Notícias

Assistência Wi-Fi pode consumir sua franquia de dados

A Apple publicou uma página de suporte explicando melhor como funciona a Assistência Wi-Fi,  que foi muito criticada por gastar “sem avisar” a franquia de dados dos usuários.

O que muitos pensam ser um bug, na verdade é uma funcionalidade do novo sistema, implementada para melhorar a experiência do usuário. A chamada Assistência Wi-Fi funciona quando o usuário está conectado em redes de sinal fraco. Por exemplo, quando você está saindo de casa e o iPhone ainda tenta pegar a sua rede Wi-Fi, sem sucesso, demorando bastante para se dar conta que ela é fraca demais para qualquer conexão. Neste caso, o sistema se encarrega de passar já para a rede celular assim que o Wi-Fi começa a ficar fraco, sem esperar tanto.

O usuário ganha com isso, pois sua experiência de uso é otimizada e ele não sofre com uma conexão ruim. Mas em compensação, isso tem um custo, principalmente se a franquia de dados do usuário for limitada. Cada vez que o sistema faz isso, ele se conecta na internet celular, consumindo dados.

Quando a Assistência Wi-Fi for ativada, você verá o ícone dos dados celulares na barra de status no dispositivo. Já que você permanecerá conectado à Internet por meio dos dados celulares quando tiver uma conexão Wi-Fi ruim, talvez você use mais esses dados celulares. 

Então, se você sentiu um consumo exagerado na sua franquia, este pode ser o motivo, pois a função vem ativada por padrão. Se você não quer que isso aconteça, pode desativá-la em Ajustes > Celular > Assistência Wi-Fi, lá no final da página.

A Apple ainda esclarece em quais momentos a assistência não é ativada:

  • A Assistência Wi-Fi não entrará automaticamente no modo de dados celulares se você estiver usando o roaming de dados.
  • A Assistência Wi-Fi funciona somente quando houver apps em execução no primeiro plano e não é ativada com download de conteúdo em segundo plano.
  • A Assistência Wi-Fi não é ativada com alguns apps de terceiros que fazem streaming de áudio, vídeo ou download de anexos, como apps de e-mail que podem usar grandes quantidades de dados.

A pergunta que fica no ar: será que a Apple deveria deixar ligado por padrão esta nova funcionalidade, pegando de surpresa muitos usuários desatentos, ou o ideal seria deixá-la desativada, para quem quisesse a melhoria, ativar conscientemente?

Botão Voltar ao topo