Dicas de iPhone e iPad

Visualize arquivos compactados ZIP no aplicativo nativo Notas

O gerenciamento de arquivos no iOS é bem diferente do modo como fazemos no computador. Enquanto no Windows e Mac temos pastas e diretórios para guardarmos nossos arquivos, podendo manipulá-los diretamente, no iOS estes arquivos dificilmente ficam visíveis para o usuário, precisando sempre de um aplicativo específico para abri-los. Isso faz com que atos cotidianos, como por exemplo, abrir arquivos ZIP baixados de uma página de internet, não seja algo tão fácil. O Safari não consegue gerenciá-los e você geralmente é obrigado a instalar uma ferramenta independente para lidar com eles, como o ótimo Documents.

Mas no iOS 9 a Apple implementou uma maneira nativa de lidar com arquivos ZIP. Não é ainda da forma como fazemos no computador, mas já ajuda quando não temos outros aplicativos instalados.

O aplicativo Notas ganhou uma remodelação no iOS 9 e, entre as novas funções, agora é capaz de visualizar o interior de arquivos compactados em ZIP. Para isso, basta pedir para abrir o arquivo nele. Veja como:

Passo 1: No Safari do iPhone ou iPad, baixe o arquivo compactado (como exemplo, pode usar este aqui para ver como funciona). Como o navegador do iOS não suporta downloads de arquivos, aparecerá a opção “Abrir com…“.

zip1

Passo 2: O menu de compartilhamento então aparece. Encontre o ícone do aplicativo Notas e toque nele.

zip2

Passo 3: O arquivo ZIP será adicionado como uma nota. Você pode escrever um texto descritivo, se quiser.

zip3

Passo 4: Depois disso, abra o aplicativo nativo Notas e procure a nova nota criada, com o ZIP anexado. Toque no arquivo e você irá visualizar o conteúdo dele, sem precisar descompactá-lo.

zip4

Usando o botão de compartilhamento, você pode salvar ou abrir cada arquivo individualmente em outros aplicativos, como Dropbox, Word, etc (sem necessariamente ter que gravar o ZIP inteiro). É prático.

Claro que não é tão bom quanto um app dedicado especificamente para o gerenciamento de arquivos, mas é uma opção para quando não se tem nenhum deles instalado e se quer manipular arquivos compactados. Conhecimento nunca é demais. ;)

via iDownloadBlog

Botão Voltar ao topo