Notícias

Justiça brasileira quer que Apple retire o app Secret de sua loja

Secrets

Um polêmico aplicativo tem gerado dor de cabeça para muitos brasileiros nas últimas semanas: o Secret, que permite que qualquer um publique anonimamente um segredo qualquer. O problema é que no Brasil a proposta do app tem sido bastante desvirtuada, indo parar na justiça.

Diversos brasileiros têm usado a rede social anônima para praticar bullying contra outras pessoas. Posta-se fotos comprometedoras e segredos alheios, além de agressões e calúnias. Como o anonimato é proibido pela Constituição Federal brasileira, o caso foi parar nos tribunais e nesta semana, um juiz do Espírito Santo determinou por meio de liminar que tanto a Apple quanto o Google e a Microsoft devam retirar no prazo de 10 dias o aplicativo de suas respectivas lojas após serem notificados, sob pena de multa de R$20.000 por dia de descumprimento. Além disso, todos os aplicativos já instalados devem ser retirados de todos os aparelhos.

O problema neste caso, como em vários outros similares no Brasil, é o abismo entre o conhecimento dos juízes e o veloz avanço da tecnologia.

A Apple até tem condições de usar a função kill switch, projetada para apagar determinados aplicativos dos aparelhos em casos graves, como malware e apps que podem prejudicar os usuários. Até hoje, porém, esta função nunca foi usada. Mas o pedido não especifica se a empresa deve fazer isso só em contas brasileiras, ou aparelhos comprados no Brasil.

De fato, o aplicativo recebeu recentemente suporte para o português, mas ainda fere a lei brasileira em diversos pontos. Além de permitir postagem anônimas, todos os termos de uso e regras da comunidade estão em inglês, assim como qualquer contato que se precise fazer com a empresa.

Secret

Outro fato curioso: a liminar é contra apenas a Apple, Google e Microsoft e não contra os responsáveis pelo aplicativo. Mesmo assim, a equipe do Secret já está encaminhando um conselho ao nosso país para investigar o caso.

A notícia está repercutindo no mundo todo entre os sites de tecnologia. É claro que as empresas envolvidas irão recorrer da decisão.

Fonte: Link Estadão

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Junior Manoel

    Acabei de baixar só por curiosidade antes que suma da App Store.

    • PaloZo

      idem!

      • Tailan Fernandes Gonçalves

        Idem! Hahaha

    • Jonatas Pereira

      Idem……

    • Luiz Fernando

      Idem

  • Twerk

    Brasil sil sil!

  • André Jardim

    Já baixei e não vi nada de muito interessante então lixo…!!!!

    • Felipe Almeida

      Você baixou no momento errado. Devia ter visto a merda que estavam fazendo no início quando o aplicativo começou a ficar popular por aqui. Hoje, essa galera, sabendo que o anonimato é só por cima, ficou com medo e parou de publicar as postagens que deram motivo para a justiça fazer o que está fazendo.

  • Alex Leal

    Baixei por curiosidade e conectei com o facebook, vi diversas msgs de sacanagens, meninas perguntando tamanho disso e daquilo, falando que gostava de tal coisa, ciclana falando que outra canta mal pra caramba… É fotos nojentas de pessoas sem noção depois de ir ao banheiro tirou foto e mostrou o que fez, concluo que esse app é muito inútil. O pior de tudo é saber que são meus amigos do face!

    • Luís M.

      Kkkkkkkkkkkk
      Do jeito que você fala seus amigos devem ser meio loucos.
      Não encontrei nada disso ao utilizar o app.
      No máximo alguém que estava próximo e falando besteira

      • Alex Leal

        Pois é! Tem coisas piores, só não printo e coloco aqui por que não deve ser permitido rs

  • Matheus Weslwy

    Governo quer censurar tudo que não pode controlar… Este e o nosso Brasil!!!

    • Cara, como assim? O governo está fazendo a parte dele com quem se sentiu lesado pelo aplicativo. O governo não pode controlar o que cada um posta. O “nosso Brasil” é isso aí, um aplicativo que é usado em várias partes do mundo de uma forma sadia (até onde eu sei) e no Brasil é usado com má fé. É deste nosso Brasil que por vezes, eu sinto vergonha. Como agora.

      • Diógenes Magnus

        “um aplicativo que é usado em várias partes do mundo de uma forma sadia (até onde eu sei) e no Brasil é usado com má fé”

        E vc queria oque? Se no Brasil a Sadia foi vendida para a Perdigão.

    • JanjaBoy

      Pois é…. ….o caráter de alguns é, que torna a coisa assim.

    • Essa é a nossa democracia e a liberdade de expressão que conquistamos.

      • Fábio Nascimento

        Liberdade de expressão postando anonimamente?

  • Felipe

    Posso estar enganado mas a solução me parece um pouco simples, se eu não tenho o App não poderão falar nada a meu respeito certo? Não tive problemas até agora

    • Pode, independente de você ter o aplicativo ou não, seus amigos do Facebook postam o que querem. Ter o aplicativo ou não, só vai te privar de ver os posts.

    • Alex Leal

      Está enganado, qualquer um falar o que quiser sobre quem quiser, não precisa ter o app, não existe marcações nem nada do tipo!

    • Marcus Malacarne

      Não existe marcação nas postagens. Qualquer um escreve o que quiser, ou manda a imagem que quiser. Por exemplo, se eu chegar lá e falar anonimamente que “Fulano Silva” tem Aids, supondo que o Fulano não use o app, ele não irá ver a postagem. Mas qualquer outro amigo em comum que por ventura utilize o app vai conseguir ver. Da mesma forma, se eu postar uma foto de uma ex namorada minha nua, todos que utilizam o app vão ver, mas não vão saber quem postou (ao menos na teoria). Eu confesso que baixei pra dar uma checada, mas ao menos por aqui, virou apenas um app para “crianças” e “adolescentes” postarem coisas só pra denegrir os outros. Usei o app por um dia e todas as pessoas que eram citadas, eu procurava no Facebook, resumindo, nenhuma das citadas tinha mais de 15 anos.

      • OverlordBR

        Eu DUVIDO que não exista uma forma da empresa desenvolvedora descobrir quem postou qual comentário.

        Aliás, aposto que é exatamente o que a empresa desenvolvedora apresentará como defesa ou juíz: provará que existe um meio de identificar o usuário que cometeu o crime e este meio pode ser acessível via judicial (como fazem Gmail, Facebook e qualquer outro serviço na Internet). Pronto, a questão do “anonimato” cai por terra.

        • Dorinhavasc

          O ” Anonimato” é e só cabe mesmo na “teoria” , na “prática” sabe se muito bem quem postou.
          Nada que se faça e poste na internet é Privativo ou Anônimo… Muitas pessoas tem a ” ilusão” de que seja o contrário.

        • Marcus Malacarne

          Com toda certeza existe alguma forma de descobrir quem postou. Eu não li os termos de uso, mas deve ter algo afirmando isso por lá.
          O problema maior é que a empresa desenvolvera, pelo que eu li, não tem representação no Brasil, o que dificultaria ainda mais uma ação desse tipo. Além de que, são pouquíssimos que realmente vão atrás de um advogado pra abrir uma ação quando são difamados, devido as dificuldades para isso, mas são muitos que se sentem lesados com isso.

          • OverlordBR

            Bom, então teremos que bloquear inúmeros aplicativos e serviços já que muitos não possuem uma representação aqui no Brasil.
            Mesmo ponto em relação à dificuldade e à quantidade de aplicativos e serviços com este problema por aqui.

        • Por comentários como o seu eu não desanimo com o que leio aqui de vez em quando…

  • Ze Binsk

    Alguém me explica aí pois estou um pouco velho. Só usa o aplicativo quem tem conta no Facebook? E quem comenta são seus próprios amigos? Ufa, estou livre disso então.

    • Rebeca

      Você pode ver o segredo de pessoas que estão postando no mundo todo, mas pra vc ver de amigos e amigos de amigos, ele usa o face pra saber quem são.

    • Vitor Hugo

      Você cadastra seu email, número de telefone e CASO queira sua conta do facebook. Ou seja, pega mesmo são seus contatos da lista telefônica.

  • Felipe Almeida

    Eu penso que esse aplicativo não é muito diferente de qualquer outra rede social. Ele só tornou mais cômodo ficar no anonimato, pois já vem tudo preparado. Qualquer pessoa pode criar uma conta no twitter, colocar um nome falso, ou nem colocar, do mesmo jeito a foto e começar a espalhar segredos, fofocas, mentiras e tudo mais que estavam postando no app. O problema é que o a justiça não quer ter trabalho de criar uma ação para coagir esse tipo de comportamento por parte das pessoas e vai logo na fonte da questão, que a meu ver, são os que não são culpados.

    • Alex Leal

      É diferente pelo simples fato de ter acesso a todos seus amigos, no Twitter a pessoa teria que seguir o “tal desconhecido” com o Secret basta conectar com o facebook e todos seus amigos que fizeram o mesmo, vão poder ver o que você publicou só que sem saber que é você.

    • Raphael Neumann

      Concordo em partes, pois: Se eu criar uma nova conta num twitter e afins tenho que sair adicionando meu ciclo de amigos ou pessoas que eu quero que receba, com o secret eu cria a conta normal anonima e ja garanto que meu ciclo de convivio tem grandes chances de receber a postagem… A grande questão e que de fato no Brasil é proibido o anonimato, vc pode falar o que quiser de quem quiser pela liberdade de expressão porém vc tem que dizer quem vc é para assim poder assumir as consequencias legais

  • Felipe Teodoro

    nao existe anonimato no app, é só pedir pro pessoal do secret os dados do pessoal que postou merda e pronto, o app é bom, culpa é dos Hue hue brbrbr que postam merda.

    • Raphael Neumann

      Isso é fato está nos termos e para mim ja apreceu algumas vezes uma alerta com bastante destaque antes de eu escrever algo, porém pense na seguinte situação centenas de pessoas sofrendo bullyng entram em contato com o app e descobrem quem postou, mas BR é BR quantos vc acha que iriam ‘denunciar’ so para saber quem postou?! Ah por isso precisa do processo juridico para solicitar que revelem, imagina quantos processos ja podem estar rolando cara a justiça brasileira já é lenta se vc somar uma grande quantidade de processos vai só atrapalhar mais ainda.

  • TiãoGavião

    Perfeito da justiça brasileira, espero que se cumpra. Não acrescenta nada esse app é só serve para ilícito tem que caçar e punir. Já que o mundo está olhando vamos dar o exemplo

  • Alex iPilot

    Na minha opinião a decisão é perfeita: se é contra a lei brasileira então não pode ser vendido aqui! Tem que proibir quem vende, o primeiro responsável pela legalidade do objeto da venda!

  • Leonardo Negrisoli

    É tão legal a proposta inicial do app…. já li várioas coisas hilárias.
    O que é triste é ver pessoas covardes postando coisas de forma “anônima” só para destruir a outra… É tão pobre de espírito um ser desse que me da até pena…
    A pessoa não tem a capacidade de fazer algo que a destaque positivamente e vem querer tirar o brilho das outras… Poor thing….

  • Pepe

    Ah não. Eu amo ver o povo aqui da minha cidade (q e mt pequena) se matando e causando nesse app. Vou baixar ele novamente pela minha conta americana caso retirem da loja.

  • Jun

    “Outro fato curioso: a liminar é contra apenas a Apple, Google e Microsoft e não contra os responsáveis pelo aplicativo.”

    E como poderia? Somente se o fabricante fosse brasileiro… As três citadas têm escritórios em território nacinal.

    • aLex

      E por que não? A citação de pessoas jurídicas com sede no estrangeiro se faz por meio de carta rogatória.

  • Max

    Impressão minha ou parece que todas as ações relacionadas à privacidade é gerada no ES?

  • Tarcisio Cunha

    Uma amiga minha passou por uma situação bem chata com o app. Uma pessoa (q devido o anonimato não se sabe quem é) publicou uma msg muito desagradável e usou uma foto dela ao fundo. Uma situação realmente desagradável. Acho a ideia do app bem interessante, mas infelizmente o público brasileiro (não posso falar de outros países) parece não estar preparado para esse tipo de “brincadeira sadia”.

    • Não estamos preparados pra muita coisa 🙂

    • Anne Beatriz

      Pois é. Em muitos casos nem precisa de uma foto ‘vazada’ pro pessoal fazer brincadeira sem graça, já vi muita coisa chata tbm :/

  • Liberdade de expressão, vedado o anonimato… Acho que o Brasil só perde pra China nas intervenções na internet, ou está na frente?

    • JPaC

      Voce tem liberdade de expressão desde que não descumpra outras leis, que no caso do app tem gente que pratica bullying ou a lei que proíbe anonimato. Achei a atitude brasileira correta.

      • Achar não é proibido, desde que você cumpra as leis.

    • Anne Beatriz

      Liberdade de expressão é limitada ao cumprimento de outras leis. É mesma situação de achar que o direito de ir e vir é ‘absoluto’. Ambos estão sujeitos à outras leis..

      • Não exatamente, mas o raciocínio está de parabéns.

      • Nenhum direito é absoluto, nem mesmo o direito à vida. Por curiosidade, a liberdade de expressão é limitada ao cumprimento de que outras leis? E as “outras leis” elas estão sujeitas à qual lei?

    • Marcus Malacarne

      A liberdade de expressão é sim um direito, porém, temos que nos responsabilizar pelos nossos atos. E como responsabilizar alguém que se esconde atrás de um anonimato, quando este resolve se aproveitar desse anonimato para praticar outros crimes?

      • Você tocou num ponto muito interessante, a sua premissa é exatamente o X da questão, o senhor parte da premissa que todos vão usar o aplicativo com intenção criminosa. Não estou tirando a razão, nem apoiando, vejo com preocupação qualquer tipo de censura. E posso te dizer que essa premissa já foi usada para justificar muitas coisas erradas, mas nem por isso acredito que todos a usem para legitimar coisas erradas. Entendeu? 😉

      • Marcus, eu nunca vi uma decisão judicial para banir os automóveis, mas pessoas se aproveitam desse meio de transporte para praticar crimes. Acho que a questão é um pouco mais complexa.

  • Julio Morbeck

    O problema é que sempre aparece um imbecil, burro, medíocre, insano que usa um aplicativo pra falar ou escrever merda ofendendo os outros e se esconde no anonimato. Infelizmente muitos seres humano são uns bostas mesmo. Concordo com o juiz e no meu ponto de vista deveria existir uma forma de descobrir os intelijegues que usam o aplicativo para fins errados.

  • Jason Baroni

    Made in Brazil.

    • TiãoGavião

      Vc esta errado! Made in USA, lá que fazem essas mer… como o FaceBook 😉

      • Jason Baroni

        O app teve grande colaboração de brasileiros em seu desenvolvimento, amigão. E que pena que você só vê desenvolvimentos negativos partindo dos Estados Unidos.

  • Luís M.

    Na boa, nunca tive problemas com esse app. Sinceramente eu até gostei dele. Nunca falei mal de mim é nunca falei mal de ninguém também e mal vi pessoas falando mal de outras também.
    Já gostei de algumas conversas que eu tive no app que provavelmente nunca aconteceriam se não estivesse lá.
    E não tem nada a ver em acontecer essas coisas só no Brasil, em todo lugar tem engraçadinhos falando mal dos outros. Acho que tudo depende da maturidade da pessoa, nada mais que isso

    • Anne Beatriz

      Na verdade depende do seu círculo de amizades do facebook… Dois babacas no face já servem pra flodar o secret de bullying..

  • Caio Cartaxo

    Sinceramente, que aplicativo merda, vá com Deus… Não vai fazer a menor falta.

  • Junior Manoel

    Manolos, o bagulho é doido! Kkkkkkkk as minas tão taradas e se soltando no Secret.

    • E que certeza você tem de que são mulheres de verdade?…

    • Anne Beatriz

      Eu devo ter amigos/amigos de amigos do facebook muito babacas, porque sóó tem bullying.. mesmo. E coisas pesadas mesmo, que me fariam ir à justiça se fosse comigo, especialmente com adolescentes, porque nos comentários se vê muitos falando que estudam na mesma escola, e etc.. As melhores postagens são as em inglês, que são pessoas com problemas de verdade, pedindo ajuda anônima. O resto só vergonha alheia mesmo…

  • Como que se faz bullying com um post anônimo? Pq não faz sentido a pessoa se ofender com algo que ninguém sabe quem é.

    • JPaC

      Oi?
      Se a pessoa te ofender anonimamente ou não, é uma ofensa de qualquer modo.

    • TiãoGavião

      Com fotos da pessoa nua, como foi o caso.

      • Anne Beatriz

        ou fotos abertas do face, mas com calúnias escritas.. O que n falta é criatividade…

  • procuro a utilidade desse aplicativo e não encontro. HUASHASUASHU

  • Babi Godoi

    Brasileiros como sempre estragando tudo! Êta povão sem educação. Eu vi cada coisa lá que olha, cada absurdo e pior é que a galera acha “normal”, “tem que causar mesmo”, santa paciência!!! E realmente, o pior é saber que muitas vezes essas amebas são pessoas perto de nós, amigos do Facebook.

  • Anne Beatriz

    Amigos, ou amigos de amigos. Você pode visualizar de outras maneiras, mas tem menos interação com a postagem… Você pode também conectar com a agenda do celular, mas a maioria conecta via facebook. Dependendo da sua rede de contatos é um app legal e divertido, mas frequentemente aparece uma postagem babaca :/

  • Felipe Almeida

    Mas o momento de dizer “quem é você” existe. Vc faz isso para o serviço, não para o público. Os seus dados, ip, telefone ou facebook estão na base de dados do serviço, e a justiça pode ter acesso a esses dados.

  • Felipe Almeida

    Não é bem assim. Ninguém pode dar uma de espertinho e querer descobrir a identidade da pessoa que publicou o post, isso pelo simples fato de que ela só tem esse direito se a publicação faz referência direta a ela, citando nome, foto ou alguma informação que deixa explícito que aquilo faz referência a ela.

  • Evandro

    Tentei baixar o aplicativo hoje (21/08/2014 10:23 am), e aparece uma mensagem na appstore que este aplicativo não esta mais disponível.

  • Giovane Scremin

    em todo esse tempo que uso o app nunca vi nada de ilegal, acho que as pessoas deveriam escolher melhor seus amigos do facebook

  • Alessandro Silveira

    Tentei agora a pouco e deu isso.

  • Elza Assis

    mas e quem baixou o app em conta americana???

  • Cassio Delmanto

    baixei esse app depois da repercussão, e é muito estúpido. as pessoas se conectam com o facebook, tem hora que o app pede até seu número de telefone para “soltar mais segredos dos seus amigos”, e povo acha que isso é “anônimo”. as pessoas não tem nada de útil o que dizer, e o app se tornou só pessoas querendo zoar e conseguir curtidas/coracõeszinhos. Todo tempo é mensagem “se vc gosta disso, curte aqui”, ou “deslize o dedo para fazer alguma coisa”, e essa ação de deslizar o dedo dá curtidas. Então simplesmente virou o que se poderia esperar, gente sem noção falando coisas que ninguém quer saber, a maioria sobre sexo e tesão. Mas essa parte é meio triste, pois parece gente reprimida que usa o App pra se soltar. Além de coisas como “odeio quem usa tênis para sair. tênis é para se usar em academia”, e afins. Acho que o conceito do App é até interessante, dar liberdade para as pessoas falaram alguma coisa sem revelar a si mesmas, o único problema é que ninguém tem o que dizer.

  • Guest

    Claro que o problema é da justiça brasileira. Será que o iLex leu o próprio artigo? Aquele em que ele fala EXPLICITAMENTE: “Além disso, todos os aplicativos já instalados devem ser retirados de todos os aparelhos.” Amo esse blog para receber informações sobre a Apple. Já as opiniões… Eu até fui bloqueado de postar comentários por fazer críticas a esse blog. E eu não queria ser chato, mas em várias comunidades de outros sites de tecnologia o Blog do iPhone é conhecido por seus comentários estilo “Cuba”, falou mal, tchau tchau.