DicasTutoriais

[dica] Como reduzir o consumo de dados no seu iPhone ou iPad

Após a atualização para o iOS 9, muitos usuários estão reclamando bastante do aumento do consumo de dados pela operadora, o que é péssimo para quem tem uma franquia limitada com a operadora ou opta por um plano pré-pago. Já falamos aqui da nova função que é vilã nesse sentido, mas há também outras configurações que podem estar usando o seu 3G/4G sem você saber.

Por isso, fizemos uma lista com ajustes que você pode fazer para que não tenha nenhuma surpresa na sua conta de telefone. Muitas dessas dicas servem também para versões anteriores do iOS.

Definição de “Dados Celulares”

Antes de começarmos, é interessante deixarmos clara a definição de “dados celulares”, usada pela Apple e presente nos Ajustes do sistema. Chamamos assim quando nos conectamos às redes celulares, oferecidas pelas operadoras. Ao desligar a função Dados Celulares no sistema, isso não interfere na capacidade de fazer ou receber chamadas telefônicas, nem a de usar Wi-Fi para se conectar à internet. Portanto, neste artigo falaremos especificamente da conexão internet realizada pela operadora, que pode acontecer tanto no iPhone quanto no iPad modelo Cellular (aquele que permite usar um chip 3G/4G).

Conferindo o próprio consumo

Se você acha que está gastando muito na sua franquia de dados, a primeira coisa é descobrir o que mais a consome. Isso pode ser conferido no menu Ajustes > Celular > Serviços do Sistema, que lista tudo o que você gastou desde a última vez que redefiniu as estatísticas.

Consumo Dados

Além disso, você pode averiguar quanto cada aplicativo gastou individualmente do seu plano de dados, no menu Ajustes > Celular. Abaixo do nome de cada um, você pode ver esta informação, que mostra o quanto foi consumido desde a última redefinição das estatísticas.

Consumo Dados

Redefinir estatísticas

As estatísticas não ajudam muito se você não as deixa zeradas de tempos em tempos. Redefinindo as estatísticas, você consegue saber quanto gastou dentro de uma determinada faixa de tempo, como o último mês, por exemplo, ou desde que carregou seu pré-pago pela última vez. Isso é feito no mesmo menu Ajustes > Celular, no final da página.

Consumo Dados

O ideal é que você marque no calendário do iOS um dia fixo no mês que sempre lembre você de redefinir as estatísticas. Pode ser o dia de início do ciclo de faturamento, caso você tenha um plano pós-pago, assim você terá registrado exatamente o que gastou naquele mês.

Consumo Dados

Configure o uso de dados por aplicativo

Quando você não está conectado a uma rede Wi-Fi, pode acontecer de algum aplicativo ficar consumindo dados sem nem você saber, em segundo plano. Felizmente o iOS permite que você autorize os aplicativos que podem ou não se conectar na rede de dados, mas você precisa configurar isso manualmente. Muita gente não sabe disso e acaba gastando sua franquia por bobagem.

Consumo Dados

Abra os Ajustes e vá no menu Celular. Você verá uma lista de aplicativos instalados; os que tiverem com o botão em verde são os que conseguem se conectar quando você está em 3G/4G. Por isso, desligue todos aqueles que você não pretende usar enquanto estiver na rua, para que eles não roubem sua franquia. Nossa dica é que você faça maior atenção aos seguintes aplicativos:

  • YouTube (e outros apps de vídeos)
  • Aplicativos de streaming (como Spotify, Netflix, etc)
  • App Store, iTunes Store
  • Fotos (o app nativo)
  • Aplicativos de armazenamento em nuvem (Dropbox, Box, Google Drive, etc)
  • Jogos freemiums, que trazem muita propaganda

Se por acaso acontecer de você precisar conectar algum que tenha desligado, basta abrir o mesmo menu e habilitá-lo temporariamente.

Evite assistir, postar ou baixar vídeos

As redes sociais podem ou não torrar excessivamente sua franquia de dados, dependendo de como você se comporta nelas. Vídeos são capazes de rapidamente esgotarem seus dados e por isso você deve evitá-los a qualquer custo quando estiver na rede 3G/4G. E isso serve tanto para visualizar quanto para postar, além dos vídeos recebidos por WhatsApp ou iMessage. Nas configurações do WhatsApp você é capaz de determinar de baixar vídeo, áudio e imagens apenas por Wi-Fi, sem usar a rede de dados.

É bem fácil se esquecer desta dica e gastar muita banda no Facebook, com vídeos e imagens. Fique atento.

Cuidado com a Siri

A Siri e o Ditado precisam da internet para interpretar o que você fala. Eles consomem bem poucos dados e não devem ser realmente motivo de preocupação, mas é importante você estar consciente que usa seu plano de dados toda vez que conversa com a Siri.

Use navegadores econômicos

Se você acessa muitos sites enquanto está no 3G/4G, talvez seja uma boa usar navegadores que tenham recursos de economia de banda, como o Google Chrome ou o Opera Mini. A economia é mínima, mas sempre ajuda. O único inconveniente é que o iOS não possui uma maneira de colocar outros navegadores como padrão, então links recebidos por mensagens ou email abrirão automaticamente no Safari.

O Opera reduz tanto os códigos que acaba desfigurando o layout de alguns sites. No Chrome, o recurso de economia de dados deve ser ativada manualmente nas configurações do aplicativo.

Consumo Dados

Configure o recebimento de emails

O aplicativo Mail, por padrão, é configurado para baixar constantemente emails do servidor, para que você seja logo avisado assim que chega uma mensagem. Isso é muito útil nos dias de hoje e essencial para não perdermos nenhuma comunicação importante. Mas você pode optar por desligar essa função se você não pretende ler emails na rua ou não tem tanta urgência assim. Você continuará podendo baixar todos os seus emails toda vez que abrir o aplicativo Mail (isso se chama atualização manual), ele apenas não baixará automaticamente assim que chegar ao servidor.

Abra os Ajustes e vá no menu Mail, Contatos, Calendários > Obter Novos Dados. Você verá a lista de emails cadastrados nesta tela, podendo mudar individualmente cada um deles para três estados disponíveis:

  • Push: você receberá o email assim que ele for enviado, quase instantaneamente. Nem todos os serviços possuem esta opção.
  • Obter: o sistema baixa automaticamente os emails dentro de um intervalo estabelecido.
  • Manual: o sistema só baixará os emails quando você abrir o aplicativo Mail.

Consumo Dados

A dica é ajustar os emails menos urgentes para manual. Você pode também aumentar o intervalo de tempo do “Obter”, no final da mesma tela.

Consumo Dados

O único inconveniente é que não há ajustes específicos para a rede de dados; o que for configurado aqui valerá também para quando você estiver na rede Wi-Fi. Por isso, avalie bem suas necessidades antes da configuração.

Assistente Wi-Fi

Esta nova função é interessante no papel, mas na vida real parece não ter sido feita para países cujos planos de dados disponíveis sejam limitados. Com ela, o sistema altera automaticamente para uma conexão de celular quando o sinal Wi-Fi estiver ruim. Essa é uma função bem legal, que melhora a qualidade de experiência do usuário que nem percebe a qualidade da sua internet quando está se deslocando pelo ambiente onde está conectado. O problema é que, sem nenhum aviso, o sistema começa a usar a rede celular, e é aí que muitos são pegos desprevenidos no final do mês, quando chega a conta de telefone.

Apesar da Apple ter errado ao deixar esta função ligada por padrão (fazendo com que muitos nem saibam que ela existe), ela também nos deixou a possibilidade de desligá-la quando quisermos. E se você está descontente com o alto consumo de dados do seu iPhone, esta deve ser uma das primeiras coisas a configurar.

Abra os Ajustes e vá no menu Celular e, no final da tela, desligue a opção Assistência Wi-Fi.

Consumo Dados - Assistência Wi-Fi

iCloud Drive

Deixamos por último a dica mais importante de todas.
Outro grande vilão secreto de consumo de dados é o iCloud Drive, o sistema de armazenamento em nuvem da Apple que facilita muito a nossa vida, mas que se conecta na internet a todo momento, sem que percebamos. O problema é que poucos sabem que podem desabilitar essa sincronização pela rede de dados, porque a opção para isso está escondida em um lugar diferente. E o iCloud pode lidar por vezes com documentos grandes, o que consome muita banda. Se você não precisa disso para trabalho ou qualquer outra razão, o ideal é que desligue a possibilidade de sincronizar pela rede de dados, fazendo com que ele sincronize apenas quando você se conecta a uma rede Wi-Fi.

Abra os Ajustes e vá no menu iCloud > iCloud Drive. Lá no final da extensa página, você vai encontrar a opção “Usar Dados Celulares”. Desligue-a e você verá seu consumo de dados diminuir drasticamente. Acredite.

Consumo Dados - iCloud Drive

Desligando os Dados Celulares

A atitude mais radical: desligar completamente os dados celulares.
Entre o 3G e Wi-Fi, o iPhone sempre vai escolher o segundo. O iOS é capaz de identificar quando há uma rede Wi-Fi conhecida disponível, dando preferência a ela e se conectando automaticamente. É por isso que quando você chega em casa, passa a ver o símbolo do Wi-Fi no alto da tela sem precisar fazer nada. Porém, pode acontecer da conexão Wi-Fi cair quando o aparelho estiver em repouso, o que faz com que ele se conecte ao 3G/4G sem precisar realizar alguma tarefa em segundo plano. Por isso, o ideal para evitar consumos involuntários é se habituar a desligar a rede de dados assim que chega em casa. Inclusive isso é aconselhável para quem tem internet pré que só cobra por dia de uso.

Abra os Ajustes e vá no menu Celular. Você verá no topo a opção de desligar os dados celulares.


Você pode ver outras dicas úteis como essa na nossa Seção de Dicas.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • André Peixoto

    Lembrando que o dia de vencimento da fatura não é necessariamente o dia de renovação da franquia de dados, pois o calendário de faturamento pode ser diferente. Eu preferiria resetar as estatísticas na data de início do ciclo de faturamento para uma maior assertividade. #my2cents

    • O texto quis dizer isso, mas não disse. Vou alterá-lo para não haver confusões. Obrigado pelos seus 2 centavos, ajudaram bastante. 😉

      • André Peixoto

        🙂

    • Tarlan Brunet

      Sim. Meu vencimento é dia 26, por exemplo, mas a do fechamento da fatura é dia 12. Daí que todo dia 12 o pacote é renovado.

      • Tarcísio Bezerra

        Se fecha dia 12, a renovação é no dia 13

    • KB

      Isto ocorre comigo na Nextel. Ciclo de dados no começo de mês, faturamento em outra data.

  • Alberto

    iLex, seria válido deixar o uso de dados celulares ligado pra certos aplicativos, mas desativar a atualização em segundo plano?

    • Diego Silva

      Eu diria que sim, deixa pra atualizar em segundo plano, só pelo wi fi, pra economizar seu plano de dados !!

    • Hummm… Depende se for um aplicativo que você realmente não faça questão de ter atualização em segundo plano. Porque senão terá o trabalho de ativar a atualização manualmente toda vez que voltar para o Wi-Fi.
      Se você desligar o acesso do app à rede de dados, ele só fará atualização em 2º plano quando estiver no Wi-Fi, sem você se preocupar com isso.

  • Diego Silva

    Eu faço tudo pra economizar, tenho 1 GB por mês, e não acabo com ele, sigo várias dessas dicas aí, e “zero” as estatísticas , toda vez que recebo sms da operadora, avisando que virou o ciclo.

  • KB

    Vale também para o Safari instalar um adblocker, que ajuda não só na segurança, mas economia de banda evitando download de um monte de tranqueiras que uma página web traz fora do contexto.
    Também quando acesso uma página verifico se há a opção de Modo Leitura. Se tiver, ativo imediatamente; isto alivia a carga do conteúdo para apenas o texto de interesse (e carrega mais rápido também).

    • O modo leitura não influencia no carregamento da página ou na quantidade de dados utilizados. A página será carregada da mesma maneira, com todos os detalhes. Quando você ativa o lodo leitura ele simplesmente vai filtrar o conteúdo é te mostrar somente o texto, porém i restante do conteúdo foi baixado, e está escondido.

      • KB

        Nos meus testes, pelo menos no meu iPhone, ele carrega mais rápido… talvez o frame principal da página tenha prioridade no carregamento neste modo. Se ele está trazendo todos os dados da página em segundo plano, vou checar – não me atentei.

        Fica a dica do modo leitura então para melhor o carregamento de páginas que começam a dar uma ‘engasgada’, e não para economia de dados…

        • O modo leitura pode aparecer mais rápido que a página em si porque o script pica somente o texto e as fotos anexadas, enquanto a página depende de uma série de formatação e imagens de fundo e estrutura em HTML/Flash para montar, e o que, mesmo o texto já tenha sido carregado, não permitirá a visualizado do texto em si até toda a estrutura ser codificada.

          O modo leitura mostra o texto independente da estrutura estar codificada ou não.

          • Wendel Martins

            Como faço pra usar esse modo leitura?

            • JanjaBoy

              Veja na imagem onde clicar.
              Clica nesse “textinho” (ícone) que fica ao lado do endereço.

            • KB

              Dá uma checada abaixo nos screenshots.

        • Wendel Martins

          Amigo como faço pra usar esse modo leitura.

  • Junior Rinaldi

    o meu assistente wifi nao funciona de jeito nenhum! alguem sabe resolver?

  • Rodolfo

    O meu consumo de serviços do sistema está absurdo mas fica como “geral” não sei oq está consumindo. Não tinha suspeitado do iCloud Drive mas vou desligar e ver oq muda.

    • Tiago Ferreira Taino

      Rodolfo, tive o mesmo problema com esse “geral”, no meu caso resolvi ao desligar os backups do WhatsApp no iCloud. Deixei ligado pois imaginava que fizesse somente via Wi-Fi, à noite, etc. Mas não, fazia no meio do dia e via 3G.

      • Crisley

        Muito obrigado pela dica! Valiosa! Eu estava ficando louco com o desperdício de dados e vc salvou o dia! Abraço!

    • Anthony Ferraz Hernandes

      Vá em Ajustes – Privacidade – Serv. Localização – Serviços de sistema e desabilite os itens que deseja. O único que deixo habilitado é o Buscar Iphone.

      Desabilite também o Icloud drive.

      Espero ter ajudado!!!

  • Arley Martins

    Ótimo post informativo. Será de grande ajuda pro pessoal que esta comprando ou comprou iphone recentemente.

  • Jefferson Soares

    Excelente postagem. Este mês estou fazendo o acompanhamento do meu plano desde o 1º minuto, e percebi que a promoção do WhatsApp gratuito não estava funcionando, consumindo do meu pacote de dados.
    A TIM ainda não conseguiu corrigir o problema, que está em tratamento por eles, mas foi graças a redefinição das estatísticas do iPhone que consegui identificar o erro.

  • Luiz Carlos Souza Antonio

    Tá na hora de sair correndo pelado no meio da rua, protestando por melhoras nos serviços que as operadoras prestam. 😉

  • Jayme Pires

    Acho que há dois aplicativos importantes, que talvez poderiam ser lembrados aqui e que possuem recursos para economia de dados: Instagram e Whatsapp.

    • Gabriel Amaral

      Qual é o recurso do instagram?

      • Jayme Pires

        Opções > Uso de dados de celular > Usar menos dados.
        Abs!

  • Muito top a materia! Eu realmente nunca tinha me atentado ao detalhe do iCloud Drive que é um dos detalhes mais importantes! Parabéns BDI!
    Agora só falta fazer uma matéria como essa falando sobre como economizar a bateria no iOS 9, desabilitando funções que muitas vezes os usuários tmbm desconhecem 😉

  • Ronilton Ayres

    Alguém sabe pq alguns iPhone parece o nome wi fi ao lado do
    Sinal do wi fi?

    • Leonardo Negrisoli

      Posta uma foto aí… nunca vi, ou talvez não tenha entendido ahaha.

      • Ronilton Ayres

        Vou vê se acho meu colega tem um 5s e aparece eu pensei que era pela operadora mas já vi em outras o nome Wi fi ao lado do nome da operadora quando conectado ao wi fi entendeu?

      • Ronilton Ayres

        Já descobri

        • Leonardo Negrisoli

          Era exatamente isso que eu tinha entendido, mas como nunca vi, achei super estranho haha.
          Que bom que vc descobriu, pois como não temos esse serviço aqui no Brasil (não que eu saiba) eu nunca ia saber.

          • Ronilton Ayres

            ???? já fiz o teste aqui Vlw

        • Vinne Santos

          No meu Iphone não aparece a “ligações Wi-FI”, alguém sabe me dizer o porque?

  • Allan Guimarães

    Quem tem tablet com 3G/4g minha dica é ligar o modo avião sempre que estiver na mochila ou quando for dormir basta ligar o modo avião e o Wi-Fi que não tem erro.

  • Fabiano Rabaneda

    (…)Serviços do Sistema -> Geral. Um belo dia percebi que este item havia consumido 3Gb do meu plano, Vivo 8Gb. O que seria “geral”?! Percebi que quando eu realizava ligações com o 4G, havia consumo de dados. Se eu mudasse para 3G, não. Entrei em contato com o suporte Apple que me transferiu para o suporte avançado que me transferiu para o suporte vivo, isso dentro da Apple. Recebi uma mensagem de atualização. Depois disso nunca mais tive consumo exorbitante de dados.

  • André Matsunaga

    Não sei acontece com vcs mas ja fiz tudo isso que esta escrito para diminuir o consumo do 3G/4G mas não adianta 1 dia no mês num período de 1 a 3 horas a minha internet some vou conferir onde foi gasto e aparece no Serviços do Sistema / Geral. Alguem sabe me dizer para onde vai tanto consumo?? Ai fico quase o mês todo sem internet.

    • Moacir Bragança

      Estou com esse mesmo problema, deu dia 8 de janeiro (8 dias de uso de internet) com 4gb de consumo. Fui olhar nos aplicativos e não teve NENHUM aplicativo que passou de 1gb (NEM NA SOMA TOTAL) Mas o geral com 3,4gb de consumo ¬¬’

      • André Matsunaga

        Entrei en contato com a Apple e a minha operadora e nenhum soube resolver o meu problema. Falaram que era a 1 vez q tinha ouvido falar disso e até agora estou esperando para ver o que vai se resolver. Entre em contato com a sua operadora e a Apple para ter mais pessoas reclamando do mesmo problema.

        • Anthony Ferraz Hernandes

          Vá em Ajustes – Privacidade – Serv. Localização – Serviços de sistema e desabilite os itens que deseja. O único que deixo habilitado é o Buscar Iphone.

          Espero ter ajudado!!!

      • Gregory Luiz de Jesus

        Estou com o mesmo problema e não consigo identificar o que está acontecendo. Hoje desativei a opção “Usar Dados Celulares” do iCloud Drive, vamos ver se era isso… Alguém conseguiu resolver?

        • Anthony Ferraz Hernandes

          Vá em Ajustes – Privacidade – Serv. Localização – Serviços de sistema e desabilite os itens que deseja. O único que deixo habilitado é o Buscar Iphone.

          Espero ter ajudado!!!

      • Anthony Ferraz Hernandes

        Vá em Ajustes – Privacidade – Serv. Localização – Serviços de sistema e desabilite os itens que deseja. O único que deixo habilitado é o Buscar Iphone.

        Espero ter ajudado!!!

    • João Izídio

      Estou com o mesmo problema, e vi que vários outros usuários estão com o mesmo problema.. complicado isso..

      • André Matsunaga

        Eu restaurei o iPhone como novo e depois restaurei de novo com o meu backup aí agora está normal.

    • Anthony Ferraz Hernandes

      Vá em Ajustes – Privacidade – Serv. Localização – Serviços de sistema e desabilite os itens que deseja. O único que deixo habilitado é o Buscar Iphone.
      Espero ter ajudado!!!

  • ThiagoBarros

    Não sei se foi dito aqui nos comentários, mas é uma dica que vale bastante pra quem acessa muito o Facebook, e como bem dito pelo iLex, que é evitar assistir vídeos. É que ele reproduz os vídeos automaticamente caso você não desabilite essa função. Isso estava consumindo meus dados, enquanto não havia percebido. Agora que desabilitei melhorou muiiito.

  • Rodrigo

    Acho que isso é um problema que estamos muito próximos de não ter mais! As operadoras estão finalmente priorizando pacote de dados ao invés de voz e SMS. Tenho 6gb na TIM + 400min + Tim/Tim grátis, por R$ 99,00.

    E antes que tenha mimimi, sim, pega praticamente todos os locais que frequento (Rio de Janeiro/RJ)

  • Tarcísio Bezerra

    Tem um app chamado data widget, que você coloca sua franquia, e data que vira o ciclo e automaticamente ele mostra quanto você consumiu, é uma linha do tempo entre consumo e andamento do mês.

  • Duxiaoan

    Muito estranho!!! O Facebook Messenger está desabilitado para uso de dados celulares, porém, está habilitado para notificações. A idéia é que ele notifique sempre que tiver conectado com wifi. Não é que eu recebi notificações mesmo fora do wifi. Daí entrei para ver a mensagem, não só recebi a mensagem, mas também respondi e vice-versa. Imediatamente fui em ajustes conferir se estava de fato desabilidado, e está. Pode isso Arnaldo? (OBS.: O Facebook app está desinstalado do aparelho)

  • Marcos Santana ↙

    Uma dúvida, que não tem muito a ver com o tópico acima: coloquei um iPad mini no painel do meu carro, e ao liga-lo na porta usb, o audio de vídeos sai nas caixas acústicas do veículo com um delay, fato que não acontece quando utilizo a conexão bluetooth, que possui sincronismo perfeito. Alguém teria alguma dica para resolver esse problema? Antecipadamente agradeço.

  • Augusto

    Parabéns excelente artigo

  • Wild Nascimento

    Tenho um plano da Tim com 1GB de franquia. Já segui todas essas dicas mas nenhuma resolveu meu problema. Percebi que o maior “ladrão” de dados é o “Serviços do Sistema => Hora e Localização”. Normalmente esse item consome algo em torno de 40% da minha franquia. Alguém sabe se existe solução para isso? Meu aparelho é o Iphone 6s Plus IOS 9.2.1

    • Anthony Ferraz Hernandes

      Vá em Ajustes – Privacidade – Serv. Localização – Serviços de sistema e desabilite os itens que deseja. O único que deixo habilitado é o Buscar Iphone

    • andregui7

      Olá, Wild. Descobri o que fez diminuir bastante gastar franquia no “Hora e Localização”. Você vai em Privacidade -> Serv. Localização -> Serviços do Sistema -> Locais Frequentes e desativa a opção “Locais Frequentes”. Depois vai em Celular e redefine as estatísticas pra você ver como vai baixar o consumo. Achei interessante responder porque em português só achei a sua reclamação no Google. Outras pessoas podem encontrar essa “solução”.

      • Marcos Ramalho

        Você me ajudou! Obrigado!!!

  • João Izídio

    Eu tenho um 6s e percebi que meus dados estão acabando mais rápido, fui ver onde estava sendo consumido e estava indo tudo la no “Serviços de Sistema > Geral”. Meu pacote mensal de dados acabou e quando comprava um pacote de 100MB, o mesmo acabava em menos de 5 minutos, sem usar qquer app, sendo consumido todo em no “Serviços de Sistema”. Alguem sabe pq?

  • Dartflare

    @blogdoiphone:disqus eu sigo o BDI a seculos, mas não interajo mto na area de comentários e talz… Mas gostaria de contribuir para essa DICA, recentemente eu tive um problema com minha franquia 3G/4G estar estourando constantemente e eu tava ficando inconformado, cheguei a achar que estava sendo trapaceado pela operadora de telefonia móvel, mas fucando nos Serviços do Sistema e o item Documentos & Sincronização estava comendo uma banda absurda… Ai surgiu a pergunta, de onde vem esse consumo? E explorando item a item dos Settings/Ajustes, achei onde ficam as opcoes desse item: “Ajustes>Privacidade>Serviço de Localização>Serviços de Sistema” (acredito que seja isso em portugues, o meu eu deixo em ingles seria Settings>Privacy>Location Service>System Service) meu consumo de banda caiu em aproximadamente 60% ao desabilitar alguns itens como Diagnostics & Usage, Popular Near Me, Cell Network Search, Location-Based iAds. Espero que a dica seja util! Abraco!

  • Anthony Ferraz Hernandes

    Estou vendo muitas pessoas aqui com a mesma dúvida. O serviços de sistema – Geral consomem a maioria da franquia 3G da galera. Dentro desse Geral estão o Icloud Drive e outros serviços tb, como ajustes de hora e localização, entre outros. Para desabilita-los basta seguir os passos abaixo:
    Vá em Ajustes – Privacidade – Serv. Localização – Serviços de sistema e desabilite os itens que deseja. O único que deixo habilitado é o Buscar Iphone.
    Desabilite também o Icloud drive.
    Espero ter ajudado!!!

  • Felipe Azzolini

    iLex, quando eu vou ver as estatísticas de uso do 3G, aparece em Serviços do Sistema um tal de “Geral” que tá consumindo MUITA internet. O que pode ser e como ajusto pra consumir menos/bloquear consumo de dados de celular? Obrigado!!!

  • Jhanna Correa Fagundes

    Melhor conselho ever!!! Tenho pacote de 5 gigas. Antes tava gastando tudo e tendo que contratar pacotes extras. Um absurdo! Depois de seguir as dicas, fechei o mês com consumo somente de 10% do pacote!!!!!!!!!!!! É absurdo!

  • Antonio Hirt

    Tenho um plano de 5Gb e este Mês estourou, dai fui ver onde tinha o maior gasto e apareceu em SERVIÇOS DO SISTEMA no subítem Geral foi consumido 2,9Gb. O que é isso? Saberiam me explicar?

  • DogNinja

    É…antes tinha o app Onavo…não existe mais…?

  • DogNinja

    Saudades do Onavo Extend…
    ??⌚️

  • Hilmar Pereira

    Prezado iLEX.
    Gostei das dicas. Obrigado.
    Porém estou com uma situação há um tempo e ninguém resolve.
    Iphone 6 com ‘dados celulares’ desligado e ‘assistência wi-fi’ desilgado. E mesmo assim, o plano pré-diário da Vivo me avisa que ‘Vc usou a internet e agora tem….’ descontando a valor diário da utilização da internet.
    Não sei mais o que fazer…