Notícias

Facebook lança Paper, aplicativo pouco original, apenas nos Estados Unidos

Paper by Facebook

Esta semana o Facebook resolveu experimentar uma nova maneira de mesclar a timeline de seus amigos com notícias de seu interesse. Se inspirando fortemente em um aplicativo já existente e roubando pegando o nome de outro, ele lançou o Paper, que por enquanto está disponível apenas para contas americanas da App Store.

O Paper não traz nada de original. Na verdade, ele pretende apresentar notícias diárias de acordo com o interesse do usuário, da mesma forma que o Flipboard já faz (o layout inclusive parece ser bastante inspirado nele). A diferença é que você faz isso enquanto confere o que seus amigos no Facebook estão dizendo, além de poder receber e enviar mensagens, aprovar amizades e receber notificações de perfil.

paperfb1

A escolha do nome trouxe desconforto para outra empresa, a FiftyThree, criadora do popular aplicativo Paper, que até foi indicado pela Apple como o melhor app para iPad de 2012. Eles não ficaram nada felizes com a escolha do nome e escreveram um texto sobre isso, perguntando por que o Facebook agiu desta maneira, quando poderia ter escolhido tantos outros nomes mais originais. Ao escolher “Paper”, eles causam confusões nos usuários e provocaram uma grande discussão no Twitter, pelo fato da empresa de Zuckerberg se aproveitar de seu peso para passar por cima de marcas já conhecidas. O pessoal da FiftyThree não está ameaçando abrir nenhum processo, mas resolveram questionar a atitude do Facebook.

Não há previsão de quando (e “se”) o aplicativo ganhará versão para português. Quem quiser testá-lo, pode baixá-lo através de uma conta americana, neste link.

Botão Voltar ao topo