Notícias

No Brasil, já é possível deixar o iPhone ligado durante a decolagem, em modo avião

Quase dois anos depois de termos noticiado aqui que a ANAC estava estudando maneiras de permitir o uso de aparelhos eletrônicos durante pousos e decolagens, ela finalmente resolveu começar a liberar isto em voos nacionais. A primeira a ganhar autorização foi a Gol.

Até então, os passageiros eram solicitados a desligar completamente todos os dispositivos eletrônicos durante as decolagens e os pousos. Se você estivesse com seu iPad lendo a Revista iThing, por exemplo, tinha que interromper tudo no início e no final da viagem, precisando desligar o aparelho e depois ligá-lo de novo. Esta “burocracia” não será mais necessária a partir de hoje.

Outra mudança que deve agradar a todos é que agora será “oficialmente” permitido ligar o celular assim que o avião pousar. Todo mundo já fazia isso, mas a companhia sempre pedia para esperar até estar dentro do aeroporto.

Por enquanto, apenas a Gol recebeu esta autorização da ANAC (iniciando hoje, dia 7 de julho), mas em breve TAM, Azul e Avianca também deverão ser autorizadas.

A autorização permite que qualquer dispositivo eletrônico possa permanecer ligado durante todo o voo, sem precisar desligá-lo. Porém, celulares e tablets deverão estar obrigatoriamente em modo avião. Durante o curto período das decolagens e os pousos, os comissários poderão pedir para guardar os aparelhos, como medida de segurança. Como é um período delicado em que as chances de acontecerem movimentos bruscos são maiores, eles querem evitar que, em uma emergência, aconteça uma chuva de celulares e tablets na cabine.

A Gol também anunciou que pretende implementar serviço de conexão Wi-Fi em seus voos em 2016. Esta é uma promessa antiga da TAM, que até hoje não se concretizou. Nos Estados Unidos, é comum voos domésticos contarem com rede Wi-Fi para os passageiros.

Fonte: Folha de S.Paulo / via Tecnoblog

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Lu Lu

    Por que é perigoso eletrônicos como o iPhone no avião? E quais os riscos que isso pode provocar?

    • Ricardo Cavalli Schmitt

      Um dos motivos foi citado no artigo, que é perigoso deixar qualquer objeto (eletrônico, ou não) solto durante a decolagem/pouso.. afinal, qualquer situação de emergência esses objetos podem atrapalhar e as vezes até machucar… E é uma questão de “segurança”, acredito eu, já que as redes de celulares/internet não afetam o radar ou qualquer outro dispositivo do avião… creio que seja mais para deixar todos os passageiros “em alerta” durante esses períodos mais “tensos” durante um voo.

      • Salun Marvin

        Exatamente, Ricardo. Nenhum aparelho destes trabalha em qualquer frequência operada pela aeronave, tanto na navegabilidade, quanto na comunicação.

    • Existem vários motivos para proibir dispositivos LIGADOS (sem o “modo avião”): Interferência em equipamentos mais antigos (analógicos), sobrecarregamento da rede de celular (o dispositivo estaria transmitindo para várias antenas ao mesmo tempo, por estar no alto, o que sobrecarregaria a rede da operadora), evitar o uso do sinal do celular para detonação de bombas (pois é!), entre outros.

    • Bruno

      Não é perigoso. Em vôos em aviões particulares a gente fala tranquilo no celular.
      O único motivo minimamente razoável que consigo ver é, como o colega Ricardo falou, deixar o pessoal ‘concentrado’ no vôo durante o período crítico. Fora disso, é conversa fiada.

      • Não é bem assim. Como enumerei acima, existem algumas razões para impedir o uso de aparelhos celular em voos. Aviões com equipamentos mais antigos podem SIM sofrer interferência. Além disso, o uso de celulares “lá em cima” é problemático para a própria rede celular “aqui embaixo” — motivo pelo qual a FCC (não a FAA) bane o uso de aparelhos em determinadas frequências.

        Tudo isso é bem mais administrável em um avião particular. Mas em voos comerciais existem muitas outras variáveis nessa equação: diferentes modelos de aviões, diferentes número de pessoas, modelos de celular, etc.

        Por isso, a regra de “banir geral” é consistente e mais fácil que permitir aqui e não ali. Em nome da segurança. Alguns aviões mais antigos podem usar instrumentos baseados em galvanômetro, que são extremamente sensíveis.

        O grande “porém” nessa história é a proibição de equipamentos eletrônicos “at all”. E é aí que a coisa tem que evoluir (e está). Um iPhone em modo avião não oferece perigo para nenhum equipamento — e é importante notar que isso é COMPLETAMENTE diferente de um iPhone conectado à rede celular.

        • Bruno

          Gui, se um celular ligado à rede trouxesse o mais remoto risco de derrubar um avião, você realmente acha que os americanos, neuróticos como são com segurança, seriam tão lenientes com esses equipamentos?

          • Exatamente. Se esse fosse o caso, terroristas poderiam entrar em um avião só portando um celular, pronto para derruba-lo.

            Acontece que existem equipamentos mais antigos capaz sim de sofrer interferência com sinais de telefone. Não é o suficiente para derrubar um avião, mas para causar problemas. Por precaução, a regra é mantida uma só. É mais fácil e mais seguro que criar regras específicas para cada modelo.

            No entanto isso tá mudando. Empresas aéreas já fornecem Wi-Fi à bordo e agora a ANAC começou a regulamentar o uso de dispositivos nos momentos de pouso/decolagem. Ainda assim, usar a rede à bordo (sem o uso de um intermediador via satélite) ainda pode causar problemas à rede de telefonia. 😉

            • Roberto

              Cite para mim quais aparelhos antigos poderiam sofrer interferencia e em quais modelosde avião eles ainda são usados, você até agora só falou que existe, mas não deu exemplos práticos, falar que existe é fácil, prove. 🙂

        • Ricardo Cavalli Schmitt

          Bem, no site da GOL tem mais detalhes sobre esse assunto.. Inclusive eles listam os aparelhos que continuam não permitidos, a maioria aparelhos eletrônicos que emitam frequência de rádio ou algo do tipo.. Então eu acho que realmente, esse tipo de frequência pode afetar.. mas wi-fi e telefone deve ser mais “tranquilo” hehehe.

    • duane damaceno

      É a mesma situação dos postos de gasolina.
      Tragédias acontecem, não sabem o motivo e aí acham um culpado.

    • Mateus Miranda

      A frequência das ondas emitidas pelo aparelho pode se assemelhar à emitida por equipamentos do avião ou recebidas pelo avião, pelo que entendi. Talvez eu esteja errado.

  • Ricardo Cavalli Schmitt

    Wi-fi.. meu deus.. está na hora mesmo..

  • André Brasil

    Thumbs up! para quem nunca desligou o iphone na decolagem 🙂

    • Felipe

      Gostaria de lhe conceder, em nome de todos aqui presentes no Blog do iPhone, o seu certificado de babaca. Parabéns.

      • iRick

        Fale por vc

      • Jefferson Soares

        Cara, você pode até discordar do que o André Brasil falou, mas isso não te dá o direito de ser arrogante, ofensivo e mal educado com ninguém aqui.

        P.S.: Fale por si.

        • Felipe

          A pessoa que se orgulha por não desligar o iPhone quando a regra é desligar é a mesma pessoa que se orgulha de roubar sinal da TV a cabo, é a mesma pessoa que se orgulha de pichar, é a mesma pessoa que se orgulha de roubar bilhões de uma estatal (não disse que quem faz um desses faz todos). Regra é regra. Não pode usar o iPhone, desliga. Se é pra ser “idiota” (acho que “babaca” não pode aqui), pelo menos não se exiba, e se você se exibir, não fale mal do governo. Porque garanto que ele critica os políticos por desrespeitarem as regras da constituição, mas na hora de respeitar as regras da ANAC ele não quer.

          • Jefferson Soares

            É possível criticar o comentário sem ofender, isso se chama diálogo.
            Faltar com respeito é para os covardes, que ficam atrás da tela para se sentirem seguros para falar uma bobajada de coisas.

            Respeito acima de tudo.

            P.S.: Você continua sendo desrespeitoso no seu comentário.

            • Felipe

              Ok ok ok, comentário politicamente correto. Parabéns. Agora, o comentário incial ja foi até deletado, vamos trocar o disco né? Ou você vai me responde com base no primeiro comentário agora também? Chega né? E da onde você me conhece pra falar se sou covarde ou não sei o que é? Essa é a minha opinião, ele é uma pessoa que desrespeita as regras e depois quer falar mal dos outros que desrespeitam outras regras, já que eu não posso usar “babaca” para me referir a “incoerente em suas atitudes” então eu digo que ele é uma pessoa “incoerente em suas atitudes”, melhor?

              E se eu fui desrespeitoso, o cara que desrespeita as regras também é, não olhe só pra mim.

            • Jefferson Soares

              Aprenda a dialogar que você nunca terá postagens deletadas.

            • Felipe

              Meu Deus, você sabe responder o ultimo comentário ou vai ficar falando do primeiro? Já ta dando raiva cara. Interpretaram mal porque usei babaca ao invés de outro termo, okay, já passou, para de ficar falando dele e responda o comentário mais recente.

    • iRick

      Eu raramente desligava, pois já sabia que o aparelho em modo avião não interferia em nada. Quando os jailbreak eram tethered, aí que eu não desligava mesmo kkkkk

    • Rodrigo Valdez

      Thumbs up para a falta de educação e de senso de civilidade!

      P.S.: Mesmo se tratando de uma regra aparentemente idiota.

    • Pablo Rangel

      Putz e você tá orgulhoso disso?

  • Matheus

    Os voos da american airlines tem Wi-Fi e é cobrado 19 dólares para utilizar, imagina quanto isso vai custar no Brasil kkkk

    • Leonardo Negrisoli

      USD 19 por quanto tempo?
      Paguei USD 6 na Delta por 1 hora acho… comprei de feliz mesmo, só pra testar kkk

      • Matheus

        Por tempo ilimitado durante o Voo, na American se eu não me engano é 2 horas $12, 4 horas $17 e ilimitado $19.

        • Leonardo Negrisoli

          Maquininha de fazer $$$$ hein?

        • Se for em voo internacional, compro fácil o ilimitado. Voltando agora de Amsterdam pro Rio, 11h dentro do avião durante o dia, sem conseguir dormir direito e nada de muito interessante pra assistir, pensa no tédio.

          • Ricardo Cavalli Schmitt

            3DS salva. (ou isso não pode? rsrs)

  • Rodrigo Gonçalves

    Conversa fiada isso, não interfere. o Ipad e homologado pela FAA para os pilotos utilizaram para ler as cartas
    So aqui no Brasil mesmo existe essa palhaçada de não poder utilizar equipamento eletrônico dentro do avião

    • BS

      Vc está equivocado. Não é só no Brasil não. Estou neste momento na Alemanha e aqui eles pedem para DESLIGAR o aparelho nos pousos e decolagens…. Mania besta de achar que só no Brasil acontecem burocracias e tudo de ruim……

      • Leonardo Negrisoli

        Pois é…. o povo ama falar mal do Brasil e nem olha pros “países tops” pra ao menos comparar e evitar o vexame. kkkkk

        • Rodrigo Gonçalves

          Como se o Brasil fosse o melhor pais do mundo

          • Leonardo Negrisoli

            Como se o Brasil fosse o pior país do mundo

            • Rodrigo Gonçalves

              Vai encher o saco de outro!
              ta contente com o Brasil não enche meu saco.

  • silva

    [OFF TOPIC] Alguém ai pode me ajudar? Atualizei o Yosemite e agora o modelo do mac ta aparecendo em russo. Alguém tem alguma ideia do que pode ter acontecido?

    • Bruno

      Bug! O meu está assim também.

    • Henrique Barros

      Aconteceu comigo isso. Você precisa alterar o idioma padrão do sistema para Português do Brasil. Fica tranquilo nada grave. Liguei na Apple e o rapaz que me auxiliou e deu certo!

    • Henrique Barros

      Depois, passa o feedback por favor!

      • silva

        Então, Henrique, já tava em português. Tentei alterar pra inglês e deu certo, voltou ao normal. Mas dai quando voltei pra português, o bug voltou novamente. O seu não tava em português?

  • Felipe

    Eu já peguei um voo da Gol com wi-fi (rio-são Paulo), mas so podia acessar um portal da gol com umas matérias sem graça.

    • Daniel Souza

      Já passei por isso também. A resposta que tive da aeromoça foi que aquele avião era uma das aeronaves selecionadas para fazer parte dos testes de implantação da rede wi-fi na frota. O acesso existia, porém limitado.
      Ainda segundo ela, quando fosse liberado oficialmente, o acesso seria completo. Aí só aguardando pra ver.

  • Wellington Ferraz

    Hahahhaha BOA

  • Adalberto Didou

    Eu nunca desliguei iPad ou iPhone, sempre usei em modo avião e ao que me consta nunca caiu nenhum avião que voei por causa disso…

  • Hades666

    Não podia??? Ah é….nunca desliguei. Pelo menos, nenhum caiu, rsssssss

  • Hozanan Sousa

    Não é só o Iphone, é qualquer aparelho celular