Blog do iPhone

Bem-vindo ao novo layout do Blog do iPhone

Novo layout BDI

Depois de muito tempo, vários de vocês tem nos perguntado quando é que iríamos mudar o velho e já cansado layout do Blog do iPhone, principalmente depois do iOS 7. Nós agradecemos a paciência que vocês tiveram e hoje, finalmente, conseguimos colocar no ar um trabalho que estamos desenvolvendo há semanas.

Confira agora o que mudou e as razões de termos tomado algumas decisões.

O princípio

Mudar de layout não é uma decisão fácil. Talvez a primeira escolha a fazer é decidir se devemos manter a mesma linha ou romper com o passado para reconstruir tudo do zero. Nós tínhamos uma característica muito forte desde nosso primeiro ano de existência (2008) que era o grande iPhone na lateral do blog. Ele servia para criar uma identidade visual imediata para os novos usuários, mas ao mesmo tempo nos limitava em muitas coisas. A internet mudou nos últimos anos e os layouts mais modernos levam em conta o mundo móvel atual. Se pensarmos que a linha gráfica que seguíamos antes foi criada antes da existência do iPad, nos damos conta que uma reforma mais profunda era preciso ser feita para se adequar com a atualidade.

Layout do Blog em 2008
Layout do BDI no final de 2008

A Apple demorou para fazer um rompimento semelhante, mas o fez no ano passado, restruturando do zero o iOS 7. Isso causou choque em muitos no início, com uma quebra de paradigma muito grande, mas era preciso mudar para modernizar o sistema, que permaneceu com a mesma estrutura por 6 anos.

Ao estudar alternativas para o BDI, a mais óbvia era adotar 100% o padrão do iOS 7 para nosso novo layout. Mas nem sempre o mais óbvio é o melhor. Em nossos esboços, o resultado não ficava tão bom e não trazia a força que procurávamos para o novo visual. Sem falar que se basear na linha gráfica da Apple é arriscado, pois bastaria que o iOS 8 trouxesse novas mudanças para que nosso layout ficasse automaticamente defasado. Não podíamos ficar a mercê dos devaneios criativos de Jony Ive.

Optamos então por seguir um caminho mais flat, mas com características independentes do iOS 7. Claro, alguns pontos lembram o iOS 7, mas podem ser facilmente adaptados caso o iOS mude no futuro.

Nova estrutura

Também fizemos algo que queríamos há tempos: estruturar melhor o blog. Ele tem uma bagagem informativa enorme, mas que acabava se perdendo em um site que era estruturado praticamente em uma página só. Vários usuários novos vinham para conhecer o blog (muitos deles indicados por amigos e leitores mais antigos), mas não encontravam de imediato a informação que precisavam naquele momento, ao ver uma página apenas com as últimas notícias da semana.

Para solucionar isso, estruturamos as informações para que elas fiquem mais visíveis para quem chega. O destaque no menu principal e nas categorias na lateral do site ajudam ao visitante a encontrar mais fácil a informação que melhor lhe interesse.

Layout 2014

Também destacamos alguns aplicativos em promoção, músicas e livros no topo, para que os leitores não percam nenhuma oportunidade, não importando o momento que eles visitem o blog. O espaço também servirá, no futuro, para destacar aplicativos de desenvolvedores brasileiros na App Store. 😉

Nosso maior desafio foi o layout responsivo, que se adapta ao dispositivo que se está visualizando a página. Por exemplo, ao ser visto no iPad, ele se ajusta à tela diferentemente se ela estiver na vertical ou horizontal. Ele também se adapta à tela do iPhone, mas ainda não gostamos da forma que ele faz isso, por isso, por enquanto continuaremos usando uma versão móvel diferente para celulares. Mas mudaremos isso em breve.

Ainda é preciso fazer alguns ajustes, principalmente porque são diversos navegadores diferentes, e versões antigas podem não ser compatíveis com alguns recursos mais novos. Contamos com a ajuda de vocês para nos alertarem de bugs e desajustes, que serão arrumados o mais rápido possível.

Para leitores frequentes que buscam apenas as últimas notícias, preparamos uma página especial que vai direto ao ponto, sem o grande banner de destaque. Para isso, basta favoritar o endereço blogdoiphone.com/blog. 😉

É isso! Esperamos que vocês gostem das mudanças e elas não sejam tão radicais (há sempre aqueles que não gostam de mudanças). Este é um passo importante para o Blog, que nos permitirá sermos ainda mais eficientes em bem informar nossos leitores. Boa leitura! 🙂

Layout do Blog em 2008Primeiro layout do Blog, em 2008

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados