Notícias

Petição tenta impedir que operadoras bloqueiem chamadas de voz em aplicativos de mensagens

Se você gosta de usar aplicativos como WhatsApp, Viber, Skype, Tango e outros para realizar chamadas de voz para seus contatos, saiba que eles estão ameaçados. As operadoras querem entrar com uma ação cautelar junto a Anatel para fazer a agência punir esses serviços de voz paralelos.

É por isso que alguns órgãos de defesa do consumidor estão juntando assinaturas para impedir que as operadoras tirem este direito dos seus clientes.

O que as teles alegam é que este tipo de aplicativo (que permite ligações de graça entre pessoas) está prejudicando o negócio deles. O presidente da Vivo, Amos Genish, chegou a classificar o WhatsApp como uma “operadora pirata”, pois “é uma operadora sem licença usando a nossa tecnologia, o nosso número de telefone”. O que ele esquece (ou tenta esconder) é que o número não é da operadora e sim do CONSUMIDOR, que pode até pedir portabilidade para outra, se quiser.

Para evitar que isso vá adiante, a associação de consumidores PROTESTE está organizando um abaixo-assinado para juntar forças e solicitar que se instaure um inquérito civil para apurar práticas comerciais contra o Marco Civil da Internet. Segundo eles, o bloqueio de serviços, por alegada concorrência com as operadoras, desrespeita as garantias de neutralidade e prestação adequada do serviço, em prejuízo de milhões de consumidores.

A campanha se chama #NãoCalemOWhatsApp e para participar, basta acessar esta página. Tenha consciência que, ao informar seu email, ele ficará na base de dados da PROTESTE e você poderá receber no futuro mensagens sobre outras lutas.

A tecnologia costuma mudar o mundo e, de tempos em tempos, vemos setores históricos sofrendo transformações para acompanhar a evolução. As operadoras se beneficiaram muito com a popularização dos smartphones (a Apple teve grande participação nisso), mas parece que só querem as partes que beneficiam a elas, não aos clientes. A internet hoje possibilita muitas coisas, inclusive a comunicação entre pessoas de forma fácil e barata. Querer que a tecnologia seja limitada e não faça tudo o que é capaz é um pensamento retrógrado e conservador de empresas jurássicas que têm medo da mudança e negam se adaptar aos novos tempos.

FAÇA alguma coisa, antes que consigam calar você.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Mateus Cardoso

    Não calem o WhatsApp!

  • Leonardo VimpriO

    Desculpa iLex, mas apoiar o PROTESTE não da não. Eles enviam email demaisssssssss pra nossa caixa. Irritante já.

    • Fabio Hori

      Cara… Que preguiça, hein?
      Você poderia tirar a opção “Quero receber e-mails”.
      Você poderia clicar no link do e-mail deles “Quero descadastrar este e-mail” quando recebesse um.
      Você poderia, se usasse o Yahoo, criar um e-mail descartável só para o Proteste.
      Você poderia, se usasse o Gmail, colocar os e-mails da Proteste como Spam, ou criar um filtro para jogar automaticamente exclusivamente os e-mails da Proteste no seu lixo.

    • Thiago

      Verdade! É muito chato isso, eles enchem seu e-mail com spam

    • Anderson Diniz

      E se depois você usar o “unroll me” ?

    • Daniel Zibordi

      Não sei, mas depois que assinei uma petição no PROTESTE, todo dia, por volta das 9:00 da manha um número estranho me liga. Pode ter sido coincidência, mesmo pq não me lembro se no cadastro do PROTESTE informei meu número de telefone. Mas fato é que todo dia me ligam. Quando eu atendo a ligação dura 1 segundo e cai. E não adianta bloquear o número porque são números diferentes… Não sei se tem relação com o cadastro que fiz no PROTESTE, mas começou logo depois que fiz o cadastro…

      • Leonardo Damasceno

        Eles já me ligaram INÚMERAS vezes. É irritante ao extremo.

      • LessTech

        Não há relação direta. Nunca fiz cadastro no proteste e ainda assim recebo SMS e ligações. Uma loja (virtual ou fisica) que você e tenha dado informações é o suficiente para você perder controle sobre quem tem seu número.

  • ThiagoBarros

    Com os acontecimentos em Mariana – MG e o quanto a mídia está mais preocupada em noticiar os fatos da França, claro, que tirar o foco e os olhares do nossos problemas, vemos claramente como nosso País é corrupto e preza muito mais a empresa, que financia e aplica dinheiro diretamente em seus bolsos – politicos – do que nós consumidores. Enfim, espero, como consumidor e brasileiro, que essa “vitoria” nos chegue e rapido, porque, mais uma vez, querem nos tirar recursos em nome do dinheiro pessoal, e ainda, como diz o texto, usando de mentiras e escondendo fatos.

    Isto é Brasil, estas são as empresas que atuam aqui.

    #NãoCalemOWhatsApp

  • Diego Silva

    Petição assinada !! Essas operadoras brasileiras hein, vergonha !!

  • Emerson Apple

    #NãoCalemOWhatsApp

  • Yuri

    O serviço de telefone está sendo cada vez menos usado. Logo não vamos mais precisar de operadora nenhuma, e acho que elas já sabem disso.

    • Felipe

      Ué, você acessa a internet do seu celular como pra dizer que não vamos precisar de operadoras? Porque independente de Wi-Fi ou móvel, tem uma operadora prestando o serviço…

      • Yuri

        Por isso eu disse logo e não agora. Ainda mais nas maiores cidades, onde tem pontos de Wi-Fi até na rua. Qualquer aparelho pode usar seus serviços de internet sem chip, tirando os que usam o número do telefone.

        • Pedro Henrique Azevedo Martins

          WIFI = necessidade de operadora
          serviço de internet = necessidade de operadora

          operadora não é apenas telefone!

  • barbazul

    Mas eles enviam email mesmo desmarcando a caixa “quero receber emails”?

    • Welington

      Eu sempre vou na opção mais/marcar/marcar como indesejada.

  • Mannix Hesketh

    É só eles migrarem para planos de internet decentes e cobrar por isso acho que ninguém vai reclamar mais não têm mais a mamata de 1,98 por minuto de ligação aí não dá para tomar o vinho de 100 anos que os donos das operadoras estão acostumados

  • Mannix Hesketh

    A tim agora está dando 1000 minutos para qualquer operadora mais internet por 100 reais porque isso não era possível antes acham que os brasileiros são otarios

    • Pena que o sinal é um lixo, pelo menos aqui em Brasília. Até se fosse de graça não valeria a pena, de que adianta algo que não funciona…?

    • Ricardo Gonçalves

      Em relação a este plano da TIM, só fique atento a um detalhe “estes 1000 minutos ” vale também para ligação de TIM para TIM e se voce tiver um plano que fale de TIM pra TIM de graça, voce pode acabar perdendo com este novo plano, se for o caso de falar muito com pessoas que tenham TIM

  • Iggor Pereira

    Não faltam exemplos do gasto de esforços para impedir a evolução tecnológica, e esses esforços poderiam ser colocados em pesquisas, promoções, inovações, mas não, vamos tentar impedir ligações Whats etc, Uber, Netflix, jaja vem o Apple TV tentando revolucionar e será taxada como algo errado, como algo que prejudica as empresas, mas como dito, eles “esquecem” que quem realmente manda é o consumidor.
    Fica claro que a visão, o objetivo sempre é o $$$, o ganho próprio, o calo que dói, e não o homem.
    Êee mundão sô.

    • Felipe

      “vem o Apple TV tentando revolucionar”
      Essa tentativa de revolucionar ainda cai vir né? Porque até agora…

  • testehc

    Engraçado como ficamos anos e anos sem um serviço decente das operadoras. Sinal de péssima qualidade, preços absurdos, e uma lista enorme que qualquer usuário de celular pode listar com extrema facilidade. Pior ainda é quando as nossas empresas estão acostumadas aos absurdos ao ponto de ao invés de se adequar ao mercado, tentam derrubar os novos concorrentes.

    Não tiro o direito das operadoras de reclamarem dos aplicativos, igualmente dos taxistas reclamarem com o Uber, mas enquanto nós, clientes e usuários dos serviços não mostrarmos que temos o poder, o nosso Brasil nunca vai mudar a nosso favor. Sabemos que ficar em celular hoje em dia é complicado, mas melhor que uma petição é o boicote. E levem esse sistemas para outros produtos e serviços abusivos que a gente tem. Boicotem aqueles que se acham donos de seus clientes.

  • Ramón Gnan Garcia

    Essa questão é análoga ao dos Taxistas, que ao invés de melhorarem os seus serviços, buscam a interrupção dos serviços do Uber, que é muito superior. As operadoras se sentem ameaçadas e perdendo seus rios de dinheiro querem o bloqueio desses sistemas (Zap, Skype, Viber….etc) ao invés de oferecerem um serviço de ponta a um preço justo…Lamentável….#NãoCalemOWhatsApp

  • Carlos Magno Duarte

    Na minha opinião, esse tipo de atitude das operadoras é um retrocesso!! O serviço está aí disponível para quem quiser utilizar, e estão querendo boicotar em benefício próprio.
    Pra mim, é como se os Correios quisessem impedir a utilização de e-mails, porque ninguém mais manda carta hj em dia!!
    Isso é um absurdo!
    Concordo com a opinião do “testehc”: se querem manter clientes, que ofereçam um serviço de qualidade a um preço justo!

    • Ramón Gnan Garcia

      Pois é, o mesmo que eu penso dos taxis/uber!!! É deprimente essa atitude.

  • Thiago Racca

    O Correio também vai querer bloquear a internet pelo uso ilegal de correspondência no formato de e-mail.. logo em seguida o Associação de criadores e treinadores de Cavalos vai querer embarreirar o uso de carros no brasil….

  • Jefferson Soares

    Infelizmente não temos nenhuma operadora decente em nosso país, TODAS são ruins. E mesmo reclamando na Anatel elas não fazem nada para mudar, apenas concedem desconto para você ficar calado.

    Temos que dar um basta em todas as tentativas das prestadoras de serviços de comunicação, de limitar ou privar os clientes do que quer que seja, pois estas se acham acima da Justiça e querem fazer o que bem entenderem com os consumidores.
    Chega! ?

    • Luiz Claudio Eudes Corrêa

      Das operadoras que testei nesses anos, agora estou na Nextel (mais de um ano, quando começaram com o 3G e agora no 4G, que apesar da cobertura limitada no 4G) e a operadora menos ruim e mais honesta (pra mim).

      E mesmo após redução de velocidade após estourar o limite do plano, VoIP (Viber, facetime, skype, whatsapp) continua funcionando perfeitamente

  • Danilo

    Ainda bem que a aprovação disso não depende do Haddad,senão…

  • João Langen

    Agora o WhatsApp virou o Uber das operadoras, ridículo. Tá perdendo mercado? Vai se inovar!

  • Rodrigo De Souza Oliveira

    assinei mas coloquei o email errado.. esse PROTESTE é muito chato

  • Fabrício

    Engraçado que há muito mais tempo o FaceTime já fazia isso. Você pode perfeitamente ligar para o outro usuário apenas pelo número dele, mas, como a grande maioria dos brasileiros não tem iOS, nunca sequer falaram algo. Porém, depois da massificação do WhatsApp (que é multi plataforma móvel) dizem que isto é ilegal. Vamos ver então se as teles vão bater de frente com a Apple. Pelo menos, do que tenho conhecimento, a ANATEL já se mostrou contra a esta investida das operadoras. Bloquear os celulares piratas que é bom, nada até agora.

  • gsanchez

    Sempre que aparece alguma novidade quebrando monopólios/máfias (Uber, por exemplo), os “prejudicados” sempre irão chiar, pois tirar poder dessa gente e passar pros consumidores é uma aberração, coitados…

  • Ho ho ho! Chegou o meu chaveiro, devidamente embalado e com adesivo! Mandei um e-mail para o blog há mais de uma semana, alguém poderia responder, por favor.

    • Danilo

      Fui comprar um desses mas o frete aqui pra Av Paulista em SP ficou R$17,90,um absurdo,precisei desistir.

      • O frete para Brasília ficou mais caro, no entanto eu sou leitor daqui há algum tempo, e gostei do chaveiro, então juntou as duas coisas. Essa é a minha forma também de dizer: “obrigado e parabéns Blog do iPhone”. Além disso, tenho confiança que se abaixar os custos do frete fosse possível, eles fariam isso.

        • Danilo

          Você diz obrigado e parabéns acessando o site e pagando pelo produto,não sendo esfolado pelo frete.Mas enfim,é seu dinheiro né. Parabéns 😉

  • Arley Martins

    Essas operadoras alem de esfola agente com preços absurdos ainda quererem impor como eu vou usar o serviço deles. Nos USA com $60 tem 20GB por mês de internet e ligação ilimitada pra qualquer lugar do pais e qualquer operadora. 60 dólar no salario de um americano equivale a 40 reais no salario de um brasileiro que ganhe R$1.000,00 por mês no Brasil.

  • CordCesar

    Gente vocês vão me desculpa, sou usuário dos serviços do Skype a muito tempo e é evidente que não iria querer que o serviço fosse bloqueado. Mas está havendo aqui uma informação um pouco conturbada. Primeiro, a principal reclamação das Teles é em relação aos impostos e taxas que elas são obrigadas a pagar e serviços como WhatsApp que não são sérias no país não são. Segundo, isso caracteriza concorrência desleal, visto que serviços como o do WhatsApp depende, diretamente da linha telefônica móvel do usuário para funcionar, o que torna o jogo ainda mais desleal, a operadora além de pagar ao governo ainda gasta para manter a linha ativa enquanto o serviço do WhatsApp apenas usufrui disto. Terceiro, outros serviços como Skype, que não dependem diretamente da linha disponibilizada pela operadora brasileira para funcionar, não fazem parte da ação que as operadores estão movendo, porque não praticam contra elas práticas desleais usando suas redes sem pagar nada por elas. Sim nosso país sofre com tarifas absurdas de telefonia e toda tecnologia que venha a reduzir esses custos é bem vinda, mas desde que venha a concorrer de forma justa com as que aí já estão.

    Ah! Só mais uma coisa… Tim Cook usando WhatsApp para fazer ligação?? ??? FaceTime por favor ✌?️

    • cesar 1989

      acontece que isso aconteceu por conta do valor absurdo da chamada aqui nesse país…desleal é isso pra mim.
      whatsapp pisa mais

      • CordCesar

        Concordo concordo com você, como já disse antes, as tarifas no nosso país beiram o absurdo. A concorrência desleal a que me refiro é entre as empresas e não para com os usuários. Se as empresas estabelecidas no Brasil que pagam a nossa carga tributária louca concorrem de forma desigual com as demais que estão sediadas lá fora, a tendência é que elas tente compensar aumentando ainda mais seus preços e no final o usuário sofreria ainda mais.

        • Elisa Lima

          Mas, o Whatsapp NÃO é uma empresa de telefonia. Assim como o Netflix NÃO é uma empresa de TV a Cabo, assim como o Spotify NÃO é uma gravadora de música.

          • CordCesar

            Não disse que o WhatsApp é uma empresa de telefonia, até porque não é. A questão não é tratar todas as empresas como se fosse do mesmo seguimento, mas tratá-las de forma igualitária, se um empresa deseja prestas seus serviços em território brasileiro ela precisa se submeter as leis brasileiras e isso vai incluir as taxas e impostos a ela cabível, independentemente de qual setor ela atue. Não digo que serviços como os que você situou WhatsApp, Spotify ou Netflix devam ser taxados, mas que se eles não são, os outros prestadores de serviço não devirão.

    • Henrique A.

      Não entendi a parte de “depende diretamente da linha telefônica móvel do usuário para funcionar”. Acho que você está enganado. O WhatsApp depende de um sinal de internet, que pode ser uma banda-larga wi-fi. Já o aparelho telefônico e o número da linha, estes não são das operadoras, são do usuário.

      • CordCesar

        Para o WhatsApp funcionar ele precisa de um número de linha móvel, este você contrata da sua operada no Brasil e não do WhatsApp e as operadoras no Brasil pagam por cada linha concedida aos usuários

        • Henrique A.

          Cara você está desatualizado. Já está mais do que pacífica a questão de que o número é do cliente (e não das operadoras). Tanto que você pode fazer portabilidade. Além disso, o WhatsApp não DEPENDE desse número, apenas o usa para facilitar a vida dos usuários, mas poderia tranquilamente usar outro id, como e-mail ou username criado na hora.

          • Rodrigo Melo

            Esse é exatamente o ponto. Que ele (whatsapp) mude a forma de funcionamento para e-mail ou outro ID. Mas tenho certeza que é a facilidade de utilizar o número que o fez tão popular.
            Quanto ao que você diz sobre o número “ser do cliente”, como a matéria também diz, discordo de você.
            Apesar do numero “ser do cliente”, a operadora detém o direito de utilizá-lo mediante o contrato que possui com o cliente. Se não fosse assim, você poderia contratar pacotes de minutos com uma operadora e dados com outra, utilizando o mesmo número, por exemplo.
            Acho que me fiz entender, mas é só a minha opinião. Não sou dono nem trabalho em nenhuma operadora de telefonia. Só penso dessa forma.

            Abrax.

          • Thiago Buccos

            Não cara, ele está correto. Cada operadora paga uma taxa por cada número cedido. Ao fazer portabilidade, por exemplo, a outra operadora deve pagar essa taxa. O que eles querem é que os serviços de mensagens parem de usar o número de telefone como forma de contato. Se o WhatsApp criasse um id próprio ou usasse conta de e-mail, não haveria esse problema.

            • steang

              Na verdade, quem paga tudo é o usuário. O valor está diluído entre taxas de serviços e impostos como PIS, COFINS, ICMS e outros que nem são listados para não apavorar os mais incautos.

            • Thiago Buccos

              Discordo. Ela pode até repassar uma parte ao usuário, mas ela paga anteriormente de qualquer forma. E se você olhar a nota fiscal do seu produto da Apple, verá que o ICMS consta ali descrito.

            • Henrique A.

              Ok Thiago, mas discordo de vocês. A operadora não paga por número cedido, paga por LINHA MÓVEL cedida. O número é um mero identificador do CLIENTE, não da operadora.

        • Elisa Lima

          Ele não “precisa”. Para o Whatsapp funcionar, o número serve APENAS como uma identificação. E, elas pagam a linha concedida com o dinheiro que NÓS pagamos à elas.

    • Elisa Lima

      Na verdade, o número pertence ao consumidor, assim como o pacote de dados. O número telefónico não passa de um simples identificador, visando o fato que não seria necessário o uso dele para funcionar. As operadoras entraram contra esse serviço pelo simples fato do lucro absurdo que elas tem com ligações. Se tivessem lucro similar com SMS’s, já teriam reclamado do WhatsApp em sua função principal. O Cliente paga pelo pacote de dados e pelo uso da rede telefónica, por que ele não poderia usar da maneira que desejar?

      • CordCesar

        Ao que me parece estamos falando aqui de duas coisas diferentes, é claro que o cliente pode usar seu pacote de dados como bem quiser visto que ele paga por ele. O que eu estou falando é nós clientes pagamos para ter um serviço da operadora e usamos esse serviço para utilizar um outro serviço que é prestado pelo WhatsApp por exemplo. No entanto o serviço da operadora é taxado no país para ser prestado e o do WhatsApp não é.

        • Elisa Lima

          Mas o serviço do WhatsApp usa unicamente os dados. Eu pago pelos Dados, posso usa-los da maneira que quero dentro da lei. O serviço de operadora tem suas vantagens, assim como o do WhatsApp, porém, o pacote de Dados é SEU! Faça o que quiser com ele, inclusive, ligações de voz via WhatsApp. Se as operadoras começassem a mostrar preços mais competitivos a outros serviços de voz, ou planos mais interessantes (Pessoalmente, o Live Tim WhatsApp foi uma ideia interessante, pelo fato de envolver grande parte do público).

          • Rodrigo Melo

            Concordo em partes, mas para utilizar os dados, ele faz uso do número. Isso viola o direito da operadora.
            Se não fosse assim, você poderia contratar serviços de operadoras diferentes ao mesmo tempo, com o mesmo número.

          • Thiago Buccos

            As operadoras não se importam da forma que você utiliza seu pacote de dados. Tanto que a maioria delas libera o uso do WhatsApp, Facebook e Twitter. O único problema para elas, é que elas pagam uma taxa por cada número e ao cedê-los, espera obviamente, obter retorno. O problema é justamente o uso do número de celular como “login” para utilizar o serviço dos comunicadores. Se fosse um ID próprio ou uma conta de e-mail, por exemplo, eles não reclamariam. Mas os serviços usam justamente o número do contato que as operadoras pagam para fazer/receber ligações. E o WhatsApp não paga nada por isso.

        • Henrique A.

          Pela sua lógica então o Skype também não poderia ser utilizado em redes móveis…

          • CordCesar

            Discordo, visto que a controladora do Skype paga impostos e taxas ao governo Brasileiro para oferecer seus serviços aqui.

            • Leonardo Koslowski

              A questão é que skype te permite fazer chamada para telefones normais (que não estejam usando o skype para receber a chamada), por isso paga taxas, pois usa o sistema telefonico. No caso do whatsapp ele faz ligação unicamente via dados. Só outra pessoa com whatsapp instalado recebe ligação, não posso ligar para um número qualquer da operadora. Ele não usa a infraestrutura telefonica para fazer ligação, apenas os dados.

              O fato do whatsapp usar o numero de telefone para identifação nao muda nada, poderia usar um e-mail como outra pessoa comentou.

              São serviços distintos.

    • Danilo Gil

      Cara, concorrência desleal é caracterizada quando uma empresa tem privilégios para oferecer seus produtos ante às outras. Exemplificando, é como se a Vivo tivesse acesso a informações de regularização da Anatel e se adequasse ao mercado antes de a Anatel publicar tal informação para que Tim, Claro, Oi e outras tenham acesso.
      O que acontece com as operadoras e com o WhatsApp não é isso. O mercado é o mesmo a todos, a população é a mesma a todas as empresas. O Skype oferece o serviço de VoIP há muito tempo. A Vono oferece serviços de VoIP há muito tempo.
      A mesma situação acontece com o Uber. O mercado de transporte está aberto a qualquer ideia/empresa que fizer algo útil e de boa qualidade aos usuários. Quem ganha com isso somos nós consumidores, sempre será. A Vivo e as demais, assim como as empresas de táxi, precisam correr atrás das novas ideias que estão aí, pois já estão atrasadas.
      Enquanto nossos representantes do estado pensar que as operadoras tem razão, assim como os taxistas, continuaremos a ter serviços de baixa qualidade, com valor abusivo (como as operadoras e táxis) e atendimento ruim.

      • CordCesar

        Isso que você falou também se caracteriza como concorrência desleal, está certíssimo, mas não é a única forma. Mas você não pode negar que não deixa de ser um privilégio uma empresa prestar serviços em uma nação sem pagar impostos para isso, enquanto outras precisam pagar?

        • Elisa Lima

          Então, você acha certo pagar por um serviço e só ter o direito de usa-lo de forma restrita?
          Afinal, a única coisa que o WhatsApp realmente precisa para funcionar é o pacote de dados.
          Se assim for feito e o WhatsApp for tributado, será considerado Sabotagem se não tiver sinal em uma cidade do interior?

          • CordCesar

            Claro que não, é direito do consumidor receber de forma plena o serviço que contrata. Mas se não houver sinal em uma cidade do interior como você falou, naquele região nem o WhatsApp nem a operadora de telefonia terá o cliente, seguindo essa lógica a concorrente teria que se sabotar também. Antes que você diga que o WhatsApp pode ser usado com sinal Wi-Fi, alguma empresa vai ter que fornecer esse sinal nessa dita cidade do interior concorda?

            E gostaria de uma aula de quem poder me ensinar, já que todos defendem fortemente o fato de que o WhatsApp não precisa do número do nosso celular para funcionar. Alguém me diz como criar uma conta do WhatsApp sem um número celular, porque eu sei fazer isso com Skype, com Telgran, com FaceTime, mas com WhatsApp eu não sei. Estou aberto a aprender como, não se preocupe.

            • Elisa Lima

              Cord, acho que realmente não entendeu. O número de celular é apenas uma identificação; Ou seja, ele funciona APENAS como uma forma de identificar o usuário, e caso Mark queira, poderia ser qualquer outro.
              E, quanto a questão do WhatsApp, ele não utiliza da infra-estrutura de telefonia, e sim da de Dados Móveis. E, o consumidor faz o que QUISER com os Dados Móveis, não podendo ser obrigado a usar apenas serviços da operadora. E, caso não saiba, há milhares de cidades do interior que possuem apenas sinal de telefonia, e não de 3G. A questão é, nós pagamos pelos dados móveis. Eles são de certa forma, irrestritos sobre nós. E o Skype apenas paga tributos ao Brasil pelo fato de ele usar a rede de Telefonia, em suas ligações celulares.
              A real questão nesse fato, a qual você parece ser fortemente contra, é a liberdade do consumidor. De acordo com você, o consumidor deve ser restrito a usar certo serviço, apenas por que ele cumpre, na prática, a mesma função que outro. Porém, a proposta defendida pelos outros, é a liberdade do consumidor de livre uso de seu produto.

            • CordCesar

              Veja Elisa, eu sei que o número é uma identificação, mas porque uma empresa deve pagar impostos para manter essa identificarão ativa e outra não deve pagar por utilizá-la? Sim sei que existe cidades em que só existe sinal de telefonia, mas considero exagerado considerar uma situação que existe mesmo antes da existência de tecnologias como a do WhatsApp como sabotagem. Apesar de concordar que isso posso ocorrer é claro e de que é preciso ficar atento a isso. Não sou contra a liberdade de consumo, vivemos em um estado democrático e capitalista, ir de encontra a liberdade seria ir de encontra até mesmo a constituição. O consumidor tem direito de escolher o serviço que desejar para suprir suas necessidades, independente de qual seja e de quais funções possuam, porém ir de encontro à livre concorrência, mascarada de livre escolha do consumidor é um caminho perigoso para a economia como um todo. O que defendo na minha fala não é prender o consumidor a empresa alguma, cada indivíduo deve ter seu direito garantido de livre escolha, mas também defendo que cada uma dessas escolhas tenha disponíveis para o consumidor seja tratadas de forma igualitária pelo governo. Não defendo que taxem o WhatsApp ou qualquer outro serviço que ainda não seja taxado, mas que se isso não ocorra pelo motivo mais justos, que seja a redução da carga tributária para as outras empresas e isso reflita em preços mais justos ao consumidor

            • Elisa Lima

              Mas o WhatsApp não é um serviço independente, nem substitui a necessidade de operadoras. Além do mais, vejo um equívoco: Você está pensando no melhor para as operadoras, e não no melhor ao CONSUMIDOR.
              Para as operadoras, o numero é essencial. Para o WhatsApp não. Eles não devem pagar por algo que é do consumidor, afinal, as operadoras pagam para manter o número ativa para suas chamadas de voz, não para um serviço de VoIP

            • Danilo Gil

              @cordcesar:disqus O que a @disqus_D7bTKL8rvT:disqus está querendo dizer quanto ao número é que o WhatsApp está ligado diretamente à sua conta de e-mail cadastrado na AppStore, tanto que se você estiver com seu iPhone com o número (11) 99999-9999 e trocar de número para (11) 88888-8888, o próprio WhatsApp vai perguntar se você quer alterar o número de telefone da sua conta. Isso é motivo suficiente para que o WhatsApp não seja taxado pelo governo como uma “operadora de telefonia”, ou dizer que o app utilizar de uma identificação que outra empresa paga pra disponibilizar.
              Quanto ao que defende sobre a livre economia, respeito sua opinião, mas discordo dela, pois entendo que quanto maior a concorrência, maiores são as opções ao consumidor e mais competitiva as empresas serão para não perder vendas/clientes. Isso é o que faz a economia girar. Imagine se tivesse somente 2 serviços bancários. Imagine que esses serviços bancários prestassem serviços ruins e caros. Imagine que um banco de fora do país tem interesse em vir para o Brasil com melhores serviços e preço justo. E imagine que os 2 bancos daqui entrem com uma ação com o governo para que este não libere a concorrência vir pra cá. Você como consumidor acha isso justo? Isso é o que acontece com as operadoras e WhatsApp, Taxis e Uber, Operadoras de TV e Netflix, e aconteceu num recente passado entre as montadoras de carros populares e a JAC Motors.

            • CordCesar

              De fato Danilo, seu exemplo é perfeito quanto maior a concorrência mais opções para o consumidor escolher, tentar bloquear a entrada de quais ente na economia pode ser considerado crime econômico se eu não me engano. Mas a minha indagação ao mesmo tempo é pode ser considerado justo que esse mesmo banco do seu exemplo entre no país e comece a operar sem se submeter as tarifas e impostos que os outros bancos que aqui já estão se submetem, isso também não deixaria o tratamento desigual?

        • Danilo Gil

          Sim, acho justo que seja regularizado todo e qualquer prestador de serviços, mas sou a favor de que nossos governantes alterem a cobrança de impostos, pois como é hoje além de ser abusiva, inviabiliza muitos negócios geradores de renda no país.

          • CordCesar

            Isto mesmo Danilo, se é para regularizar, isso precisar ser feito puxando a carga tributária para baixo de forma geral em todos os setores da economia

    • Fernando

      Falou e disse.. Muito facil contar apenas metade da histório..

      Claro que o número e o pacote de dados é da pessoa e ela faz o que quiser, mas pode o whatsapp funcionar sem pagar qualquer tipo de imposto? Creio eu que não.. Isso é o que as teles chamam de concorrencia desleal

      • steang

        Mas não são os mesmos que defendem o UBER contra a atitude dos taxistas??? Sempre assim: no dos outros sempre é refresco.

    • Rodrigo Melo

      Antes de postar o meu comentário, que é contrário ao da maioria esmagadora, resolvi ler todos os demais para ver se concordaria com alguém.
      Acabei encontrado o seu, que diz exatamente o que penso.
      Embora o texto diga que o número “é do cliente” e não das operadoras, mesmo assim cada operadora detém o direito de usar aquele numero com o cliente mediante a um contrato. É por isso que uma não pode fornecer serviço para cliente de outra operadora. Se fosse liberado, poderíamos ter o direto de contratar o pacote de minutos de uma operadora e o plano de dados de outra.
      Dessa forma, entendo que o whatsapp ou qualquer outro que utilize do número do cliente para funcionar, esteja sim violando esse “direito” da operadora.
      O Skype e FaceTime não devem entrar nessa conta, pois não dependem do número de telefone do usuário para funcionar.
      Enfim, embora eu seja um usuário ferrenho do whatsapp, não acho que as operados estejam 100% erradas nessa briga. Me desculpem os que pensam diferente, mas essa é a minha opinião.

      Abrax!

  • Cássio Delmanto

    Concordo totalmente com a ideia de que é direito do consumidor escolher o serviço que bem entender, e que só porque essas empresas de telefonia estão se sentindo amaçadas, não podem retroceder no avanço da tecnologia… ENTRETANTO, não conheço ninguém que realmente use ou sequer dependa desses serviços de chamada de voz… me parece muito barulho por nada, sinceramente… mas de qualquer forma, apoio o Proteste…

  • fmgasparino

    É inacreditavel.

  • Gaius Baltar

    Nada contra a inciativa, embora a Proteste atue mais a favor de seus interesses do que dos consumidores, mas divago. Mas não acredito que esta, como qualquer outra petição online tenha efeitos práticos. Já vi petições contra Renan Calheiros, contra e a favor da liberação do porte de arma, etc. E nenhuma teve qualquer efeito. Mas não custa nada assinar, de preferência com um email que todo mundo tem para receber spam, pois nisso a Proteste é bem eficiente.

  • Ruan

    ASSINADO !
    25021 de 50.000 necessárias !
    Divulguem, esta causa é importante !

  • Doeu no bolso é?

    Eles não pensam dessa forma quando o assunto é acabar com o roaming doméstico no brasil porque não dói no bolso deles né

  • Nâo calem o WhatsApp? é, não dá não, já uso o mesmo por pura e livre “pressão”, pois parece que meus contatos só enxergam ele, tem outros apps muito melhores no mercado, mas parece que o povo está é cego, vai saber né…

    Sei que isso vai servir pra todos os apps do tipo, mas o nome da campanha e o fato da PROTESTE, une o inútil ao desagradável, se é que me entendem, hehe

  • Bruno Gonçalves Turri

    a ligação do whatsapp é uma bosta, pode bloquear.

  • “Pra que mudar se podemos obrigar nossos consumidores a engolir nossos lixos?”
    Eu prefiro usar um serviço voip à qualquer outra operadora, mesmo que fosse gratuita a ligação, a qualidade do áudio está em um nível diferente

  • KB

    Para usar Whatsapp, Skype, etc, quando em 3G, o usuário está usando a operadora de qualquer forma para o serviço de dados. Este argumento das operadoras é falácia. O que eles não querem é investir em infrastrutura para se adequar à evolução tecnológica. O que as operadoras precisam é de uma bela chacoalhada e de mais concorrência, isto sim. Estão acomodados, assim como ocorreu e ocorre com as gravadoras no mundo musical.
    Obviamente é utopia sonhadora e eventualmente inviável, mas seria no mínimo curioso exercitar a idéia da Apple comprar (ou formar) a sua própria operadora e derrubar este mercado obsoleto atual…

  • Sergio Sevilhano Junior

    acho que isso não vai dar4 em nada