Dicas

Visualize arquivos compactados ZIP no aplicativo nativo Notas

O gerenciamento de arquivos no iOS é bem diferente do modo como fazemos no computador. Enquanto no Windows e Mac temos pastas e diretórios para guardarmos nossos arquivos, podendo manipulá-los diretamente, no iOS estes arquivos dificilmente ficam visíveis para o usuário, precisando sempre de um aplicativo específico para abri-los. Isso faz com que atos cotidianos, como por exemplo, abrir arquivos ZIP baixados de uma página de internet, não seja algo tão fácil. O Safari não consegue gerenciá-los e você geralmente é obrigado a instalar uma ferramenta independente para lidar com eles, como o ótimo Documents.

Mas no iOS 9 a Apple implementou uma maneira nativa de lidar com arquivos ZIP. Não é ainda da forma como fazemos no computador, mas já ajuda quando não temos outros aplicativos instalados.

O aplicativo Notas ganhou uma remodelação no iOS 9 e, entre as novas funções, agora é capaz de visualizar o interior de arquivos compactados em ZIP. Para isso, basta pedir para abrir o arquivo nele. Veja como:

Passo 1: No Safari do iPhone ou iPad, baixe o arquivo compactado (como exemplo, pode usar este aqui para ver como funciona). Como o navegador do iOS não suporta downloads de arquivos, aparecerá a opção “Abrir com…“.

zip1

Passo 2: O menu de compartilhamento então aparece. Encontre o ícone do aplicativo Notas e toque nele.

zip2

Passo 3: O arquivo ZIP será adicionado como uma nota. Você pode escrever um texto descritivo, se quiser.

zip3

Passo 4: Depois disso, abra o aplicativo nativo Notas e procure a nova nota criada, com o ZIP anexado. Toque no arquivo e você irá visualizar o conteúdo dele, sem precisar descompactá-lo.

zip4

Usando o botão de compartilhamento, você pode salvar ou abrir cada arquivo individualmente em outros aplicativos, como Dropbox, Word, etc (sem necessariamente ter que gravar o ZIP inteiro). É prático.

Claro que não é tão bom quanto um app dedicado especificamente para o gerenciamento de arquivos, mas é uma opção para quando não se tem nenhum deles instalado e se quer manipular arquivos compactados. Conhecimento nunca é demais. 😉

via iDownloadBlog

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Carlos Frederico

    Eita, a Apple caprichou no recurso de anexos ao Notas. Jogo fotos e marcações direto.

    Ótima dica iLex 🙂

  • Achei que ia morrer sem poder abrir um arquivo .zip no iPhone nativamente. Melhor notícia dessa atualização.

  • Guilherme Paviani

    Que saudade do iFile =P

  • Ótima Dica!
    Off: tá difícil não ser competitivo em iLex? 😛

    • Top! Me adiciona!

    • Caramba, esse Real Racing revela tudo!
      Eu não ativo as notificações e por isso não sabia que tinha tudo isso.
      Agora corre atrás!!! 😛

      • Eu parei de jogar fiquei tão atrás de vocês, que até desanimei de tentar correr atrás do preju.

      • Orlando Junior

        adicionei lá acc , Juni0r568

      • Renato Marques

        Qual a política de mediação de comentários do blog?

  • Ruan

    Legal, gostei da capa a prova d’água hehehe

  • Daniel Brito

    Mas se tiver pdf no .zip ja era, abre não :/

    • Patrick Allen

      Pois é :

  • Pra ser sincero, essa história de não poder gerenciar downloads/arquivos nativamente já é um conceito meio que ultrapassado. No lançamento do iOS (e por alguns anos) isso até fez sentido, com o objetivo de simplificar o sistema. Mas essa carência nos dias de hoje, quando lidamos com diversos arquivos, fontes, downloads e etc, a limitação para “simplificar” acaba dificultando a vida, ao invés de facilitar.

    Para abrir um ZIP, tenho que clicar no link e, sem ter nenhuma indicação visual que algo está sendo baixado, esperar. Se for algo grande, existe grandes chances de você fechar a aba achando que não deu certo. E ao carregar, preciso criar uma nota com o ZIP, fechar o Safari, abrir o Notas, ir até a nota criada e clicar no ZIP anexado. É nativo, já é um avanço, mas praticidade zero.

    Tá aí o que seria uma excelente adição no iOS 10: um gerenciador nativo, que reunisse funções básicas para lidar com arquivos, downloads e uma integração mais inteligente com o iCloud (além dos arquivos offline). Tenho certeza que a Apple conseguiria pensar em uma solução interessante.

  • Lucas Monteiro

    Não apareceu a opção abrir com… No meu iPhone 4s