Notícias

Não será mais necessário um registro pago de desenvolvedor para testar apps em dispositivos

Boa notícia para os desenvolvedores! 🙂
Desde que a Apple permitiu a criação de aplicativos de terceiros no iOS, em 2008, era obrigatório ter um registro pago de desenvolvedor (com anuidade de US$99) para criar aplicativos e testá-los diretamente em um iPhone ou iPad. Quem não tinha o registro, podia testar no simulador do Mac, mas nem sempre é a mesma coisa.

A partir de agora, com o Xcode 7, isto não será mais necessário e qualquer um poderá criar e testar seus aplicativos no próprio dispositivo.

Isto é um grande passo a uma abertura maior para desenvolvedores. Ela também anunciou que a linguagem de programação Swift 2.0 será compatível também com o OS X e o Linux, tornando-se código aberto (Open Source). Provavelmente o objetivo seja ampliar ainda mais o campo de ação dos desenvolvedores, que não serão mais obrigados a investirem em um Mac ou até mesmo em um registro de desenvolvedor antes de terem um aplicativo operativo.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Otima noticia! O leque de aplicativos vai aumentar ainda mais!

  • Jefferson Soares

    Aí eu vi vantagem!

  • muito bom. o/

  • Bruno Vinicius

    E nadinha sobre um possível iTunes para o Linux? 🙁

    • um sonho.

      • Bruno Vinicius

        Todo ano eu fico esperando igual um bobão.

        • somos dois, não sei porque ainda não rolou.

    • Guilherme Buzatto

      Praticamente o único motivo que resta para eu mudar definitivamente para o Ubuntu 🙁

  • Haroldo Lucena Jr.

    será que vem alguma novidade para o icloud drive?

  • Diego Azevedo

    Sistemas restringindo cada vez menos os usuários, mas sempre se preocupando com a segurança, eu gosto disso =)

  • Ai se eu desenvolver um app eu soh pago a taxa de 99 obamas se eu quiser publica-lo na app store?

    • Salun Marvin

      Exato, 99 dolares anuais. E claro, a Apple cobra uma taxa em cima de cada app vendido.

      • Gustavo Bretas

        A proporção é 70% pro desenvolvedor, e consequentemente 30% pra Apple!

      • Bacana! Pelo menos nao preciso pagar mais 99, mesmo q nao desenvolva nada! E acho bem justo essa divisao 70-30

      • Daniel

        Lembrando que toda infra é dela. Seu app ficará como numa vitrine voce so tera o “trabalho” de construir e marketing o resto é com a Apple.

        • Inclusive, se o app for distribuído de graça, o desenvolvedor não paga NADA de comissão.

          • Luciano Assunção

            Até porque 30% de zero é…. ZERO!

            • Claro.
              Mas antes da App Store nenhuma loja virtual permitia que você tivesse estrutura mundial, com gerenciamento de pagamentos e publicidade, a custo ZERO.

            • Daniel

              sim, concordo por isso 30% é “pouco”…

        • Gustavo Bretas

          Então, acredito que o lance do Marketing não seja beeeemm assim “por conta da apple”! Só estou especulando, mas só vejo em destaque na loja aplicativos que já tenham uma notoriedade, então o desenvolvedor não pode simplesmente deixar pra apple a questão do marketing, esperando que os usuários encontrem seus aplicativos “do nada”. Tanto que aqui no Blog e em outros tem espaço para publicidade de Aplicativos

          • Daniel

            Gustavo,

            “Seu app ficará como numa vitrine voce so tera o “trabalho” de construir e marketing”

            Acho que fica mais facil entender. O marketing é por sua conta!!! Quando a apple coloca seu app na pagina principal é o modelo vitrine conforme mencionado também.

          • Daniel

            Acho que meu portugues nao esta claro, vou alterar… o markteing é por sua conta..

            • Gustavo Bretas

              Moço, mas vc ta falando disso ainda!? rsrs Ta tudo certo, compreendido, relaxa! rsrs

    • Rafael Leandro

      Não só na App Store, já que é verificado o certificado mesmo que vá desenvolver pra uso interno de empresa por ex. e o app não seja publicado na loja precisa ser assinado.

  • Espera aí, vai dar pra desenvolver apps para iOS no Linux? Confere isso?

    • Bruno Vinicius

      Exato. o/

  • Humbs_BR

    Melhor notícia da WWDC, para mim!

  • Leonardo VimpriO

    Aff… Apple atrasada! Depois q a gente paga eles mudam! ¬¬’

    • Rafael Leandro

      Mas tu vai poder publicar ainda, não só testar. (:

  • Leonardo Prado Jr,

    WhatsApp não ta travando no iOS 9

    • Mauricio

      Você já tá usando?

  • Jonatas Brisotti

    Aleluiah

  • Fernando Marques

    Boa notícia para os desenvolvedores!

  • iLuk

    Mas o iOS 9 pode ser usado sem precisar pagar pelo developer program?

    • César Filho

      Nao

  • Loiane Groner

    Uhuuuu! Ótimas notícias para devs! 🙂

    • Isso aee professora! O/

    • Julio Müller

      Essas regras mudaram certo? Estou tendo problemas com id de developer no meu projeto utilizando o cordova e ionic 2 etc….. se puderem responde AGRADEÇO…valeu..

  • Davi Batista

    Sempre tive vontade de desenvolver para iOS mas não tinha grana para investir na compra de um MAC, agora melhorou né 🙂

    Alguém sabe quando posso iniciar os desenvolvimentos para iOS no Linux?

    • Rafael Leandro

      Fim do ano

      • Davi Batista

        Pelo jeito quando o app estiver pronto não vai dar para subir pelo Linux, vai precisar deu um Mac e uma licença de DEV ( 99,00 )

        Correto?

  • Fabricio Guedes

    Na versão Beta alguém sabe dizer se isso já estar liberado ??

  • Matheus Gomes

    “[…] desenvolvedores, que não serão mais obrigados a investirem em um Mac […]”
    Mas pode criar aplicativos em um Windows? Última vez que procurei só tinha Xcode pra Mac OS… Alguém pode explicar?

    • Rafael Leandro

      @gomesmat:disqus Não foi portada pra Windows ainda.
      No site da linguagem:
      “-At launch we intend to contribute ports for OS X, iOS, and Linux.
      -We think it would be amazing for Swift to be on all your favorite platforms.”

      Creio que a linguagem sendo open source nada impediria a Microsoft de portar para o Visual Studio.

      @blogdoiphone:disqus falaram que a linguagem seria portada, com o compilador, mas não falaram nada sobre o Xcode. Pode acontecer de portarem o Xcode e não ser mais preciso adquirir um Mac, como pode acontecer de familiarizar os desenvolvedores com a linguagem e atrair eles para o desenvolvimento no OS X. Certo?

      • Matheus Gomes

        Aaahh, entendii! Agora tudo faz sentido!! Valeu cara 😀 hahah

    • Davi Batista

      Também gostaria de entender esse artigo um pouco melhor …

      Para desenvolver não precisará de MAC e nem licença de DEV, mas e para subir o APP para a loja ?