem uso mais computador, só em emergências, faço tudo no 6S plus.
    E, como disse, se você é fã de games você vai achar fantástico o 6S plus , a imersão dentro do jogo é espetacular, ainda mais se você compra um controle como este que eu comprei :

    • Vinicius Alves

      Eu consegui montar meu time de devices perfeitos pra substituir o computador em todas as manhãs tarefas: iPhone 6s + iPad Air 2. Não preciso ter um iPhone com a tela muito grande, pois uso o iPad pra jogar e fazer trabalhos para a faculdade, então estou muito satisfeito.

      • 199X KID

        não uso mais computador também, tenho um 5s (pretendo trocar esse ano) e um iPad Mini 2 que é ótimo, substituiu meu PC lento e trambolhudo

  • Hades666

    É o que penso…. 😛

  • meus pais vivem reclamando do tamanho do meu iPhone 6. Dizem que só vão comprar um, quando tiver algum de tamanho menor… Ta ae a solução da solicitação deles rsrs

  • André Pelegrini

    Eu mesmo saí de um iPhone 4 para o 5S e achei o tamanho perfeito.

    Só não acho que virá mais barato, pelo visto, com as configurações acima é possível vir pelo mesmo preço do 6S.

    Ps. Sempre amei o iOS 6, mas usando o 9 fico pensando como o sistema evoluiu muito de lá para cá.

  • Dilmallandra

    Se Jobs estivesse vivo ainda estaríamos nas telas de 3,5″

    • Vinicius Alves

      Acho muito difícil. Jobs não gostava de seguir tendências, mas também sabia perceber quando estava perdendo espaço de mercado.

    • 199X KID

      acho que não, com certeza ele já tava aprontando o iPhone 5 antes da morte dele

  • Guilhermedeodes

    Tenho o 5s há um e meio e é meu primeiro iPhone. Acho o design dele o melhor de todos os iPhones (apesar de achar o 6/s sensacional). Um iPhone SE e com um preço reduzido seria uma boa pra mim pois não posso pagar mais do que 2100 reais e um aparelho defasado (costumo comprar o “top do ano passado”). Se não minha vola para o Android será inevitável, o que eu lamentaria muito. Até lá aguardemos ansiosos pelo evento hehe

    • Estanislaw Duarte

      Somos dois.

  • Robson Medeiros

    Não custa nada agradar aos gregos e os troianos. Take my money!

  • Marcos

    Eu já acredito que essa venda alta se deva mais pelo preço inferior do que por a preferência de telas menores…

  • André Nakamoto

    Tive quase todos os iPhones e agora que estou com o iPhone 6 Plus posso dizer que o tamanho de 4″ é o melhor que tem. Até tentei usar um iPhone 4 q tenho parado aqui mas não dá pq esta bloqueado. É muito ruim você ficar fazendo malabarismo pra teclar ou ter q estar com as duas maos livres pra poder usar seu celular. Inclusive semana passada meu iPhone caiu pq tentei teclar com uma mao só, bateu no chao e estourou a tela. Gastei uma grana pra arrumar sendo q já estava procurando um smart menor e ia vender esse. Pra minha surpresa não existem mais smartphones compactos com uma configuracao high end como os grandes. Entao resolvi arrumar a tela e esperar o SE que com certeza vou encomendar segunda já. iPhone grande nunca mais, me arrependi por cada dia q usei ele.

  • Andrieux Querido

    Só eu que odiou o botao de repouso ter mudado para os lados nos iPhones novos????

    • No começo eu estranhei, mas como tudo na vida, é questão de costume. Duvido que esse estranhamento existiria se o botão sempre tivesse ali, na lateral, desde 2007. A mudança do lado do botão leva em conta a dificuldade em se alcançar a parte de cima do aparelho em aparelhos maiores, e faz muito sentido pra mim hoje.

      O engraçado é que, como o botão na lateral serve bem tanto telas grandes ou pequenas, não seria nada anormal a Apple lançar essa versão menor mantendo o botão na lateral. A justificativa nesse caso seria outra: o botão continuaria sendo acessado facilmente, mesmo o aparelho sendo menor, e seguiria o padrão atual, evitando uma fragmentação na usabilidade dos aparelhos. 🙂

      Mas de qualquer forma, é gosto. Hoje convivo muito bem com o botão na lateral, e testando apertar um botão “fictício” na parte superior de um iPhone 6, tenho certeza que a Apple acertou na solução. 😉

      • Alex iPilot

        Acho muito ruim (erro de design?) que o botão esteja alinhado com o controle de volume! Quase sempre quando utilizo apenas uma mão eu pressiono os dois ou o botão errado…

        • Sem falar que acontece também de confundir e tirar foto com o botão errado. Várias vezes já aconteceu comigo.

  • Alexandre Soares

    É o meu caso, a tela de 4 e o tamanho do corpo do aparelho é o ideal para mim. Parabéns a Apple se realmente lançar este produto.

  • E eu que comprei o iPhone 5S ano passado, ainda to pagando parcelas pra aí a Apple querer lançar outro… Mercado de celular é muito ingrato! =

    • Guilherme 

      Mas o 5S foi lançado em 2013… ? Tbm to pagando meu 5S, termino agora em abril. ?

  • Marcb

    Eu não troco as 4,7″ por nada! Tamanho perfeito para os bolsos das minhas calças, para minha mão, etc. Inclusive gosto do design, do peso e da usabilidade. Não me vejo usando outro aparelho por um bom tempo. 😀

  • Anderson Lopes

    Fui assaltado ontem…fo##@**

    • Gustavo Zanandrea

      Boa oportunidade para pegar esse.

  • Ricardo Oliveira Andrade

    Só duvido dos preços menores no Brasil, que no caso devem ficar entre 2800 a 3000 mil reais.

  • Floydbh

    Mais um comentário no meio de muitos, mas vou dar o meu pitaco….
    Tenho o 4 e só não troquei pelos modelos mais novos por falta de recursos! Mas minha motivação para quer me atualizar é a mesma de muitos geeks, que é a de ter um aparelho mais moderno a todo momento!
    Mas, olhando pelo usabilidade, eu estou fortemente fadado a trocar por dois motivos: preço menor e tela menor!
    Se eu quiser assistir a videos, vejo no ipad, jogos eu uso o playstation ou até mesmo o ipad, quando estou em deslocamento. Para trabalhos, uso computador. Então, para eu que uso o telefone apenas como um….. Telefone e gosto de me manter atualizado (quando posso), esta opção da apple vai vir a acalhar!

    Ah! E também essa história de apps novos não rodarem no iphone 4 também é bem desmotivador!

  • acid boy

    aposto que vai vir por um preço mais baixo que o iphone 6 mas com essa tela pequena vou acabar pegando o 6 mesmo não aguento mais usar smartfones de tela pequena

  • Caio Cartaxo

    Gostei desse tal “iPhone SE”, to com meu 5S até hoje, e só troco por um semelhante ao desse rumor. Não to afim de andar com tijolo no bolso, tem nem onde botar o celular no carro de tão grande.

  • Vinny Belém

    Apple está diversificando seus produtos. Assim como já fazem há tempos Sony, Samsung, LG, etc.
    “iPhone, iPhone Note, iPhone mini”
    Apenas uma adequação ao mercado.