Notícias

Apple arrumou o bug do Erro 53 em aparelhos com Touch IDs trocados

Na semana passada falamos aqui de um problema que acontecia com iPhones e iPads que tiveram seus Touch IDs trocados por assistências técnicas não oficiais. Com o iOS 9, eles deixavam de funcionar e ficavam completamente inutilizados, sem que a Apple trocasse os aparelhos.

Hoje, a empresa consertou o problema sem precisar lançar uma nova versão do sistema, alterando nos servidores a atual versão 9.2.1 do iOS.

Com isso, quem tiver um aparelho inutilizado por ter instalado o iOS 9 em um dispositivo com o Touch ID não original, poderá trazê-lo à vida novamente simplesmente restaurando-o pelo iTunes. O novo firmware inutiliza o scanner digital não original, mas permite que o aparelho seja usado normalmente, através de senha (como acontecia antes do iOS 9). Uma página de suporte esclarece o procedimento a ser feito.

A Apple pediu desculpas pelo acontecido:

Pedimos desculpas por qualquer inconveniente. Isto foi projetado para ser um teste de fábrica e não se destinava a afetar nossos clientes. Os usuários que já pagaram por uma substituição fora da garantia do seu dispositivo por causa deste problema deverão contatar o AppleCare para pedir um reembolso.

Ainda na semana passada, alguns usuários entraram na justiça contra a Apple por que se sentiram lesados por perderem completamente o iPhone só porque trocaram o Touch ID em assistências não autorizadas.

Quem nunca trocou o Touch ID do seu aparelho, não precisa se preocupar com o problema, que passa a não existir mais a partir de agora.

É importante notar que este caso não tem nenhuma relação com o Bug da data, que ainda não foi solucionado.

via TechCrunch

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Alex iPilot

    Há alguma ferramenta no JB para reativar o scanner??? Essa seria uma justificativa interessante para utilizar o JB…

    • Bruno Vinicius

      Infelizmente não é possível. Questão de hardware.

  • Luis Henrique

    Tem algum link oficial da apple sobre essa informação?

    • Alex iPilot

      O artigo do TechCrunch traz este link:
      https://support.apple.com/en-us/HT205628

      • Luis Henrique

        acabei de ligar la na apple, pois o meu aconteceu justamente isso e eu fui obrigado a pegar um novo, ate o momento eles falam que vários outros motivos podem ter gerado o erro e que não podem fazer nada, e que vai ficar por isso mesmo, nos, clientes, lesados sem reembolso por erro deles

        • Diego Azevedo

          Grava um áudio dessa ligação, pedindo número de protocolo e todas essas coisas, faz um vídeo com legenda em inglês e manda como tweet pro cozinheiro. Coloca um título chamativo ressaltando que a Apple não se importa com o Brasil, quero ver isso não ser resolvido.

  • Danilo Silva Souza

    dai vc vai vender seu iphone e dis olha o leitor nao funciona pois coloquei uma tela pirata mas pode usar o codigo de boa isso vai valorizar o aparelho que é uma blz

    • Marcus Alcazas

      O erro dava-se pela troca do Touch id quebrado, a tela em si nunca ocasionou erro algum.

    • Proper

      O erro também se manifestava também com função já defeituosa, ou seja, você necessariamente não precisaria ter trocado nada para o Touch ID não funcionar e consequentemente ter o erro 53 ao atualizar.

      • Exato no meu caso o erro aconteceu em um aparelho com 20 dias de uso sem trocar nada e sem abrir o aparelho…

  • Caio Vasconcelos

    A questão da data também foi resolvida?

    • Fabiano Colella

      O texto deixa bem claro no final que não.

    • Fernando

      “É importante notar que este caso não tem nenhuma relação com o Bug da data, que ainda não foi solucionado.”

  • André Garcia

    Atendente da Apple me disse que esta informação não eh segura, que nao existe isso. Confio no BDI, mas eles nao vao fazer reembolso.
    Dizem que o problema do meu iphone era outro, mas não era, o touch id havia sido trocado.
    Depois falaram que vai ser so para os EUA.

    • Fernando

      O que precisa fazer é ficar em cima, reclamar, por no FB, Twitter e se possível entrar com processo…
      Um dos motivos das coisas não funcionarem ai no Brasil não é o fato das leis funcionarem ou não, mas sim com relacao das pessoas desistirem e deixar por isso mesmo, são poucas que realmente vão até o fim.

      • André Garcia

        Estarei amanhã mesmo fazendo às reclamações pertinentes, não vou me dar por satisfeito.

        • Fernando

          isso ai…. faz jus ao que falam “Brasileiro não desiste nunca”

          • Erick Duarte

            Em ambas as partes né… Política x Cidadão. rsrsrs

  • Lu Lu

    Eu acho super errado inutilizar um componente do aparelho por não ser original. O sistema deveria ser encarregado de prever isso e fazer algum bloqueio que o dono possa resolver assim que o Touch ID fosse trocado e não inutilizar a função. Um iPhone sem Touch ID é um tormento. É voltar há anos atrás e digitar senha a todo momento!!!

    • Justamente pelo motivo do hardware não ser original, não se sabe o comportamento do mesmo. Imagine que esse mesmo hardware poderia roubar seus dados e utilizá-los sem você saber. A Apple faz certo em inutilizar uma função que não serve apenas para desbloquear o celular, e sim para diversas outras coisas, como compras na AppStore e Apple Pay.

      Se fosse um hardware não original mas “homologado” pela Apple (tipo as cases que vem com selo MFi) aí ok, poderia ser uma alternativa, mas conhecemos a Apple e sabemos que ela não fará nada parecido com isso.

      Na minha opinião, não acho certo a Apple inutilizar o iPhone como um todo, mas desativar a função do Touch ID acho corretíssimo, pois isso é feito justamente para a NOSSA segurança.

      • Yuri Ferraz

        Mas não EXISTE um touch ID Original. Acontece que o que vem de fabrica é “casado” com o processador. Ambos tem uma chave idêntica que causava o erro quando era trocado e não existindo possibilidade de gerar esse numero novamente.

  • Nilson

    A galera sempre fala “Quem havia trocado o seu touch id”… E não é bem assim. O simples fato de o seu iPhone ter pego umidade, ter caído ou expontaneamente ter dado algum defeito no touch ID mesmo sem ter trocado nenhuma peça, seria o suficiente para dar o erro.

  • César Henrique Costa

    Fiz todo o procedimento direto pelo iTunes (sem usar o iOS “offline”), deixando ele baixar direto do iTunes e resolveu o problema. A Apple deve ter mexido no iOS 9.2.1 SIM!!!

    • Sim, a Build dela saiu do iOS 9.2.1 (com final d15) para 9.2.1 com final d20. É outra versão do 921.