BugsNotícias

Apple promete consertar o bug da data em dispositivos de 64 bits

Depois que o mundo inteiro ficou sabendo do grave bug da data que trava iPhones e iPads com chip de 64 bits, a Apple resolveu se mexer e já está preparando uma nova atualização do iOS (provavelmente o iOS 9.2.2) que eliminará o problema.

A Apple admitiu o bug em um novo documento de suporte em seu site, publicado nesta segunda. Ela afirma inclusive que não é apenas uma data específica, mas qualquer uma entre janeiro e maio de 1970.

O problema foi descoberto e divulgado na semana passada por um usuário do Reddit, que tentou mudar o horário do seu iPhone para a menor data possível, para tentar resolver um bug do relógio do beta 9.3.

Apesar de ser uma coisa que inicialmente só acontece se provocada manualmente pelo usuário, há possibilidade de hackers interferirem em redes locais para provocarem a alteração automática de data no sistema, o que colocaria em risco aparelhos conectados nestas redes. Alguns usuários também foram vítimas em redes sociais de uma pegadinha do mal: a história (falsa) de que se a data do iPhone for alterada para o início de 1970, o visual do sistema mudaria para um tema retrô. Vários ficaram com os aparelhos travados.

Acredita-se que se trata de um bug de Integer Underflow. A data 1/1/1970 é 0 no Epoch Time (uma referência de tempo utilizada pelos sistemas baseados em UNIX, como o iOS). Toda vez que o iPhone é inicializado, ele tenta calcular a diferença entre a data do sistema com o Epoch Time e, quando eles estão próximos, ocasionaria o erro de cálculo em sistemas de 64 bits.

Isso nos faz questionar: Por que os engenheiros da Apple não conseguiram prever este tipo de problema?

É uma falha bem complicada. Tomara que a atualização do sistema traga logo uma solução.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • kadu

    A pergunta que não quer calar, eles dão ou não um aparelho novo ?

    • Renan Maia Fernandes

      Acho que não, até porque tem como contornar a falha, alguns usuários que fizeram para testar relataram que depois de deixarem a bateria descarregar por completa e recarregar novamente dá pra voltar ao normal.

    • Bruno Vinicius

      Não mais. O problema pode ser solucionado deixando a bateria de esgotar totalmente, ou abrindo o aparelho e desconectando e conectando em seguida. O mundo já está sabendo disso. (:

    • Danilo

      Se for no Genius com certeza eles vão abrir,desconectar a bateria e conectar de novo, pronto.
      Não ganhará um novo.

  • Karol Lima

    Perguntei no outro post, porque ainda não tinha lido este aqui, mas vou recolocar a dúvida: enquanto não sai a atualização, devo evitar conectar o iPhone em redes wi-fi que sejam “públicas”, como a de um restaurante, por ex?

    • Karol, é uma possibilidade remota (o cara tem que ser muito do mal para sabotar uma rede pelo simples prazer de ver iPhones travarem, sem nenhum benefício próprio), mas ela existe. Não sei se é ao ponto de sugerirmos não se conectar em redes públicas, mas há uma possibilidade.

      O problema só é prejudicial se você reiniciar o aparelho com a data antiga. Então, na teoria, se seu horário for alterado pela rede do shopping e você não desligar o iPhone, o horário voltará ao normal assim que se conectar em outra rede. Então é só ficar atento à data do sistema, caso você tenha medo que isso possa acontecer com você. Enquanto o telefone não for reiniciado, não há perigo.

      • Karol Lima

        Obrigada pela resposta, iLex!

      • KB

        Talvez por via das dúvidas, valha desligar o wifi, por em modo avião e tirar, para forçar a atualização de hora imediatamente pela operadora. Será que resolve? Não sei qual a freqüência do refresh do horário fornecido pela operadora.

  • Luís André Mont Alverne de Bar

    Seguinte pessoal, meu aparelho comprado acerca de um mês atrás apresentou problemas na câmera frontal, uma especie de desalinhamento da câmera, e como eu já ia mandar o aparelho para a garantia por este motivo, eu resolvi fazer o procedimento da alteração da data, o aparelho pifou, não saia da tela de boot. Vi alguns relatos na internet que tirando o chip ou esperando descarregar por completo a bateria, o celular voltaria ao normal, enfim, eu fiz todos esses procedimentos e o celular não mais voltou ao normal. Mandei hoje para a garantia, se ela vai reparar ou me dar outro, eu não sei, mas quando chegar eu postarei. Fica a dica não façam.

    • Conde De La Roche, o benfeitor

      O meu estava desalinhado também e levei na loja para trocar, mas recusaram porque não estava prejudicando a câmera.

      • Eles trocaram o meu recentemente. Menos de 2 semanas depois o problema apareceu no novo aparelho, e pior. Infelizmente desisti de ficar caçando horário no Genius Bar…

        • Guilherme

          Troquei 2 vezes meu iPhone 6 por causa desse problema (não trocaram o aparelho, só a tela). Em dezembro comprei o 6S e dei o 6 pra minha mãe, e agora apareceu novamente esse desalinhamento na câmera. A garantia acabou em novembro (foi nesse mês que foi feita a última troca), será que eles reparam de novo mesmo fora da garantia ?

          • Se você trocou durante a garantia e o problema voltou a aparecer fora da garantia, isso se chama “vício de defeito” e sim, eles TEM que trocar mesmo fora da garantia. Basta você apresentar as Ordens de Serviços de quando foram feitos os reparos. Está no Código de Defesa do Consumidor. Se não quiserem trocar, basta acionar a justiça (acho que juizado especial funciona. É rápido, não precisa de advogado e acho que não tem custos). Não sou advogado, mas acho que foi isso que li por aí…

          • Fora da garantia nada feito. Eu tentei durante um tempo marcar horário no Genius Bar, mas agora a garantia extra de 3 meses que haviam me dado já se foi e me lasquei. Ao menos a câmera funciona, mas é vergonhoso não existir um recall* ou ao menos darem um jeito definitivo na câmera.

            * Eu sei, recall só se o problema fosse grave. Mas é um erro meio grotesco de um aparelho com tanta tecnologia e engenharia, vendido como “premium”.

  • Arley Martins

    Os anti iphone agora piram. Pessoal pensa que é perfeito, porem esquece que se fosse perfeito ninguém compraria outro aparelho. Pow é so pessoal não fica conectando em qualquer lugar wifi e não deixar ninguém mexer no aparelho na parte das datas. Povo cria mto oba oba, por ser iphone(o aparelho mais vendido e mais cobiçado).

    • Felipe

      Cara, você entende que simplesmente não dá pra defender um bug que pifa completamente o aparelho?
      Ninguém fez isso pra bugar de propósito não.

  • Leo Martins

    Alguém pode ajudar? meu iphone não liga mais. Já coloquei pra carregar e nada. Liguei no itunes e diz que está em modo de recuperação, quando coloquei pra restaurar ele começa a baixar o sistema e depois de um tempo dá um erro 4014. Já não sei mais que fazer…..

    • L.Gu…stavo

      Meu ta assim tbm! coloco ele pra restaurar, quando ta quase finalizando ele apaga! :/

      • Leo Martins

        e aí, assistência?

        • L.Gu…stavo

          Já mandei hj aguardar pra ver o que acontece! aparelho tinha uma semana de vida :/

          • Ricardo Muniz

            O meu primeiro 6 estava exatamente igual com uma semana pós compra. Tentei de tudo. Só resolveu mandando pra garantia e me mandaram um novo.

  • KB

    O problema com o ano 1970 não é algo novo… em 2013:
    http://landoftechnology.com/2013/the-iphone-1970-bug-cause-and-effect/

  • Renê

    facil prever um bug desses #sqn

    • Thiago Racca

      Esse era fácil sim… o bug é bem simples e idiota…
      Basicamente quando atualizaram de 32 bits pra 64 alguem esqueceu de ver como a timestamp estava rodando…
      provavelmente esse bug existe desde de o iOS 7 e ninguem viu..

      • Se candidata lá pra ser programador da Apple então.. se era fácil..

        • Fred

          Exatamente.está cheio de gênio por aí.

  • BS

    Ok, mas e os aparelhos que foram travados pelo bug, como será feita a atualização que corrige? Será que via itunes será possível?

  • Danilo Silva Souza

    ja o erro 53 se der no seu ja era iphone

  • João Paulo Silva

    Desde que atualizei meu iPhone pro beta do iOS 9.3 meu 4G nunca mais funcionou. Alguém mais?

  • Eduardo Edu

    E houve quem achasse que o “Bug do Milênio” travaria o mundo. Esse aí talvez chegue perto.

  • Maria Augusta

    Será que só a apple tem algo com 1970? Olhem a atualização do meu onedrive. Ao posicionar o mouse para saber a quantas andava minha sincronização… pah!