OpiniãoSegurança

Dois pesos, duas medidas: Por que ninguém contesta o “Touch ID” da Samsung?

Lembram quando a Apple anunciou o Touch ID? Enquanto usuários de iPhones comemoravam as novas possibilidades proporcionadas pela tecnologia, alguns sites e portais tornaram-se experts em segurança e criptografia da noite para o dia e passaram a escrutinar cada detalhe da função, questionando sobretudo a sua segurança. Será que ele é realmente seguro? A informação guardada no processador é realmente inacessível? E se o dedo do usuário for arrancado da sua mão? Perguntas (quase todas) válidas, é claro, pois este é um assunto de extrema importância e deve ser tratado com bastante cuidado.

Touch ID

E foi por isso que a própria Apple se esforçou para deixar totalmente claro que as funcionalidades Touch ID do seriam expandidas aos poucos, sendo que em um primeiro momento somente seria possível destravar o celular e substituir a senha da App Store, e lá na frente talvez suas aplicações fossem expandidas. Foi o suficiente para que os mesmos portais que questionavam a segurança do aparelho passassem também a evidenciar a ‘funcionalidade limitada‘ da tecnologia. Por que não é possível armazenar senhas de outros sites? Por que não é possível fazer pagamentos em geral? Por que o Touch ID é tão limitado? Quem não acompanhasse de perto a novidade teria a impressão de que esta era uma tecnologia frágil, além de ser risivelmente incompleta.

O clímax aconteceu quando alguns dias depois do lançamento do iPhone 5s, uma empresa conseguiu provar de uma vez por todas que não, o Touch ID não era absolutamente seguro, e todos os usuários de iPhone 5s “estavam em risco”. Eles haviam burlado o sistema que reconhecia a impressão digital do usuário, e para isso, bastava que o criminoso seguisse um processo de inúmeros passos que incluía uma fotografia de altíssima resolução da impressão digital da vítima em uma superfície de vidro, além de precisar ter acesso a uma imensa quantidade de produtos químicos, alguns deles de venda restrita e controlada pelo governo. Sim, para todos os efeitos o Touch ID era falho, e sites e analistas chafuradaram-se em posts em tom quase celebratório.

Quando o assunto cansou e as matérias sobre o novo scanner da Apple pararam de gerar cliques, a brigada do cinismo resolveu deixá-lo de lado. Enquanto isso, em Seul, uma outra empresa passou a trabalhar silenciosamente em uma função semelhante, até que em um evento na semana passada, a novidade foi anunciada para o mundo. E todos fingiram choque e surpresa quando a Samsung anunciou… um leitor de impressão digital embutido no botão frontal do Galaxy S5! Sim, a história se repetia novamente.

Galaxy Copycat S5

A discussão foi levantada por vários sites internacionais essa semana. O novo leitor da Samsung tem exatamente a mesma proposta do Touch ID, além de já incorporar logo de cara as funções que a Apple disse que estudaria com cuidado antes de implementar. Pagamentos online, armazenamento do número de cartão de crédito, área secreta no celular para fotos, vídeos e informações, está tudo lá. A única coisa que está faltando é a mesma atenção dos sites e portais em relação à sua segurança e confiabilidade. Cadê os artigos perguntando como a impressão digital é armazenada em um sistema “aberto” como o Android? Onde estão os textos teorizando cenários perigosos? Por onde andam as matérias questionando se a Samsung deveria ter implementado funções como o armazenamento do número de cartão de crédito tão cedo? Aliás, estas são perguntas que os próprios usuários do Galaxy estão se fazendo, pois nem mesmo a Samsung se mostrou muito preocupada em explicar com muitos detalhes o que faz com que seu sistema seja seguro.

Enquanto a Apple sabia que mesmo após disponibilizar um caminhão de informações (seja dedicando quase 10 minutos a esta novidade durante o evento de lançamento do iPhone 5s, seja com vídeos explicativos e didáticos ou textos exploratórios em seu site), enfrentaria bastante resistência da mídia especializada, o mesmo não está acontecendo para o Galaxy e o seu novo sensor. Todos parecem ter se convencido com a frase “a informação é encriptada no seu celular e nunca é compartilhada“, que foi o único comentário a respeito do assunto durante todo o evento.

Segurança é um assunto extremamente sério, e nunca deve ser tratado de forma leviana. Questionamentos sobre confiabilidade de um serviço que armazena algo tão importante quanto a impressão digital de uma pessoa são totalmente válidos e necessários. Porém é curioso observar que algumas provas de fogo só acontecem para a Apple, enquanto outras empresas parecem ter uma espécie de passe livre, mesmo após copiarem uma função que recebeu tanta resistência ao ser anunciada.

Será que a mídia especializada usa dois pesos diferentes para medir os avanços da tecnologia?

Tags
Mostrar mais

Marcus Mendes

Publicitário formado pela ESPM-SP. Além do seu trabalho como motion designer, contribui com o Blog desde 2012 e é também um dos editores da Revista iThing. Não sabe dizer o que faz no tempo livre por não saber o que isso significa.

Artigos Relacionados

  • Simples, todos os comentários, testes e degradação do valor agregado pelo TouchID partiam da Samsung.

    • Marlon

      Samsung compra até mesmo institutos de pesquisa

      • Vinicius Alves

        Não, não. Quem compra institutos de pesquisa e empresas é a Apple, a Samsung só copia o que ela faz sem gastar nada com isso. 😉

        • Marcus Paulo

          Vinícius, acho que o Marlon se referiu a institutos de pesquisa (qual a quantidade de pessoas que utiliza um determinado smartphone.) – Fazendo uma analogia para o Brasil, seria como se a Samsung “comprasse” o Ibope ou o Datafolha.

          abraços

          • Alessandro MIranda

            Marcos, o que o colega quis dizer (assim eu entendi), é que a Samsung não faz nada sem que a Apple faça primeiro. Ela poderia ser, se não já é, uma concorrente da Xerox. Porque só faz copiar.

  • robecharlly

    tem algum tutorial de como colocar vídeos no iphone? o meu é o 4, e o itunes está atualizado.

    • Wilson

      O iPhone 4 não tem o Touch ID
      🙂

      • Marcos

        Essa não foi a pergunta dele O.o

    • Maurício

      Use o aplicativo VLC ou então converta para um formato reconhecível pela biblioteca de filmes do iTunes.

    • EstanDuarte

      Instalou o iTunes e agora instale também o QuickTime Player da Apple, ele faz liberar a importação de vídeos na aba do iTunes.
      Abraço.

  • Rivas

    A Apple sempre é criticada, mostrando o quão combiçada ela é. Esse valor que a Apple tem gera muita inveja, é natural que esse tipo de coisa só aconteça com a Apple e não com a Samsung

  • CarlosM

    Da audiência falar do S5 como da ao falar do iPhone?
    NAOOOOOO

    Sempre haverao comentarios sobre algo que chama a atencao e que vale a pena! O resto peca carona ou é superfluo a ponto de rumores e questionamentos não serem necessarios.

    Além do que falar mal do melhor só por falar é facil, falar mal do obvio e nao traz ateçao nem beneficios.

    Só uma coisa acho os produtos Samsung otimos, mas ser o produto, ai eh que temos nossos maravilhosos gadgets da Maça!

    Abraço

  • João Garcia

    Sem contar que essa porcaria de sensor é como o do Atrix: precisa deslizar o dedo.
    Não duvido que S5s com um longo tempo de uso tenham um desnível no botão home por conta dessa ideia brilhante.

  • Pedro

    O nome disso é inveja dos usuários android que não tinham isso quando a Apple lançou. Simples assim.

  • Felipe Araújo

    Creio que o simples fato de a Apple estar ligada a qualidade, faz com que a mídia não aceite defeitos, assim como os concorrentes precisam de falhas para que possam mostrar “vantagens” em seus produtos em relação a Apple.

  • tIAGO

    nunca li tantas verdades num texto só.
    Mas é aquela coisa: falar da Apple dá audiência.

  • Breiner

    Depois desse problema de SSL com o OSX e IOS, eu perdi a fé na “segurança”.

    • Ciro

      Então vá pro android, lá vc encontrará muita segurança!

      • Pedro

        Fala de segurança mas provavelmente só usa o Facebook e WhatsApp no iPhone.

  • Não tinha percebido isso, agora com esse post, comecei a perceber que o próprio medidor de batimentos (desnecessário, na minha opinião) tem recebido mais atenção que a segurança do leitor biométrico. Com milhares de malwares existentes no android, me parece uma missão difícil (não impossível) de tornar isso seguro.

  • João Henrique

    Acho que existe uma “atenção maior” em relação aos lançamentos da APPLE… afinal… ela se propõe a lançar novas tecnologias para os usuários…. Enquanto muitos concorrentes apenas copiam (E vão continuar copiando)…… e realmente, nem fazem questão de explicar como será guardada estas informações tão importantes em um SO aberto.
    Sobre o S5 já li comentários que ele é até a prova d´água… (Veja bem.. ele é resistente a respingos de água e não a prova d´aguá igual aos lançados recentemente pela SONY)
    Esses Fóruns “especializados” não se contentando em mostrar os prós e contras dos celulares sem querer influenciar os leitores…… Pegam mais no pé daquela que da mais audiência…..

    • Victor Henrique

      João,

      só corrigindo… Se você olhar melhor os artigos, o S5 é tão ou mais resistente que os Sony’s. Ele tem certificação IP67 para água e poeira… Portanto ele pode ficar submerso os mesmos 30 minutos que o Z1

      • Renan

        Porém o Z1s e o Z2 tem o certificado iP58, Isso significa que os da Sony podem ficar imersos no líquido durante um tempo indeterminado.

        • iBrunotnt

          Correto! O Z1s e Z2 são superiores ao Galaxy S5, alem do que o Galaxy S5 a tampa traseira é removível e itens expostos duvido que seja tão eficiente quanto aos Xperias que resistem a cerveja, coca cola, fanta, e até um tempo na agua fervendo (procure no Youtube e vera o que eu estou dizendo.

        • Euclides

          Não cara. O Z1, que é IP58, só pode ficar 30 minutos submerso, assim como o S5. Entretanto, o Z1 pode submergir a até 1,5 m enquanto que o S5 só pode submergir a 1 m. Porém, o S5 é mais resistente contra poeira. O Z1s e o Z2 têm o mesmo certificado que o Z1 (IP58).

          Para entender o que os números nesses IP’s (Ingress Protecting Rating: IP58 dos Sony’s, IP67 do S5) significam, dê uma lida nessa página:

          http://en.wikipedia.org/wiki/IP_Code

  • Victor

    Pra variar a Apple entra com a teconologia, forma uma trend, e o resto segue. É de se esperar que toda e qualquer nova tecnologia sofra intervenção midiática, ainda mais em assuntos delicados.
    Ao passo que os early adopters sabem e correm o risco, enfrentam a tecnologia para que outros possam ter noites em paz, então… Vem alguém e copia a teconologia e incorpora esse status quo, de que tudo é lindo já!

  • Elionardo

    A Samsung é tãp ridícula!

  • Jean Carlos

    Galaxy S5
    Em breve nas farmácias mais próximas a você!
    Promoção:
    Compre 1 band aid e com apenas 2 mil e poucos reais você ganha um acessório para combinar no novo look.

  • Lucas

    Essa matéria já diz tudo dispensa comentários!

    O que a Apple faz sempre chama atenção, porque é novo, diferente, inovador! Diferente dessas empresas “xerox”, que copiam descaradamente e não estão nem aí pro usuário final.

    Fiquei admirado da sammy não ter colocado um processador de 64-Bits, porque copiar só o botão e a cor dourada no Galaxy S5 foi pouco (cá entre nós que capa traseira horrível é aquela? Aqueles furinhos lembram vagamente de uma capa pra iPhone ou só eu que consigo fazer essa comparação?).

    Falta uma equipe de “inovação” na Samsung, porque ultimamente temos visto uma equipe de xerox da apple. Apesar de fazer celulares geniais a samsung apela muito e está muito presa as tendências que a Apple insere no mercado. É uma empresa que não consegue andar com suas próprias “pernas”.

    Não me julguem, é apenas a minha opinião!

  • Junior Manoel

    Especializada é o cacete, pra mim esses sites sensacionalistas só querem clicks, só isso, nada além disso, aí começam a criar polêmicas como o touch ID e o jurássico AntenaGate, iLex, sabe porque eles não fazem o mesmo com a samsung, PORQUE ELA É UMA PORCARIA, e não da nem um terço de “ibope” que a Apple da.

    Pesquisem no Google “blog do Galaxy” e vejam as porcarias que aparecem, agora façam o mesmo pesquisando blog do iphone ou similares.

    A samsung vai morrer tentando ser Apple e nunca será.

  • Lauro

    Uma coisa é obvia, Samsung manipula a midia atraves de patrocinios e conquista as revendas em seus lançamentos pela grande margem de lucro.
    Notem que no lançamento do S4 ele custava R$ 2.699,00 e hoje encontra por cerca de R$ 1.400,00 novo sem planos vinculados.
    Ja a Apple nao patrocina nada, seus aparelhos nao desvalorizam e sempre apresenta novas tecnologias, peca apenas por manter o designer do Iphone o mesmo por muito tempo.
    Para os mais conservadores (nos) é sempre uma boa alternativa, ja para o publico jovem, aventureiro querem apenas um visor maior e estilo.

  • Victor

    Isso é inveja da Apple , o galaxy não chega aos pés do iPhone

  • Gustavo

    Apple gera cliques por despertar a curiosidade das pessoas, gerando dinheiro de anúncios e tudo mais, samsung não, mas isso o iLex já sabia, escrevi só pra deixar claro pra que ainda tem dúvida! rsrs

  • Floydbh

    #eu_ri

  • Robson Medeiros

    Até hoje eu não entendo todo esse frenesi, meu notebook da HP já usava esta tecnologia há mais ou menos uns 6 anos.

  • Gametta

    A Samsung vive de copiar a Apple.
    Devem estar loucos para ver o iWatch, para poder copiar tudo.
    Esse coreanos da Samsung são ridículos.
    Pena que a grande maioria das pessoas não entendem que a Apple preza pela qualidade de seus produtos. A Apple se preocupa com a satisfação de seus clientes.

  • Flávio Reis

    Ou vocês viram o novo celular da Samsung, o Samsung Galaxy 5S, opa S5, kkkkk.

    A Samsung é demais, ela sempre se “afoba”, como diria a minha avó, a fim de ser melhor que a Apple.

  • Carlos Matheus

    A Samsung é como aqueles amigos preguiçosos que tivemos no colégio. Ela espera o amigo inteligente e aplicado fazer a tarefa de casa e, antes de mostrar para o professor, pede o caderno pra copiar a matéria.

  • Tchello-SP

    Pessoal, tenho iPhone 5s. Já tive o 5 e o 4. Nesse intervalo fiquei por 3 meses com um Galaxy S3. Sinceramente não consigo comparar iPhones com Galaxys!!! Para mim, são smartphones completamente diferentes!!! Acredito que quem critica tanto a apple é porque nunca teve ou não soube usar!!!

  • Leandro Rezende

    A frase perfeita para esse fato é… “Quem desdenha quer comprar”!

  • iLafin

    O pior é que nem fazer uma cópia decente eles conseguem até hoje tenho um amigo que compara meu iphone 4 com um S4, e a estratégia dele é dizer que o S3 é melhor por causa do Bluetooth!! E para os defensores de android de plantão, como explicar a recente troca de sistema operacional do novo “relógio de luxo” da sansumg?

  • Leandro

    O objetivo principal da midia não é informar você, pelo menos da maioria é conseguir cliques e gerar dinheiro. A Apple é uma empresa muito valiosa e importante, noticias sobre ela sempre geram enormes quantidades de trafego, ja da samsung não gera tanto assim, o fato de escandalizarem tudo sobre a Apple é que o olhar está todo sobre ela, enquanto quem usa a Marca está feliz com seu produto, quem usa Samsung, a cada lançamento, reclama do produto.

  • Ricardo

    Simples, pq a Sansung só sabe imitar tudo que a Apple faz. Tenho um iPhone, e nunca vou comprar outro tipo de celular, principalmente Sansung.

  • Durepox

    Mais uma prova clara de que a empresa líder mostra ao mercado como se faz. Em seguida vem a Samsung querendo mostrar “nós também temos”. Num mercado tão competitivo e evoluído, como hoje se apresenta o de smartphones, ou se copia as inovações ou fica para trás. Realmente está difícil inovar.

  • Madmediphone

    Só pode não questionar o S5 , ou vcs acha que os sites de tecnologia que fecham os olhos para os aparelhos falhos da samsung vão ficar sem receber seu jaba ?

  • William

    A Apple faz, a Samsung copia.

  • Victor Mello

    Simples, questionar uma função do galaxy não da tanto IBOPE quanto algo no iPhone. Falar da Apple seja bem ou mal sempre chama mais a atenção das pessoas.

  • Saulo Benigno

    Opa, peraí. O sensor do Galaxy S5 não é no botão frontal, talvez até estavam querendo fazer assim, mas ele é na tela…

    A tela precisa estar ligada para funcionar, ou seja, ele não pode desbloquear o aparelho.

    Apenas liberar senhas e pagamentos (sei que já foi confirmado com o Paypal)

    • É no botão sim. A tela não tem capacidade de ler a digital, mas passa-se o dedo para baixo para ativar o scanner (que fica no botão).

    • Luiz Fernando

      Até parece que é na tela, a samsung não teve capacidade para fazer um leitor decente que nem o da Apple, como ela ia conseguir fazer uma tecnologias dessas ir para a tela? Conte-me outra.

    • Marcus Malacarne

      Aquelas bolinhas q aparece na tela, é só uma firula pra entreter o usuário, o sensor mesmo fica no botão.
      A propósito, pela posição e tipo de sensor, é preciso segurar o aparelho com uma mão e desbloquear com a outra, porque ao contrário do sensor da Apple, o da Samsung só lê a digital ao passar o dedo numa mesma posição.

      • Copeta

        Li mesmo por ai que ele e bem nao intuitivo mesmo. Nao e facil de usar.

    • Saulo Benigno

      Se é no botão mesmo porque diabos fizeram isso? Toda essa frescura para o sensor?

      1) A tela precisa estar ligada para você desbloquear
      2) Vejam o vídeo para ver como funciona a ação, tem que ser deslizando o botão…

      Que negócio mais sem noção e idiota… como o Marcus falou só deve funcionar em uma posição. O usuário é obrigado a desligar o dedo nessa posição. Que estranho. Que mal informado, que mal feito.

    • Leo Negrisoli

      Vc tem que deslizar o dedo das bolinhas da tela até o botão para ativar o sensor. Eles tentaram mudar pra não ficar uma cópia mais descarada…

      É engraçado ver o ícone da câmera nesse Android na mesma posição que fica no iOS… curioso. 😛

    • Braulio

      “Sabe de nada inocente!” #cumpadiwashingtonfeelings

      O sensor é no botão home, camarada. Essa animação na parte inferior da tela é apenas um AVISO indicando ao usuário a maneira correta de deslizar o dedo no botão. SIM! O dedo tem que ser deslizado verticalmente, senão não funciona! Vi um hands on onde o cara desliza o dedo 3 vezes pra bagaça funfar! kkk
      Comparar isso com a tecnologia por trás do TouchID é sacanagem.

  • Nuno ayres

    Imagina quando a Apple lançar o iWatch seja lá o q for isso , vai ser o mesmo blá blá da mídia uma certa resistência e tal ai sang sung vai descontinuar o reloginho da pocahontas e a continuação dessa história acho q já sabemos como foi muito bem observado pelo nosso irmao por parte de Apple ILex . Haaa e parabéns pelo novo estilo do blog 😉

  • Caiolippe

    Depois dizem que a samsung não copia a Apple…

    Esse S5 tem chip de 64bits?

    • Eles não tiveram tempo e nem capacidade para copiar isso não !!!!

  • Bruno

    Na minha opinião, a Samsung falou muito pouco do leitor biométrico, diferentemente da Apple que ficou quase 10 minutos falando sobre esse assunto, e o leitor foi novidade na epoca que a Apple lançou, por isso houve uma maior investigação do assunto na época, se tinha falhas e tal. O leitor infravermelho já é uma novidade, então é natural que exista uma procura e curiosidade maior nele do que no biométrico. As vezes as pessoas pensam coisa “inimagináveis”, e a explicação disso é uma coisa muito mais simples de solucionar.

  • J3ff

    Usa o botão só pra fazer a leitura da digital, né ?

  • Felipe

    Ninguém inveja o fraco.

  • Goiano

    Inveja e dor de cotovelo de quem não tem um iPhone. Não que ele seja um produto inacessível, mas é mais fácil achar e mais barato comprar um samsung que um iPhone. Ai começa o mimi infinito…

  • Matheus Araujo

    O que eu acho vai ser pior será quando a Apple anunciar as novas funcionalidades do touchID e os robozinhos começarem a dizer que estão imitando uma coisa que já tinha no Android.

    Vão dizer que a Apple sempre faz tudo limitado demais e que mesmo que tenha lançado a ideia primeiro, ela não era tão boa e só depois que a Samsung lançou as funcionalidades que a Apple “copiou” e lançou também.

    Pelo menos dessa vez a Apple avisou com antecedência que ia fazer isso, evitando esse tipo de argumento e mostrando pra todo mundo que não lança as coisas de qualquer jeito.

    O importante não é ter mais funcionalidades e sim te-las funcionando da melhor forma.

  • José

    Samsung patética… Apple é uma marca que gera confiança por isso não abro mão! 😉

  • Pedro HH

    Cara, lendo aqui, vejo que tem gente que me entende. Esses sites de notícias sempre vivem de cliques, isso sempre foi assim. Ultimamente vejo sites de tecnologia que pararam de fazer matérias boas, (principalmente os sites brasileiros) e passaram a fazer pequenas notícias, que falam tudo de ruim que uma empresa tem, só para gerar discussões nos comentários. aí começa algo muito imparcial, pois esses mesmos sites viram que por exemplo falar bem da Samsung e mal da Apple recebe mais acessos, pois para os “especialistas” em tecnologia, Apple é status, capitalista e é feita para modinhas. Você pode até conferir agora mesmo em um site e veja as mais clicadas da semana.
    Enquanto nos sites fazem toda uma cerimônia do Band-aid S5, vejo MUITA pessoa insatisfeita com o aparelho, até aqueles fãs mais árduos criticaram a coreana. As mudanças claramente são ridículas, esse sensor igual ao Atrix, design meia boca, etc… Eu sempre soube que essa lógica de mercado da samsung em ir atrás das concorrentes nunca foi uma boa.

  • Marcelo Zaninotto

    Em breve, quando o S5 estiver a venda veremos a segurança deste dispositivo em um sistema aberto como o Android. Depois não adianta reclamar que roubaram seus dados. Infelizmente temos que ser realistas…

  • Caio Cartaxo

    Pois é! Todos querem cobrar e correr atrás do rei, mas ninguém nunca cobrou e correu atrás de um mendigo não é? O mesmo serve para Apple e a Samsung, quem é a maior sempre será a mais perseguida.

  • Sérgio Carvalho

    Só para parabenizar por mais um belo artigo. Esclarecedor, questionador e direto. Não é a toa que o leio diariamente desde 2009.

  • José

    Isso aí Pedro HH é bem capaz desses que falam mal de iphone nunca terem usado um o quanto é bom e suave o IOS pura inveja do android kkkkkkk

  • Hugo

    Engraçado falarem agora do touch-id da Sanguessuga quando antes de esse sair também saiu o da HTC e ninguem comentou ou comparou , o que a gama S da Sanguessuga tem a mais já existia na década de 80 , sensores de movimento não é uma inovação quando já existe em portas automáticas há décadas , radio não é uma inovação quando antigamente qualquer telemovel tinha , incluindo Nokias , infra-vermelhos que servem como controlo remoto já existe há anos até nos antigos relógios Casio , isso não são inovações , o que as pessoas não compreendem é que a Apple é um sistema fechado mas só quem faz parte desse mundo sabe que paga qualidade e mais importante , exclusividade ……Ignorando a concorrencia…

    • Helen

      Inovação é também pegar tecnologias existentes, juntá-las e implementá-las para criar um produto ou traze-las de uma maneira funcional e atraente que ninguém pensou antes. Nesse tipo de inovação a Apple é imbatível!

  • Chico

    Parabéns pelo texto, Marcus! Desde que comprei meu primeiro iPhone em 2010, acompanho e aprendo com o Blog, e ler artigos como esse, são muito gratificantes. Sucesso!

  • Luiz Fernando

    A maioria do povo que critica usa android, então eles não estão nem aí se a samsung falou ou não desse leitor do atrix

  • Tiago

    Eu procuro nem ter amizade com quem tem um Galaxy ou qualquer outra coisa que tenha Android….kkkkkk, isso pq são pessoas que gostam do mais facil, do “de graça”, que adoram burlar as coisa para não pagar nada, que não se importa com o tempo gasto pra se fazer um App, querem de graça pq afinal somos Brasileiros, adoramos um jeitinho pra se fazer as coisas….é simples, quem não tem um Iphone é LIXO…kkkkkkkk…
    Obs: O choro é livre…aguardando o mimimi !!!

    • Pedro HH

      Muitos são assim, quem tem Android é aquele pessoal do “liga o bluetooth aí”, que quer tudo na facilidade e no de graça, como disseste.
      Não tenho nada contra Android, pois nos celulares da HTC e da linha Nexus o sistema parece bem fluido, já vi amigos com esses aparelhos e utilizam o sistema da maneira correta. Já o da Samsung quase todos que tem usam essas coisas piratas e similares ao JB, pois depois de um tempo começa a travar e dar dor de cabeça.
      Já a parte do pessoal falar que paga menos em um celular do “mesmo nível” do iPhone é lorota, pois ultimamente os “tops” com Android tem o preço bem parecido com o iPhone praticamente. Celular bem barato e que funciona são os aparelhos da Nokia com WP, pena que o sistema é bem limitado.

  • Fazia bastante tempo que não realizava a leitura de uma matéria que me fizesse questionar esse tipo de coisa.
    Parabéns ao autor.

  • Hugo

    Eu tenho o Iphone 5s e confesso que me deleito a mexer nele , o touch-id não precisa clickar no botão home basta encostar o dedo , alem de que é o aparelho mais rápido que ja mexi , já mexi em Samsung em Sony , LG , e nada consegue ser tão rápido a navegar na internet como em opções internas ou mesmo rapidez do display , não aquece é leve , nao encrava , é na minha opinião o melhor produto do mercado mesmo que no papel não o seja , eu tento explicar para as pessoas que duvidam e faço a pergunta , como um dual core consegue ser mais rapido que o teu octa-core ? sem aquecer sem encravar e sem dar qualquer tipo de problema ….. Infelizmente faltam-lhes muitos argumentos para o explicar….

  • Joao Silva

    O Blog é um espaço aberto para que diversas opiniões possam ser compartilhadas, e como todo espaço aberto, comentários produtivos e inteligentes dividirão espaço com os comentários menos elaborados e também aos mais absurdos.
    Botão com leitura de digital que funciona com a passada do dedo sobre o sensor para realização da leitura tem tempo de vida útil menor pelo simples fato do atrito, por menor que seja, desgasta os sensores.
    Outro aspecto que diminui o impacto do lançamento do S5 é o fato de ter continuado 32Bits. Nunca será (como diria o Capitão Nascimento) ja nasceu velho.
    O Design do fundo do S5 ficou muito pobre, transmitindo uma imagem de produto barato e não o topo de linha da SS.
    Agora vamos ao software. Acho que aqui ninguém argumenta que o Android é inseguro e não foi feito para ser seguro. Isso nunca foi o objetivo dos criadores do Android, portanto, na teoria de interação de sistemas complexos, se um sistema (leitor de biometria) depende de outro (Sistema Operacional), a segurança, estabilidade e outros aspectos desse sistema (leitor de biometria) é diretamente dependente e ligada ao sistema sobre o qual é executado. Portanto essa biometria da SS é uma piada, pois a Segurança do Android é uma piada.
    Para quem nao acredita: http://www.idownloadblog.com/2014/02/27/google-admits-android-not-safe/?source=safari_push_message

    • Luciano Klein

      Perfeito!

      PS: iLex, por que o meu comentário que fiz ontem não aparece?

  • ELISSONROCK

    Bela matéria. Gostei da finalização… sera por quê? Isso faz parte do peso da fama. Perseguição, críticas, inveja, despeito etc. Os concorrentes se sentindo ameaçados, fazem esse tipo de jogo sujo. Engraçado, mesmo depois de pagar $1 bi a Apple, a Sansung não pára de copiar as invensões da Apple. Detalhe:
    A Sanguesuga, ou desculpa, a Sansung se inspira na Apple.
    Sem a Apple a Sansung seria nada.

  • ELISSONROCK

    Corrigindo-me:
    samsung

  • José

    Sei não viu mais acho que a samsung não é coreana, acho mesmo que ela é do kakashi (o ninja que copia) kkkkkkkkkkkk

  • E falam q a samsung é melhor do q a apple, invejosos… Nunca terão celular descente
    #CHUPASAMSUNG

  • Raphaela

    Quando a Apple lançou era novidade. Como a Samsung copiou acho que todos pensam que copiaram por completo, incluindo essas questões de segurança.

  • Thales

    A resposta é bem óbvia.
    Muito se espera da Apple em tecnologia, todos querem investigar, perguntar – DESCOBRIR.

    todos sabiam que a samsung ia copiar. Entao nao tem o que ficar perguntando. A curiosidade foi pra quem inovou. Pra quem copiou eh mais do mesmo.

  • iRon

    Quantos torciam pro Schumacher quando ele ganhou pela 7a vez o campeonato mundia?
    Acho que só os patrocinadores.

  • Diego

    Com tanto malwares e virus que o android tem, eu nunca me arriscaria em guardar dados assim importantes nesse sistema operacional.
    Não antes de ter um pronunciamento que nem a Apple de que é 100% seguro, e encriptografado, e sem nenhuma possibilidade de acesso.

  • Sergio Kazumi Ito (@SergioIto)

    Podem falar o que quiser, o botão touch home do Iphone 5S é muito bom e esse do Galaxy que tem que passar o dedo pela tela achei muito ruim

  • Leandro

    Samsung… Samsung…

  • Sr. Rossi

    na verdade como disse um amigo meu fiel usuário de android: “vários amigos meus tem iphone e dizem que é uma porcaria. mas vendo esse seu e seus aplicativos vi que quem sabe usar. sabe.” tem muita gente q saiu do android e foi pra maçã mas não aprendeu a utilizar e achou uma caca. informação é tudo

  • LUIZ FELIPE

    ninguem contestou ainda pelo simples fato de que não foi lançado no mercado, e ninguém tem ele em mãos para analisar se realmente oferece segurança.
    é só aguardar as vendas e assistir o show 😉

  • Danilo Melo

    Parabéns ao editor pela sensata matéria.

  • LUIZ FELIPE

    ou talvez ninguem contestou, porque ninguém está nem ai com a Sams, ninguém se importa.

  • Ednilson

    O título do texto esta ERRADO, o ditado correto é “UM peso, DUAS medidas”, ou seja, algo injusto.
    Se for “DOIS pesos, DUAS medidas”, então quer dizer que a coisa é justa.

  • Tales

    Ótimo artigo

  • A liberação de pagamentos e outras coisas pela digital foi só para sair na frente e mesmo copiando a Apple, a Samsung só quer mostrar que o seu produto tem mais funções do que a Apple tem liberado. Não se importam com a segurança do consumidor, até mesmo porque é um sistema aberto e por si só não é seguro.

    Tudo isso mostra que a Samsung não faz os produtos pelo consumidor, não lhe da o que precisa. Apenas tenta “inovar” para se tornar maior que a Apple e enquanto isso continua extorquindo o consumidor final colocando suas informações pessoais em risco.

    Quem vai me dizer que isso não é verdade?

    Até ligando para o atendimento da Apple Care você é bem atendido e a ligação é ótima. da vontade de ligar de novo só pelo bom atendimento que você tem. é uma empresa que pensa no consumidor e não apenas no seu lucro em cima do consumidor final.

    #PensemMelhor

  • Jorge P.

    Quem tem telhado de vidro
    Não pode fica só jogando pedra nos dos outros!!!

    ” Samsung tem uma política muito peculiar sobre a Apple “”
    Cabe a nós resistir toda propaganda que é feita sobre ela ( samsung )..

  • Desde quando a Samsung se preocupa com as coisas q lança?

  • Rodrigo

    Excelente artigo, parabéns!

  • Bruno Laia

    isso é inveja dos laboratórios da Apple, coisa que a Samsung e a Google odeiam, imagina a quantidade de malwares que serão desenvolvidos para roubar informações, o Android é sistema aberto!

  • Bárbara Godoi

    Acredito que o que acontece, é que a Apple incomoda, incomoda muito por ser tão inovadora e diferente. Incomoda principalmente a copiona da Samsung, que faz de um tudo pra derrubar a concorrência, qdo tudo que mais queria era ser como ela. A Apple nunca vai deixar de ser criticada, pq a Apple incomoda e faz acontecer, enquanto a Samsumg sempre vai ser – deixada de lado – pq ela ñ importa, todo ano lança somente mais um celular, mais uma cópia mal feita do que já existe.

  • Julio SP

    O que causa muita surpresa é ler reportagem da Folha elogiando o scanner de impressão digital do Galaxy, enquanto o respeitado site The Verge não poupa criticas ao mesmo scanner:

    “Less successful is Samsung’s take on the fingerprint-unlock system made popular by Apple with the iPhone 5S. Like the 5S, the S5’s home key features an integrated fingerprint scanner, which can be used to unlock the phone or authenticate purchases online (Samsung is partnering with PayPal to enable this feature, though it doesn’t validate purchases from the Google Play Store).

    Samsung’s version requires a vertical swipe over the home button to activate the scanner, and we found it to be quite unreliable and virtually impossible to activate when holding the phone in one hand. It can store up to three different digits, but it was very particular about the speed and orientation of the swiping motion used — if we weren’t doing a perfectly straight swipe down, it would refuse to unlock the phone.”

    • Léo

      A Folha entende tanto de tecnologia quanto eu de física quântica nuclear.

  • ricardo

    Cara esses comentarios que foram contra a apple logo vao contra a samsung tambem.essa briga nubca vai acabar, todo ano e a mesma ladainha, tenho os dois tops de linha das duas empresas e os dois tem seus pros e contras.

  • Demorow

    [SUPER OFF]
    Alguém ai sabe pq o aplicativo Guitar Rock Tour 1 e 2 sairam da App Store já a algum tempo? Poxa, adorava o aplicativo e nunca mais o encontrei por lá. Pesquisei na internet e n encontrei nenhuma matéria falando sobre o assunto. Sei q publiquei um assunto nada haver com a matéria mas espero que alguém tenha alguma informação.

  • Marcos

    Kkkk iLex adorei a resposta para o dois pesos e duas medidas!

  • Samuel Lopes

    E pode ter certeza que vai acontecer a mesma coisa com o 64x

  • Luis

    Ahhh essa é fácil de responder. O pessoal não ficou preocupado com os cartões de crédito de usuários do Sammy, simplesmente pois quem tem Sammy geralmente não possui cartão de crédito, ou quando tem o crédito é uma merrequinha.
    Basta ver que apesar do Apple ter menos usuário a AppStore vende MUITO mais kkkk

  • tommota

    (OFF) O título correto para a matéria seria: “Um peso, duas medidas.” Se são pesos diferentes, serão medidas diferentes.

  • Ewerton

    Infelizmente quem trabalha com imprensa sabe dessa triste realidade. Não só no Brasil, mas fora também.
    O ‘jabá’, como é conhecido no meio, faz com que informações sejam repassadas de forma deturpada ou até mesmo em desfavor ao concorrente, tudo isso na tentativa de desestabilizar o concorrente.
    É uma coisa triste, mas é a realidade.

  • Daniel

    A Samsung lança tanta coisa que já perdeu a sua atenção e creibilidade.
    Um lançamento da mesma não choca como antes, o que “levanta a poeira” são os fanboys mesmo. Então os holofotes sempre estão voltados para a Apple. Obviamente uma empresa que tem os holofotes voltados para si é alvo de críticas, especulações malucas 24 hrs.

    Sobre as notícias: um único site cria uma notícia, aí portais do mundo inteiro copiam e alteram o contexto. Até o TecMundo é copiado internacionalmente… Enfim, eles postam o que encontram.

  • Ricardo Schneider

    excelente ponto de vista

  • romuloh

    Acho simples a resposta para os questionamentos do texto acima. A resposta é: momento… quando surgiu o Touch ID o mundo estava falando de segurança da informação por causa do tal Edward Snowden. Qualquer assunto que combinavam os tópicos “tecnologia” e “Estados Unidos” geravam questionamentos sobre privacidade e segurança da informação… simples assim… não acredito que tenha uma conspiração de usuários Android com inveja de usuários Apple… Abraço