Notícias

Itaú adapta seu aplicativo para o Apple Watch, mas ele ainda não funciona

Os maiores bancos brasileiros mostraram nos últimos meses uma preocupação cada vez maior com dispositivos móveis, estabelecendo até mesmo uma certa “corrida” para ver quem consegue adotar novas tecnologias mais rápido. Os que estão na frente desta competição são o Banco do Brasil e o Bradesco, que já adaptaram seus aplicativos para o Touch ID e o Apple Watch. Quem tem ficado um pouco atrás nesta corrida é o Itaú, que está com um aplicativo que ainda não apresenta algumas destas novas facilidades, além de ter problemas de lentidão e conexão com o site, segundo os clientes.

Mas eles parecem querer correr atrás e ontem houve uma atualização do aplicativo para iPhone com a compatibilidade ao Apple Watch. O problema é que, em nossos testes com um Watch real, não conseguimos fazê-lo funcionar.

Após instalada a atualização, é preciso instalar também no relógio através do aplicativo especial do Apple Watch. Feito isso, ele já pode ser acessado no pulso.

ItauAppleWatch3

A ideia é poder visualizar o saldo da conta e o iToken de forma fácil, sem precisar tirar o iPhone do bolso. Porém, nem tudo parece funcionar como planejado, pois ao instalar o app no relógio e habilitá-lo no aplicativo, ele não conecta na conta, pedindo para habilitar no menu Segurança do aplicativo mesmo quando isso já foi feito.

ItauAppleWatch2

ItauAppleWatch4

Devido ao problema, o aplicativo Itaú 30 Horas foi retirado da App Store e não pode mais ser baixado ou atualizado mesmo por quem não possui o relógio. Quem já atualizou antes dele sair do ar, poderá usá-lo para o uso normal no iPhone.

É muito bom ver o Itaú tentando recuperar o tempo perdido e se empenhando para adicionar funcionalidades ao seu aplicativo móvel. Mas uma adaptação ao Apple Watch não deveria ser prioridade, pois ainda é muito raro os clientes que o possuem. Melhorar o aplicativo e incorporar o Touch ID, por exemplo, poderia, além de aumentar a segurança e praticidade ao acesso à conta, também beneficiar um número maior de clientes que hoje já possuem iPhones e iPads com o scanner de digitais.

Esta “corrida” entre os bancos só tem sentido se servir para melhorar a experiência dos clientes. Porque se for somente para questões de marketing, corre-se o risco de, na pressa, liberar uma atualização que não funciona.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • André Peixoto

    O que esperar do Itaú se nem a tela foi adaptada pra iPhone 6…

    • Danilo Vilela

      Verdade… Sem contar que não funciona direito.

    • Perfeito. No meu iPhone o aplicativo chegou a atualizar. O bizarro é ler nas descrições que adicionaram suporte ao Apple Watch, mas ver que ele continua não adaptado para o iPhone 6 quando abri, além de ainda não possibilitar o uso do Touch ID. Inacreditável essa prioridade.

    • Rodrigo Vieira

      Nem aplicativo nátivo ele é! Usa praticamente uma UIWebView que carrega um site adaptado ao Mobile! BB está anos luz a frente!!

      • André Torres

        Tu não sabe o que tu tá dizendo. Quer dizer, teu chute é bom, porque isso têm em vários lugares, mas não é o caso do itaú.

        O itaú utiliza uma tecnologia multiplataforma chamada Kony, não é um site web com web view.

        • Viny Azevedo

          Vc tem tanta certeza disso ??? Eu não!

          • André Torres

            Absoluta, trust me. 🙂

            • Rogerio Coelho C

              Kony é legal, mas no fim o que ele utiliza é um híbrido com HTML + controles nativos como o Nimblekit fazia, então sim é algo como um Webview só que mais “proprietário” 🙂

    • Elton Fabricio

      Tá zuando?!?!? Sério?! Gostaria de ter essa informação ontem quando a gerente do Itaú me ligou oferecendo “vantagens” para eu abrir uma conta lá.

    • @tobimeira

      touch id no aplicativo que é bom também até agora nada….

  • Mauricio Meirelles

    É aqui em casa não funcionou nem pra mim e nem pra minha noiva….

  • kaipira

    O App do Itau sempre funcionou muito bem, mas desde a atualização de ontem o iToken pelo app não funciona. O site diz que o código do token é inválido.. tive que recorrer ao ‘arcaico’ chaveirinho

    • Eu tive que desautorizar no caixa e autorizar novamente.
      Assim voltou a funcionar.

    • koiann

      Tenho amigos que estão passando por esse mesmo problema. Eu tinha esse problema, resolveu quando eu reinstalei o app e sincronizei novamente o iToken no Aplicativo.

    • Vanderlei Gadotti

      Eu usei o app do Itaucard e do personalite pra acessar a conta mesmo não sendo cliente personalite e usar o iToken.

      • Rogerio Coelho C

        É pq eles usam a mesma estrutura no backend do servidor, o que difere é o design e algumas funções quando ele identifica que uma conta é personalite ou não, por baixo são iguais 🙂

    • Viny Azevedo

      Usei o do Personnalite e funcionou, o do 30 horas foi pro saco mesmo!

      • kaipira

        Atualizaram o app e voltou ao normal… ufa!

  • Felipe Campos

    …essa corrida em sendo real me preocupa mais em função da questão de segurança, para todos neste segmento a tecnologia deveria priorizar a segurança sempre!

  • Alexandre Magalhães

    O app funciona bem comigo, mas não ter o Touch ID e não ser adaptado para tela do iPhone 6 depois de tanto tempo é bola fora

  • Em falar nisso, alguém poderia me tirar uma dúvida: o Banco do Brasil retirou o suporte à leitura digital, Touch ID, em seu app oficial? Eu não consigo habilitar o uso…

    • Alexandra

      Pra mim ta normal. A info que eu tenho é que em aparelhos jailbroken não funciona a função.

    • Conde De La Roche, o benfeitor

      Aqui, normal.

  • Felipe Scavacini Romanatto

    O Itaú sempre foi referencia em atendimento eletrônica e novas tecnologias. Porém, no último ano tem fica bem para trás. Não ter o recurso para Touch ID e tela adaptada ao iPhone 6 são sinais claros disso.

    • Verdade, sempre achei o Itau primoroso em tecnologia, a começar de seus caixas eletronicos que sempre estiveram anos-luz da concorrencia.
      O site sempre foi ótimo e em segurança eles sempre foram pioneiros… gosto do banco.
      Mas no ultimo ano eles cometeram alguns deslizes nos seus apps.
      O app do cartão de crédito é bemmm limitado, e o app da CC é lento e não usa os melhores recursos do iPhone: Logo, precisam se esforçar mais.

      • Rasico

        Esse é o “Efeito Unibanco”. Isso que dá a fusão de uma empresa boa com outra que não vale nada.

    • Rogerio Coelho C

      E parte é porque o app é na verdade um “pacotinho”, dentro dele tem uma instância do safari que roda páginas web normais no itáu, assim eles podem usar a mesma estrutura para Android e iOS, sendo genérico nào dá para fazer coisas especificas do iOS sem fazer uma versao só apar ele, que é o que deveria acontecer ma minha opiniao 🙂

  • Pedro Ivo De Almeida Tarso

    Touch ID! Só o touch ID!!!!!

  • Ricardo ratox

    e o citibank cadê??? desapontado com esse banco viu

  • Lofin

    Só eu estou tendo o problema do fuso horário?

    Ao tentar acessar minha conta pelo app, insiro a senha e me é retornado o seguinte erro:
    “Favor verificar se o fuso horário, data e hora do seu aparelho está em modo automático. Em seu aparelho, vá em ‘Configuração’, ‘Data e Hora’ e selecione data e hora/fuso horário ‘Automático’. Caso o problema persista, favor entrar em contato.”

    Obs.: meu aparelho sempre esteve com essa função ativada.

    • Willian Teodoro

      Eu tbm. Desinstalei e não consigo mais encontrar o app na store…. Vc consegue??

      • Juda Benhur

        Recupere o aplicativo pelo iTunes, conectando o aparelho. Vá na aba “App” do dispositivo e clique em instalar.

      • Lofin

        Ele havia sido tirado da loja americana, mas já voltou.

    • Evertonhxc

      Aconteceu comigo também, fui fazer uma transferência e deu problema de fuso horário.

  • Fernando Marques

    Galera queria entender uma coisa.
    O uso do Touch ID para os aplicativos do banco não gera uma certo risco? Digamos um exemplo. A mãe tem sua conta e o filho tem o Touch ID instalado. No celular da mãe. Se por acaso o filho quiser fazer uma transação sem a mãe sabe como transferir dinheiro para a conta dele, isso não seria um risco já que a senha na teoria é mais segura.
    A não ser que o aplicativo permita o acesso a apenas 1 digital que no caso seria a da mãe.
    Como eu tenho conta no Itaú nunca usei outro aplicativo dos bancos que já tem isso. Para entender melhor.
    Sempre estive na dúvida em relação a isso.

    • Fernando

      No caso o touchID apenas é um facilitador para não ter que digitar a senha novamente, porém para habilitar ela na sua conta, você necessariamente tem que digitar a senha da conta e “autorizar” para usar o touchID na primeira vez, logo se a senha não ficar salva e você não liberar o touchID seu acesso permanece seguro. Partindo disso se você já souber a senha, pouco importaria ter a digital hehe.

    • Feitosa

      Falando com relação ao Banco do Brasil, que é o que uso, o Touch ID serve como a senha de 8 dígitos, usada para visualização da conta (saldos, extratos etc). Para fazer uma transação precisa de senha de 6 dígitos, e esta sempre tem que digitar.

    • Fernando Marques

      Ahh então ta certo. Agora sim me sinto revoltado por o Itaú não disponibilizar isso.

  • Essa atualização matou o app. Não consigo fazer nenhum tipo de transação. Além de desativar o iToken, apareceu uma mensagem pedindo que eu mude data hora para o modo automático, mesmo essa função já estando em automático. Fora ícone antigo, app lerdo, sem TouchID… Direto quando tento logar aparece uma mensagem “Sessão finalizada” e não condigo fazer nada.
    Uma vergonha pra um banco que se auto-intitula “Um banco do Mundo digital” ser tão atrasado em suas ferramentas.

  • Hades666

    Banco do Brasil não esta, “ainda” adaptado para o AppleWatch….só TouchID.

  • Alex iPilot

    Tenho MEDO do que o Itau inventa… Sabiam que basta mandar um SMS com a palavra “SALDO” e em poucos segundos o Itau responde teu saldo e limites???? Sem senha, sem NADA!!!!! E não adianta entrar no site e cancelar o serviço, em alguns dias ele volta a ficar disponível SEM AVISO!!!! ABSURDO!!!! Quem aí for cliente que faça o teste!

    • Rogerio Coelho C

      Lembre-se que o envio é feito somente para o numero de celular associado a sua conta, ou seja, vc associou e autorizou esse número a sua conta, ele é único como só você possui o cartão da sua conta, bem pessoal, como outra pessoa não tem o mesmo numero só vai para você. A questão senha é algo difícil, pois SMS não é seguro, logo não seria nada indicado transitar senha por uma rede sem criptografia. Vem um saldo sim, se alguém “pegar” essa info no meio do caminho até vê o saldo, mas não sabe a conta ou senha. Claro que se roubarem seu cel podem fazer isso, mas para isso serve senha no cel, há ali muitos dados que devem se protegidos. O chato aí é esse serviço nào ser cancelado

      • Alex iPilot

        Não é bem assim… Primeiramente, NUNCA associei celular à minha conta… O que o banco tem é meu número de celular, assim como tem meu endereço. Segundamente, o banco não pode oferecer um serviço com alto risco envolvido e querer dividir a responsabilidade comigo, esperando que eu proteja o meu celular, porque ele (o banco) não protegeu por senha alguma. Terceiramente, se eu quiser saber o saldo, eu telefono, uso o app ou abro o site no celular, todos meios MUITO MAIS seguros… E ultimamente, o perigo maior é em caso de sequestro, tão em moda… Aliás, basta o vagabundo te abordar e passar o SMS com você ali do lado, rendido…

        • Rogerio Coelho C

          Eu concordo 😉 apenas expliquei a parte tecnica da coisa 🙂

  • Poxa vida! Além de não funcionar tem um erro de grafia grave no segundo print screen: “resposabiliza”. Eu acho que foi feito as pressas só para dizer que tem a funcionalidade.

  • Elton Fabricio

    Por falar em bancos x tecnologia… comecei a usar aquele cartão de crédito Nubank, onde a principal vantagem é ter acesso à tudo pelo app, acabando com a burocracia e focando em usuários que costumam fazer tudo pelo smartphone.
    Todos os bancos do Brasil deveriam seguir o exemplo dessa startup.

  • Fabio Correa

    Com certeza o Bnco do Brasil desenvolverá ótimo aplicativo para o Apple Watch, tal como para o iPhone, que já utiliza o Touch ID.

  • Fabiano Rabaneda

    Banco do Brasil show!

  • Leonardo Negrisoli

    É bizarro ver o BB na frente do Itaú.
    Tive uma péssima experiência com ele no passado e não posso nem pensar em ter uma conta lá.

    O Itaú é o meu banco e eu fico decepcionado em ver que eles não atualizam o App com a funcionalidade do Touch ID

    • Não querendo atiçar a decepção, mas sendo correntista do BB, não tenho o que reclamar do app para iPhone e iPad. Na próxima viagem sua (Léo), vou bancar o Apple Watch! hahaha

      • Leonardo Negrisoli

        Ahahaha vai querer que eu traga? Entao vamos falar em private pq tenho news

  • Pablo Rangel

    Pessoal, pelo visto a insatisfação com o app é grande! Avaliem ele dessa forma na app store! Só assim vamos ver mudanças!

  • Elder Bruno

    Nunca tive problemas com App do itaú. Já o TokPag, nunca funcionou.

  • Diógenes Magnus

    mais um #fail pra iThing

  • Daniel Zibordi

    Ou pior… de liberar alguma atualização que coloque em risco a segurança de acesso aos dados da conta do cliente

  • Vanderlei Gadotti

    Até a atualização do app do Itaú por causa itoken, estou usando o app personalite que está gerando o número itoken correto autorizando, sem problema no fuso horário ou pra usar no PC pra autorizar.

  • A questão do Touch ID é de segurança…. Se alguém cadastrar uma digital no seu telefone ele terá acesso à sua conta automaticamente (O ios não faz distinção de digitais, se é válida OK), já se você precisa sempre da senha este risco não ocorre.

    • Sério que você acha mais fácil alguém cadastrar uma digital no seu iPhone do que este mesmo alguém descobrir a sua senha?

      • Depende de como você usa ambos…. Se você empresta muito seu celular para outros usarem ou é um celular compartilhado, sim, o risco de cadastro de uma nova digital é maior do que saberem a senha da conta.

      • A questão é a ponderação do risco x funcionalidade.

  • @tobimeira

    Queria apenas o Touch ID!!

  • RobertoMartins

    Os aplicativos móveis do Itaú para iPhone e iPad nunca funcionaram nos meus aparelhos. Desisti, os aplicativos do Itaú são verdadeiros lixos!