Notícias

Apple anuncia o iOS 9, com interessantes novidades e grandes melhorias

Durante a apresentação de abertura da WWDC que aconteceu nesta segunda, a Apple apresentou o tão esperado iOS 9. Além de contar com novidades interessantes, a atualização do iOS também trará diversas melhorias (muitas delas citadas na nossa wishlist) que há tempos eram aguardadas por milhões de usuários ao redor do globo.

Confira agora uma lista com as novidades que foram anunciadas.

Interface

A cara do iOS 9 é bem parecida com a do iOS 8. Em um primeiro momento, os sistemas parecem idênticos, mas uma análise mais cuidadosa começa a revelar algumas diferenças. A mudança mais relevante diz respeito à fonte do sistema. A tão controversa Helvetica Neue (tida por diversos usuários como muito fina e muito pequena) deu lugar a uma variação da fonte San Francisco que a Apple desenvolveu especialmente para o Apple Watch.

nova fonte iOS 9

Esta fonte no iOS promete facilitar a leitura, e de fato ela deixa a interface mais agradável de ler quando comparada com a anterior. Ela já estava presente no aplicativo Atividade que aparece quando você sincroniza um Apple Watch com o iPhone, e agora ela passará a estar presente em todo o sistema.

Algumas das cores do iOS também mudaram de forma bem leve. Desde a introdução do iOS 7, a Apple teve de lidar com críticas em relação à escolha de algumas tonalidades, especialmente do verde, e ela parece estar em busca de um meio-termo entre a proposta inicial e a aceitação do público.

Uma das principais mudanças foi na tela da Siri, que agora apresenta uma interface mais colorida, bastante parecida com a interface da Siri no Apple Watch. Quando você ativa a assistente digital, visualiza ondas sonoras de diferentes cores que reagem de acordo com a sua voz, resultando em um efeito bem legal.

Siri colorida

Proativo

Uma das principais novidades do iOS 9 será um recurso chamado Proactive, ou Proativo em português. Sua função será bastante parecida com a do Google Now, o que era algo que fazia bastante falta no iOS. Aqui o usuário encontrará informações úteis para todos os momentos do dia, com base em um cruzamento entre os hábitos do dono do aparelho e as informações que ele tem armazenadas no iCloud.

Por exemplo: se você acorda todos os dias às 7:30 e a primeira coisa que faz é abrir o Twitter, esta tela irá apresentar um atalho para o Twitter. Já se tiver um vôo marcado para o meio da tarde, as informações do vôo estarão ali, e o sistema irá apresentar informações de trânsito para o seu trajeto.

A chegada deste recurso traz uma mudança para quem está acostumado a utilizar a ferramenta Spotlight, e será bastante familiar para usuários mais antigos do iOS. Antes do iOS 7, o Spotlight ficava acessível em uma tela que ficava “à esquerda” da primeira tela de aplicativos do aparelho. Se a tela inicial do aparelho é a tela 0, o Spotlight ficava em uma espécie de tela -1. Com o iOS 7, o Spotlight mudou de lugar, e passou a ficar acessível a partir do topo de qualquer tela de aplicativos do iOS. Com a chegada do Proativo, o Spotlight volta para esta espécie de tela -1, e ele passa a fazer parte do novo recurso. Agora os usuários usarão o Spotlight tanto para navegar pelo Proativo, quanto para buscar informações pelo aparelho e (em alguns países) pela internet.

Busca com esteróides

O Spotlight vai ganhar mais poderes no iOS 9. Será possível fazer buscas dentro de outros aplicativos, além de permitir buscas contextuais. Falaremos mais disso em um futuro próximo.

ios-9-search

Apple Pay

Ainda não será desta vez que o Brasil receberá o recurso. Porém, o serviço será expandido para outros países, começando com o Reino Unido. Com a chegada do Apple Watch e a possibilidade de utilizar o Apple Pay no relógio, a Apple precisará correr para implementar este recurso ao redor do mundo, já que vem o promovendo bastante.

Multitarefa no iPad

O iOS 9 trará finalmente uma verdadeira multitarefa ao iPad. Você poderá trabalhar em dois aplicativos ao mesmo tempo, na mesma tela, lado a lado. Inclusive poderá fazer coisas do tipo assistir a um vídeo no cantinho da tela enquanto escreve um email. Muito legal.

multitask iPad

Teclado

O teclado do iPad receberá uma grande atualização, inclusive aceitando gestos de múltiplos dedos. Ele funcionará como um trackpad em que pode ser usado para selecionar partes do texto de forma rápida.

No iOS para iPhone, finalmente as letras do teclado ficam visualmente em maiúsculas quando o Shift está selecionado.

Notas

O aplicativo nativo Notas também deu uma melhorada, parecendo aplicativo grande. Nele será possível desenhar, fazer rabiscos e incluir qualquer tipo de arquivo. Ficou parecendo bastante com algumas opções que existem no mercado.

ios9_notas

Aplicativo nativo para o iCloud Drive

A Apple permitiu no ano passado que guardássemos documentos dentro do iCloud, mas esqueceu de lançar também uma forma fácil de acessá-los no iPhone e iPad. Isso irá mudar no iOS 9, com um aplicativo nativo só para isso.

ios9_iCDrive

Aplicativos menores

Com o iOS 9 a App Store permitirá que se baixe versões otimizadas dos aplicativos para cada modelo de dispositivo. Por exemplo, um iPhone 4S não precisará baixar um aplicativo que ficou pesado por também ser compatível com o iPad, pois haverá uma versão especial apenas para ele.

Swift

Apresentada na WWDC do ano passado, a linguagem Swift vem ganhando cada vez mais espaço e destaque. E hoje a Apple apresentou o próximo passo para o desenvolvimento do Swift: a linguagem se tornará Open Source e rodará também no OS X e no Linux.

swift

Compatibilidade

Aqui a Apple realmente surpreendeu. O iOS 9 continuará sendo compatível com os mesmos aparelhos que hoje rodam o iOS 8 (iPhone 4S em diante, assim como o iPad 2 em diante). A empresa diz ter se esforçado bastante para otimizar a performance do iOS em todos os aparelhos, e prometeu que a mudança será visível. Resta aguardar, e torcer para que a realidade seja tão bacana quanto a promessa.

iOS9_icons

Lançamento

Ainda não existe uma data definida para o lançamento público do iOS 9, mas historicamente o novo iOS tem sido lançado em setembro, junto da chegada dos novos modelos de iPhone. A Apple liberou hoje uma versão beta do sistema, que deverá ser usada por desenvolvedores para que eles testem seus aplicativos. Assim que colocarmos as mãos nesta versão de testes, iremos detalhar aqui todas as novidades. Fique ligado! 🙂

Tags
Mostrar mais

Marcus Mendes

Publicitário formado pela ESPM-SP. Além do seu trabalho como motion designer, contribui com o Blog desde 2012 e é também um dos editores da Revista iThing. Não sabe dizer o que faz no tempo livre por não saber o que isso significa.

Artigos Relacionados

  • gostei MUITO das novidades, principalmente do multitask no iPad, mão na roda! mal posso esperar pra testar.

    • Gonçalo

      Este evento foi único do início ao fim. Começou com um vídeo de introdução por que eu não esperava; passou por enormes e fantásticas atualizações ao OS X ao nível das aplicações e da performance do sistema em si — com a chegada do Metal ao Mac; depois, foram anunciadas toneladas de novidades para o iOS — desde um sistema verdadeiramente mais inteligente, até às novidades profundas nas várias aplicações; ainda foi apresentado o novo watchOS 2 — verdadeiramente inovador, traz montes de novas possibilidades para o Apple Watch e, o mais importante de tudo, torna o Apple Watch independente; para terminar a WWDC de 2015, a Apple anunciou o novo serviço Apple Music e, com ele, uma nova forma de ouvir, ver e viver a música. Estou absolutamente fascinado pelo evento e por todas as novidades. Muito acima de qualquer expetativa.

      • Danilo Ribeiro

        Jesus… Assisti a WWDC errada e nem me toquei… Rsrs!!!

        • Murilo Herrmann

          Pois é, idem.
          Várias funções no Spotlight, e voltei 4 anos no tempo tendo que acessá-lo só da ª tela.
          Apple Music que vai sair mais caro (no BR) do que eu comprar todas as músicas que gosto.
          Pra desenvolverdores foi bom, mas pra usuário final…

        • Eu também assisti a outro evento… Queria ter assistido esse do Gonçalo. kkk

          • João Lucas

            Eu achava que teríamos mais novidades no OS X e iOS 9. Mesmo que não tivéssemos mudanças extraordinárias, eu esperava mais melhorias. Tirando a nova multitarefa do iPad, eu não vi nada nesse evento que eu possa falar “Era disso que o iOS estava precisando!”.

            • Eu nutria da mesma expectativa. Enquanto isso os ícones nativos do OS X não estão padronizados, uns são quadrados, outros são circulares, uns ainda ostentam skeumorfismo, outros são totalmente minimalistas. O Game Center é quase um abandonware , ninguém falou sobre as melhorias necessárias no iMessage… e tantas outras coisas

          • minha_opiniao

            Não esquece de mais APP’s q a maioria não usa e não poderá remover.
            Lançam um iOS 9 acrescentando coisinhas como essas? Ta mais p/ iOS 8.5 mesmo. Assim fica difícil continuar com a Apple

            • Estranho, você também vem daquele site de Windows. É só ver o seu histórico.
              Você nem usa iOS.

              Parece que uma orda de frustrados do mesmo site resolveu invadir aqui, para tentar denegrir um sistema muito mais popular que o seu próprio. É patético, hahahahaha!

      • o one more thing me lembrou os eventos épicos do Jobs. saudades.

        • Daniel Zibordi

          pensei que o “one more thing” ia se a apple tv ;(

          • Luís M.

            Pois é. Também fiquei decepcionado quando descobri que a Apple TV ia ficar só para o final do ano 🙁

      • Jorge Luis

        Da próxima vez me passa o link do seu evento, pois apesar de ter acompanhado tudo no live do mm, acho que não foi o mesmo que você assistiu.

      • “Apple Music e, com ele, uma nova forma de ouvir, ver e viver a música” pelo amor de deus kkk depois reclamam qnd chamam de fanboys

    • Victor Lemos

      Será que só estará disponivel para ipad air 2?

  • Felipe

    O iOS 9 adicionou tudo que a concorrência já tinha ao iOS. Agora, o iOS tem tudo de bom que já tinha + os benefícios da concorrência.
    De resto, não vi nada muito OOOOOOHHHHH!!!! Só melhorias mesmo, e coisas, que já poderiam ter sido incluídas no iOS 8, 7, 6…
    Enfim, o iOS continua sendo um belo sistema, mas a WWDC foi (pelo menos até agora) bem sem graça. Sem graça no sentido, nada que tem potencial de mudar sua vida (o que é aquele app News? Meu deus, aproveitem que o ícone é vermelho e troquem por um do G1, pelo menos funciona por aqui).
    E sobre o Watch OS, as novidades demonstradas me deixaram em choque, por não ter isso no sistema original. Enfim, um belo Update, mas nada que me deixe ansioso.
    E se me permitem dizer sem ser chamado de fanboy, a melhor apresentação até agora foi a da Microsoft no início do ano, porque nela ela revelou coisas novas (aquele oculos e a TV, que estava ali o tempo todo e ninguém se deu conta que era um novo produto), de uma forma interessante. Não sei explicar, mas me deixou um pouquinho animado. Esse ano está meio fraco…

    • Danilo Ribeiro

      Velho, ia falar isso, mas não quis comentar porque aqui elogiar outro sistema é banimento… A apresentação do Windows 10 mobile da Microsoft botou a Apple no bolso e ainda deu o troco… Pelo menos em 2015!!! Tenho muito mais expectativas com o W10 mobile do que com esse novo (novo indo Jesus?) IOS!!!

      • Opa! Vou banir você por ter falado uma blasfêmia!

        • Felipe

          HEUSHEUAHEUAHEA
          mas em quesito novidades até a Microsoft tem mais que a Apple -q (ah não ser que o evento de setembro mude nossa opinião)

        • André Kbção £¬¬£

          hahahahahaa

        • Danilo Ribeiro

          Banir foi força de expressão!!! Não me referia a moderação e editores, mas aos próprios usuários!!!

          Um dia fui reclamar da atualização pro IOS 8 que tinha acabado com o wi-fi do iPhone 5c e quase fui assassinado virtualmente!!! Rsrs…

          • Danilo, talvez o problema seja então você, não os usuários deste blog.
            Sabemos que você é assíduo frequentador de um site de Windows Phone. Aí você vem para um site de iPhone para quê mesmo? Discutir qual é o melhor? E quer que todos fiquem quietinhos, pois o que você diz é a verdade absoluta?

            Se eu fosse no teu site de Windows citar todos os pontos em que o iOS é melhor, como você acha que o pessoal me receberia? Mesmo eu não falando nenhuma mentira?

            Você não é usuário de iOS e inclusive vende Lumias. Seus interesses aqui são claramente outros, não o de contribuir com a discussão. Você está tentando se santificar e endemoniar os usuários daqui, como se todos fossem acéfalos, seguidores cegos da Apple que não admitem quando alguém vem falar a “verdade salvadora”.

            Danilo, querido, você provavelmente vai voltar para seu site de Windows dizendo que aqui somos ditadores que não aceitamos opinião contrária. É mentira.
            Me parece que, no fundo, você não se conforma com a participação ínfima de mercado que o Windows Phone tem, e vem aqui no site de um sistema mais popular para ver se estraga nossa alegria. Mas não fique assim, isso passa. A Apple também estava nessa situação na década de 90 e virou a mesa e hoje é o que é.
            A MS também pode. Só precisa arranjar um novo Steve Jobs… 😛

            • Anthenor Netto

              Concordo em cada palavra.
              Algumas pessoas insistem em defender o Windows Phone, bem como qualquer aparelho que rode Android, e no fim das contas acaba no iOS…
              Abraço, iLex!

        • ricardo garcia

          Lembrando que a Microsoft e a rainha das novidades revolucionárias que não dão certo, por falta de Time e acabamento.

        • alexandre

          Ilex pq não fazer um grupo de whatsapp ou Telegram?

      • Carlos Barbosa

        Mas eles banem mesmo..
        Fui banido once

        • E vai ser banido de novo agora, até aprender a entrar em contato primeiro e resolver as coisas de forma madura. Fazemos de tudo para espantar as crianças daqui.
          Adeus, Carlos. 🙂

        • Há! Acabei de ver no seu histórico que você também é frequentador do mesmo site que o Danilo!
          Vocês estão realmente FRUSTRADOS com o sistema que usam, hein?
          Desesperados! Hahahahahahaha!

      • Luiz Assis

        Pra mim o Windows 10 e o w10mobile foi copia sem tirar nem pôr do iOS

        • RACLA

          Viajou legal em ?

          • Luiz Assis

            Então olha se os recursos do Windows 10 de interação com “trackpad” são os mesmos que o os x, os recursos de múltiplos desktops. Além da barra de pesquisa e a tela de notificações se não te lembra o os x.

            Repara as mudanças drásticas do w10mobile se vc nunca viu no iOS algo parecido. Baixa o próprio aplicativo do outlook no seu iPhone e vê se não te lembra o mail do iOS. É isso é só uma das coisas que eu citei. Se eu te falar a Build inteira da Microsoft vc vai falar que isso vc já tem no iPhone. O que faltava pra ficar completo no iOS é a multi tarefa e a Siri mais completa.

            • RACLA

              Android é muito mais parecido com IOS do que o Windows 10. Desde o início do desenvolvimento do Windows 8 eles buscaram se distanciar do IOS. Eles fizeram um ótimo trabalho. Para de ser chato. Existem coisas de compiam mesmo. Mas a Apple também copia, como aconteceu com a cortina do ios. Pare de se importar tanto com isso.

        • Danilo Ribeiro

          O Windows 10 pra Desktops, pelo que vi, tem muita idéia pescada do OS X. A versão mobile pelo que vi até agora não, pelo contrário, estão caminhando até em um sentido diferente. Se vai dar certo, só o tempo dirá…

      • alexandre

        Lembrando que a ms vive de promessas e betas.

    • quando vamos ter “Pastas” e downloads separado no iOS? porque é complicado tu baixar um documento e não encontra-lo. além de guardar seus documentos dentro de pastas.

    • Jack Silsan

      Aquele óculos é o HoloLens, e aquela “tv” é o Surface Hub.
      Escrevi um artigo sobre o HoloLens para o Windows Phone +, intitulado “O início do fim das telas”. Fica o convite para que você o leia, caso queira

      • Felipe

        Eu não lembrava os nomes, valeu 😉 e vou ler sim, pode deixar!

        • Jack Silsan

          De nada

  • Danilo

    Campo de distorção da Realidade Ativado

    – Nossa nunca tinha visto estes recursos em nenhum outro O.S

    Campo de distorção da realidade desativado.

    • Matheus Ribeiro

      Numa prova, tira a nota mais alta quem faz melhor e não quem termina primeiro.

      • Felipe

        Depende, essa prova tem a duração de 3 anos? -q

        • Matheus Ribeiro

          Exemplos, por gentileza?

          • mpptritan

            multitask lado a lado no tablet…

            • Matheus Ribeiro

              Claro! Quando foi lançado para os concorrentes, se funcionasse perfeitamente, seria uma grande vantagem, mas não era bem assim, na verdade era bem fraquinho. (Experiência própria).

            • Luiz Fernando Ferreira

              Desculpa pessoal, mas o multitask da apple parece bem mais atrativo, pra mim pelo menos, as coisas tem que ser intuitivas

            • Mauro

              Meu filho, conhece o Windows 8.1?

        • Igor Flores

          Os outros já estão fazendo PhD e você está no ensino médio ainda… Mas você tirou 10, parabéns.

          • Matheus Ribeiro

            Desculpa, mas eu prefiro meu ensino médio de qualidade, do que um PhD fraco.

            • Igor Flores

              O sistema é de minha preferencia, tanto que é o sistema que eu utilizo. Agora que isso é muito pouco para justificar um sistema tão mais caro que os outros, é. Eu compro e utilizo por usabilidade, não por paixão. E amigo, pra ter PhD tem que ter ensino médico completo, curso superior completo, e mestrado (stricto sensu) completo. Abs.

            • Matheus Ribeiro

              Ótimo! Não estou falando de valores, sim de qualidade, realmente é um produto caro, mas eu não me arrependo de nenhum centavo gasto nos meus produtos Apple.
              Só uma correção: Mestrado não é pré-requisito para PhD.

  • Ricardo Cavalli Schmitt

    Sem graça.

  • Ricardo Cavalli Schmitt

    O ícone do Beats One quase me lembrou o do G1 hahahaha

  • Teve mais novidade pro iPad, nada de especial pros novos iPhones grande e gigante polegada’s…

  • George Porto

    Opa!! Que bom que houveram melhorias…Só espero que o spotlight possa ainda ser acessado de cima pra baixo em qq lugar da tela…Ja me acostumei a isso. Vamos ver se o Proativo será mesmo interessante como dito…

    • Elton Fabricio

      Pois não vai… colocaram ele de volta na primeira tela à esquerda. ¬¬

    • Murilo Herrmann

      Vi no 9to5 que ambas opções estarão disponíveis, mas o Proativo estará disponível só acessando pela tela à esquerda da homescreen

  • Ricardo Cavalli Schmitt

    Vamos esperar o iOS 10 então.. para “grandes” novidades.

  • Walter Martinelli

    É, parece que meu 4S ainda vai ter que aguentar mais um ano ralando todo santo dia kkk’

  • Elton Fabricio

    O que eu curti mesmo foi o Watch 2.0!

  • Só eu que não gostou? Apple Music = Epic Fail. Rádio 24 horas? Sério mesmo? Meu Spotify vai continuar onde está. Os VPs se tonaram palhaços, a cada apresentação aquelas palhaçadas ficam mais sem graça… Enfim, não vou escrever palavras de baixo calão… Algumas boas novidades, mas no geral, sinceramente… ahuahauhuaha rádio 24 horas hauhahuahuahuahu isso é revolução? “Huge”? auhahuhaahuhauahuhuaauhhau tive uma crise huahuahuahuahuahuahuahu sinto que ações vão cair depois de hoje ahuuahhahuahauhuahauhauhua

    • Luciano Assunção

      A gente precisa de revolução todo ano? Acho que melhor que revolucionar é melhorar o que já se tem ou aguardar o que se está em desenvolvimento amadurecer para depois lançá-lo.
      Eu prefiro um sistema estável e que funcione bem do que um sistema com um milhão de funções que não funcionam. O iOS 7 e 8 chegaram com várias mudanças, no entanto as mudanças foram ofuscadas pelo mal desempenho delas.

      • Felipe

        A questão aqui é o fato de este ser o iOS 9, com estas novidades, devia ser o iOS 8.4

      • A gente não precisa de revolução todo ano, evidentemente. Agora dizer que uma rádio 24 horas é uma revolução ou algo “huge” é uma blasfêmia.

        • Diego Azevedo

          O diferencial que eles estavam tentando colocar era de ter pessoas de verdade escolhendo as músicas, ao invés de uma playlist no aleatório, como são as outras.

          Mas, sinceramente, vou usar pelo período grátis para ver de qual é, mas o spotify vai continuar onde ele está.

          E, sobre a rede social com artistas, 2010 se repetindo: http://s3.amazonaws.com/theoatmeal-img/comics/state_web_winter/apple.jpg

      • Caio Cartaxo

        Nao precisamos de revolução todo ano, mas ja faz um tempinho que nem agua né??

    • Lu Lu

      Não vou trocar o spotify que já é profissional a anos no mercado é gratuito por um novo serviço.

    • steang

      Eu entendi o seu ponto de vista, mas devo esclarecer que certas coisas não são para o gosto do não-americano. Por incrivel que pareça, o americano gosta de rádios, gosta de informações de diversos tipos além de uma boa música. Essa rádio não é para nós.

    • Rob Simões 

      Pelo que foi apresentado o Apple Music é muito superior ao Spotify. É muito mais do que uma rádio 24 horas. Eu assino o Spotify, mas depois dessa apresentação, byte byte Spotify, welcome Apple Music.

      • Bom ler isso, a minha torcida está a favor dessas suas impressões… Apesar de estar cético.

        • Rob Simões 

          O Apple Music contará com toda a biblioteca do iTunes, (40 milhões de músicas contra 30 milhões do Spotify). Deu pra ver os álbuns do AC/DC nas fotos da keynote, e o AC/DC, assim como os Beatles, o Metallica e vários outros não estão disponíveis no Spotify nem em qualquer outro serviço de streaming. Só esse motivo já seria motivo para eu chutar o Spotify.

          O serviço também estreará em mais de 100 países, provavelmente os mesmos mais de 100 países que já possuem a iTunes Store.

          Mas tem outras vantagens. A tal rádio 24 horas é sim uma inovação, pois é uma rádio real, feita por pessoas que entendem de música, e não uma playlist feita por algoritmos como em outras rádios online, e não contará apenas com músicas, mas com programas e entrevistas. É uma rádio REAL, só que GLOBAL. Além disso, esses DJs também criarão várias rádios baseadas em estilos diversos, sem propagandas. Desculpe, mas não existe outro serviço que ofereça isso não.

          Teremos também videos musicais diversos também sem propagandas, o visual do aplicativo ficou genial, com tudo se adaptando à cor da capa. A parte social ficou muito legal, pois cada artista terá seu espaço e os fãs poderão interagir com eles.

          Além disso, o iTunes Match já estará incluído no pacote, e todas as músicas da sua biblioteca que não existirem no acervo do Apple Music serão automaticamente enviadas à nuvem e sincronizadas ao serviço.

          E além disso teremos três meses grátis e uma assinatura de 15 dólares para ser dividida entre SEIS pessoas da família.

          Na boa, mas o Apple Music CHUTOU A BUNDA do Spotify e outros com força.

          • Vamos aos pontos para não soltar qualquer informação:

            “O Apple Music contará com toda a biblioteca do iTunes” = “O Apple Music contará com toda SUA biblioteca COMPRADA do iTunes”.
            ” o iTunes Match já estará incluído no pacote”
            O Apple Music funciona com o iTunes Match?
            Sim. O Apple Music e o iTunes Match são independentes, mas complementares.(grifo nosso)

            Fonte: http://www.apple.com/br/music/membership/

      • Igor Flores

        Nossa cara, acorda pra vida

        • Rob Simões 

          Já acordei. Que mania que as pessoas tem de criticar quem elogia um serviço da Apple. Um saco isso. Não gostou, não assine. Simples. É apenas mais uma opção no mercado, no meu caso será A OPÇÃO.

  • Rafael Tavares

    Troco qualquer novidade por mais segurança e confiabilidade no IOS.

    • Jefferson

      Concordo, prefiro melhorias em coisas que já existem do que uma chuva de coisas que irão funcionar pela metade. Acho que as pessoas esquecem que a apple é a apple pela simplicidade.

  • caiqe

    estava curtindo td do apple music ate falarem o preço, testarei os 3 meses gratuito, mas acho dificil me convencer de assinar por esse preço

  • Guilherme Camara

    se você joga bola no seu tempo livre, logo, ele não está livre. Portanto, você não tem tempo livre. Assim fica fácil.

    • Felipe

      ??????

      • Ricardo Cavalli Schmitt

        a apresentação foi tão emocionante que o amiguinho ficou doidão. rsrs

      • Guilherme Camara

        Descrição do autor do texto, Rs.

    • Jack Anao_Tequila

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkk, mitou

  • Rodrigo

    Te contar, que apresentação mais sem graça. Fraco demais. A unica coisa REALMENTE interessante foi o multitasking do iPad ( que também não é novidade nenhuma ).

  • Lucas Souza

    Acho bem injusto colocarem código de resgate, logo quando acaba minha internet aff. Antes tinha no site logo hoje tiraram e para acabar mesmo kkkkkk. Blog Do Iphone estou adorando a conferencia que voces estão postando na live parecendo que estou dentro da wwdc

  • Jeff

    E a Apple TV? Nada?

  • Ricardo Cavalli Schmitt

    Cadê o “epicentro”?

  • Cleverton Rodrigo Melo

    Sacanagem, multitask somente para IPad Air 2…? meu Ipad Air vai ficar de fora?

    • Diógenes Magnus

      fiquei com a mesma duvida! Apesar de eu ter iPad 3 só 😛

    • Lucas Ribeiro

      A mesma dúvida eu tive. Parece que realmente o multitask aka SplitView será somente para iPad Air 2 e o Picture in Picture (PIP) a partir do iPad Air e Mini 2! =/

    • Daniel Zibordi

      também não entendi… e gostaria de saber.. só vão oferecer a novidade para a última versão do ipad?

    • Exatamente, ele disse que a tarefa de duas janelas só funcionará no iPad Air 2, infelizmente!

  • Paulo Pagotto

    E mais uma vez: Só boatos e nada de novo para a Apple TV!

    Ou perdi alguma coisa?

    • Lucas Ribeiro

      Sobre a Apple TV não existiam mais rumores desde a ultima quarta feira quando o New York Times afirmou que não veríamos nenhuma novidade sobre tal, e o Re/Code corroborou a informação. Portanto vc não perdeu nada Paulo! =P

  • Dan

    Qual foi o epicentro da mudança?

    • Felipe

      Acabei de me lembrar disso… Cade o epicentro da mudança? Só se foi o Apple Music, que como foi dito no Live.blogdoiphone, o cara começou anunciando como o Jobs anunciando o primeiro iPhone, fez até a plateia rir…

    • Rodrigo Abdalah Freitas

      O epicentro foi chamar o próximo OS X de El Capitan. Kkkkkk

  • cesar 1989

    e quando sai o 8.4? 30/06?

    • Lucas Ribeiro

      Bem provavel! Levando em consideração que o Apple Music será lança no dia 30/06 e para tal utilização seria necessário a atualização do iOS! =P

  • Danilo Ribeiro

    Tem que ser muito apaixonada pela Apple pra ver “grandes novidades e muitas melhorias” nesse IOS 9… Tirando a multitarefa do IPad, o resto é uma verdadeira piada… Apresentar cópias do Google Now, da Cortana, do Flipboard (e ainda piorada no caso do último) e tráfego no Mapas e chamar isso de novidade???

    Steve Jobs essa hora já se suicidou no céu!!! A WWDC mais vergonhosa pro IOS da história… Pro OS X não dá nem pra comentar… A grande novidade foi o nome “inusirado”

    O IOS fica pro ano que vem… Esse aí se chamando 8.4 já seria exagero!!!

    • Lu Lu

      Concordo. Já nem vi grandes novidades no iOS 8 e eu estava esperando algo incrível nesse novo iOS desde ano. E veio só coisas pequenas. E prevejo um monte de atualização pequena para corrigir bugs das funções pequenas que bem aconteceu no passado.

    • Caio Cartaxo

      É complicado comentar sobre isso aqui, porque voce é atacado, nao digo nem pelo blog, mas por alguns leitores. Por muito tempo eu realmente admirava tudo que a Apple trazia e atualizava, porque de fato era novo, era algo que surpreendesse, era algo que me dava vontade de ter ou usar, mas hoje….. “Aah, mas é impossível viver sem copiar”, obviamente, mas lançar APENAS copia? Nao sei, só nao mudo para outra empresa porque realmente nao me agradam, mas to me balançando muito.

  • JackLosT

    Pra mim isso aí poderia ter sido o IOS 8.4 e não uma nova versão de sistema. Estou muito mais interessado na Pangu ou Taig do que no IOS 9.

    • ricardo

      Capaz de fazerem uma Keynote com Pangu dia 01 de julho.

      • Vinícius Oliveira

        Cara, um iPhone com JB vale muito mais a pena do que iOS 9. Esperando ansiosamente pelo Pangu ou Taig tb.

  • rafaelpz

    Aposto que o pessoal do Spotify iniciou assistindo à Keynote muito apreensivo e terminou dando gargalhadas.

  • negsintheair

    Essa foi as piores apresentações que já assisti…..muitos erros….o que tinha a ver a apresentação do Drake? Apresentação do Jimmy também foi lástima….não conseguiu explicar o que é Apple Music. E a mulher do Apple Pay…andou tanto que fiquei até tonto….

  • Diógenes Magnus

    o Swift rodará no Linux? Quer dizer que poderei programar sem ter um Mac? Poderei utiliza-lo em qualquer PC com Linux???

    • Lucas Ribeiro

      Sim! Apple disponibilizará em breve!

      • Diógenes Magnus

        Uaw! Ganhei o dia! Melhor novidade da WWDC haha

        • Bruno Vinicius

          Só falou o iTunes pra Linux. 🙁

  • Rodrigo Bocchese Faria

    Será que o beta público será para todos ou apenas para “convidados”, como foi feito no iOS 8.3 ?
    Na página do betaprogram já aparece como “coming soon” tanto para o iOS 9 quanto para o osx 10.11.

    • Bruno Vinicius

      Desenvolvedores, apenas.

      • Rodrigo Bocchese Faria

        Sim amigo, hoje será apenas para desenvolvedores. Mas será disponibilizado para o público em julho ou junho, não me recordo agora.

        • Vitor Pereira

          Julho.

    • Felipe

      Eu entrei em beta.apple.com fiz logon com a Apple ID e disse que em breve teria mais informações sobre o beta…

  • Jackson Marques

    A tecla shift parece não ter mudado, mas na imagem apresentada na WWDC15 mostra as teclas em letra minúscula. Alguém mais viu isso?

    • Helder Fonseca

      Justamente o que notei. Acho que vai seguir o mesmo esquema do android.

      • Jackson

        Vai ficar bala agora

  • André

    Se o Apple Music não vingar, eles ainda vão continuar sendo a maior plataforma de venda de música digital no mundo. Eu disse venda e não streaming. Isso se eles não derem um jeito de unir a combinação “streaming+vendas” nos charts pelo mundo afora. Tem gente dizendo que não vai assinar, mas vai acabar pagando os seus bons dólares no álbum do seu artista preferido. Pra mim, a Apple continua ganhando dos dois lado.

  • Helder Fonseca

    Multitasking vem pro iPad Air 1 também? Alguém sabe?

    • Juliano Nieckel

      Aham, mas entendi que tem uma limitaçãozinha…

      • Helder Fonseca

        Poxa vida, não é mimimi, mas não custava liberar a função full pro Air 1 né? ;/

    • Lucas Ribeiro

      Parece que só para o iPad Air 2, Helder! Pelo que entendi só o PIP que virá para os novos iPad 1 e 2 e Mini 2 e 3! =/

    • Infelizmente não. Achei estranho isso. No iPad Air 1, apenas a função PIP (assistir um vídeo enquanto usa outros aplicativos).

      • Helder Fonseca

        Zueira né? Pow, tão cortando cada vez mais cedo as funcionalidades dos gadgets “mais antigos”…

        • Daniel Zibordi

          Antigo? é a penúltima versão do Ipad. Se tirar mais uma versão não lançariam para nenhum aparelho.

      • Luiz Fernando Ferreira

        Caramba, palhaçada da Apple não liberar isso pro iPad air 1

  • Netto Pavezi

    Porque não liberar o Multitasking para o Iphone 6 Plus também? Assim como acontece no Note 4 seria uma ótima ferramenta…

    • Jack Silsan

      …e também com o BlackBerry Passport, que tem o Work Wide

    • Rilton Junior

      Porque essas serão as novidades de daqui a dois anos…

  • Marccus Phillipe

    Release perfeito!

  • mpptritan

    Nossa, achei que meu ipad 2 já estivesse morto, boa noticia essa compatibilidade com o ios. Tomara que o ios9 realmente traga melhorias no desempenho pois o ios8 é terrível nessa parte.

    • Ana Cajuína

      Estava esperando isso: IOS com melhorias para aparelhos mais antigos. Ainda bem que vai ter.

  • Arley Martins

    Ta mais pra IOS 8.4……Agora é aguardar o Iphone 6S e ver o que terá de bacana….Espero que venha com uma câmera fantástica capaz de fotografar crianças correndo e pulando sem desfocar e com baixa luminosidade, tela quase inquebrável 4K, bateria com o dobro da duração e que carregue em no máximo 30 minutos mantendo a mesma espessura, carregamento sem fio com grande eficiência, isso sim seria o epicentro de mudança…. Putsss sonhei heimmm. IOS 9 fraquíssimo…..

  • Gostei muito do iOS 9, porém fiquei decepcionado que o iPad 4 não recebeu o Multitask. Sim, é um aparelho antigo, porém não tanto. Não me parece ser uma limitação de hardware, acho que a Apple decidiu fazer isso para dar mais vantagens ao iPad Air sobre o 4.

  • Rafael Gil

    E a apple tv?

    • André

      NOOOOOSSA! Nem sinal de Apple TV! Ficamos na mão… De novo! :O

      • Daniel Zibordi

        A única coisa boa de não terem apresentado uma nova Apple TV é que por muito tempo se tem a “ultima Apple TV lançada”…

        • André

          Isso é verdade. Além do mais, to satisfeito com a minha. Poderia ser melhor? Poderia. Mas, ainda assim, to satisfeito. Aquela caixinha é muito amor!

          • Daniel Zibordi

            Pensei que iam falar mais sobre o controle que a Apple TV vai fazer do HomeKit, como aquele artigo publicado aqui no blog sobre um documento de como o HomeKit vai funcionr (esse nome “HomeKit” ainda não está bom….)

    • Lucas Ribeiro

      Sobre a Apple TV não existiam mais rumores desde a ultima quarta feira quando o New York Times afirmou que não veríamos nenhuma novidade sobre tal, e o Re/Code corroborou a informação. =P

  • Cassio Ferreira

    Falaram quais produtos vão ter compatibilidade?

    • Lucas Ribeiro

      iOS 9 todos da lista abaixo:

      iPhone 4S
      iPhone 5
      iPhone 5S
      iPhone 5C
      iPhone 6
      iPhone 6 Plus
      iPod Touch (quinta geração)
      iPad 2
      iPad 3
      iPad 4
      iPad Air
      iPad Air 2
      iPad Mini
      iPad Mini 2
      iPad Mini 3

  • Levy

    O iOS 9 sairá em meados de Setembro ou Outubro! Mas e quanto ao iOS 8.4?

    • Lucas Ribeiro

      Acredito que iOS 8.4 seja liberado junto com o lançamento do Apple Music no dia 30/06. A versão pública do iOS9 só em setembro junto com lançamento dos novos iPhones.

  • Jack Silsan

    Todas as novidades colocam a plataforma em igualdade com outros sistemas – inclusive esse multitarefa “real”, que o BlackBerry 10.3 já tem faz um bom tempo.
    Nada “óóó”, nada invovador, mas melhoram a experiência do usuário, e no fim é isso que importa.

  • Rodrigo Santana Louzeiro

    Só me interessa saber uma coisa: SE A BATERIA DO MEU IPHONE 5 VAI VOLTAR AO NORMAL!!!!

    • Fabricio Rocha

      No meu iPhone 6 também espero que melhore a bateria.

    • Daniel Soares

      Concordo. Melhorar a bateria e também as travadas recorrentes. Essa de aplicativos mais leves de acordo com cada dispositivo pode ser uma boa…

    • Celso Pimentel

      A Apple está prometendo no IOS 9 uma função que vai economizar a bateria, vai ter um ganho diário de pelo menos 3 horas.

      • Ana Cajuína

        Tomara

  • Lu Lu

    Achei muito sem graça. Que epicentro da Mudança foi esse? O tão sonhado atalho para o 3G e outras funções pelo jeito não veio,um tema e um teclado escuro super necessário que passou a existir no Android M,que era super necessário pra mim e muita gente que se sente incomodado com o branco dos aplicativos. Eu esperava mais. Funções bacanas,escolher sua própria fonte,cada um escolhe o que melhor lhe agrada como uma opção de acessibilidade junto ao tema escuro. Novidades da tela de bloqueio,notificações,central de controle,coisas que usamos todos os dias parece não ter tido também. Legal as novidades eu gostei,mas que fraco. O Android e o Windows nas apresentações foi mais interessante. Você vai esperar agora até o fim do ano para ter essas poucas novidades e vai ter mais só no final do ano que vem se tiver.

  • Murilo Herrmann

    resultado da keynote:
    DESENVOLVEDORES: felizes demais!!!!!!!!!!!!!!!
    USUÁRIOS: Eh, ok…

    • Daniel Zibordi

      o problema é que a longo prazo se os usuário não continuarem felizes, podem migrar de O.S e consequentemente os desenvolvedores também…
      Apple, abra o olho…

      • Murilo Herrmann

        Pois é, a apresentação teve coisas legais, que os usuários esperavam. Mas a Apple perdeu o poder de encantamento.
        Eles poderiam ter apresentado menos coisas, faz tempo que tudo fica muito corrido. Parece que querem jogar informações de todo lado.

  • Lu Lu

    E quanto ao serviço de música da Apple e ao iOS 8.4? Alguma informação?

    • Lucas Ribeiro

      Qual sua dúvida?
      O Apple Music será lançado no dia 30/06 para 100 países e acreditamos que o Brasil esteja incluso. Plano individual por US$ 9,99 e Familia (até 6 pessoas) por US$ 14,99. Provavelmente para utilização do mesmo será necessária a atualização do iOS, com isso poderá ser liberado tbm no dia 30/06 o 8.4.

  • André Meluzzi Dos Reis

    Esperava mais espaço gratuito no iCloud! Uma pena…

    • Lu Lu

      Eu esperava um aplicativo do iCloud Drive.

      • Bruno Vinicius

        O app do iCloud Drive virá no iOS 9 sim. 🙂

    • Lucas Mendes

      Disse tudo, pois 5GB não da pra nada!

  • acid boy

    pra mim não mudou nada, nem vou atualizar meu iPhone 4s, tenho certeza que a atualização vai vir capada e consumindo mais recursos, melhor nem arriscar vou ficar no 8.1 mesmo,além disso não teve nenhuma novidade que realmente me chamasse atenção

    • meduza

      E como está no 8.1? minha esposa tem o 4s mas nunca tivemos coragem de sair do 7.

      • RenatoAr

        Não lembro muito do 7, mas acho que só não vale atualizar pro 8.3 se você estiver no IOS 6.

      • acid boy

        o 8.1 até que tá estável mas não recomendo sair do 7, vi alguns testes no YouTube onde comparavam lado a lado um iPhone 4s com ios 7 e outro com ios 8, o desempenho do iPhone com ios 7 é bem mais fluido, tudo que eu queria é que a Apple liberasse o downgrade

    • RenatoAr

      Também como usuário de um 4S a quase 4 anos, aconselharia você atualizar para 8.3 sim. Não há nenhuma melhoria gritante na bateria, mas aumenta a fluidez do sistema, e adiciona a Siri em português que apesar de parecer besteira ela funciona perfeitamente bem na nossa língua.
      Se não estivesse no IOS 8, não aconselharia muito, mas já que atualizou, pode ficar tranquilo que essas iterações do 8 são melhorias e não piora nada.

      • acid boy

        não sei se foi só impressão minha mas eu fiz a atualização pra 8.2 no dia que saiu e achei que a bateria durou menos então voltei pro 8.1 e não atualizei mais, a cada atualização que sai eu fico com mais medo

  • Carls

    Se não foi falado hoje, a Apple não pretende liberar o chip NFC para outros apps / desenvolvedores ou esse assunto é para outra Keynote?

  • cesar 1989

    ai porfavor disponibilizem os wallpapers do ios 9 pra nos 🙂

  •  Flavio 

    aquele lance de assistir um video reduzido e so para ipad air 2?

  • D D

    Pessoal não se tocou que a maior evolução foi a possibilidade de ter aplicativos dedicados a cada versão, os aplicativos menores que o blog ressaltou.

    Isso vai dar uma longevidade muito maior para os aparelhos mais antigos, poupando bateria e memoria no uso dos aplicativos.

  • cesar 1989

    achei o wallpaper ios 9 🙂

    • Elton Fabricio

      Cadê???? Posta aqui! iPhone 6+, de preferência! hehehe

      • cesar 1989

        achei esse aqui, mas creio que dá pra iphone 6plus

        • Elton Fabricio

          Show! Valeu! =D

    • cesar 1989

      ios 9 wallpper

    • Brunosh

      Me lembra muito o meu wallpaper atual (bem mais bonito na minha opinião)
      Deixo para quem quiser 🙂

  • Rilton Junior

    Essa WWDC foi ótima… Para a Microsoft, Spotify e Google(que também não anda inovando muito)

  • Jefferson

    Gostei das novidades, toda melhoria é bem vinda, mas porra! Os caras deram uma super melhorada na siri e no spotlight e pra acessar ambos ainda tenho que fica segurando um botão…. tem coisa que me deixa irritado com a apple.

    Apple music, wallet e apple pay são grandes jogadas, mas é uma pena que moramos em um país de terceiro mundo, e essas novidades e funções vão demorar pra chegar aqui.

  • Hozanan Sousa

    Nada que não exista há anos no Androd

  • Igor Flores

    Simplificando…

    Interface – Mais cores e nova fonte. Uhuulll!
    Proactive – Legal
    Busca com Esteróides – Bocejei.
    Apple Pay – Não conheço
    Teclado – Agora o shift ficou mais legível. Nice.
    Notas – Eu tenho esse app. Agora ele aceita imagens e desenhos.
    App do iCloud – Chegamos ao ápice da inovação, galere.
    Multitask na tela com o IPAD AIR 2.

    Pode fechar.

  • Yuri Moraes

    Novidades bacanas ! mas fiquei feliz mesmo é que meu iPhone 4S de 2011 vai receber uma atualização de 2015! pensei que esse ano seria o ultimo ,por receber o iOS 5,6,7,8 e agora o 9 PQP ! 🙂

  • Ismael Faleiro

    Algumas novidades são legais, mas faltou muita coisa, ex: o ícone do tempo está na hora de mudar, está muito sem graça, seria muito mais útil se ele mostrasse as previsões em tempo real, bem mais útil que o do relógio. Wallpaper dinâmicos, desde o lançamento do ios 7 existe meia dúzia de wallpaper sem graça instalados pela Apple, não é possível que os desenvolvedores criem seus próprios wallpaper, então fica aquele peso morto em quase todos iPhones..

  • Luiz Assis

    Pena que o multi tarefa apenas pro iPad Air 2

  • André Vieira

    Estou querendo comprar um Iphone 5C e ele é da operadora VIVO, há alguma mudança muito grande entre um Iphone ligado a operadora e um comprado na Apple Store ? Alguém me tire essa dúvida, obrigado.

    • Nelson

      Diferença nenhuma é o mesmo aparelho, no brasil não pode vender aparelhos bloqueados, ou seja vc comprou na vivo mas pode usar chip de qualquer operadora..

    • cesar 1989

      caraa a vivo costuma colocar preços irreais nos produtos . cuidado. compre com 32gb pois 16gb e 8gb n da pra nada

  • Leonardo VimpriO

    “A interface lembra muito o iOS 8” Queria tanto não ler isto. :'(

  • Será que o gerenciamento de arquivos do icloud vão realmente funcionar ? Pois estou na 8ª tentativa de baixar um arquivo Zip de 1.7Gb e 0 mesmo sempre é interrompido entre 700mb a 900mb, minha conexão é boa não sei se a Apple coloca alguma limitação do download porque no up funciona direitinho.

  • Rafael Xavier

    Oq é open source?

  • Vito O.

    Nem acredito que meu iPad2 vai receber o iOS 9! Imagino que não vá rodar a multitarefa, mas mesmo assim é legal

    • Ana Cajuína

      Multitarefa só a partir do Air 2

  • steang

    E a Banca virou uma PASTA. Ficou bem melhor, mais limpo.

  • Caio Lopes

    E o ios 8.4?

  • Luan Carlos Schmitz

    melhor noticia da WWDC: Swift Open Source e rodará no linux..agora sim

    • Ana Cajuína

      Gostei muito disso!

  • Jeff

    Não teremos multitask no ipad air? Mas no mini 3 terá?
    Não são o mesmo conjunto de processadores? Porque um vai receber e o outro nao.
    A apple quer forçar os donos de ipad air comprar o 2 para melhorar as vendas..
    Sacanagem.

  • Carlos Santos

    Gostei muito, pessoal que assistiu saiu alguma novidade sobre a Apple TV?

  • Kalino Pereira

    Espero que resolva a lentidão evidente no iPhone 6 plus.
    O WhatsApp no iPhone 6 plus oferece umas paradas chatas que não ocorre no iPhone 6.
    Alguém já percebeu esse problema?

    • Julian Domeneghini

      Já, meu whatsapp tem vezes nem conecta e a rede está funcionando. Aí preciso desinstalar e instalar de novo, e aí funciona por mais 3 dias. e na 3G funciona de boa.
      OBS: Já fiz o demônio e o whatsapp é o único com essa bomba de problema.

      • Kalino Pereira

        Pois é, não sei oq pode estar causando essa lentidão no iPhone 6 Plus. Especificamente no WhatsApp.

  • ricardo garcia

    Porque não liberam logo o suporte a mouse ou trackpad Bluetooth para o ipad

  • Lauro

    Afinal, a versão de desenvolvedor do iOS 9 já foi liberada? Não achei no site de desenvolvedores para baixar.

    • Lauro

      Já localizei

  • João Lima

    Legal que agora os usuários do IOS vão poder desfrutar de todas as novidades do Windows. hahahaha Piada isso.

  • Marcelo

    Será que só eu não achei bonito a nova multijanela no iPhone, havia melhorado tanto com atalho de contatos, sempre achei único o layout mas agora mudou e ficou igual a concorrência.

  • Edson Fernandes

    Ótima matéria! Gostei da imparcialidade ao assumir que a nova Siri é uma cópia do Google Now. Não que ache errado… minha opnião é que deveria haver uma união entre as duas empresas (Google e Apple) a fim de compartilharem patentes.
    Já fui Apple mais acabei voltando para o Google, mas isso não impede que eu torça para o futuro do iOS, afinal, quanto maior for a briga por evoluções, mais os usuários das duas plataformas saem lucrando.

  • Pedro

    No iOS 9 existe alguma forma de voltar com os circulos de sinal da operadora? No momento só aparece escrito iPhone e o sinal do wifi.

    • Rafael Marques

      Acredito que redefinir os ajustes de redes voltará ao normal

  • Rodrigo Toledo

    Nada de diferente no CarPlay? Função mapas, waze???

  • Alex iPilot

    Precisa dar aqueles gritinhos??? Não basta aplaudir???

    • Thiago Andrade

      Adorei as novidades. Algumas coisas os concorrentes já tinha e isso é Benvindo.
      Com relação aos gritinhos eu concordo com você. Parece show do Justin Bieber.

  • Alex iPilot

    A multitarefa copiada do Windows 8.1 (em modo tablet), finalmente!!! Mas para mim já chegou tarde, infelizmente…

  • Alex iPilot

    Também gostei do modo econômico de bateria, copiado do Android, embora com apenas 3 horas extras ao invés de 12 dias…

  • Geovane Sousa

    Muito bacanas as novidades, apesar de ficar clara a “Samsungzada” que a Apple deu (multitarefa e a possibilidade de desenhar no app Notas são funções clássicas do Galaxy Note). Espero que isso só sirva para que ambas as empresas busquem melhorar a experiencia de uso dessas funções, que ainda não são perfeitas.

  • Caio Cartaxo

    Esse design já está muito cansado, digo isso nao apenas por minha opinião, mas é praticamente unanime entre quem conheco que usa o iOS, o design já ta batido, passado, enjoado… Isso nao aconteceu com o antigo design da Apple, pelo contrario, ele ficava cansado, mas apenas com uma pequena atualizaçao já renovava o olhar do usuario, já melhorava, já passava aquele cansaço. Mas infelizmente nao é o caso desse “novo” design da Apple.

  • Alex iPilot

    Uma coisa que não gostei, particularmente hoje com tanta coisa copiada, foi a comparação com o percentual de usuários na última versão de Windows e Android… Acho infundada porque a Apple torna a atualização quase compulsória, fazendo um trabalho de marketing em cima disso, diferentemente da Microsoft com usuários satisfeitos e sem motivação para atualizações… Tá parecendo que a própria Apple adotou as tais versões da concorrência rsrsrsrs…

  • Jefferson Soares

    Puts, com esse  Music ficou ainda mais difícil a Apple liberar a FM dos iPhones.

  • Proper

    Sairá para o iPhone 4s? Agora sim a Apple me surpreendeu, junto com o iPad 2 são oficialmente os dispositivos com iOS que mais tempo tiveram suporte.

    • Arlindo Neto

      Isso foi muito bom, comprei recentemente um 4s para minha namorada pois roubaram o i5 dela e eu tava sem R$, já estava conformado que não ia atualizar mas pelo preço que paguei (500,00 16gb) tava valendo a pena, agora ficou menor ainda.

  • RogerioFilho

    Nada de Apple TV nova ????!!!! Muito menos de upgrade !!! Pena….

  • Vinícius Oliveira

    Só eu que achei que essa nova fonte ficou parecendo aquela fonte dos Hi-Phone da 25 de Março?

  • Rafael Ramos

    Gostei da nova multi-tarefa do iOS no iPhone, muito melhor para fechar os programas. 🙂

    • cesar 1989

      ja eu odiei. muito confuso

    • Ricardo Cavalli Schmitt

      como q fecha? deslizando para cima/baixo?

  • Curti demais a sua opinião. Vou colar agora o resumo da opinião de uma pessoa que testou o Apple Music lá em São Francisco, “Apple Music is fast, mostly-coherently designed, and still has a few bugs to work out. It’s not significantly better or worse than Spotify — or Tidal, or Rdio, or Google Play Music…”

    • Rob Simões 

      1 – Eu não disse que a rádio é revolucionária. Isso não é mesmo. Disse que é inovação, pois a forma como ela foi montada e vai ser executada é diferente de qualquer coisa que existe por aí;

      2 – Eu não disse que não existe rádio de gente que ama música. Quis dizer que prefiro uma rádio feita por pessoas que entendem de música do que por algoritmos, mas isso realmente é algo controverso;

      3 – A Apple não bolou um método digital melhor porque ela não acredita nesses métodos, e não porque não possa criá-los. O Beats Music já era assim, e os executivos da Apple já disseram que o sistema de streaming da Beats é o que eles acreditam entregue a melhor experiência;

      4 – Quando falei em global, me referi ao fato da rádio estar disponível no mundo todo (ou pelo menos nas mais de 100 cidades), diferentemente do iTunes Radio por exemplo;

      5 – O Apple Music já nasce inserido em um ecossistema completo. Estará integrado ao sistema e poderá ser comandado inclusive pela Siri. Usuários Apple que usam outros serviços terão motivos a mais para migrar do que simplesmente o apreço pela marca.

      • Melhores apontamentos que já li na net sobre o assunto. Tinha que compilar tudo que você escreveu e colocar num post [Opinião]. Valeu.

  • Alexandre Nóbrega

    Appleman ”a esperada virtude da sabedoria” haaha

  • Excelente observação! É o Ping de volta!

  • Carolina

    Várias coisas desinteressantes e pouca evolução concreta, na minha opinião. Desenho nas notas, um sistema de busca mais efetivo, multitarefa sensacional, mas que só funciona em UM modelo de iPad (oi?)… A única coisa que me deixou de fato animada foi a melhora na bateria. De resto, novidades que não são tão novidade assim, que ninguém havia pedido e que não farão lá muita diferença. Ou seja; vem, iOS 8.4 com jailbreak.

  • Fabio

    Mais uma atualização para deixar os aparelhos atuais obsoletos e induzirem a compra dos lançamentos. Eu não atualizo mais meus dispositivos Apple, até que me provem que não acabou com o aparelho. Tenho um iPhone 6 e um iPad Air 1 e percebo q ficam gradativamente mais lentos a cada atualização. O iPhone ainda não, mais o Air 1 já demonstra engasgos irritantes após a 8.3. Tô Fora! Sorte de quem não atualizou o 4s para o ios 8, pois ainda tem um bom aparelho!

    • Ticiano

      Concordo. O meu 4S ficou muito lerdo depois do 8.3 e não é falta de espaço.

    • Ricardo Cavalli Schmitt

      Poisé.. mas veja bem, uma das novidades é que eles “deixaram” o iOS mais “leve” e permitiram a otimização dos aplicativos de acordo com o dispositivo.. talvez seja a luz no fim do túnel para quem ainda usa o 4S.

  • Eduardo Piazentim

    Detalhe que passou desapercebido e eu gostei muito é o seguinte:

    Sempre que alguma notificação aparece no topo da tela e você clicar nela, ira diretamente para o app da mesma. Porém para voltar você teria que dar o duplo toque no home e selecionar o app anterior…
    Com essa novidade, o marcador de sinal/operadora é substituído por um “back to…”, que ao ser tocado, faz com que o usuário volte ao app que estava utilizando antes da notificação!

    Pequena mudança, mas que traz uma enorme praticidade!

  • Jonas

    Gostei das novidades tb. Mas acho que o foco , deveria ser estabilidade do sistema. Nos últimos meses o sistema sofreu muito com instabilidade , como travamentos , bugs um atrás do outro , atualizações que tiveram que ser corrigida às pressas.
    Funções novas são legais , mas um SO redondinho , agrada mas os fãs dessa empresa que mudou a vida de tantas pessoas ao redor do mundo.

  • Lu Lu

    Sem querer entrar na briga,porque nunca fiz isso,kkkkk mas chamam Windows phone de sistema? É legal e tal e funções bacanas mas os aplicativos são tão precários.. Os desenvolvedores não cuidam deles,demoram e sempre deixam por ultimo para atualizar. Um sistema com maus ou poucos aplicativos eu nem considero experimentar.

    • O engraçado é perceber que uma orda de usuários de um determinado site de Windows resolveu vir aqui comentar e tentar se vangloriar de pouquíssimas coisas. Talvez como consolo da participação ínfima de mercado que eles tem, coitados. 🙂

  • Lu Lu

    Foi fraco esse iOS 9. Coisas que poderiam ter vindo no iOS 8.4 por exemplo. Esperava novas funções e mudanças na interface. Deixando o sistema mais amigável e flexível a necessidade de cada um. Mas espero que o 10 do ano que vem,prometa. Grandes recursos e modificações na interface. Se a Apple insistir e fazer o que ele fez esse ano,com poucas coisas,vai ser osso.. Ela vai ficar pra trás. O iOS é lindo,mas eles podem fazer mais. O novo design veio no 7 e acho que no 10 pode mudar sim.

  • Gustavo Santos

    iLex, não sei se é possível mais gostaria que fizesse um artigo explicando a novidade do Swift 2.0 (Open Source).

    Isso quer dizer que o iOS será código aberto ???
    Ou apenas que Devs possam programar para iOS sem a necessidade de um Mac ???

    Não sei se é só eu mais fiquei com essa dúvida.

    • Ricardo Cavalli Schmitt

      Quem usa Linux agora tbm poderá programar.

  • Mateus Miranda

    Só uma observação: parece que chegou ao fim também a era dos *i*Products. Não da Apple, entendam o que quero dizer: depois de Tim Cook, todo novo serviço que chega passa a se chamar *Apple Fulano*. Acho uma pena, já que achava a nomenclatura adotada pelo Jobs icônica. Talvez o Tim achou que já foi muito explorada. Gostaria de saber a opinião de outras pessoas sobre isso.

    • Eu acho que no caso do Apple Watch houve problemas com a propriedade do nome iWatch, mas você pode estar certo, estamos na transição da fase i para a fase Apple. Apple phone?! Apple Book!?

      • Mateus Miranda

        Eu tenho medo de como isso pode se refletir no futuro. Acho que o iPhone é muito mais convidativo, muito mais prático do que o Apple Phone. Mais bonito mesmo. Mas muito pode acontecer, espero que as coisas fiquem legais.

    • Roberson Annunziato

      Será que teremos no futuro um Apple Alex? Ou Apllelex?

      • Mateus Miranda

        hahaha, acho que não. Acho que iLex vai ficar vintage

  • “O Apple Music contará com toda a biblioteca do iTunes” li a respeito que terão exceções, Beatles por exemplo. Help!

    • Rob Simões 

      De fato. Inicialmente não terá tudo, como ficou parecendo, mas ainda assim terá mais que qualquer outro serviço. Como eu já tenho toda a discografia dos Beatles comprada no iTunes, o MEU Apple Music pelo menos terá os Beatles.

      Uma das vantagens de usar esse serviço do que o Spotify ou qualquer outro similar, é que eu vou ter tudo integrado no mesmo app e na mesma nuvem.

      Atualmente sou obrigado a ficar alternando entre Spotify e o app Música padrão, pois Beatles, AC/DC, além de outras coisas mais raras que eu tenho, só estão lá, já o resto todo está no Spotify. E é muito chato ter que ficar mudando de app o tempo todo. No computador é pior ainda, deixo uma mesa com o iTunes e outra com o Spotify.

      Com o Apple Music esse problema acabará para mim, pois além do acervo QUASE completo da iTunes Store, que é maior que o do Spotify, eu ainda poderei contar com a minha biblioteca pessoal, composta de músicas que eu ripei de CDs originais ao longo dos anos, mais aquelas que eu comprei na iTunes Store, como Beatles por exemplo, tudo no mesmo lugar, na mesma nuvem, no mesmo serviço. E se por acaso eu quiser ouvir uma música ou uma banda que não esteja disponível no acervo do Apple Music, nem na minha biblioteca pessoal, o que será algo MUITO difícil de acontecer, bastará comprar a música na iTunes Store, e ela entrará no meu acervo e estará integrada ao MEU Apple Music. E isso pra mim será um grande diferencial.

      No Spotify, se não tem um artista ou música que eu quero (e isso acontece DIRETO comigo), eu fico chupando o dedo, e nada posso fazer. Já no Apple Music, se eu quiser algo que não exista lá, nem na minha biblioteca pessoal, terei a opção de comprar separado.

      Além disso, como o Apple Music estará integrado ao sistema operacional e ao ecossistema, poderei usar a Siri para controlá-lo, pedindo para tocar uma playlist dos anos 70, ou qualquer artista disponível no acervo. Já o Spotify, nem mesmo o app dele eu consigo abrir com a Siri em português.

      E eu acredito que a Apple ainda vai melhorar mais ainda o acervo do Apple Music até o lançamento, e que com o tempo conseguirá contar sim com toda a biblioteca da iTunes Store. Esses acordos levam tempo mesmo. Se a Apple conseguiu ser a única empresa a vender Beatles e AC/DC em sua loja, acho que ela consegue resolver isso também.

  • Cleiton Xavier

    Fiquei feliz de terem consertado a barra de video streaming do Safari

  • Julian Domeneghini

    Estou com uma dúvida, vi em uns sites que tem um tutorial para instalar o iOS 9 beta1 sem ser desenvolvedor. Vale a pena instalar ele, alguém sabe quanto tempo tem de validade?
    Existe algum problema em usar o Beta 1 ou seria melhor esperar?

  • Guilherme Zapparoli

    iLex…atualizei há pouco o meu iPhone 5 e vi algumas pequenas diferenças…
    1) A disposição das fotos no app Fotos está diferente (nas miniaturas, ele dá uma espécie de destaque na foto em que você está, ao estilo iTunes e suas capas de CD`s que rolavam para um lado e para o outro)
    2) Agora no iPhone o botão lateral pode ser usado para silenciar ou bloquear a rotação (como no iPad)

  • Thiago Bastos Suchorski

    Alguém teve problema ao atualizar? Aqui a rede da TIM não funciona… Tive que voltar pro 8.3 que o 8.4 tá dando erro 🙁

  • Rob Simões 

    Acho que você não entendeu.

    O iTunes Match continuará disponível como serviço a parte para quem quiser só ele, mas quem assinar o Apple Music terá EXATAMENTE a mesma coisa que o iTunes Match faz, que é pegar sua própria biblioteca e disponibilizar na nuvem, como diz o próprio site da Apple:

    “Como o Apple Music sabe quais músicas estão na minha biblioteca pessoal?
    Com uma assinatura no Apple Music, toda a sua biblioteca fica no iCloud. Comparamos todas as músicas da sua coleção com as da biblioteca do Apple Music para ver se temos músicas iguais. Se tivermos, você poderá ouvir a música direto da nuvem. As músicas que não forem encontradas na biblioteca do Apple Music nós enviamos para a nuvem usando o iTunes do seu Mac ou PC. Como tudo fica no iCloud, não ocupa espaço nos seus dispositivos.”

    Quanto ao que falei sobre a biblioteca toda do iTunes estar incluída, realmente foi um equívoco, pois inicialmente não terá tudo, mas ainda assim será uma biblioteca maior que qualquer outro serviço, e não tenho dúvidas que se existe uma empresa capaz de trazer os artistas que ainda rejeitam o streaming, essa empresa é a Apple.

  • Danilo Dantêz

    Fiquei com uma dúvida. Em relação à atualização menor e tal. É só o arquivo pra atualizar que ficará menor ou o sistema ocupará menos espaço na memória? Seria ótimo essa segunda.

  • Juliano Nieckel

    Vai ver dava lag no Air 1. Sei que os tablets da Samsung não rodam o multitarefa na maior fluidez, então acho que a Apple quis mostrar que o dela é melhor e tal…