Notícias

Conheça as novidades do watchOS 2.0

A primeira grande atualização do sistema operacional do relógio da Apple (a anterior tinha sido pequena e introduziu o português, entre outros detalhes) ficou meses na fase de testes e finalmente chegou às mãos (ou aos pulsos) dos usuários que já estão usando o Apple Watch.

Confira um resumo das novidades que esta versão traz.

Evolução sem revolução

A maioria das mudanças do watchOS 2 não são nada revolucionárias e muitas delas causam aquela impressão de “Por que é que isso não tinha antes?“. Mesmo assim, são boas melhorias que devem beneficiar bastante os usuários. É a primeira vez que a Apple oferece uma atualização assim tão rápida, apenas 5 meses após o lançamento da primeira versão (que aconteceu no final de abril). Em contrapartida, foi em setembro passado que ela apresentou pela primeira vez o relógio, o que nos faz imaginar que o lançamento anual de atualizações deva mesmo ser em setembro. Mas isto ainda é apenas uma suposição.

Novos estilos de relógio

Há novos mostradores do relógio disponíveis. Um deles é uma imagem em time-lapse de uma cidade à sua escolha (Hong Kong, Londres, Paris, Mack Lake, Nova York e Xangai). Você pode também colocar uma foto que tenha tirado com o iPhone ou até mesmo um álbum de fotos, como fundo do relógio. Elas são visualizadas toda vez que você levantar o braço para ver as horas.

Há também 9 novas cores para personalizar o relógio e um novo estilo Modular multicolorido.

watchOS_update7

Modo cabeceira

Você pode agora deixar seu relógio na horizontal enquanto carrega na tomada; ele mostrará as horas e servirá como um despertador digital, inclusive com os botões servindo como modo soneca ou como forma de desligar o alarme.

watchOS_update3

Complicações de todo mundo

Antes de tudo, uma explicação para não complicar: a expressão COMPLICAÇÕES é dada a todas as informações presentes no visor de um relógio, que não sejam as horas, minutos, segundos e data. Quem é leitor da Revista iThing já sabe disso faz tempo, pois sempre se preocupa em aprofundar seus conhecimentos com leituras adicionais. 😉

Pois estas complicações, que sempre foram o ponto forte do relógio da Apple, agora foram liberadas para aplicativos normais da App Store e com isso, você poderá incluir informações rápidas, como voos de avião, notícias e até interações rápidas com dispositivos para casa (HomeKit). Mas os próprios aplicativos devem oferecer esta compatibilidade em suas atualizações.

Complicações

Siri melhorada

A Siri no Apple Watch sempre foi discreta e básica, mas agora ganha mais poderes. No watchOS 2 você poderá pedir com sua voz para a Siri iniciar atividades físicas sem precisar entrar no app Atividades. Basta dizer algo como “Comece a marcar uma corrida de 30 minutos no parque” e isso começará a ser feito. Você pode também pedir para mostrar um Resumo, o que facilita bastante.

Siri Apple Watch

Bloqueio de Ativação

Sim, agora se roubarem o seu Apple Watch (bata três vezes na madeira) ou você perdê-lo, poderá bloqueá-lo e só você poderá reativá-lo com sua senha do iCloud. Muito útil com os preços que o relógio está vindo para o Brasil.

watchOS_update6

Viagem no Tempo (time travel)

Não, você não vai poder ainda viajar no tempo. Mas esta função permite que você preveja o que virá em um futuro próximo. Com o mostrador do relógio na tela, mova a Coroa Digital e você poderá alterar algumas complicações para que elas mostrem a previsão do que vai acontecer. Por exemplo, se você ativou a complicação para mostrar a temperatura, isto mostrará se vai esquentar ou esfriar nas próximas horas. Ou então mostrar algum evento que você tem no calendário. A ideia foi “emprestada” na cara-dura do Pebble Time.

Mais amigos

O botão de Amigos (aquele abaixo da Coroa Digital) agora ganha espaço para colocar mais contatos e não apenas 12, como era inicialmente. Você pode adicioná-los diretamente no Apple Watch e dar nomes a grupos.

Ligações de áudio do FaceTime

Você sempre conseguiu responder ligações telefônicas no Watch, mas não quando eram chamadas de áudio do FaceTime. Agora pode.

Respondendo emails

Agora você pode responder emails com a voz. Antes, apenas mensagens permitiam isso.

Silenciando alertas de atividade

Agora você pode silenciar o resto do dia os avisos que incentivam você a completar atividades. Para aqueles dias que você está muito ocupado e decidiu não completar os círculos.

watchOS_update8

Novos smileys animados

A nova versão ganhou uma série de novas carinhas animadas.

Novos smileys

Abertura para desenvolvedores

A Apple liberou diversas funções para os desenvolvedores. Por exemplo, aplicativos agora poderão usar a Coroa Digital, o Force Touch, o sensor de batimentos cardíacos, taptic engine, microfone, auto-falante e o acelerômetro. Além disso, exercícios de aplicativos de terceiros podem ser incluídos nos círculos de atividades do sistema, o que é muito bom.

Os aplicativos também podem rodar nativamente no relógio, sem precisar obrigatoriamente do iPhone por perto, inclusive usando uma rede Wi-Fi conhecida, quando disponível. Isto deve melhorar a performance deles e acabar com a lentidão que alguns apresentavam, além de deixar o relógio mais independente.

O watchOS 2 está disponível para todos os usuários do Apple Watch com o iOS 9 instalado. Para instalar no seu, siga nossas instruções.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Richard Lopes

    Enfim chegou o momento de ter o WatchOS 2 ! Queria mais ele que o iOS9 hahah
    Estou baixando aqui mas está uma lentidão sem fim. Aproximadamente 500mb o tamanho do arquivo. Ansioso 😀

  • Matheus Rangel

    Baixando… O modo cabeceira e a abertura para desenvolvedores foram primordiais.

    • Rafael Gama

      Matheus, está funcionando perfeitamente o modo cabeceira no seu relogio?

      No meu ele fica ligado alguns segundos e depois apaga!

      • Ricardo Gois

        O meu também! O consumo da bateria está imoral. Carreguei e em 3 horas sem usar praticamente nada, consumiu 30%

  • Fernando

    e eles ainda nao fizeram o Ring Activity puxar dados do Health.. Como colocar manualmente q eu fiz natacao e queimei 300 calorias, por exemplo??

    que raiva desse relogio

  • Tulio Jr

    So acho que a Apple deveria liberar uns Custom Watch Faces…

    • Henrique A.

      Cara, não entendi porque dentre as opções de ponteiro, só fizeram faces redondas, sendo que o relógio é quadrado.
      Se for pra aproveitar os cantos pra por complicações, tudo bem. Mas poderia dar a opção do usuário decidir isso…

      • João Lucas

        Pelo que parece, a face quadrada vai ser exclusiva do Apple Watch Hermès.

    • Hades666

      Custom Faces(2) = Abaixo assinado Apple!!

  • Anderson Campos

    Sempre achei que essa impressão de “Por que é que isso não tinha antes?” é uma estratégia muito inteligente da Apple. É isso que faz ela vender ano a ano.

    • Henrique A.

      Só que as atualizações são gratuitas… Essa Lógica só serve para os hardwares…

      • Anderson Campos

        Falei isso pensando no hardwares mesmo…

        • Guilherme Salles

          Cara, o mundo inteiro funciona assim, não só a Apple.

          • Anderson Campos

            Sei lá, olha o exemplo da Samsung com os relógios dela. Quando soube do watch resolveu colocar tudo dentro de um e não fez nenhum sucesso… Já tem celular por aí 4k, além de outros exemplos que me fazem pensar assim. Acho a Apple cuidadosa com isso até demais o que faz a gente receber tecnologia parcelada.

            • Danilo

              Concordo plenamente,a apple segura as “evoluções” pra garantir que você compre o próximo modelo.tanto que hoje um IPhone equivale a um Android de 2011 em termos de funções.

            • Junior Rinaldi

              hehehe oi??

            • Gustavo Rezende

              Concordo em boa parte com o que vocês dizem, mas temos que lembrar que ter funções/recursos é uma coisa, já funcionar bem é outra, e é aí que a Apple se diferencia, pois ela normalmente só solta no mercado o que ela acha que está mais redondo o possível. É como o iPad que só agora em 2015 na versão PRO tem um monte de recursos que já existiam no Surface da Microsoft há 2 anos atrás, mas e aí, quem conhece, usa ou tem um? Porque não tomou o mercado de tabletes da Apple?

  • Allyson França

    Tem como mudar as cores do “Modo cabeceira”? Não curti esse verde, e também quando pressiono, não acontece nada.

    • Rafael Gama

      Allyson, está funcionando perfeitamente o modo cabeceira no seu relogio?

      No meu ele fica ligado alguns segundos e depois apaga!

      • Allyson França

        Rafael, o meu está do mesmo jeito que o seu, ele apaga depois de alguns segundos, acho que assim mesmo.

        • Rafael Gama

          Gostaria que pudesse ficar ligado a noite inteira. Quem sabe nas próximas atualizações, né?

  • André Luís

    Alguém sabe onde ativo o Activation Lock? Não consegui achar esta tela do post.

    • Alexandre Magalhães

      Estou com a mesma dúvida.

      • Thiago Navarro

        Alguém conseguiu? Ainda não achei…

    • Hades666

      Já esta ativado, vai aparecer quando vc tentar restaurar seu iPhone ou o Watch….mesma coisa quando vc tenta restaurar o iPhone.

      • Thiago Navarro

        Valeu! Obrigado!

      • André Luís

        Ok, então como faço pra desativar? Porque naquela tela que está no post tem a opção de desativar. Como chego nela?

        • Gustavo Pereira Nunes

          Também queria saber como chega nessa tela. Fucei tudo no relógio e no telefone e nada de aparecer.

    • Rogerio Armellini

      Basta desativar e ativar novamente o “Find my Phone” no seu iPhone. Não é nada intuitivo, mas funcionou pra mim.

  • Hades666

    E para quem não tem o Watch, ainda, já esta a venda!… por preços módicos na Apple O_o

    • Onde? Aqui ainda aparece indisponível.

      • E pra ativar o activation lock? Eu tenho que zerar o Apple Watch pra funcionar essa funcionalidade?

        • Rogerio Armellini

          Basta desativar e ativar novamente o “Find my Phone” no seu iPhone. Não é nada intuitivo, mas funcionou pra mim…

          • JCMattiuzzi

            pessoal, desculpe mas para mim ate agora nao consegui. Ja reiniciei o Find e nada……alguem poderia explicar tipo passo-a-passo? Vlw!

          • Deu certo, muito obrigado!

  • André Sanches

    Bom… o Beta estava muito ruim, tanto que os aplicativos iam sendo desinstalados do watch sem eu saber, um dia reparei que não tinha mais nenhum app instalado no watch, nem redefinindo resolveu e tbm estava cheio de travamentos. Dia 17 consegui instalar a versão GM e resolveu todos os problemas, agora só pediu 12MB de download para instalar a versão oficial… instalando …

  • cesar 1989

    gostei….nao tenho esse relogio. e nem pretendo ter…

  • Emerson Apple

    Não consigo atender o FaceTime pelo Apple Watch…. Alguém conseguiu?

  • Vinícius

    Putz, acabaram de descobrir que vários apps na app store estavam infectados :O

  • Henrique A.

    Depois de quase 3 horas, instalou com sucesso. Mas fiquei decepcionado. Na prática não mudou nada! Vamos aguardar os aplicativos de terceiros com suas atualizações.
    Uma dúvida: Nas propagandas (inclusive em uma foto aqui acima, neste post do BDI), há complicações em coloridos diversos, na face modular. Como eu ativo isso? Se eu quiser que só a temperatura fique em cor diferente das horas, como na citada foto, como eu faço??

  • Renan de Andrade

    Não estou conseguindo carregar meu Apple Watch, ele fica um pouco com carga e da a noticia “Aparelho de recarga não compatível”. Alguém sabe se isso é problema do carregador ou da bateria?

  • Dim Carvalho

    Nunca usei um Apple Watch e o mais próximo dele foi ver no pulso da responsável pela parte Mobile da empresa que trabalhk. Achei bonito. Li alguns artigos daqui e pesquisei fora tbm. Confesso que ainda não vejo utilidade em comprar um. É uma extensão de seu Smart mas que tbm ainda não faz muito sentido usar. Até então, as caratcerísticas e funcionalidades não me conveceram a pagar o preço exigido (futuramente) aqui e lá fora.

    Pois, bem, gostaria de saber sinceramente o que os motivou a comprar?

    • André Sanches

      Sim, eu tinha o Moto 360, comprei um Iphone e troquei o moto por um Apple Watch… Smartwatch é coisa de entusiasta tecnológico (assim que eu me denomino). Você não precisa dele até que você acostume a usar um. Enquanto você está caminhando, correndo, dirigindo, pilotando ( no meu caso ), é interessante ver quem está te ligando, ler uma mensagem ( ex: um simples “ok”), responder rápido, atender uma ligação deitado no sofá enquanto o celular está recarregando no quarto, tudo isso sem precisar relar no celular. E claro qualquer notificação que vc receberia no celular, primeiro vibra no seu pulso, você pega no celular apenas se a notificação for relevante ( neste caso economiza bateria do Iphone ), essas são as funções nativas e primeiras vantagens do SmartWatch… As coisas vão ficar mais interessantes agora… pois os desenvolvedores de Apps agora têm acesso a praticamente todo o hardware do aparelho para criar Apps mais funcionais e interativos.

      Esse relógio é um carrasco!! Fica dizendo que eu não queimo calorias e não pratico exercícios/ não bato minha meta semanal =/

      Só diz verdades =/

  • Raphael

    Galera, voces conhecem algum site que venda apple watch ou ipad por pagseguro? Pq pra mim é o método mais confiável que tem para comprar pela net. Obrigado

  • Marcos

    Sempre que o relógio está pareado com o meu iPhone eu não recebo mais notificações com som no celular (celular não está no mudo).

    Isso é normal? Configurável?

    Valeu

    • André Sanches

      Normal e esse é o objetivo: Passar a responsabilidade para o relógio. Smartwatchs com android é possível configurar para o relogio não silenciar o smartphone, já no IOS não vi essa opção. Leia um comentário meu que fiz acima, sobre as vantagens de um smartwatch.

      • Marcos

        Eu tinha um Moto360 também e acho que faz falta. Nem sempre sinto o tremor no pulso e não queria deixar o relógio apitando. Por isso perdi notificações durante o dia.

        Acho que terei que tirar o modo silencioso do relógio então.

        Abs

  • Elcin

    Estava esperando por poder colocar foto de fundo e assim personalizar mais a face do watch, porém quando atualizo vejo que só dá pra colocar foto no que marca SÓ as horas. Queria colocar foto no modular e mesmo no modo de “ponteiros” onde poderíamos criar uma imagem com os números e deixarmos o watch com o visual personalizado.

    • Vinicius Andrade

      Também queria isso, infelizmente não tem ;/

  • Pedro Mendes

    Fui atualizar meu Watch e ele ficou reiniciando sem parar até aparecer este aviso.

    Será que demora muito pra assistência técnica começar a atender o Apple Watch no Brasil?

    • Fabio Henrique Palmeira

      já tentou fazer o boot forçado dele? Talvez resolva sua situação.

      • Pedro Mendes

        Já tentei sim e de forma alguma ele volta ao normal. Acho que agora só esperando a assistência técnica vir pro Brasil junto com o lançamento do Watch.

        • Fabio Henrique Palmeira

          Conseguiu resolver o problema do seu Apple Watch?

          • Pedro Mendes

            Sim. Liguei para o suporte no sábado(17/10) e pediram para eu enviar o relógio pelos Correios.

  • Filipe Bonacin

    Quando será que sai o iOS 9.1? Estou com o beta e me arrependi, queria ficar no 9.0 mas só perdendo meu backup….

  • Alguém está sofrendo com a bateria do Watch depois da atualização? Antes da atualização chegava em 50% as 18h 19h, hj as 11:40 e a bateria já está em 48%… Tirei do carregador as 7:50 da manhã.

    • Alex Alves de Lima

      VAI TER QUE RESETAR O RELOGIO. Desfaça o pareamento e restaure o relógio SEM usar o backup. Reinstale tudo denovo. Fiz e resolveu.

      • Vou fazer isso!! Valeu Alex!!

      • Emerson Apple

        Como resetar o relógio?

        • Alex Alves de Lima

          Do jeito que falei acima. Despareie e repareie como um novo e sem usar backup

    • Fabio Henrique Palmeira

      você tem muitas notificações ativas? percebi isso com o whatsapp. desativei e resolvi meu problema.

  • Jacques Waksman

    E o consumo de bateria dobrou…..a minha sempre durou o dia todo, hoje porem, ja esta com 19% e são apenas 13 hs. Falha grave!!!!!

    • Marcelo Dacoregio

      Comigo não… tirei do carregador as 7 da manhã, são 17:43 e ele está com 69%…
      Só acho que não mudou muita coisa…pelo menos agora… vamos esperar pra ver o que os desenvolvedores vão aprontar…

  • Allan Guimarães

    A coroa de vcs da uma leve travadinha no começo? Será que a assistência técnica quando lançado no Brasil resolve isso? Ou é “normal” do relógio com o tempo?

    • Fabio Henrique Palmeira

      li uma matéria num site “gringo” que isso seria problema da sujeira e gordura do corpo. resolvido com uma lavagem simples com sabão neutro.

  • Denys Volpe

    Olá eu nao consigo passar meus apps para o watch.

    Recebo essa msg:

    cannot download

    there is not enough available storage to download.

    you can free up storage by deleting apps, or by changing storage settings for photos and music in the apple watch app

    Isso é um bug?? como faço?? absss

    • Carlos Augusto Ribeiro

      Isso estava acontecendo comigo também, mas porque eu estava fazendo a besteira de tentar instalar os apps enquanto o Iphone transferia a atualização para o watch. Depois de transferida a atualização e instalada deu tudo certo.

      • Denys Volpe

        Carlos, Seu Siri para de funcionar no Watch ? O meu não funciona mais. Ele diz que não consegue se conectar com o iPhone.

        Se eu reiniciar ele será que perco todas as minhas atividades ?

        Abs

        • Carlos Augusto Ribeiro

          Denys, o Siri está funcionando normal no meu Watch. Só reiniciar você não perde suas atividades não. Agora se você redefinir sem puxar um backup, aí sim. Agora, isso pode ser um bug do iPhone. Tenta reiniciar o IPhone. Digo isso pq às vezes acontecem alguns bugs, penso que é o Watch, reinicio ele, mas continua. Dai quando reinicio o IPhone volta ao normal.

          • Denys Volpe

            Valeu vou tentar aqui!!! No watch da para salvar as atividades ?? Acho que não!! 🙁

            Abs

            • Carlos Augusto Ribeiro

              Ficam salvas no iPhone, eu acho.

  • Vinicius Andrade

    Por acaso alguém fez alguma estimativa de uso da bateria com o OS 2?

  • Anderson Campos

    Galera, não é mais possível consultar preços dos Watches no site da Apple…

  • Artur Furtado

    Olá Blog do Iphone. Estou com problema para atualizar o meu apple watch. Estou conectado a internet (wi-fi) e fica dando uma mensagem de erro. “Não Pôde Buscar Atualizações. A busca de uma atualização de software falhou porque você não está conectado(a) à internet”. Como posso instalar a atualização? Obrigado

    • Fabio Doné

      Estou com esse mesmo problema! Alguém tem alguma dica?

  • Andre

    Eu achei que depois da atualização para o WatchOS 2 a duração da bateria do meu apple watch ficou bem menor, antes eu conseguia usa-lo por dois dias sem carregar, agora bateria não dura nem um dia
    inteiro.

  • Ricardo Gois

    O consumo da bateria do meu relógio está rápida demais. Praticamente sem usar, em 3 horas consumiu 30% tirei do braço e continua diminuindo numa rapidez imoral. Não sei se tem alguma coisa, mudei para o iPhone Plus 6S , quando era no iPhone 6, não consumia assim. Chegava a passar quase dois dias

  • Laury Bravo

    Meu Apple Watch não está trocar o relógio o que devo fazer? preciso de ajuda.
    Alguém conhece o nome do aplicativo mostradora de imagem da watch disponivel?

  • Anderson Melo

    Mas você chegou a usar o Moto 360 com o iPhone?

    • André Sanches

      Cheguei, mas na minha époco conectava por meio de gambiarras. Hoje a Google já tem um App para Iphone dedicado para usar inclusive com o Moto 360. Chama-se android wear. Para conseguir conectar o moto 360 deve estar atualizado na ultima versão do software e com as configurações de fábrica zeradas.

  • Fabio Doné

    Estou com um problema na atualização do 2.1 – “Não foi possível verificar a atualização”… “A atualização do watchOS não pode ser verificada porque você não está conectado a internet”. COMO ASSIM? Já baixei em diferentes pontos de wifi, com o relogio no carregador e todas outras regras que ele pede e nada… já tentei várias vezes e continua dando esse mesmo problema… já pesquisei por tudo e não tive nenhuma solução. Alguém aí já teve esse problema? Pode dar uma ajuda? VALEU

  • João Justino de Assis

    Bom dia a todos!
    Alguém podeia me dizer se tem como deixar o Apple watch ligado continuamente?
    Obrigado!