CuriosidadesiPad

iFixit desmonta iPad Air 2 e descobre nele um NFC que não funciona

iPad iFixit

O iFixit é uma empresa que conserta dispositivos eletrônicos e adora desmontá-los assim que chegam ao mercado. É desta forma que descobrimos diversos detalhes que a Apple não nos conta oficialmente, como o tamanho da memória RAM e a capacidade da bateria. E desta vez eles acharam até mesmo um módulo NFC no iPad.

Apesar da supresa de se encontrar um módulo NFC nele (afinal, a Apple já afirmou que o iPad não permitirá pagamentos do Apple Pay em lojas físicas), não há uma antena para a comunicação, o que faz com que ele não funcione da forma como estamos acostumados. Aliás, ainda é um mistério a razão daquele módulo estar ali, visto que aparentemente não há uma utilidade prática para ele.

Outro ponto interessante encontrado pelo iFixit é o tamanho da bateria, que é menor fisicamente (por causa da espessura menor do novo iPad), influenciando diretamente na sua capacidade. Isto significa que a bateria do iPad Air 2 dura menos que a do iPad Air do ano passado, o que não é uma notícia tão legal assim de se ler. Apesar disso, ele continua durando um pouco mais das 10h anunciadas pela Apple, mantendo o padrão histórico do iPad. A versão anterior é que durava mais do que este padrão (cerca de 12h).

A RAM, como já se havia divulgado, é mesmo de 2GB no novo iPad Air 2.

A nota de reparação que a empresa dá (que mede o quão fácil ou difícil é reparar um aparelho) continua sendo baixa para o iPad: nota 2. Isto significa que há bastante dificuldade em consertar um iPad Air 2 quebrado fora de uma autorizada da Apple, pois para abri-lo há diversos empecilhos, como peças adesivadas por toda a parte e o painel frontal colado na estrutura interna do aparelho.

Apesar de alguns poréns, no geral a desmontagem serviu para mostrar que o iPad Air 2 é um excelente dispositivo.Você pode conferir todos os detalhes das especificações em nossa tabela comparativa.

via iFixit

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Yuri Zanatta

    Não acho estranho não, o módulo está lá porque pode ser que tenham planos para usá-lo em uma futura atualização. Mesma coisa de quando colocaram o thunderbolt no Mac pela primeira vez.

    • Edmilson Figueiredo

      poderiam apenas deixar o espaço reservado para uso futuro do módulo e não efetivamente colocá-lo na placa, já que não há utilidade sem a antena.

    • Vitor Antonio

      Já fizeram um vídeo pegando um iPad Air 2 e entortando, esses caras já passaram do limite da idiotice.

    • Caio Cartaxo

      ” não há uma antena para a comunicação”

  • Gabriel Felipe Kuhn

    como sempre, para mim não vale a pena comprar uma geração nova de iphones, ano que vem virá o Iphone 6S, com 2gb de ram…o ipad sim, durá mais um tempo como um excelente hardware pelos 2gb de ram…

  • Rafael Ribeiro Pires

    uma coisa é falar que não funciona e outra falar que não sabemos para o que/como funciona…

    • Sem antena, não funciona como instrumento NFC. Ponto. 😉

      • Paulo Roger

        Mas o mistério ainda continua. kkk

      • Felipe Domingues 

        Vai que a antena está escondida em algum canto milimétrico

        Kkkkkk

      • A antena pode estar embutida, ou “escondida”. Não duvido nada dos engenheiros da Apple. Embora o pessoal da iFixit provavelmente teria encontrado.

      • Yuri Zanatta

        Não funciona como conhecemos, mas pode funcionar de outra forma.

      • Rafael Ribeiro Pires

        Só acho que faz mais sentido a gente não saber o porque do que a Apple colocar um chip a toa no aparelho… além de desperdício de espaço, seria desperdício de dinheiro…

        • Nada o que diz o texto contradiz o que você está afirmando.

          Sem dúvida a Apple colocou ali por alguma razão que a gente ainda não sabe. Pela net estão surgindo diversas teorias, mas todas são ainda suposições.

          Provavelmente o seu primeiro comentário foi limitado ao título, o que foi um erro seu, pois o resto do texto acho que deixa bem claro exatamente o que você mesmo está afirmando.

          • Rafael Ribeiro Pires

            não estava me referindo ao texto, mas ao título… e sim, li o texto antes de postar, só comentei pq achei o título meio sensacionalista, induzindo ao erro…

            • rodrigo

              Vai arrumar uma louça para lavar, o artigo está ótimo.

            • Yuri Zanatta

              Olhe pelo presente momento. O módulo de NFC que está no iPad pode vir a funcionar futuramente, mas AGORA não funciona. O título está de acordo.

            • Rafael, vou tentar lhe mostrar o quanto você está errado.

              Se o título fosse “iPad Air 2 traz NFC”, aí sim induziria ao erro, pois muitos que nem leem o resto do texto ou só leem em compartilhamentos das redes sociais achariam que daria para usá-lo para pagamentos em lojas.

              Se aprofunde mais no raciocínio, não fique apenas na camada superior. Provavelmente seria muito mais sensacionalista e atrairia mais cliques se a chamada desse a entender que o iPad TEM NFC como a gente conhece.

              Talvez você não tenha ideia da responsabilidade que é transmitir notícias para MILHARES de pessoas todos os dias. Aí fica fácil dar palpite.

      • Ednilson Rosa

        Não funciona como NFC para pagamentos por proximidade. Mas o “Secure Element” que garante as transações do Apple Pay provavelmente fica residente neste chip. Assim, mesmo não funcionando para pagamentos presenciais, o chip NFC tem uma função nos pagamentos online, que podem ser feitos via Apple Pay no iPad Air 2. Portanto, tecnicamente, ele funciona. Apenas não funciona 100% como no iPhone 6…

        • Você está errado, o iPhone 5s funciona online e eu já usei com cartão internacional

          • Ednilson Rosa

            Com Apple Pay?!? A página da Apple sobre o Apple Pay diz que o sistema só é compatível com iPhone 6, novos iPad e Apple Watch, tanto para pagamentos em lojas como via apps: https://www.apple.com/apple-pay/

          • Victor

            Você pagou normalmente, não utilizou o serviço Apple Pay, pois é impossível 🙂

    • Todos os periféricos custam no orçamento final do aparelho. Ainda mais NFC. Uma coisa é certa… À toa é que não foi colocado lá.

      • Rodrigo Silva

        Eu concordo! A Apple não ia colocar isso aí sem motivo!

    • steang

      NFC tem um uso vasto. Pode ser usado em processos de Pagamentos, Identificação, Conexão e mais. Então acredito que ele esteja lá para identificação.

  • Lucas

    Conhecendo a Apple sabendo o quão detalhista ela é, da pra ter certeza absoluta que para o NFC ter sido colocado aí, algum (bom) motivo ela tem.

    Talvez não seja para a finalidade do Apple Pay, mas é possível que em algum momento seja liberado para outra função.. é esperar as atualizações do iOS pra ver…

  • Jefferson Soares

    A antena pode estar interligada com as antenas do aparelho.

  • gutobittencourt

    Para mim, a Apple colocou isso para n dar “kernel panic”… Pois o software deve requerer o módulo.

    • BS

      Aí não … é muito mais fácil (e barato!) ajustar o software ao hardware do que o contrário …

  • Renato Pereira

    A antena será vendida como modulo externo para transformar o iPad em uma central de pagamento. Tem outros aparelhos que possuem esse mesmo chip escondido.

  • Wendel Silva

    Ilex, ontem chegou uma atualização do Itunes para o meu computador e ele esta vermelho… isso procede? Pode ser algum virus?

    • steang

      Se você estiver se referindo a cor do ícone, normal. Agora é assim mesmo.

    • BS

      Meu ícone do iTunes tbém ficou vermelho ontem !! É isso mesmo!

    • Rafael Rubem Rossi Souza Guerr

      Procede, ele ficou com o design OSX Yosemite e vermelho…

      • Wendel Silva

        Obrigado a todos, nossa, eu tomei um susto…

  • Neto Corrêa

    Meu comentário não tem relação com a reportagem descrita e sim com relação a algo que senti falta de ontem para hoje.

    Sempre dei prioridade máxima para as matérias publicadas no blogdoiphone pelos seus idealizadores. Antes de realizar qualquer procedimento ou adquirir produtos eu “passava” no blog para me enriquecer de detalhes sobre o que desejava e somente após me informar sobre tudo, tomar minha decisão.

    Mas, como já dito, confesso ter sentido falta do pronunciamento do iLex sobre o recém nascido Jailbreak, liberado ontem (para desenvolvedores, creio eu).

    Li relatos de que estava instável, outros dizendo o contrário e tal, o que me deixou “perdido” digamos, pois como já dito, senti falta de uma opinião firme, especializada e centrada sobre o assunto, que sempre encontro por aqui.

    Sei que todos temos nossos compromissos e nem sempre há tempo hábil para a publicação de uma matéria, que esta requer além de tempo muita dedicação e compromisso. Deixo claro, portanto, tratar-se apenas de uma simples opinião de um leitor assíduo.

    De igual modo rendo aqui minhas homenagens aos criadores e idealizadores do blogdoiphone.

    Obrigado por nos manter sempre muito bem informados sobre o mundo Apple.

    Forte Abraço!

  • “Isto significa que a bateria do iPad Air 2 dura menos que a do iPad Air do ano passado, o que não é uma notícia tão legal assim de se ler. ”

    🙁

    Isso explica o que o Re/Code disse sobre o iPad Air antigo:
    “…o iPad Air 2 durou 10 horas e 37 minutos, superior às 10 horas que anuncia a Apple.” […]
    “[mas] o primeiro iPad Air mostrou ter a melhor vida de bateria que já vi nos meus testes com tablets: 12 horas e 13 minutos”

  • Daniel Alencar

    hahahaha eee Apple, escondendo pra no futuro fazer surpresa?

  • Victor

    O módulo NFC é onde fica o Secure Element da Apple, razão pela qual o iPad tem Apple Pay pra apps e o 5s não tem.

  • Anderson Camões

    A edição de outubro da revista não vai sair não????

  • Dim Carvalho

    Vai ver esqueceram de por antena nesse kkkk

  • Claudio Roberto Amande Cavalca

    Esse chip deve ser para app e jogos como Angry Birds Transformers que terá brinquedos estilo Disney Infinity!!!

  • É muito estressante publicar sobre jailbreak, Neto.

    Quando publicamos, somos atacados por centenas de leitores com a acusação que estamos incentivando a pirataria, mesmo que expliquemos pela milésima vez que jailbreak não é isso.

    Quando alertamos sobre problemas no jailbreak, somos atacados, acusados de sermos vendidos e contra o jailbreak.

    Então decidimos não publicar mais nada sobre o tema. Minha pressão arterial e minha paz cotidiana agradecem. 🙂

    Por culpa dos menos maduros, todos pagam o pato. Assim é a internet hoje em dia.

    O que ouvi dizer é que a equipe do Pangu está mexendo nos rootkits, que podem acessar informações privadas dos usuários. Se eu fosse você, tomaria bastante cuidado antes de tentar instalar.

    • Hozanan Sousa

      Acredito iLex que a imparcialidade da noticia deva estar acima de tudo, creio que você não deveria se importar com comentários, afinal uma noticia por mais banal que seja sempre vai ter pros e contras, quem ame e quem odeie.

    • Neto Corrêa

      Obrigado pela resposta, iLex, me sinto feliz pela mesma. Peço desculpas pela demora em “treplicar” o comentário (rs), mas não posso me privar de deixar aqui minha experiência com o Jailbreak no iPhone 6.

      Fiz o procedimento no “modo normal” digamos, ou seja, sem a instalação manual do Cydia, como muitos tentaram e nem todos obtiveram sucesso.

      Ao meu ver, bastam dois ou três tweaks para me deixarem satisfeito. São eles o “Activator” e o “Virtual Home”. Este faz uso e explora muito bem o que o touch id pode nos proporcionar, com alternância entre telas, entre outros. Aquele nos permite uma infinidade de recursos muito uteis, inclusive no que tange à segurança do mesmo, como por exemplo desabilitar a opção de desligar o iPhone quanto este esteja com a tela bloqueada, entre outros.

      Novamente lhe agradeço pela resposta, pelo ótimo canal de informações bem como pela clareza ao revelar os “dois lados” do assunto Jailbreak.

      Abraços!!

  • Alex iPilot

    Aí vem a questão: sacrificar a bateria vale a pena para ter devices milimetricamente mais finos??? E os usuários que reclamam de quem reclama da “câmera zoiuda” do iPhone 6? Será que eles não prefeririam uma duração maior àquela câmera que alterou o desenho “liso” dos iPhones até então? Eu reclamo porque ainda admiro (ou tento) o design da Apple. Fico triste em perceber que há muitos usuários satisfeitos (ou indiferentes) com a prioridade cada vez menor que a Apple vem dando ao design dos produtos… Estão se tornando “mais do mesmo”… A tal “magia do segredo”, isso já morreu há muito tempo… Nem disso mais cuidam… 🙁

    • Preferiria mil vezes um iPhone mais espesso, que escondesse aquela protuberância horrível da câmera e me desse mais 3 ou 4 hs de bateria.

  • Atualmente tens uns tweaks bem interessantes mesmo. Como aquele que habilita o menu secreto que permite visualizar a performance da bateria durante o dia, ou o modo horizontal do iPhone 6 Plus em todos os dispositivos.