Curiosidades

Conceito demonstra como o Force Touch poderia ser útil no iPhone

Desde que a Apple lançou o Watch e sua nova maneira de interação com a tela chamada Force Touch, muitos apostam que esta será uma das novidades do novo iPhone. Foi por isso que um designer austríaco resolveu mostrar em vídeo um conceito das vantagens que esta tecnologia poderia trazer aos usuários, facilitando bastante a forma de interação com a tela.

Confira o vídeo:

Ele mostra como o Force Touch poderia deixar mais prático o acesso aos ajustes do sistema, transformando a Central de Controle em algo bem mais poderoso e produtivo, algo que os usuários de iOS pedem há tempos.

Se você nunca mexeu em um Apple Watch, provavelmente não entenda muito bem como o Force Touch funciona. Alguns usuários insistem em afirmar erroneamente que o Windows e o Android já fazem isso, pois basta ficar com o dedo apoiado na tela para um novo menu aparecer; mas a realidade não é bem essa. O sistema reconhece realmente a força em que você põe no dedo, independente de quanto tempo ele está ali, e pode interagir com isso. Nós tentamos mostrar em vídeo como a função funciona, neste outro artigo.

Há rumores de que o próximo iPhone possa mesmo vir com esta função, mas por enquanto vamos aguardar a Apple confirmar oficialmente, para não criar nenhuma expectativa que possa ser frustrada em setembro.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Bruno Padilha

    OK, mas qual seria o custo da tela de reposição do novo iPhone com esse force touch? Estou vendo os brasileiros se ferrarem…

    • Tiago

      seria o custo brasil.

    • Matheus Souza

      Quebrei a tela do meu Iphone 6 e foi cobrado 1100 pela própria Apple. Imagina se tivesse esse recurso.

  • Gustavo Villela

    Seria maneiro um app pra bater com um martelo de borracha tipo do chapolim e com o force touch medir a força e retornar uma pontuação e tal… hahaha

    • João Lucas

      Acho que não seria uma boa ideia usar a tela do iPhone para medir a força de uma pessoa kk

  • Jayme Prado

    Fiquei curioso para saber com funciona no Apple Watch, ainda não tive a oportunidade de testar, mas no novo Macbook, achei meio estranho, não é bem uma forma de reconhecer a pressão do toque, e sim dois níveis de clique, é como se fosse a mesma coisa que já existia mas agora com dois níveis, um com pressão menor para ceder e outro com pressão maior. De toda forma, acaba sendo bem útil.

    • João Lucas

      É, quando eu testei o novo MacBook 12″ na Apple Store tive essa mesma impressão. Não testei o Watch mas acho que no relógio, por o toque ser na tela, é bem diferente do Force Touch no trackpad. Não reconhece pressão nenhuma, ele só tem dois cliques. Na tela deve ser melhor sim, pois a tela não “clica” 🙂

    • Você e o @joao_lks:disqus estão errados. 😉

      Não existe “clique” físico nos novos MacBook e Macbook Pro. O que você sente não é um clique, é uma “simulação” de clique. Eu sei, é impressionante mesmo. Portanto, não existem “2 níveis de clique” porque simplesmente não existe clique! O trackpad reconhece a pressão e dá o “feedback” tátil correspondente.

      Querem entender melhor? Experimentem pressionar o trackpad com o computador desligado. Como não tem mais energia, não há mais “clique”, pois não há como o computador desligado dar o feedback tátil.

      Outro teste legal para ver como o Force Trackpad realmente reconhece a pressão é assistir a algum vídeo no Quicktime e clicarno botão de avançar: quanto mais pressão se aplica, maior a velocidade que o vídeo avança, e você sente vários cliques (não apenas 2), indicando a mudança.

      É uma tecnologia bastante inovadora e interessante. Tenho usado bastante no MacBook Pro (inclusive com alguns gestos personalizados usando o BetterTouchTool), e é uma mão na roda em vários momentos. 😉

      • Murilo Herrmann

        excelente explicação!!!

      • Parabéns pela explicação. As aplicações podem ser inúmeras, mas no momento ainda são tímidas. Eu uso o Mac com mouse então o trackpad com force touch nem é usado. No iPhone e no Apple Watch o impacto tende a ser maior.

        • Ao que parece por enquanto não há como desabilitar. A Apple deve adicionar essa opção até o release final, mas por enquanto nada.

          Fiquei curioso: qual o motivo de querer desativar? No começo achei legal, depois irritante, depois vi que não incomodava nada, porque não é tão fácil ativar, a seta não muda o tamanho quando pressionada (o que é essencial para usar programas tipo Photoshop) nem quando estou usando o tablet! =P

          • Primeiro por uma questão de soberania de escolha, segundo (talvez a mais importante) em alguns games incomoda demais! 😁😁😁

  • Ruan

    Existem possibilidades interessantes, como um app de balança de precisão por ex !

    • Seria realmente interessante… Mas fiquei na dúvida se a tecnologia chega a ter esse nível de precisão. Além de claro, por agir junto com o touchscreen, ele reconhece a pressão de um ponto. Acho que a pressão de uma área maior não deve ser considerada da mesma forma.

      Sem tirar que a API inicial seria limitadíssima, como sempre. Mesmo que seja tecnicamente possível, provavelmente não veríamos aplicações assim antes do iOS 10. 😉

  • Eu ainda não consigo imaginar a diferença da usabilidade disso em relação ao clica e segura!

    • Alexandra

      Ainda não tive oportunidade de testar no Apple Watch, então tbm não consigo imaginar a diferença!

      • Testa Alexandra. É um grande avanço disfarçado de coisa pequena.

    • Lucas Scherer

      Neste exemplo não há diferença alguma, mas diferentes funções poderiam ser acessadas de acordo com a intensidade do toque, essa é a diferença.

    • É… ainda nao me convenceu.
      Algo bacaninha, mas que nao é realmente uma revolucao ao meu ver.

      Porem entendo que tudo pode mudar quando eu brincar com um e ver nas minhas maos a usabilidade deste pequeno recurso.

      • Samu, é algo bacaninha, pode não ser uma revolução, mas depois que acostumar não vai querer nunca mais ficar sem. A resposta tátil parece ser basicamente um melhoramento incrível do que alguns smartphones já faziam, de maneira tosca, durante a época do primeiro iPhone. A taptic engine é fantástica, mas o lance mais formidável é o reconhecimento da intensidade da pressão exercida.

        • Fala mano!!
          Bem, respeito muito sua opinião afinal sei que vc é um hard apple user e tem o Watch.
          Apenas sinto dificuldade em entender isso como algo sendo tao bom, mas todos que tem o Watch falam que é.

          Enfim, nao vejo a hora de brincar com um desses e tirar minhas proprias conclusoes e, quem sabe, entrar pro time dos que nao abrem mao do Force Touch. =D

        • Danilo

          A telefonia móvel evoluiu a passos largos nos últimos anos,e isso fez com que entrássemos muito cedo neste hiato tecnológico.
          Creio que seja por isso que a apple segura muito a tecnologia nos iPhones..ex romper a barreira dos 1GB de memória RAM,aumentar tela, ser a prova d’água,carregamento sem fio …isso pra mim é tudo estrategia pra continuar lançando aparelhos com algum apelo para alavancar as vendas…as outras fabricantes lançam aparelhos praticamente iguais todos os anos porque já colocaram tudo de novo de uma vez só.

    • Leonardo Cordeiro

      Concordo Renato, acho q esse acesso ao settings do bluetooth poderia ser acessado da mesma forma segurando um segundo a mais q o normal.

    • Luiz Fernando Ferreira

      Fazer o force touch em um ícone de aplicativo para aparecer suas configurações como notificação e tals pode ser uma boa idéia, pq no IOS se eu tocar bom um tempo ele começa a tremer…

      • Poderia dar a opção de abrir as configurações ou remanejar os ícones.
        Não sei, posso estar viajando, mas é uma solução com o mesmo fim sem precisar de uma nova tecnologia. Não que ela não seja bem vinda, apenas não vejo a real inovação nesse caso.

        • Luiz Fernando Ferreira

          Sim, verdade

    • Nesse exemplo realmente não foi bem explorado, até pq essa funcao de toca e segura já funciona usando o CCSetings (JB)

  • Gabriel Castro

    Nem precisa de force touch para essa função proposta.
    Sempre achei que isso já deveria ter no iOS desde sempre com um simples long touch para abrir direto a parte certa do settings para wifi por exemplo…

  • Everton Germano

    Acredito que essa interação feita no vídeo não necessitaria de force touch,os androids tem isso a anos.

  • Fabio Correa

    Esse ano está estranho.
    É a primeira vez que não vemos aquela enxurrada de imagens e informações sobre o próximo iPhone.
    Nem parece que já estamos a um mês do lançamento do iPhone 6S.

    • Vinicius Alves

      Parece que a Apple finalmente deu uma organizada na casa e acabou com os grandes vazamentos.

  • André Leão Rocha

    O force touch poderia funcionar para abrir mais opções na mesma tela. Force touch no wifi, por exemplo, exibiria os dados móveis (ativar ou não). Algo como acontece quando se toca num favorito.

  • Um toque longo de um segundo já resolveria a questão. Não exigiria hardware novo, seria compatível com todos os iPhones e não seria dor de cabeça para quem precisasse trocar a tela por algum motivo.

    • Thiago

      Pensei a mesma coisa. Pra essa função mostrada no vídeo, o Force Touch é irrelevante. Um toque longo resolveria (como já é comum no Android).

  • Cristian

    A impressão que eu tenho é que estamos engatinhando nesse caminho de “Toques”. Mesmo as telas dos smartphones sendo sensíveis ao toque esta é uma área pouquíssimo explorada, infelizmente.
    Torço para que a Apple libere novas possibilidades, e deixo referência ainda os gestos multi-tarefas também como por exemplo, o 5 dedos na tela do Ipad que simula o botão “Home”.

  • Games, claro! Como não pensei nisso? =P

    Deve ser irritante mesmo jogar com isso ativado. Duvido que a Apple lance a versão final sem uma opção de desativar isso. De qualquer forma, também não é uma grande “feature” pra mim com uma dela de 15 polegadas. Eu precisaria ser muito imbecil pra perder o ponteiro! Hahaha

    • Luan Carlos Schmitz

      eu muuitas vezes perco o ponteiro, só que uso Windows, e gostaria de ter essa função. Só que eu perco pois tenho problema de visão. Então é tolerável.. 😛

  • Daniel Alencar

    Caramba q montagem massa!

  • Saulo Benigno

    Mas é a mesma coisa , muda nada. Mesma coisa, não há necessidade de uma nova tecnologia para isso.

    • Marcus Alcazas

      Exatamente, quem usa JB já utiliza algo parecido a tempos, o próprio cctoggles faz a mesma coisa que no video acima, esse tipo de tecnologia não ajuda em nada, só encarece mais ainda o produto e favorece um choro mais estridente quando o iphone cair no chão e quebrar a frontal.

  • Arthur Borges

    Alguém pode me dar uma opinião?
    Tenho um iPhone 5S e to querendo trocá-lo… Será que vale a pena pegar o 6 agora ou espero pelo 6S porém para pegar em novembro? Se eu não pegar o 6 agora vou pegar um Apple Watch…

    • Thiago

      Espera pelo 6S.

  • Lucas Alcalde

    OFF-TOPIC: Já estamos no mês de Agosto, mas cadê aquelas as notícias de rumores e informações do próximo iPhone? estou super ansioso….. kkkk

  • Pedro Ferreira

    Pra quem JB o tweak long ccb faz a mesma coisa

  • iegor s jr

    Estou tentado descobrir por que os vídeos do BDi não aparecem para mim.
    Acho que mudei algum ajuste sem querer. Alguém tem alguma dica de onde eu devo procurar?
    Obrigado

  • Tuaregue

    não seria mais simples, tipo carregar uns 2 segundos no botão e abrir logo para as definições? Simples e barato

    • Marcos

      Vim aqui comentar algo parecido ou igual. Pra que esse frufru todo. Tenho a impressão que era só programar o sistema. Segura 2 segundos o ícone e ele abre as configurações do mesmo jeito. Ou alguém da um exemplo melhor que o forcetouch vai se aplicar.

  • Ricardo Teixeira

    CCSettings mandou lembranças…

  • Larissa Gama

    Hoje em dia está cada vez mais difícil conversar com usuários de smartphone de forma equilibrada… O amor deles pela marca faz alguns não estarem disponíveis ao diálogo! E isso se vê em fã de Windows Phone, Android e iOs.

    Tentar convencer um fã de Androis ou WP, por ex, que o Force Touch do Apple Watch é diferente do que já se tem no mercado, é tarefa difícil xD

    Mas acho legal ao menos tentar (: