Tutoriais

[dica] Como reiniciar um iPhone ou iPad sem usar o botão físico

iPhone reinicio

O iPhone é um dos melhores celulares do mercado, mas como qualquer equipamento eletrônico, pode acontecer de estragar um dos botões físicos do aparelho. Há alguns casos de leitores que nos perguntam se há como reiniciar o dispositivo sem usar nenhum botão físico, só com o software. Felizmente existe uma dica que permite fazer isso, de forma fácil.

Muitos que possuem problemas com os botões do iPhone ou iPad (ou simplesmente não querem usá-los para não estragá-los) usam o recurso de Assistive Touch do iOS, que permite acessar diversas funções por pequenos atalhos na tela. Mas nenhum deles permite reiniciar o aparelho. Abaixo, duas “gambiarras” que permitem com que você faça isso através do sistema.

1 – Ative o Texto em Negrito no sistema

A partir do iOS 7, o sistema permite ativar o negrito nos textos. Mas cada vez que você ativa ou desativa esta função, o sistema precisa reiniciar para que as mudanças sejam implementadas. Portanto, você pode usar isso a seu favor quando não puder usar os botões físicos.

Basta ir em Ajustes > Geral > Acessibilidade e ativar o Texto em Negrito.

Texto em Negrito

2 – Redefina os Ajustes de Rede

Esta solução é mais radical e possui efeitos colaterais, mas serve para quem ainda não usa o iOS 7 (em aparelhos antigos, por exemplo). Ela consiste em redefinir os seus ajustes de rede toda vez que você precisar reiniciar seu aparelho sem o uso de botões físicos. Como consequência, você perderá todas as suas senhas de Wi-Fi, conexões do Bluetooth e configurações de VPN. É chato, mas para quem precisa, é uma solução válida.

Basta ir em Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir Ajustes de Rede.

Redefinir Ajustes de Rede

Claro que o melhor sempre é tentar levar o aparelho em alguma assistência técnica para que o botão seja arrumado. Afinal, a facilidade de uso é uma das características do iPhone que ninguém deve abrir mão. 😉

via OSXDaily

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Junior Alves

    muito bom!

  • André Luis Dos Santos

    Valeu BDI o/

  • Diego Miranda

    Na verdade existe uma forma de desligar com o Assistive Touch. Toca no Assistive – Dispositivo – e pressiona Bloquear Tela até aparecer a opção de desligar. Pelo menos aqui funciona.

    • Diego Miranda

      Prestei atenção na matéria e se trata de reiniciar e não apenas desligar. O que falei serve apenas para desligar o aparelho. Para ligar sem o botão físico, deve-se conectar ao carregador.

      • Alberto Gzzo

        Ia dizer a mesma coisa… Basta usar o assistive touch. Para ligar o aparelho depois basta conectar o aparelho no carregador e retirá-lo logo em seguida.

    • Luiz Felipe Mattos

      Ótima dica, Diego. Testei aqui e funcionou certinho! 🙂

  • TiãoGavião

    Aqui “Assistive Touch” direto. Acostumei desde o iPhone4 que tinha, não fico sem usar 😛

  • Marcelo

    Outra dica para reiniciar o aparelho, sem as inconveniências dos métodos acima é usando o Assistive Touch (aquela bolinha que permite que vc faça várias ações sem usar o botão físico (caso não use, ative-a em Settings>General>Accessibility>Assistive Touch). Uma vez ativado, clique na bolinha branca, depois em “Device” e logo em seguida, ao invés de tocar em “Lock Screen” (que vc faria para simular o toque no botão de sleep), toque e SEGURE essa opção. Tal como o botão de sleep, que ao ser pressionado e mantido pressionado, o aparelho lhe dará a opção de DESLIGAR.
    Com o aparelho desligado, é só plugar em um carregador. O aparelho ligará novamente!

  • Márcio

    A opção Texto em Negrito é boa para quem gostava das fontes antes da atualização do iOS 7

  • João Grillo

    Ótima dica. Quem sabe esse recurso de desligar sem os botões venha introduzido num IOS 9 futuro. Muitas tarefas já são realizadas com “assistive touch”. Quem sabe!

  • Raphael

    o Bom do Jailbreak é isso, você pode adicionar um botão a mais na Central de Controle que reinicia o iDevice.

    • Alex Leal

      Uso o CCControls, Tenho o LTE (4G), e o GPS na central… uma coisa importante é que deixo esse atalhos disponíveis somente quando a tela está desbloqueada, quando está bloqueada os atalhos somem… outra coisa que gosto e uso é poder utilizar somente o 3G no 5S, já que o iPhone sem Jailbreak tem essa limitação de não deixar a gente usar o 3G, somente 4G ou EDGE! são muitas vantagens e talvez eu repense a ideia de atualizar pro iOS 8.

  • Caio Marinho

    Pelo que tenho de conhecimento isso só faria uma reinicializarão parcial do sistema. Vcs estariam reiniciando no caso apenas o springboard (Parte do sistema q roda todo tipo de interface do usuário), o restante continuaria sendo executado durante esta reinicialização. correto? Não é um reset q resolveria problemas com memória, rede, etc.

  • Marco Antonio Abreu Moraes

    Tenho um iPhone 5s, porém, estou achando o consumo de dados de celular alto.
    Com isso, fui em “Ajustes – Celular – Serviços do Sistema” na aba: Hora e Localização, houve um consumo de 107MB, isso é normal? Alguém, tem alguma dica pra desabilitar este serviço??

    • Brunosh

      Realmente é demais, mas penso que isso é a contagem desde a última vez que se fez um reset. Eu por exemplo tenho apenas 28mb, mas a minha última reposição das estatísticas foi feita em Março.

      • Marco Antonio Abreu Moraes

        Última Redefinição: 31/07/2014 20:00

        • Brunosh

          É bastante então! Você viaja muito, nem que seja entre regiões com fuso horário diferente? Se sim é possível que seja isso, porque ele fica sempre atualizando a hora automaticamente.. digo eu.

          • Imperial

            Minha ultima redefiniçao foi 18/09/2013 e tenho 2,8Gb de dados rsrs. E olha que vivo deixando o 3G desligado…

  • Vinicius Alves

    Não apenas para reiniciar, mas para fazer respring (usuários mais hardcore sabem a importância disso :)), ativar a rede de dados, 3G e várias outras comodidades :P,

  • Bruno Mariano

    Pra mim a linha iPhone, Moto e Lumia são as melhores do mercado… Infelizmente o problema no botão home enche muito a paciência. Vou comprar um iPhone novo quando o 6 sair pois terá tela maior.

  • acho legal o assistive touch mas não gosto de usar, se o iPhone vem com botão é pra usar, se der problema ai é outra história…

    • Anne Beatriz

      A gnt paga no mínimo 2k num aparelho pra não usar a porcaria do botão? fala sério, ahhaha.. usar o touch é achar que o único tipo de problema que pode dar é no botão, sendo que a maioria é de queda!! Eu sempre tive iphone desde o 3gs e nunca quebrei o botão home, mas ok né

      • Felipe Gomes

        o meu 3gs na época ficou ruim =/ e olha que sempre fui cuidadoso com meus gadgets! mas usamos muito o home e como é uma parte móvel, desgasta mesmo =s no meu Ipad uso o movimento de fechar os dedos para “economizar” o home rs

        • eu tambem sou muito cuidadoso mas acho que o botão é feito para ser usado, não para ser “evitado” porque pode quebrar ‘-‘ Agora que no iPad esse gesto de fechar os dedos chega a ser beeem mais prático que apertar no botão.. ai sim vale a pena não usar ele nesse momento..

  • Nardini

    Lembrando que o Assistive Touch também funciona para aumentar/diminuir o volume da campainha, e substitui a tecla Home (seja para um clique ou dois cliques), poupando os botões.

  • Alexandre

    Boa tarde a todos!
    Ainda não sou usuário de iPhone mas pretendo comprar meu 5s numa viagem aos EUA agora em Setembro.
    Sempre vejo consumidores reclamando do botão “home” que estraga, etc. e tal… e fico me perguntando: um telefone tão caro, com tantos recursos, tanta tecnologia, tem um botão (o único) que quebra.
    O que realmente acontece? Por ser o único, o mais apertado, tende a quebrar? Os últimos modelos tem sido melhorados?
    Não gostaria de depender de um app para pressionar um botão que quebra facilmente.

    Não foi uma crítica (aos “applemaníacos”), já decidi pela compra do iPhone mas realmente é uma coisa que me incomoda bastante. Já tive androids bem ruinzinhos que a última coisa que quebrou foi o botão (ainda não quebrou, por sinal.. rs)

    Abraços!

    • Henrique A.

      Que eu saiba só o iPhone 4 teve problema (generalizado) no botão home. Do 4S pra frente tudo normal…

      • Alexandre

        Ah, legal! Não sabia dessa informação. Pra mim era um problema recorrente em todos os modelos. Valeu!

    • Christiano Albuquerque

      Tive iphone desde o 3GS até hoje o 5S e nunca tive problema com botão home. O pessoal generaliza muito! Como qualquer produto eletrônico podem acontecer problemas. Nada é 100% perfeito.

      • Alexandre

        Concordo com vc, Rafael. Falei isso pois praticamente todos os meus amigos que tem iPhone usam esse botão. Talvez seja por medo mesmo, rsrs

        • Anne Beatriz

          Puro medo e terrorismo que alguns leigos fazem.. Acho super incômodo esse touch e desnecessário. Se você sentir que oo botão começou a falhar no toque, é bom ativar pra n terminar de danificar e poder fazer a troca com calma, mas comigo nunca ocorreu…

    • Anne Beatriz

      NUNCA desde o iphone 3gs eu tive problema com o botão home. Eu acho que ou vem de fábrica meio ruinzinho, ou a pessoa tem um dedo muuuito pesado cara..

    • Robinho Simões 

      Acho isso uma grande paranóia. Tive todos os iPhones lançados nos últimos cinco anos, uso MUITO, e nunca tive qualquer problema com o botão home ou qualquer outro botão.

    • Alex Leal

      Sou usuário de iPhone desde o 3GS e de lá pra cá eu só não tive o iPhone 5, o único problema que tive nessa questão foi com o iPhone 4, ele respondia lentamente e as vezes eu precisava dar um sopro pra ele ser “calibrado” e eu sentia que ele poderia quebrar de tanto que falhava, mas aí vendi ele e comprei um 4s, fiquei com ele do meio de 2012 até dezembro do ano passado que foi quando peguei o 5s, a sensação de apertar o botão home do 5s no começo me incomodava muito devido só barulho que ele faz, passa uma impressão de fragilidade e que algo está errado… Mas acabei acostumando e sempre uso sem medo e até agora ta perfeito!! Um observação é que nunca usei o assistente, pra mim é um incomodo muito grande, principalmente na hora de tirar fotos!! Ou seja no 5s o botão está mais que perfeito e a tendência é só melhorar.

    • Tarcisio Cunha

      Também nunca tive problemas com o botão home – e não gosto nada de ter o assistente na tela. Acho que as pessoas não sabem usar o botão (pressionam muito forte e tals). E tbm não conheço ninguém que já tenha tido esse problema.

  • Tamiris

    Pode trocar o idioma do sistema também, assim ele reinicia o aparelho.

  • Gustavo Guiscem Soares

    Me e se o motivo da reinicialização for um travamento do sistema e não for possível usar algum botão físico, como fica?

  • uia, essa eu não sabia. legal.

  • Genial

  • Dan

    Eu só uso a função de reiniciar quando aparelho trava geral, portanto essas alternativas não ajudam muito…

  • Paulo

    Eu não entendo pq as pessoas insistem em usar o Assistive Touch, pra mim a lógica é simples.
    “- Ah, se ele não estiver funcionando eu perco na hora de revender o aparelho.”, se você pensa em revender o aparelho, provavelmente você troca ele com freqüencia, sendo assim caso dê problemas no aparelho no primeiro ano é só levá-lo em uma assistência e pronto.
    ou, se você pretende ficar com ele mais tempo pode pensar.

    “- Ah, eu não uso pq vai estragar o botão home”, se você usa o assistive touch qual a diferença, já que você não usa, entre o botão funcionar ou não??? então USE ele até ele parar de funcionar(o que nunca aconteceu comigo), e caso isso venha a acontecer aí sim passe a ficar “sofrendo” com esse botão na tela, já que toda hora tem que ficar trocando ele de posição pra tirar ele da frente das informações.

  • Mário Eulálio

    Não consigo fazer o SYNC da Ford funcionar com o iphone 5. Problema apenas no comando de voz, sempre aparece na tela do sync e do iphone ligação falhou. Solicitei a FORD a solução, não deu certo; solicitei apple e também não deu certo. Foi uma destas atualizações da apple que fez parar de funcionar. Alguma dica? Se eu digitar o número no teclado do carro a ligação funciona. Na tela do iphone eu deslizar o ligação falhou a ligação é executada normalmente.

  • Costa Novo

    Mudou minha vida

  • iMarui

    Fiz a redefinir os ajustes de rede pois queria apagar os devices de bluetooth… mesmo assim eles ainda aparecem! Alguma dica?

  • Cesar

    Sempre me perguntei como faria isso depois do Home button ir pro saco! Valeu

  • Daniel Alencar

    Kkkkkkk q daora.. Nunca pensei nisso msm… Mas tem um outro jeito tb. Se desligar o aparelhos segurando o botão Repouso no Assistive Touch da pra ligar ele de novo colocando no carregador. Ele sempre liga quando conecta o carregador. 😉

  • Vitor Antonio

    Ótima dica, eu nunca fui de utilizar o Assistive Touch, mas vou experimenta-lo para ver se adequo a ele.

  • Thiago

    E como deixar em modo DFU com algum desses botões não funcionando??

  • Thiago Pereira

    Já tive problemas com o botão físico de um iphone 3GS que possuía. Fiquei irritadíssimo por se tratar de um aparelho caro na época e do nada deu esse problema. Abri o aparelho através de um tutorial e eu mesmo concertei com um simples estilete. Mas alguns cuidados simples evitam esse problema. Depois que concertei, passei o aparelho para meu filho. Desde então, venho acompanhando o ritmo da apple e trocando de modelos. O cuidado é simples, basta não deixa-lo em lugares que possua umidade, colado ao corpo como algumas pessoas fazer colocando-o entre a bermuda e o corpo. O suor causa oxidação da peça e por isso ela entra em curto e para de funcionar. Mas de todo caso, essa dica é muito válida!!! Nunca sabemos qual o dia que pegaremos uma forte chuva!!! rsrsrsrs Mas é sempre bom deixar o Assistive Touch habilitado.

  • Arata Mil Grau

    Obrigado S2 ajudou muiiiito vlw mesmo ^^