Aplicativos

Banco Itaú começa finalmente a testar o Touch ID em seus aplicativos

Com um atraso de mais de dois anos, o banco brasileiro Itaú finalmente resolveu começar a usar um dos recursos mais seguros do iPhone: o sensor de digitais Touch ID, que facilita o acesso dos clientes à sua conta. Mas por enquanto, o teste não engloba o aplicativo de internet banking.

Esta semana, o aplicativo tokpag (já falamos dele aqui) recebeu uma atualização compatível com o Touch ID. Agora, o cliente do banco que quiser realizar transferências não precisa mais ficar digitando a senha toda vez que for usar o aplicativo, bastando apenas tocar no sensor de digitais do aparelho.

TouchID-tokpag2

É claro que o usuário tem a opção de ativar ou desativar a função, caso não se sinta confortável com ela. Porém, outros aplicativos financeiros como Nubank, Sicoob, Bradesco e Banco do Brasil já usam há tempos o Touch ID, facilitando a vida dos seus usuários. É incompreensível um banco demorar tanto para adotar esta solução, como é o caso do Itaú e Santander.

Ainda não é possível acessar a conta bancária do Itaú pelo Touch ID, mas esperamos que este nosso puxão de orelha faça o banco se mexer e arrumar logo isso. Afinal, uma instituição que se auto-intitula “digital” em todas as suas propagandas, não pode demorar 2 anos para oferecer uma funcionalidade simples que a maioria dos concorrentes já adotou.

Dica do Tiago Corrêa

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Alexandre Magalhães

    Além disso, nem suporte as novas telas dos iPhones eles têm.Acho que isso não é tão complicado.

    • Bruno Alves

      Exato! Chega dar desgosto usar o aplicativo.

    • Rodrigo Vieira

      O app deles por muito tempo era um simples webview que carregava uma página na web muito mal adaptada! Era melhor usar o safari

    • Felipe Falconi

      É extremamente complexo quando é mal desenvolvido e não usam funções nativas. Eles teriam que rescrever a maior parte. Por isso crianças que jamais deve-se usar Web em apps.

    • hecnpo

      Como assim? Roda normal aqui no i6.

    • Victor

      hã?! desde o I4 pro I5 e do I5 pro I6, o itau disponibilizou as novas resoluções de tela logo que lançados.. tá viajando, hein?!

      • Ricardo Tavares

        Amigo, desde o lançamento do iPhone 6 que o Itaú não arruma a tela dele. Está horrível. Esticada. Péssima. 99% dos aplicativos estão atualizados, menos eles.

      • Tarciano Vieira da Silva

        Não é verdade….. No iPhone 6, 6S, 6 Plus e 6S Plus a tela ainda não está adaptada.

        Uso o 6S Plus e a imagem fica ridícula.

        A verdade é que o único banco brasileiro que disponibiliza um app de vergonha é o Banco do Brasil.

        Ps.: uso Itaú, Bradesco, BB, Santander e CAIXA.

        • Victor

          não sei em relação ao app pra tela 5.5, mas na 4.7 não sinto nenhum incomodo..

          ps. inclusive o App já tem integração com o Watch

          • O app não é adaptado para a tela, porém na tela de 4,7″ é menos visível, já na de 5,5″ fica ridículo, o teclado ocupa metade da tela e tudo fica enorme.

        • Antonio Rodrigues Dos Santos

          O HSBC tem um aplicativo de vergonha também!

        • Lukas Podolski

          O Itaú é bom, vai usar o app da caixa que tá desatualizado desde o iPhone 4s!!!!!!

          • Davi Costa Batista

            Esse da caixa é o fim kkk tenho mas evito usar, péssimo

  • Ôrra finalmente. Essa função já m deveria existir no aplicativo do Itaú…

  • Marcelo_Machado

    Enquanto isso o Santander nem sonha com isso. Ainda usa cartão como Toquen e quando atualizam pioram a muito a interface de seleconar o período do extrato.

    • Rodrigo Figueiredo

      Bradesco só é bom até logar, depois que ta dentro dele as opções são muito limitadas, fora que é uma webpage bem simplezinha, até hoje não colocaram uma opção pra ver o limite do cartão de crédito

  • Rene Fraga

    Olha o aplicativo do Bradesco esta de parabéns uns dos melhores se não o melhor.

    • Rodrigo Vieira

      É pq não deve ter visto do Banco do Brasil… eu uso os 2 e falo que o BB está anos luz a frente de qualquer outro app

      • Rene Fraga

        Não tenho conta no BB, mas gostaria de poder saber como funfa.

    • Rodrigo Figueiredo

      Bradesco só é bom até logar, depois que ta dentro dele as opções são muito limitadas, fora que é uma webpage bem simplezinha, até hoje não colocaram uma opção pra ver o limite do cartão de crédito.

    • Fabio Hori

      Não conheço outros aplicativos de bancos, mas gosto bastante também da minha experiência com o aplicativo do Bradesco. Ainda sinto umas enroscadas na navegação entre as funcionalidades, mas melhorou muito nestes últimos anos.

      Se adotassem o Apple Pay, aí sim seria o melhor.

  • Anderson Ribeiro

    Tenho conta no Bradesco. E realmente a função do Touch ID é muito boa, fácil e pratica. Entro na conta, faço pagamentos, acesso a chave de segurança, tudo utilizando essa função. É perfeito. Espero que chegue logo no Itaú, pois conta lá também. ?

  • Igor Yoshida

    Se funcionasse seria muito bom! Ao abrir o App pede-se que digitemos a senha para habilitar o TouchID, digito e entro normalmente. Se fecharmos e abrirmos novamente, é solicitada mais uma vez a senha para habilitá-lo! Para que o TouchID se temos que entrar com a senha sempre???

    • tiagonunes25

      Mesmo problema. O Touch ID tá capenga.

    • Leonardo Francia

      também tive esse mesmo problema!

    • Denis Alveia

      No meu só pediu a senha no primeiro e segundo login. Após isso funciona normalmente com o Touch ID.

    • Renan Lucena da Cruz

      Mesmo problema no meu iPhone 6

    • Davi Costa Batista

      Aconteceu isso comigo, na terceira vez ele gravou

  • Guilherme Bacellar

    Não concordo com a Reportagem. O Touch ID já provou que não é lá muito seguro. Acho que o Itaú fez o certo. Demorou, mas acredito que fizeram uma implementação melhor para nós usuários.

    • Como assim “o TouchID já provou que não é lá muito seguro”?
      Por favor, mostre evidências disso, pois o que você está dizendo parece ser um furo mundial. Seremos o primeiro site a postar isso!

      • Guilherme Bacellar

        É bem simples na verdade.
        A API do TouchID apenas responde SIM ou NÃO, ou seja, se você possui 2 pessoas no cadastro do TouchID (Tipo você e sua esposa ou filho) a API vai retornar SIM para qualquer um deles e é impossível aos APPs saber qual é o Dedo utilizado. Então, qualquer um com cadastro no TouchID acessa sua conta.

        Eu já testei isso no APP do Bradesco. Funciona que é uma beleza 😀

        Como trabalho com segurança digital, não posso considerar isso nem um pouco seguro.

        • Mas Guilherme, é a mesma coisa que você afirmar que a porta da sua casa não é segura porque você deu uma cópia da chave para a sua esposa ou filho. Ou dizer que o cofre que você tem em casa não é seguro porque você deu a senha para a sua esposa ou filho.

          Você dar a permissão para alguém usar o mesmo dispositivo de segurança que você não o faz inseguro, e nem de longe é uma “prova” disso. É você quem permite o acesso deles.

          Aí você pode afirmar: “mas minha mulher pode pegar meu dedo enquanto estou dormindo e ver minha conta”. É, pode. Mas se você realmente acha isso um perigo, basta desligar o iPhone quando for dormir ou desabilitar a opção de Touch ID no app se não confia na própria esposa. Só não dá para negar a facilidade do Touch ID para quem tem relações mais confiáveis ou simplesmente é o único a ter acesso ao aparelho.

          Dizer que “o Itaú fez o certo” em demorar para adotar o Touch ID é tão absurdo quando o banco que não permite acesso ao internet banking porque “é menos seguro que ir na agência”.

          E ao contrário do que você afirma, o Itaú não está fazendo nenhuma “implementação melhor para nós usuários”, pois a solução proposta agora por eles é a mesma que outros bancos já fizeram há mais de um ano. Sua esposa ou o seu filho continuarão tendo acesso a sua conta, se você permitir que eles acessem seu telefone.

        • Jonatas Brisotti

          Além disso excluindo-se a possiblidade de se fazer fraude um massa como é o caso do TouchID os benefícios são maiores que os riscos, então bora lá botar o dedinho para funcionar… Seja ao seu precioso aparelho ou aos seguros servidores do banco todo especialista em segurança digital sabe que não existe Deus quando se tem acesso físico… Acredito que você não seja diferente então e apenas não se lembrou disso…

  • Alex iPilot

    Para cutucar… Quantos anos a Apple levou para implementar os recursos de copiar e colar, câmera frontal, flash na câmera, rádio, TV,…???? 😛 Mas o Itau caiu MUITO nos últimos anos… Sou cliente desde 1995… O banco de maior lucro no MUNDO pensa pequeno, não imaginando, por exemplo, que seus clientes possam de vez em quando sair do país ou ir aonde não há agências… Por duas vezes já me impediram de utilizar minha conta, sem aviso, até que eu fosse num caixa eletrônico “me identificar”, por mais que eu tenha me identificado ao telefone, com senhas, códigos e informações… Enquanto não voltei ao Brasil e fui num caixa eletrônico não tive acesso!!!

    • Anderson Siqueira

      Passei pelo mesmo problema em uma viagem internacional… quase precisei dormir na rua…

  • Pedro

    O Santander até hoje nada. Será que vai ser o ultimo banco mesmo?
    O Touch ID seria muito bacana ao invés de digitar senhas.

    • hecnpo

      Santander não é um banco sério.

    • Luiz Felipe C. Nogueira

      Ultimo banco mesmo a implementar o Touch ID, uma interface mais clean e atual (flat), moderno e mais fácil de se utilizar, acho que deve ser o app da Caixa

  • Alex iPilot

    No HSBC disseram-me que o app deles já fora duas vezes premiado “melhor app bancário”… Não sei se é verdade… Carece de comprovação…

    • Luis gustavo

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nao sei da onde, td bem que funciona correto, mas cadastrar o cel é sempre um tormento, e touchid que é bom nada, melhor aplicativo bancario sem duvidas é o do nubank, eu uso os dois e é incrivel ver tamanha diferença

  • Alex iPilot
  • Arley Martins

    Itau e Santander sempre são os últimos na parte tecnológica.

    • Luis gustavo

      coloque o HSBC nessa lista

      • Luiz Felipe C. Nogueira

        Esqueceu da Caixa

        • Anderson Siqueira

          A Caixa nem deveria ser considerada um banco… trata-se de uma centralizadora de benefícios e pensões

  • Jefferson Soares

    Legal, espero que o Santander também sinta o puxão de orelha!

  • O Itaú está trabalhando com nível extremo de segurança.
    Até agora não consegui acessar apenas pelo Touch ID.

  • Leonardo Francia

    a meu ver eles só habilitaram touch id nas preferencias mas não implementaram. Colocaram uma chapinha que não funciona! triste!

  • Alan Patrik

    Bradesco Forever!

    • hecnpo

      aff

  • Renann Almeida

    Apesar de ser um órgão publico que não tem lá muito boa fama de eficiência o banco do brasil sempre foi o mais rápido em implementar tecnologia nos seus aplicativos que por sinal é maravilhoso e super bem otimizado para o ios. Bem melhor que os dos bancos privados mas isso é exceção e não regra.

  • Alex iPilot

    A “segurança” do Itaú é uma piada SEM GRAÇA… Sabiam que basta pegar nosso celular e mandar um SMS com a palavra SALDO e o Itaú retorna a mensagem em segundos com o NOSSO SALDO????!!!! Sem senha, sem código, sem número de conta, sem touch, sem meeeeeeerda alguma… Para cancelar esse (des)serviço é preciso entrar no site e procurar uma opção enterrada nos infernos dos menus… E eles vivem reativando isso!!! Sem aviso algum!!!

    • hecnpo

      envia SALDO para que número?

      • Alex iPilot

        Conferi aqui, agora, PQP!!! Ativaram de novo!!! Envia SALDO CONTA para 4828… E alem do saldo e do limite do especial ainda dá opções de enviar números de 1 a 6 r receber outros saldos, poupanças, cartão, investimentos… ABSURDO!!!

        • hecnpo

          valeu parça vou enviar do cel da minha namorada

          • Anderson Siqueira

            kkkkkkkk
            compartilha com a galera

  • Luis gustavo

    e o HSBC, vergonha

  • Marcelo Almeida

    Na boa, o APP do Banco do Brasil está muitooooo a frente de qualquer outro banco!!!

  • Murilo Matos

    só o meu touch id que nao funciona direito? quase sempre q preciso desbloquear a tela rapido com a digital o leitor nao funciona, tento umas 4 vezes ate ele pedir pra por a senha numerica…

    • Alex iPilot

      Suor??? Comigo não funciona se estiver suado…

      • Murilo Matos

        nao sei, acho que nao… eu tenho mania de lavar minha mao a cada 5 min rs

        • Alex iPilot

          Pode ser a explicação! É umidade do mesmo jeito… 😉

          • Murilo Matos

            hmmm talvez!

    • Ricardo Tavares

      No iphone 6s a rapidez chega até a incomodar. Voce trisca o dedo e ele já desbloqueia. Absurdo.

      • Murilo Matos

        fiquei sabendo, minha cunhada ganhou um e disse q as vezes vai ver a hora e desbloqueia sem querer kkkk

  • Hoje mesmo escrevi um review negativo pro app do santander, me irritei muito com as disfuncionalidades do app, me fez perder muito tempo e ter que me deslocar pra uma agência distante.

  • Carlos Dasmer

    Imagina quando o ApplePay chegar, se chegar hehehe

  • Lukas Podolski

    A caixa ainda tá com o app pra iOS 6 ainda. Triste isso.

  • Dil Ribeiro

    Vocês reclamam desses apps de banco, porque ainda não usaram o do Citibank, muito mas muito feio.

  • César Filho

    O app do BB é quase completo, muito bom,prático e moderno.

  • Saulo Benigno

    Até hoje nada?

  • Willian Silva

    BDI, viram que o Itaú atualizou o app e agora finalmente possibilita acessar a conta com o Touch ID?? 😀