Dicas de iPhone e iPad

Como saber quais modelos de iPhone a Apple está fabricando no Brasil

O iPhone fabricado no Brasil é uma realidade desde 2012, mas depois de alguns anos a linha de produção foi bem inconstante, com a empresa quase abandonando o projeto nos anos de crise. Mas a Apple retomou a produção com os mais recentes modelos.

Em 2011, o Blog do iPhone (junto com a saudosa Revista Macmais e o site americano Cult of Mac) foi o primeiro blog de tecnologia brasileiro a realizar um trabalho investigativo e comprovar que a Apple estava mesmo fabricando produtos no Brasil, na cidade de Jundiaí (SP).

Começou com iPads, mas em seguida também iniciou a produção de alguns modelos de iPhone.

Para saber quais modelos são atualmente fabricados em nosso país (qual seja a época que você esteja lendo este texto), existe uma maneira bem simples de conferir, direto no site da Apple.

E é isso que este artigo irá mostrar.

Primeiro de tudo, é interessante ressaltar que, ao contrário da China, os produtos montados no Brasil pela Apple não possuem o objetivo de serem exportados para outros países. A produção é voltada para o consumidor interno, de acordo com a demanda exigida.

Outro ponto a ser considerado é que nem todos os modelos são produzidos aqui.

A Apple monta, nas dependências da Foxconn, linhas de produção específicas, geralmente dos modelos menos caros.

Foi assim com o iPhone 13, que possui exatamente o mesmo design externo do iPhone 14.

Os modelos mais caros, como os com nomenclatura Pro, não costumam ser fabricados em nosso país.


Como identificar um iPhone fabricado no Brasil

A maneira mais óbvia é olhar na caixa do aparelho. Se na etiqueta do lacre estiver escrito “Assembled in Brazil“, então é porque ele foi fabricado no Brasil.

Mas se você quiser saber quais modelos são fabricados no país, basta dar um pulo no site da Apple para tirar esta dúvida.

Todo o produto vendido na loja da Apple apresenta um código de produto, que indica se ele foi fabricado dentro ou fora do país. E isso quem diz são as duas últimas letras deste código:

  • Final BR identifica um iPhone fabricado no Brasil;
  • Final BZ significa que foi fabricado em outro país, especialmente para o Brasil.

Mesmo quando fabricado fora, é preciso que os manuais, adaptador de tomada compatível e os selos da Anatel sejam colocados na caixa ainda na fábrica.


Como visualizar este código

Para visualizar o código, basta acessar na loja da Apple a página do iPhone escolhido e adicionar o modelo no carrinho de compras. O código então aparecerá na URL da sacola, na variável “product“.

Código do iPhone fabricado no Brasil

No exemplo acima, o modelo 14 apresenta o código MPUF3BR/A, que revela que é um iPhone fabricado no Brasil. Se o código fosse MPUF3BZ/A, aí ele teria sido importado para o mercado nacional.


Este método sempre existiu e servirá também para futuros modelos que forem lançados. Então, sempre que você tiver curiosidade sobre isso, é só conferir diretamente com a Apple. ;)

Botão Voltar ao topo