Notícias

Justiça determina bloqueio do WhatsApp em todo o Brasil durante 48h

Não estranhe se seu WhatsApp ficar fora do ar nesta quinta e sexta-feira. Não será problema no seu 3G e nem na sua internet, mas sim o resultado de uma intimação judicial que obriga as operadoras do país a bloquearem o serviço de mensagens a partir da 0h desta quinta (17).

O motivo foi uma decisão da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo (SP) e corre em segredo de justiça em uma ação criminal pelo fato do WhatsApp ter se negado a fornecer informações de um usuário em uma investigação policial instaurada em 2013.

O representante do SindiTeleBrasil (sindicato que representa as operadoras Vivo, Claro, Tim, Oi, Sercomtel e Algar) afirmou que todas as operadoras são obrigadas a obedecer a determinação da justiça. É claro que isso vai ao encontro dos interesses do próprio sindicato, que recentemente entrou com uma ação cautelar para bloquear serviços como o WhatsApp.

Para quem precisa se comunicar com seus contatos durante estes dois dias, sugerimos o ótimo Telegram. Se seus amigos não o tiverem, diga-os para instalá-lo. 😉

Dica do Jefferson Soares e do Chrystiano de Castro

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Pedro Gabriel Miziara

    Eu tenho uma dúvida: acessando pela internet de casa também vai ficar bloqueado? Pq nas noticias só mencionam as provedoras telefônicas

    • Felipe Lima

      Acontece que as provedoras são responsáveis pelo fornecimento de sua internet, só vai funcionar se vc mascarar sua rede usando VPN.

      • Pedro Gabriel Miziara

        Foi o que eu pensei… Já deixei o VPN funcionando

        • Lucas Pedrosa

          VPN não deve funcionar, pois de qualquer forma vai passar pelos servidores das operadoras. VPN serviria se fosse o próprio WhatsApp fazendo isso.

          • Eduardo Vieira

            Se usar uma vpn de fora do brasil, vai funcionar sem problemas, o grande problema è que a outra ponta tem que estar tambem fora da rede do brasil… Ja to com a vpn ativa direta…

          • Vinicius Alves

            Não é bem assim, porque para o governo, você está fazendo conexão para o servidor do vpn, e não do WhatsApp. O servidor faz intermédio entre as duas pontas.

          • Funciona sim, sem problema. é só usar a conexão via VPN que dribla o servidor brasileiro, só fica um pouco lento, mas é melhor que nada.

      • Fernando Sade

        Pode instalar um proxy mas com Android rooteado ou iPhone com jailbreak.

      • weslei rondinele

        O whatsapp não tras lucro para as operadoras de celular. Eles tiveram prejuiso pois o Brasileiro está cansado de pagar caro por um serviço de telefonia que não está neum um pouco preocupada em atender bem. https://www.youtube.com/watch?v=BgZAb7rvNf8

    • ★ Sr. Quintela ★

      O servidor do whatsapp que será bloqueado…
      Consequentemente o serviço cliente ninguém vai poder usar

      • Eduardo Vieira

        Com vpn de fora do brasil funciona sem problemas…

  • finalmente todos vão usar Telegram.

    • igor

      ahh nao, telegram n, pvn cara

    • Leandro Faria

      Não mesmo.

  • Roney Cezário

    Eu uso o Telegram a anos.

    • Sérgio Neto

      ¯_(ツ)_/¯

  • Vinicius Diagonel

    Será que iMessage vai entrar nessa ??

    • Lucas Pedrosa

      Somente WhatsApp.

      Viber, Messenger, Telegram, iMessage continuam a funcionar normalmente.

      • Vinicius Diagonel

        Pois é, fui checar isso e olha no Yahoo

  • Carlos Maximiliano Molon

    Gostaria de saber qual o fundamento jurídico para uma determinação de nível Estadual fazer que este app. seja bloqueado para todo o Brasil.

    • Roberto Junior

      Bloquear uma ferramenta que pode organizar uma movimentação com uma rapidez incrivel bem no inicio de um impeachmant… Isso pode ser um bom fundamento.

      • João Vianini

        Viaja não…

    • Felipe

      O que eu ouvi no rádio é que é baseado no Março Civil da internet, pois o Whatsapp não estava colaborando com as investigações

    • Wellington Izidoro

      Amigo, te explico a questão jurídica. Não se trata de competência para julgamento e sim de mandado em desfavor de empresa. Neste caso a empresa é só uma no Brasil inteiro, dessa forma a decisão se estende por toda vertente da atuação empresarial, ou seja, em todo território nacional. Espero ter ajudado.

      • Marcus

        É incrível a lógica do legislativo brasileiro. Imagine só o que poderemos esperar:

        Se existir um aplicativo nativo de compartilhamento de mensagens numa SmartTV e um indivíduo o utiliza, brasileiro ou não, para fins ilícitos, e a empresa se nega a ceder informações, todos que utilizam SmartTVs no país inteiro ficarão sem sinal digital por 48 horas.

        Se existir um aplicativo nativo de compartilhamento de mensagens num GPS nativo incorporado ao sistema de um veículo e um indivíduo utiliza, brasileiro ou não, para fins ilícitos, e a empresa se nega a ceder informações, todos que utilizam o referido GSP nativo no automóvel, ficarão sem o devido acesso no país inteiro por 48 horas.

        Cadê a lógica?

        • Wellington Izidoro

          Amigo a empresa está sendo punida por desacatar ordem expressa do judiciário. Mas a atitude dela que deu ensejo ao desacato não precisa ser nessariamente ilícita.
          Isso que você está falando está correto conforme nosso ordenamento jurídico, mas pense, o problema é bem maior, se o mandado fosse em desfavor de empresa que está em todo território nacional e esta prestasse serviço de cunho essencial (abastecimento de água, concessionária de luz ou transporte). Por isso, decisão como está, deve ser muito bem baseada e possuir fundamento suficiente que a motive. Não vi o processo então não dou pocisionamento pessoal, mas foi uma decisão delicada. Me coloco no lugar desse magistrado onde ele precisa obter a verdade real do caso criminal, pode conseguir isso através de um app, e a empresa deste app desobedece sua ordem por motivos internos sendo que o juiz já fez a quebra de sigilo de dados. A primeira vista é ilógico mesmo, mas se olharmos mais profundamente talvez haja lógica, não sei, não li o processo. Espero ter ajudado.

          • Marcus

            Querido, agradeço a ajuda e compreensão, mas falei a opinião como advogado que sou.

            Há profissões que usam o WhatsApp como algo essencial, não raro se vê policiais em operações substituindo o walktalk pelo App, as grandes empresas fazendo controle sobre funcionários (até abusivos) por meio do App, mas o legislativo (e o juiz?) não pensa nisso.

            Se você está iniciando a graduação, é compreensível, mas uma lei desse tipo cria uma discussão social que está muito além daquilo que ela realmente deve ser: o de ser obedecida. Uma lei que corrobora com retrocesso para assegurar direitos DEVE ser questionada. É um Frankstein legislativo.

            Engraçado é uma decisão vincular o país inteiro e correr em segredo de justiça. Olha… Ridículo.

            Quero só ver a próxima…

            • Wellington Izidoro

              Destarte não estou iniciando a faculdade, sou graduado pela universidade federal de Uberlândia, apenas para seu conhecimento. Não advogo e nem pretendo pois preferido a delegacia de polícia civil, estou do outro lado da moeda, mas entendo sua posição, entendo seus argumentos, acredito que pelo seu ponto de vista você está completamente certo. Mas se um dia se colocar no papel do juiz que busca a verdade real do processo e se vê impedido de fazer valer as garantias fundamentais do ser humano, neste caso a vida, por um empresa como WhatsApp, você mudará seu posicionamento. O caso é a respeito de um latrocínio onde o réu recebeu habeas corpus a dois dias, ou seja, todo trabalho da polícia civil, do MP e do judiciário foram jogados ao solo por não haver indícios de materialidade suficientes. Só o WhatsApp poderia fornecê-los. Agora me pergunto, você como advogado, comprometido com a verdade não queria a mesma coisa? Espero que sim. Mas são pontos de vistas distintos o nosso, pois sempre imagino alguém da minha família como vítima do crime. O que há aqui não tem muito haver com legislativo é apenas um conflito aparente de princípios onde a verdade real e o direito inalienavel a vida superaram o sigilo de dados. Por último lhe aconselho a não sair falando na internet, como advogado sábio que é, que outras pessoas são iniciantes em uma profissão que pratica e estuda a anos, me soa como difamação, e pelo andar do judiciário a quebra de dados não está muito complicada de conseguir.

            • Marcelo Destefano

              Difamação?

            • Isso vindo de alguém que se formou em federal HÁ anos… ?

        • É muito difícil discutir com leigo…

    • Fernando Sade

      Eu também. Não atinge a empresa diretamente. Somente os usuários de telefonia móvel do Brasil. É como cortar a luz para punir hospitais e matar os pacientes. Fundamento jurídico da Coreia do Norte, de Cuba e agora, do Brasil 😉

  • Diego de Lima

    Vale notar que as operadoras só têm como bloquear a utilização do WhatsApp em suas redes, afinal, não têm controle sobre o que o usuário faz quando está conectado a uma rede Wi-Fi.

    • Felipe Gaspar

      Se as operadoras de internet domiciliar forem afetadas (o que acredito que sim), você não poderá usar mesmo no seu Wi-Fi.

    • Eduardo Vieira

      Vivo è antiga telefonica, que vai bloquear, net è da claro, que vai bloquear ou seja a grande maioria vai bloquear… Tamo na mao deles…

      • Victor

        NET é NET, claro é claro.. São empresas diferentes, a decisão que atinge uma, não se aplica diretamente a outra..

        • Quase isso Victor, sou funcionário da net e desde que a claro adquiriu a maior parte de suas ações, passou a ser Claro também. Portanto, sou funcionário da Claro. (SIC)

          • Victor

            Augusto, justiça trabalhista não funciona igual a civil ou criminal..
            quanto a você passar a ser funcionário claro, é porque a CLT dispõe sobre isso..
            mas, quando a serem uma só, só após uma fusão..

            • A claro passou a controlar tudo sobre a net após essa aquisição, elas não operam como empresas distintas.

            • Victor

              amigo, se tem dois CNPJ, são empresas distintas.. mesmo que de um mesmo quadro societário.. ela controla porque é dona, faz o que quer, mas uma decisão judicial não vale pra ambas, salvo se a decisão for direcionada pra ambas..

              grande exemplo é a BRFOODS.. sadia comprou a perdigão (ou inverso), forem a justiça não autorizou que elas se fundissem, pois ia ser praticamente um monopólio, por isso a criaram a BRFOODS, que na realidade é uma holding, proprietária é controladora de ambas as empresas..

            • Enfim, a decisão vale pra ambas. (Ponto)

            • Victor

              só não vale então pra Vivo e GVT, visto que o meu esta funcionando normalmente aqui! 😉

        • Roberto Junior

          Tenho net e não está funcionando.

        • Eduardo Vieira

          se for assim, então por que na rede da net está tendo o bloqueio tambem? para ser mais claro, a net e claro é do mesmo grupo da Embratel… ambas utilizam a mesma rede…

    • Daniel Galdino

      Toda rede wifi entra na internet por alguma operadora. Ex: velox=oi , net=claro. Nao adianta. Nem wifi conecta. So se usar vpn

  • Marcio Gleydson

    Inacreditável e execrável ataque à liberdade civil e ao regime democrático, não acredito q uma ordem exdrúxula dessa possa ser acatada pela sociedade brasileira. Condenável sobre todos os aspectos a decisão da justiça limita a liberdade de comunicação de toda uma nação, não há interesse privado q seja maior que o interesse coletivo da nação…espero q a sociedade reaja a essa violência liberdade de comunicação e de escolha é um direito constitucional assegurado…

    Não estamos na Coreia do Norte !!!! Muitos crimes são planejados com o uso de telefones…. Então cortaremos o telefone de todos os brasileiros ???? E se a justiça achar q iremos voltar a idade da pedra para assegurar monopólios e oligopólios ??? Como nos cidadãos poderemos reagir a tal ditadura ??? Está na hora de a sociedade civil organizada reagir

    Estou recorrendo e conclamando a todos os que acreditam na liberdade e na democracia não permitiremos essa violência espero q possamos sensibilizar a todos os países democratas e que defendem os direitos civis mais básicos a se juntar ao povo brasileiro q está sendo atacado pelos próprios magistrados que deveriam nos proteger de tais abusos

    • Jefferson Soares

      Era só o WhatsApp ter respeitado a Justiça brasileira que isso não teria acontecido.

      • Deivid Cavalcante da Silva

        Eu nunca acredito no que a mídia fala. Ela é a voz do mais forte querendo calar o mais fraco.

    • Felipe Augusto

      A operadora é obrigada pela justiça a permitir a escuta telefônica quando ocorre uma quebra de sigilo, se a operadora negar ela sofrerá sanções e multas também.

      Portanto eu acho justo esse bloqueio, nós temos outras opções não tem nada a ver com Coreia ou Cuba, aqui você tem a liberdade sim. Agora se você é a favor que permita que uma ferramenta seja usado por bandidos, espere você precisar da justiça para solucionar um caso que foi “executado” no whatsapp, como por exemplo vazamento de fotos e afins, e a empresa se negar se sentindo superior.

      Isso fica claro o descaso do WhatsAPP com nós brasileiros, um aplicativo que é muito usado aqui e se quer da valor a nossas leis.

      Você está longe de viver em uma “Coreia do Norte” e mais longe ainda de uma “Cuba”.

      • Marcio Gleydson

        Olá meu caro muito bom seu argumento, mas a prova de que a medida foi exagerada e descabida foi dada com a revogação dessa proibição esdrúxula, reconheço q posso ter exagerado um pouco no amor do momento… Mas democracia e isso opinião contrarias e conflitantes convivendo em harmonia e respeito…grande abraço

    • Graças a Deus tem gente culta aqui!

  • Hugo Saraiva

    Recomendo vocês criarem grupos no iMessage ^.^

  • Felipe Gaspar

    “Meu Deus, o que eu farei sem Whats?” Simples, baixe o Telegram. Quem sabe dessa vez os brasileiros saiam da mesmice.

  • Vinicius Diagonel

    São Bernardo do campo lembra qual partido ?? E qual personagem ??

  • Jefferson Soares

    A Vivo curtiu isso.

  • Vinicius Diagonel

    Só não entendo por algumas operadoras ficam oferencendo facebook +WhatsApp de graça , e resolvem bloquear depois !

    • Alexandre

      Ninguém resolveu bloquear. É ordem judicial.

  • JanjaBoy

    Viva o país de canalhas!

  • rafaelpz

    Se a Apple já tivesse aberto o iMessage para outras plataformas, não precisaríamos instalar nada.

  • Anderson Lopes

    A Apple deveria disponibiliza o app iMessage para todos o SO…

    • Diego Ramil

      vdd, fica parada no tempo com essas limitações.

    • Elcin

      Acho que a apple pensa mesma coisa que eu penso quando alguém pede pra “arrumar” alguma coisa no android deles.

      • Anderson Lopes

        Android?

        O que e isso?

        E de comer?

        Nunca usei!?

  • Fabio Fernandes

    CULPA DA FABÍOLA

    • Edson Luiz

      kkk

  • Anderson Lopes

    Depois dessa deveria vim a versão off-line….?

  • Renato Faria

    Aqui caiu era 23:15…

    • Edson Luiz

      Aqui foi nessa hora tbm, e levou junto o facebook messenger por alguns minutos

  • Arthur Borges

    Pessoal, só uma dica.
    Esse bloqueio na verdade ira servir como prova para mostrarem que altera o fluxo de ligações prejudicando as operadoras.

    Portanto uma dica, evitem usar seus celulares para efetuar ligações durante 48h!

    • Robson Chaves

      Verdade Arthur, bora pro telegram, eu acho bem melhor que o whatsapp, mais rápido e funciona em diversas plataformas sem “gambiarra”

  • JunioR

    OnavoProtect VPn ativado 😉

  • CBS

    “Tá vendo” para que serve o Callbex?!
    Ao ter que mudar de “canal de comunicação”, mesmo que “só por 48hs”…, você não precisa de avisar.
    Com Callbex, “Não Perca o Contato!

  • Junior Taylor Allderdice

    estou usando de boa com o VPN 😉

    • Victor

      rodando tranquilo pelo Wi-Fi também!

  • Dalbert Batista
  • Haroldo Lucena Jr.

    O que é o vpn ??

    • Elder Bruno

      um sistema que cria uma “ponte” entre seu aparelho e a internet burlando o sistema de bloqueio. (resumo do resumo rs)

      • Haroldo Lucena Jr.

        Obrigado valeu

  • Douglas

    é usar vpn, af

  • Alexandre Bruzzi

    Baixem Onavo Protect… VPN gratis pra iOS. Funciona bem de mais e bem fácil.

    • Luanna Pegoretti

      Pois é.. Eu pensei que iria funcionar, estou com o onavo ativo, o símbolo do VPN do lado do 4G, porém o Whats continua sem funcionar..

      • Alexandre Bruzzi

        Deve ter baixado o onavoextend e não o onavo protect..

  • Strat

    Meu WhatsApp está funcionando normalmente usando VPN com base em outro país (no meu caso uso hotspotshield) e quando uso Wi-Fi mesmo sem Vpn. Às vezes até conecta no 3G normal.

  • Alex iPilot

    Eu vejo gente que alega “segurança e privacidade” para defender que a Justiça não possa ter acesso às mensagens (tal como já ocorre há décadas com ligações telefônicas, bens e contas bancárias sem que nenhuma vida inocente tenha sido destruída), e no entanto estão usando VPNs de sabedeusonde.com.sem, e/ou instalando qualquer app só para usar o Whatsapp… Hehehe… Ok!

    • Anderson Camões

      De que adianta instalar vpn para o WhatsApp. O aplicativo é ruim e a única vantagem é que todo mundo tem.
      Agora a vpn quase ninguém vai ter. Logo, não é melhor começar a mudar e usar outro App?

    • Fabio

      Alex se o APP VPN não é seguro, será que a apple teria aprovado para fazer o download dentro da apple store ?

      • Alex iPilot

        A Apple não avalia a “intenção” do desenvolvedor, nem teria como, na maioria das vezes… Prova disso são os apps picaretas que prometem senha para Whatsapp, srmpre campeões de downloads… Ou os apps que, simplesmente, não funcionam, ela nem isso vê… E também se o usuário marcar “concordo” naqueles textos enormes que quase ninguém lê, um abraço!

        • Fabio

          isso é verdade, eu sou do tipo que prezo muito a questão de segurança e privacidade, cheguei a instalar sem saber muito sobre este VPN, só depois que fui pesquisar com alguns universitários de T.I, e Sites que realmente tem mesmo está falta de segurança é risco, pois nunca saberemos que rede estamos trafegando. de qualquer forma, vou aguardar até sábado a liberação do Whatsapp.
          mudando de assunto, acabei de ver uma matéria que o Telegram já foi instalado por mais de 1,5 milhão de Brasileiros, pena que ele não faz ligação.

          • Alex iPilot

            Sério que não faz? Eu tenho instalado mas nunca utilizei pois mais ninguém tem… E sempre li que o Telegram era melhor do que o finado… Como? Sem fazer ligações?

            • Elder Bruno

              me pergunto o mesmo .. telegram é só pra aquelas pessoas “do contra” .. vamos dizer os “feminazi” da internet .. #hue

            • Vinicius Alves

              Vamos à lista:
              Bem mais rápido,
              Não trava quase nunca,
              Funciona no iPhone, iPod Touch, iPad, Mac, PC. Sem gambiarras,
              Todas as mensagens sao criptografadas, ao contrário do whatsapp.
              Você pode estipular um tempo para que todas as mensagens sejam apagadas, ou somente fotos e audios (sim, o iMessage copiou isso do telegram e snapchat).
              Atualizações e correções de erros ocorrem com uma frequência muito maior no telegram, como por exemplo, a implementação do recurso do 3D Touch para o 6S.

              Enfim. As vantagens são várias e, pelo menos comigo, quase todo mundo que preciso ligar frequentemente tem um iPhone, então uso facetime de audio, que tem uma qualidade mais de 8000 vezes superior à do Whatsapp call.

        • Vinicius Alves

          O que a Apple avalia é se o app possui alguma coisa que possa prejudicar o sistema e se ele cumpre o que promete nas descrições e screenshots do app. Nome quase nunca importa para a Apple, a não ser que seja um nome que já esteja sendo usado ou é registrado. No caso dos apps que prometem senha para whatsapp, na descrição diz que eles não colocam senha no app do whatsapp, mas sim faz uma cópia das conversas e colocam senha dessas conversas no app deles. Continua sendo picaretagem, mas aí já não tem nada que se possa fazer. Sobre os VPNs, eles realmente não são o maior exemplo de segurança, principalmente esses VPNs grátis que encontramos por aí. São mais quebra-galhos, e NUNCA devem ser usados para entrar em algo mais sério, como bancos ou algo que exija que você digite uma senha.

  • Usem conexão VPN que fica tudo certo.

  • Vinicius Cabrera

    Baixem o betternet, ele instala um perfil VPN no celular que permite a utilização do Whatsapp.

  • Marco Portuga

    Pelo menos agora as pessoas poderão conhecer as outras que moram na mesma casa…..

  • Patrick Allen

    Funcionando perfeitamente com o Onavo Security VPN.

    VPN Security – Onavo Protect de Onavo, Inc.
    https://appsto.re/br/Ri9AI.i

  • Jussara Beatriz Triginelli

    Bom dia pessoal. Tenho um Iphone 5S e estou usando o aplicativo betternet para acessar o whatsapp. Funciona normal.

  • Dennis R. Takagaki

    Pessoal basta ir a Appstore e baixem o Betternet. Ele cria uma conexão VPN automaticamente e pronto!

  • Danilo

    Nossa,o transporte publico está uma maravilha hoje em SP.
    O Povo não ta andando alienado com celular cara.
    Bloquear rede social é mais efetivo que as medidas do ajuste fiscal da Diúma porque agora o povo vai voltar a fazer alguma coisa e o país volta a crescer kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Victor Campos

    Aquele gordinho manicure tem dinheiro mesmo heim?!

  • Lauro

    O whatsapp foi bloqueado somente nas operadoras de celulares, que estiver conectado a uma rede wi-fi ele funciona normalmente.

  • Lauro

    O whatsapp foi bloqueado somente nas operadoras de celulares, quem estiver conectado a uma rede wi-fi ele funciona normalmente.

  • Lucas Alcalde

    tentei instalar o app VPN, mas nenhum deles funcionam, o que eu devo que fazer?

    • Elder Bruno

      esperar 48h .. rs!

  • Alberto Uba

    Alguém usando betternet??? É seguro??. Num determinado momento da instalação tem um aviso dizendo que toda atividade na rede será monitorada de cara, aparece uma tela pra digitar senha desbloqueio iPhone, fiquei com medo e interrompi.

  • Eu gostava mais do ICQ, mas o telegram melhorou mto desde quando instalei, vou pra ele mesmo…

  • Thiago Almeida

    Já está pipocando de gente instalando App de vpn para usar o Whatsapp. Ai fica difícil fazer as pessoas migrarem para outros apps. Tenho o Telegram a bastante tempo e de ontem pra hoje apareceram uns 05 contatos novos. Não vou instalar vpn no meu iPhone, quem quiser falar comigo ou instala o Telegram, ou usa o iMessage ou me liga.

    • Pablo Rangel

      Ai todos migram pro telegram e ano que vem bloqueiam o telegram. vpn é a solução mais segura e transparente.

    • Elder Bruno

      pra que migrar pra outro app?

  • Iggor Pereira

    Muito feliz porque agora meu querido Telegram está b o m b a n d o!

  • Fabio

    não funciona.
    a net é da Claro.
    Live Tim é da TIM.
    Speedy é da Vivo.
    tenho Live Tim, ontem as 23:15 o eu wi-fi já não se comunicava com o whatsapp.

    • Lauro

      Meu caro, o meu está funcionando em várias redes de wi-fi

      • Alex iPilot

        Pode ser que vc tenha VPN configurado e nem saiba (do trabalho ou um trojan)… Não acha estranho que somente o seu esteja funcionando??? Desconfie de algo muuuito errado no teu celular…

  • Jefferson Soares

    Prefiro usar o SMS que todos têm, do que fazer gambiarra de VPN que ninguém tem.

    • Flavio Nichitchan

      gambiarra?? sabe de nada

  • Arley Martins

    É a mesma coisa que uma pessoa vê um crime ocorrendo, então a justiça chega e fala pra vc: conte o que viu ou vc ou vc e todos a sua volta vai preso. Essa punição é contra os usuários do aplicativo e contra o aplicativo enquanto o correto seria punir APENAS o aplicativo com uma bela multa. Aposto que muitas pessoas que precisam e usam com boas finalidades estão sendo prejudicadas. Isso é Brasil, pais que esta em retrocesso com muita vontade de se tornar a CUBA 2.

    • Felipe Augusto

      Eles tentaram por duas vezes, a punição ao aplicativo foi tira-lo do ar.

    • Nossa. Graças a Deus, alguém com cérebro.

  • Maciel Meireles

    VPN, para quem não sabe, ao configurar TODA conexão do seu celular passar por um PC de alguém que provavelmente não conhece. Muito cuidado e, se usar, não acesse banco, não mande nude e nem conte segredos!!. Prefira usar o Telegram.

  • Pedro Fernandéz

    Voltou

  • Lá na China, regime quase ditatorial bloquear WhatsApp é algo impensável… Por essas e outras o Brasil me provoca vergonha…

  • Low Rider

    Tem na matéria o motivo do bloqueio e os caras ainda ficam xingando as operadoras. Elas são uma merda mesmo, mas desta vez o motivo é outro. Vamos ler a matéria toda pra por o comentário.

  • Fabio

    o meu whatsapp ainda não retornou, sou usuário Tim, alguém mais com este problema ?

  • claudio

    o desembargador ja derrubou a liminar voltando tudo como era desbloqueio kkk

  • Vini Prado

    Veja bem, vamos refletir:
    O WhatsApp assim como seu detentor (o Facebook) armazena nossas informações num servidor, alegando ser para a segurança nacional e internacional e de seus usuários (engraçado, pra mim parece espionagem, mas enfim), pois bem, esse é um caso de investigação criminal que corre em segredo de justiça, portanto não deve ser pouca coisa, aí a justiça ordena que seja concedido acesso a essas informações (que devem ser usadas para segurança e é exatamente para isso que estão sendo solicitadas), mas a empresa não só viola os próprios termos como também uma ordem judicial direta.

    Quer dizer que a empresa está acima da lei? Quer dizer que o fato da policia Federal entrar na casa dos suspeitos de crime político e lavagem de dinheiro, para pegar seu celular e outros bens para conseguir avançar na investigação está errado também? Ou seja a justiça tem que ser parcial?

    Por favor né, ninguém vai morrer se ficar sem WhatsApp dois dias e nem mesmos e ele for expulso do Brasil.

    Se não tem intenção de interferir na privacidade do usuário, não deveria nem mesmo armazenar essas informações pra começar.

    Tem mais é que desaparecer, ou aprender a respeitar nossas leis, já basta toda a corrupção que está acontecendo no Brasil causada por brasileiros. Eu sou patriota o suficiente para dizer que se nem um brasileiro pode ser corrupto, muito menos uma empresa que vem de fora.

    • Desculpa, você fez uma salada de fruta… Eles respeitam a nossa lei mais que nós próprios… mas cada macaco no seu galho.

      • Vini Prado

        Como respeitam se eles se recusaram a fornecer informações primordiais para um processo criminal? Se as operadoras de telecomunicações tem que ceder à quebra de sigilo telefônico, os bancos tem de obedecer à quebra de sigilo bancário, como eles não respeitam a ordem de quebra de sigilo de dados? Isso que eu não entendo, pra uns a justiça tem de ser firme e pra outros nem tanto? Ah por favor vai…

        • O que está em discussão não é firmeza da Justiça, nem se lugar de criminoso é na cadeia, mesmo porque a Justiça brasileira é tudo, menos firme, nem preciso exemplificar. O tema em relevo é a liberdade civil, proteção a intimidade. Quebra de sigilo financeiro não é a mesma coisa que quebra de informações íntimas e pessoais. Está sendo discutido um bojo de questões muito distintas, nesse rol está em debate até mesmo o amplo funcionamento de um serviço de comunicação. Onde já se viu paralisar um banco ou operadora de celular porque não atendeu um pedido judicial. Direito é uma ciência, você escreveu achismo. Isso pra não mencionar o tanto de interesses que existem por de trás da paralisação do WhatsApp, que são puramente econômicos…

          • Vini Prado

            Você está falando como se o WhatsApp fosse o único serviço de mensagens instantâneas em smartphones, toda esse mimimi só esta acontecendo porque os brasileiros são muito acomodados. Suspendeu e não quer ficar incomunicável, mude de aplicativo. Brasileiro adora reclamar. Se a privacidade é diferente do financeiro, porque as operadoras de celular tem que ceder quando a justiça pede? Mas tudo bem, eu expus minha opinião, como é de Direito, tenha a sua e respeite a minha, que é o seu Dever.

  • Nuno Oliveira

    Sendo eu português,acho ridículo o que está acontecer convosco. Vocês não tem culpa que um bandido tenha feito porcaria e a empresa que fornece o serviço se recuse auxiliar as investigações. estou convosco.

    • Jefferson Soares

      A Justiça brasileira decidiu liberar o funcionamento do aplicativo 13 horas depois. Agora foi decidido que vão multar pesadamente o WhatsApp em vez de bloqueá-lo.

  • Fiquei à vontade pra achar o que bem entender, mas pelo amor de Deus não faça salada de fruta com um assunto que não conhece. Mi mi mi? Volta da onde veio. Eu estou pouco me importando com questões frívolas sobre mensageiro. Isso é fumo ou é ignorância? Analfabeto funcional. Parei. Justiça manda bala em tudo! Vai lá! Viva a justiça! Mi mi mi! WhatsApp cumpre a lei! Isso mesmo! Aplausos! Agora o Brasil é um país sério! Aprende a nos respeitar Facebook! kkk

  • KB

    Quem procura algo bem seguro tem como alternativa o Threema. Existe um paper que trás à tona problemas com a criptografia do Telegram.
    http://cs.au.dk/~jakjak/master-thesis.pdf
    Talvez para a conversa corriqueira e informal o Telegram não seja preocupante, mas se alguém pensa em comunicar coisas confidencias, fica o alerta.

  • Marcelo Destefano

    Mas para haver discussão, deve haver conhecimento. Primeiro, o WhatsApp não tem sede no Brasil. Segundo, WhatsApp e Facebook são pessoas jurídicas distintas. Terceiro, Brasil e EUA possuem tratado entre eles para citação e intimação de mandados judiciais, no entanto a justiça brasileira entende que trâmite é muito lento e levaria cerca de seis meses. Ou seja, se em julho, a justiça tivesse tomado o procedimento correto, o WhatsApp teria sido validamente intimado e a multa seria exequível. Mas prefere o jeito brasileiro, agora temos uma decisão invalidada e o segundo juiz a passar vergonha no Brasil ao tomar medida equivocada ao tentar suspender o serviço.

    • Esse Vini tem nem ginásio ainda… Vai entender nada que você está falando… kkk

    • Esse sujeito sempre posta os achismos nele do Fórum sem qualquer conhecimento… com visão torta e imediata… Enfim aplaudo em pé: “para haver discussão, deve haver conhecimento”.